Alteração de personalidade :^(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
soniacfer
Registado: quinta jan 01, 2009 6:52 pm

domingo dez 11, 2011 11:13 pm

Boa noite a todos!
Tenho uma gatarrona linda com 3 anos (a Bekas) que vive sozinha comigo desde os 2 meses. Sempre foi uma gatinha meiga e sociavel e habituada a que eu receba pessoas cá em casa (familia e amigos). De há uns 6 meses a esta parte esse comportamento com as visitas tem vindo a alterar-se para pior... :(
Começou a tornar-se esquiva em relação às visitas, e neste momento é já bastante agressiva (bufa imenso, fica muito nervosa, esconde-se pelos cantos e das ultimas vezes fica tão enervada que até fica com a respiração alterada)....Quando está comigo, continua o mesmo doce de sempre (miminhos, confiança total, até me deixa cortar-lhe as unhas sem dramas)....Sindo que tenho em casa um caso de Dr Jekyll and Mr Hyde, pois comporta-se de formas antagónicas consoante está só comigo ou com um grupo de pessoas....
Não gosto de a ver assim, e deixa-me triste ver como fica nervosa...Nunca foi verdadeiramente violenta, pois nunca arranhou ou atacou ninguem, mas tenho medo que esta situação continue a escalar e um dia o faça.
Pedia a vossa ajuda, no sentido de perceber que poderá estar a acontecer com a minha Bekas, e como posso ajudá-la a voltar a ser a gatinha tranquila que era.... :(
MDFF
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2011 9:39 pm
Localização: Lola, Fiona, Mia (Gatas Europeu Comum); Safira (Boxer)

terça dez 13, 2011 5:14 pm

a bekas talvez reaja assim porque se assustou com alguem que esteve em sua casa.
o que tem de fazer e colocar a gata junto de si e das suas visitas para aos poucos ela se ir habituando de novo e ver que ninguem e uma ameaca para ela.
se deixa ela continuar a esconder-se e a evitar que ela esteje em contacto com as visitas, so esta a alimentar o medo dela e isso nunca sera ultrapassado.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça dez 13, 2011 9:34 pm

MDFF Escreveu:a bekas talvez reaja assim porque se assustou com alguem que esteve em sua casa.
o que tem de fazer e colocar a gata junto de si e das suas visitas para aos poucos ela se ir habituando de novo e ver que ninguem e uma ameaca para ela.
se deixa ela continuar a esconder-se e a evitar que ela esteje em contacto com as visitas, so esta a alimentar o medo dela e isso nunca sera ultrapassado.
Na minha opinião isso é o que não se deve fazer... forçar o gato a estar na mesma divisão daquilo que o assusta e sem ter a oportunidade de se esconder só o vai deixar mais nervoso e pode até tornar-se perigoso.

Editei para acrescentar este vídeo que achei intressante: http://www.youtube.com/watch?v=xey7MYr_GzY
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
MDFF
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2011 9:39 pm
Localização: Lola, Fiona, Mia (Gatas Europeu Comum); Safira (Boxer)

terça dez 13, 2011 9:38 pm

mas se nunca ultrapassar o seu medo, nunca se vai dar bem com outras pessoas.
eu digo isto por experiencia propria. tenho 2 gatas e a mais velha nao aceitava a mais nova de maneira alguma.
comecei a po-las juntas, a comerem juntas, dormirem juntas, estarem ao meu colo juntas. ao inicio assanhavam-se mas depois habituaram-se uma a outra e agr sao inseparaveis.
se eu as tivesse separado de forma a q elas se evitassem, ainda agora nao se davam bem.
o melhor é mesmo mostrar ao animal q ele nao deve ter medo daqilo. q aqilo q o atormenta nao e uma ameaca.
afasta-lo so vai fazer com q ele nunca perceba q aqilo q ele tem medo, nao faz mal nenhum.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça dez 13, 2011 9:49 pm

No meu caso, os meus gatos menos sociáveis foram sempre alterando o seu comportamento em relação a estranhos para melhor, ao longo de mais ou menos tempo, sendo que eu nunca os forcei a conviver com quem não queriam e os deixei à vontade para se esconderem se quisessem. A maior parte deles, com a curiosidade proverbial dos gatos, acabava depois por aparecer.

Mas acho que serão uma minoria os gatos que se comportam com estranhos em casa tal e qual como com os donos. As visitas são nossas, não são deles... :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça dez 13, 2011 9:51 pm

Mas isso é diferente.
Uma coisa é intruduzir um animal novo em casa, ambos são da mesma espécie e "entendem-se" outra são pessoas que o gato não connhece.

Falo por experiência própria:
Tenho 3 gatos, a mais velha não aceitou os mais novos á chegada, o que é normal... Mas depois de uma apresentação gradual lá se começaram a entender.
Mesmo assim ainda hoje a mais velha não "morre de amores" pelos mais novos. Já os outros dois são inseparáveis.

Um dos meus gatuchos tem imenso medo de "visitas". Mal sente que h´+a uma pessoa que não conhece em casa esconde-se.

Se o tentar agarrar e expor directamente à pessoa, além de ficar com uns arranhões, o gato fica assustadíssimo e foge para se esconder e não volta a sair até a pessoa ir embora.

Para o gato não ficar demasiado stressado com as vistas o que faço, visto que ele não é muito agressivo, é dirigir-me calmamente a ele e fazer-lhe umas festas ou dar-lhe um snack e de seguida chamo a visita para fazer calmamente o mesmo.
Geralmente o gato aceita, e acaba por ficar mais descontraído. E por vezes até acaba por sair do esconderijo para fazer a sua vida normal

Claro que cada gato reage de diferente maneira, mas penso que o melhor é criar uma situação com o mínimo stress possível.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
1sunrise
Membro Júnior
Registado: quinta out 13, 2011 1:48 pm

quarta dez 14, 2011 10:26 am

maraya Escreveu: Claro que cada gato reage de diferente maneira, mas penso que o melhor é criar uma situação com o mínimo stress possível.
Bem-vinda ao fórum soniacfer,

concordo com a Maraya: os nossos bichanos sabem o que é melhor para eles, e se a Bekas se sente mais segura escondida o mais correcto é deixá-la esconder-se. Ela pode ter alterado o comportamento até por uma coisa insignificante: algum barulho estranho que agora associe à presença de outras pessoas.

A minha gata mais velha, talvez por ter sofrido tanto antes de se refugiar em nossa casa, também foge de tudo e de todos... se tivermos visitas em casa ninguém lhe põe a vista em cima 8). E sempre a deixámos ser assim, porque enquanto está escondida está calma...

Não sei se poderá ajudar, mas quando depois de acolhermos outra gata (esta é muito, muito mais sociável com estranhos) a mais velha perdeu um bocado o medo. Talvez por ver que se não faziam mal à mais nova também não lhe farão mal a ela, de vez em quando ela digna-se a vir para a mesma divisão das visitas....

O mais seguro é mesmo deixar a Bekas escolher o melhor para ela... até pode ser que volte a ganhar confiança...
Responder

Voltar para “Gatos”