GATO ABANDONADO NA ESTRADA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

quinta dez 15, 2011 4:34 pm

Desde há cerca de 15 dias que ao passar, me apercebi de um gato, branco com manchas castanhas, parecendo cruzado um persa e sem rabo.
Hoje não resisti e trouxe-o para casa. Comeu bastante e desde então não sai de uma caminha bem quentinha que improvisei no quintal, debaixo do telheiro. Não o deixo entrar em casa até ir ao vet.

Liguei ao vet que me deu algumas indicações até o poder lá levar (encontro-me distante da cidade neste momento).
Com muita tristeza minha verifiquei que o que causou o abandono do bicho foi terem cortado o rabo e o mesmo não ter cicatrizado como pensavam. E vai daí foi mais fácil abandoná-lo.

Como é que alguém tem coragem de abandonar um animal que até então se percebe ter sido bem cuidado,(pois não estranha o meu cão, nem a presença de pessoas) só para o não levar ao vet?

Como nunca tive um gato agradeço a quem quiser dar-me conselhos de como cuidar, alimentar etc.

Amanhã irá ao vet para tratar a ferida que tem, devido ao corte do rabo e para mais o que for necessário.

Obrigada
patanisca
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta dez 15, 2011 4:58 pm

Tem o rabo cortado?! Como...?! Que idade lhe parece ter o gatinho? É pequeno ou já mais crescido?

É que para ter o rabo cortado e se for mais crescido, pode ter fugido e ter-se magoado e ter amputado a cauda ao fugir... se o gatinho lhe parece bem tratado pode ter sido isso...

Não se pode concluir que tenha sido abandonado só para não irem ao veterinário só porque tem a cauda cortada... há muitos acidentes que podem ter acontecido... :?
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Drumonde
Membro
Registado: quinta abr 28, 2011 4:00 pm

quinta dez 15, 2011 5:06 pm

Tadinho... é provável que tenha sido amputada a cauda em algum tipo de incidente. Para cuidar dele é fácil, ração, águinha fresca sempre, uma banhoca e pronto. se ele ficar sempre em casa terá de ter uma caixinha para as necessidades. Um gato é fácil de se adaptar.
Good Luck!
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta dez 15, 2011 5:31 pm

Senão tem mais gatos, pode deixar o gatito dentro de casa.
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

quinta dez 15, 2011 5:45 pm

Tadinho, mas concordo com a Micas, ponha anuncios para ver se pertence a alguém!

Senão muito boa sorte com o novo gatinho :)!

Se não tiver mais nenhum gato não faz mal deixa-lo em casa, os gatos aprendem rapidamente onde fazer as necessidades, são extremamente asseados!! E com o que já passou está a precisar de uma casa quentinha!!
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
patanisca123
Membro Veterano

quinta dez 15, 2011 6:06 pm

MiCas2011 Escreveu:Tem o rabo cortado?! Como...?! Que idade lhe parece ter o gatinho? É pequeno ou já mais crescido?

É que para ter o rabo cortado e se for mais crescido, pode ter fugido e ter-se magoado e ter amputado a cauda ao fugir... se o gatinho lhe parece bem tratado pode ter sido isso...

Não se pode concluir que tenha sido abandonado só para não irem ao veterinário só porque tem a cauda cortada... há muitos acidentes que podem ter acontecido... :?
É um gato adulto e a cauda foi cortada. Acha que um gato fugia de casa para uma estrada sem movimento a 30 km da cidade?
Não me parece ter sido um acidente, mas sim alguém que decidiu cortar o rabo ao gato.

Obrigada
patanisca
patanisca123
Membro Veterano

quinta dez 15, 2011 6:11 pm

Obrigada a todos. Amaanhã final da tarde darei noticias.

patanisca
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta dez 15, 2011 6:21 pm

Tanta situação que "pode" ter estado na origem do problema com a cauda.... ele até pode ter vindo num motor dum carro e ter saído... a "30 Km"... como referiu. Mas, o que importa, agora, é mesmo a excelente decisão que tomou em ajudá-lo e até ficar com ele. Atenção que ter o animal no exterior, com as temperaturas nocturnas já tão baixas... não o vai beneficiar muito a nível de "defesas"... ele precisa de estar em ambiente estável. O que menos precisa agora é duma coriza, p.e. :wink:
Já digo como alguém referiu: Se não tem gatos em casa, não tema em levar esse para dentro :wink: e, acrescento: mesmo que tenha, é só colocar esse fora do alcance dos outros. Por certo que o animal lhe ficará ainda mais grato :wink:

Boa sorte e as melhoras do gatinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta dez 15, 2011 6:27 pm

Pois... principalmente, ainda bem que socorreu o gatinho... quando perguntei se era um gato bebé ou mais crescido era para poder ajudar com mais precisão, conforme a idade do gatinho. Mas, se é um gato adulto, já a ajudaram... ração, agua, uma caminha o mais quentinha possível até ir ao vet... e desinfectar com betadine essa ferida da cauda...

Quanto ao possível facto de ele ter fugido... é possível sim, e como exemplo está a possibilidade que deu a Leonilde. Tudo pode ter acontecido... mas mais importante é ter alguém que o possa ajudar.

Boa sorte.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta dez 15, 2011 6:31 pm

Gostava de saber o que diz o vet amanhã. A ferida parece antiga ou recente?...
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

quinta dez 15, 2011 11:50 pm

Além de espalhar anúncios pela redondeza, verifique no http://www.encontra-me.org/perdidos/bd se ele já não consta da base de dados, e caso negativo, faça um anúncio neste site.
patanisca123
Membro Veterano

sexta dez 16, 2011 2:18 pm

O gato ja foi ao vet. Não tem parasitas. O rabo está a ser curado.
tenho um problema: não o posso ter em casa. meu cão não o aceita.
Foi feita uma casotinha fora de casa e no local onde foi resgatei.( Vila Velha de Ródão) Está bem alimentado e espero que alguém o adopte.

Recordo: É UM GATO ADULTO, COR BRANCA COM MANCHAS CASTANHAS E AMARELAS, PÊLO MÉDIO E COM RABO CORTADO, BEM CURTO.

PARA QUEM ESTIVER INTERESSADO, ENCONTRA-SE JUNTO AO MINI PREÇO EM VILA VELHA DE RODAO.

patanisca
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

sexta dez 16, 2011 2:49 pm

cara patanisca123, o cão não aceitar é uma questão de tempo.... tem que lhe dar tempo para ele o conhecer e o aceitar.

Ponha-os em partes separadas da casa e vá apresentado-os aos poucos...

Os animais não aceitam logo outros de mão beijada, há que ter paciencia :).
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

sexta dez 16, 2011 6:19 pm

O Tico é pequeno - não representa um grande perigo ao gato.

Faça como NessieG descreveu. O gato com certeza vai usar a sanita para gatos. Deixe-o num recinto fechado (pode ser o quarto de banho ou lavanderia), mas quando tiver algum tempo junte-os. Pelo que escreveu, o gato não estranha o cão, e passando o ciúme do cão, logo os dois farão companhia um para o outro.

Você já colocou o anúncio no "encontra-me?"
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 16, 2011 7:07 pm

patanisca123 Escreveu:O gato ja foi ao vet. Não tem parasitas. O rabo está a ser curado.
tenho um problema: não o posso ter em casa. meu cão não o aceita.
Foi feita uma casotinha fora de casa e no local onde foi resgatei.( Vila Velha de Ródão) Está bem alimentado e espero que alguém o adopte.

Recordo: É UM GATO ADULTO, COR BRANCA COM MANCHAS CASTANHAS E AMARELAS, PÊLO MÉDIO E COM RABO CORTADO, BEM CURTO.

PARA QUEM ESTIVER INTERESSADO, ENCONTRA-SE JUNTO AO MINI PREÇO EM VILA VELHA DE RODAO.

patanisca
Não terá parasitas externos :wink: mas e, quanto aos internos...? :wink: Que disse o Vet? Que disse ele, também, em relação à configuração do corte e lesão da cauda? Quais foram as hipotéticas hipóteses, de acordo com o tipo de corte que a cauda apresenta, que ele pensa poder ter acontecido ao animal...?

Agora, abaixo, em citação ao seu post inicial, denotei que escreveu o animal não estranhar a presença do seu cão :wink: e, conhecendo eu bem a espécie felina, mesmo nos que não apresentam receio a canídeos, sei perfeitamente que assim o é se: o canídeo não apresentar perigo nem lhes ladrar. Portanto, na altura em que li, o seu post inicial, deduzi imediatamente que o seu cão nem lhe ladrou nem lhe apresentou qualquer tipo de comportamento em que o gato pudesse interpretar como perigo.

Agora, ao ler este seu último post em que refere o cão não o aceitar, acredite que fiquei baralhada :? :o
patanisca123 Escreveu:(...)
Como é que alguém tem coragem de abandonar um animal que até então se percebe ter sido bem cuidado,(pois não estranha o meu cão, nem a presença de pessoas) só para o não levar ao vet?
(...)
:o

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bloqueado

Voltar para “Gatos”