Juntar gatos com gatinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

segunda dez 19, 2011 11:27 pm

Olá a todos!
Preciso de opiniões para um problema que dentro de dias vou ter de resolver de uma vez por todas.
Tenho 3 gatos numa casa e 2 noutra. Tenho que juntá-los muito brevemente. Todos eles são/eram gatos abandonados. Passo a apresentá-los pela ordem de chegada até mim: Cabeçudo - 10/12 anos; Júnior - quase 2 anos e Pantufas - 3/4 anos. Do outro lado, temos o Tico e o Teco (sensivelmente 6 meses, irmãos).
Os três primeiros (castrados) é que vão para a casa dos segundos (ainda não castrados).

A questão é a seguinte: devo juntá-los ao mesmo tempo ou levá-los um a um? Neste caso, levo primeiro o macho mais velho ou o mais novo?
Falei com o vet sobre esta difícil e torturante decisão, mas também não ajudou muito, ele também não faz ideia.

Pela vossa experiência, o que fariam? (obviamente que sei que cada animal é diferente do outro)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 20, 2011 10:35 am

teresa1978 Escreveu:Olá a todos!
Preciso de opiniões para um problema que dentro de dias vou ter de resolver de uma vez por todas.
Tenho 3 gatos numa casa e 2 noutra. Tenho que juntá-los muito brevemente. Todos eles são/eram gatos abandonados. Passo a apresentá-los pela ordem de chegada até mim: Cabeçudo - 10/12 anos; Júnior - quase 2 anos e Pantufas - 3/4 anos. Do outro lado, temos o Tico e o Teco (sensivelmente 6 meses, irmãos).
Os três primeiros (castrados) é que vão para a casa dos segundos (ainda não castrados).

A questão é a seguinte: devo juntá-los ao mesmo tempo ou levá-los um a um? Neste caso, levo primeiro o macho mais velho ou o mais novo?
Falei com o vet sobre esta difícil e torturante decisão, mas também não ajudou muito, ele também não faz ideia.

Pela vossa experiência, o que fariam? (obviamente que sei que cada animal é diferente do outro)
Bom dia.

Se fosse eu, eu primeiro que tudo, castraria os mais novos (os manos) e esperaria coisa de um Mês até que o sistema hormonal baixasse... Isto porque estão no "território deles" e estando inteiros, para mais sem saber da sua dominância perante "intrusos ao seu espaço"... pode a socialização evidenciar-se bem mais difícil...
Depois, levaria TODOS os outros, sem ordem de idade e coloca-los-ia num espaço, da casa, separado dos manos, por algum tempo e faria apresentações graduais... até a situação estar concluída :wink:

Entretanto, tem aqui um artigo para ler, com algumas dicas:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68149

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
teresa1978
Membro Veterano

terça dez 20, 2011 11:38 am

Muito obrigada Leo! Fiz essa pergunta ao Vet, (se devia 1º castrar os mais pequenos e só depois os juntar aos outros), ele respondeu-me que isso não faria muita diferença... É verdade que já tive de juntar os 3 que tenho na outra casa e também foi um processo moroso, mas que felizmente tem estado a resultar. O problema é que eu não tenho mais um mês disponível (já adiei este encontro 2 meses e é muito caro manter a outra casa) e os mais pequenos ainda são novos para serem castrados... É certo que mandei castrar o Júnior aos 6 meses, mas ele já marcava o território na altura, o que segundo o vet, não é muito comum.
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça dez 20, 2011 1:34 pm

teresa1978 Escreveu:Muito obrigada Leo! Fiz essa pergunta ao Vet, (se devia 1º castrar os mais pequenos e só depois os juntar aos outros), ele respondeu-me que isso não faria muita diferença... É verdade que já tive de juntar os 3 que tenho na outra casa e também foi um processo moroso, mas que felizmente tem estado a resultar. O problema é que eu não tenho mais um mês disponível (já adiei este encontro 2 meses e é muito caro manter a outra casa) e os mais pequenos ainda são novos para serem castrados... É certo que mandei castrar o Júnior aos 6 meses, mas ele já marcava o território na altura, o que segundo o vet, não é muito comum.
De nada, teresa1978.

Quanto às respostas do seu vet... bem, como direi? Gatos não devem ser o forte dele :wink: 8)

1º - O sistema hormonal do animal, ao ficar neutralizado com a castração, o seu comportamento, tanto a nível sexual como territorial, diminui. Portanto... :wink:
2º Há machos a demarcarem a partir até dos 5 meses :wink: Portanto... e sim, com 6 meses, se não forem de raças em que só é aconselhável fazê-lo a partir de terem atingido a maturidade sexual, já podem ser castrados.

Informe-se melhor com um Vet que conheça bem melhor a espécie felina :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta dez 21, 2011 11:05 am

Olá

Na minha experiencia o melhor ir juntado-os aos poucos sob vigilancia tipo umas horas por dia, dependendo da sua disponibilidade apartir de 1 hora para mais é optimo. Depois vai vendo as reações se eles se cheiram se bufam se viram a cara e vao embora. E no minimo um mês tendo um saldo positivo de interações.Mesmo que os castre precisam desta fase de habituação porque ja são gatos com mais de 3 meses .Ja cheiram a gatos e não a bebés, o e território é importante.
Espero ter ajudado
Boa sorte
Luisa
teresa1978
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 7:45 pm

Obrigada Luisa. Neste momento o reino animal da minha vida anda numa confusão. Apresentar gatos a gatos, gatos a cão, cão a gatos.....
a ansiedade é muita... peço apenas que se dêem todos bem, pq há amor e ração para todos
:D
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

sexta dez 23, 2011 12:57 am

Compreendo a ansiedade. Espero que corra tudo pelo melhor
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 01, 2012 11:47 am

Olá a todos e um Bom Ano, cheio de miaus e béu béus!
Gostava da vossa ajuda para entender o comportamento a que hoje assisti do meu gato (10/12 anos, castrado).
Ontem fechei o Tobias no pátio por causa dos foguetes, ele detesta o barulho, começa a rosnar e a ladrar violentamente, não quis arriscar que o cão fugisse e não podia pô-lo em casa porque estava cheia de gente. De manhã percebi que ele tinha feito a suas necessidades num canto do pátio. Comecei por apanhar as sólidas e quando me preparava para dar umas mangueiradas no chão, o Cabeçudo começou a rebolar-se naquela parte do chão, como que, a esfregar-se na urina do Tobias. Alguém me consegue matar a curiosidade? Para mim é novidade porque eu nunca tive cães e gatos ao mesmo tempo.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jan 01, 2012 12:47 pm

Achou o cheiro interessante. Por vezes os gatos fazem isso com cheiros que achem interessantes, sendo que a definição de interessante deles é dificil de entender por nós :roll:
Já tive gatos que gostavam do cheiro a óleo de carro!
Em relação a gatos e gatinhos, também me parece que é importante ter os animais todos castrados. Mesmo em bebés há situações complicadas, já vi animais adultos reagirem muito mal a crias muito pequenas e inclusivamente matá-las mas também já vi adultos não castrados ajudarem as fêmeas a proteger a ninhada e conviverem amistosamente com as crias até aos 4, 5 meses.
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 01, 2012 2:36 pm

É bem possivel que seja só isso, mas achei estranho porque o gato simplesmente não dá atenção ao cão e depois foi-se esfregar naquele sitio.
Por questões médicas, já trouxe o Cabeçudo (mais velho) e já o juntei aos dois mais novos! Nunca tive muito receio desta mistura, pois o Cabeçudo já tinha recebido os outros dois gatos e sempre foi impecável. Os gatos pequenos, excepto 2 ou 3 bufadelas de medo, já dormem colados a ele e andam sempre atrás dele. O que me preocupa é o Junior (+- 2 anos), porque ainda é bastante jovem, mas gosta de dominar. Acho que vai ser a situação mais complicada. Falei com o vet sobre a castração dos pequenos, mas ele prefere esperar até aos 8 meses.
Daqui a algumas horas já actualizo este tópico com as primeiras impressões dos 5 juntos, pois vou buscar os 2 que faltam! Mas sendo esta (tal como tantas que passam por este forum) uma familia de adoptados, estou optimista :wink:

Peço desculpa pela confusão de gatos, mas é que eles são tantos :D
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jan 01, 2012 5:55 pm

Tudo machos? Não hesite em esterilizar já porque de um momento para o outro o instinto de guardar o território aparece e lutas de gato deixam marcas.
Sempre vi castrar gatos a partir dos 6/7 meses, geralmente até se aconselha a castração antes de começarem a marcar porque há animais que depois já tem o hábito muito enraizado e continuam a marcar.
teresa1978
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 9:30 am

Bem... já está! O momento pelo qual ansiei tanto, mas que tantas dores de cabeça me deu também, aconteceu! Até este momento, tudo quase "normal". Algumas bufadelas, muita curiosidade dos que chegam e dos que já cá estavam, mas ainda não assisti a nenhum momento mais violento.... :D
Mas sei que o Júnior (castrado com 5 meses!!!!) vai dar alguns problemas... vamos ver como corre...
Eu também pensava em castrá-los mais cedo, sasquatch. É certo que o Júnior com 5 meses já urinava em todo o lado, ao contrario do Tico e do Teco. Os próximos dias serão decisivos. Muito obrigada pelo apoio.
teresa1978
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 4:35 pm

Venho fazer o ponto da situação pela última vez, pois parece-me que por agora, o objectivo foi atingido: 5 gatos juntos!
Como já vos tinha dito, o Cabeçudo, por motivos de saúde (úlcera no olho :( ) veio primeiro para junto do Tico e do Teco. Neste momento são inseparáveis, até dormem juntos! Quanto ao Pantufas, em Agosto/Setembro conheceu uma nova casa e uma nova dona, desta vez (felizmente) foi só uma nova casa. É um doce com os pequenos, mas continua com algumas bufadelas ao Cabeçudo. Coisa pouca, sem stresses! Quanto ao Junior, está a levar mais tempo a ambientar-se (ainda se desloca meio esquivo), mas já convive com o resto da família. Na outra casa andava sempre na brincadeira/pancada com o Pantufas, era danado, mas aqui (ainda) anda calmo.
Fico muito feliz, se tudo continuar como está! Sei que brevemente terei que castrar os piolhos, mas por agora, tudo tranquilo.
Quanto à relação Tobias-Gatos, todos os gatos já não ficam eriçados quando o vêem e os mais pequenos (mais habituados a ele) vão sempre cumprimentá-lo à rede. Sei que virá o dia que terei de perder este medo e terei que deixá-los interagir (sem proteção). Mas quero primeiro que se habituem à presença uns dos outros.(espero que esta frase não sirva como desculpa muito tempo :wink:
A todos/todas quantos me ajudaram nesta aventura, muito, muito obrigada!
teresa1978
Membro Veterano

terça jan 10, 2012 11:57 pm

leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 11, 2012 2:34 pm

Bem... aposto que já anda "mais aliviada..." :wink: :D

São todos muito bonitos mas o Junior é um "amor perfeito" :wink: :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”