Ajuda com as minhas gatas sff

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta jan 06, 2012 11:53 pm

Como já alguém disse e muito bem, "são gatos"... e desde que não sejam lutas renhidas, deixe que se entendam. Podem estar a "lutar" por alteração da dominância... Chega a acontecer :wink: Se na eventualidade a situação se prolongar, deve consultar um Vet porque pode alguma estar doente. Há, também uma Vet, na FMVL, vocacionada no comportamento animal. Pode marcar consulta com ela.

Atenção ao facto, também, de que se por acaso demonstrar ansiedade, às suas gatas, pela situação que descreve... mais ansiosas ficam o que, só por si, pode estar estar a agravar toda a situação entre elas...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianasousa
Membro Veterano
Mensagens: 983
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

segunda jan 09, 2012 12:17 pm

A vet recomendou-me as feromonas e eu comprei no sábado, por incrivel que pareça desde sabado que aquilo esta ligado e andam todas amigas outras vez, o incoveniente é que aquilo é um difusor e deve de estar na divisão onde está o gato, de noite ficou na cozinha e de manha tirei e pus no quarto ora bem quarto sem feromonas resultado luta! :( fiz-lhes um pssst e disse-lhe entendam-se!!!! despachei-me e sai de casa, ficaram sossegadas ao lado uma da outra como se nada fosse :o oh meus deus gatas loucas!!!!
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Mensagens: 1208
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda jan 09, 2012 6:23 pm

Só uma pergunta: Você costuma brincar com elas? As duas ao mesmo tempo? é que pode ser uma reacção de ciumes...

E não me parece viável ter esse difusor ligado semanas ou meses a fio... :?

Eu acredito nas consultas de comportamento animal, mas apenas em cães. Eu não acredito que um gato seja moldável através das consultas de psicologia animal! Um gato é um animal que não se doma...ele faz o que quer e de acordo com a sua personalidade, a não ser que ande sempre drogado...

A meu ver, essas consultas de comportamento animal, são mais dirigidas aos donos dos gatos... a fim de que eles percebam o tipo de animal, (e a sua personalidade) que têm!

Mas esta é apenas a minha opinião... e vale o que vale... e pode não valer nada!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

segunda jan 09, 2012 8:43 pm

Na minha opinião um simples Pssst não vai fazer nada.

Uma chinelada bem dada é a solução logo no momento em que vir que uma se prepara para atacar a outra.

Os meus dão-se muito bem mas por vezes também se esticam é só agarrar no chinelo nem preciso fazer mais nada foge cada um para seu lado e acalmam logo, daí a uns minutos aparecem todos amiguinhos como se não tivessem feito nada :roll:
S&oacute;nia
99smiles
Membro Veterano
Mensagens: 1117
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

segunda jan 09, 2012 10:40 pm

catrules Escreveu:Na minha opinião um simples Pssst não vai fazer nada.

Uma chinelada bem dada é a solução logo no momento em que vir que uma se prepara para atacar a outra.

Os meus dão-se muito bem mas por vezes também se esticam é só agarrar no chinelo nem preciso fazer mais nada foge cada um para seu lado e acalmam logo, daí a uns minutos aparecem todos amiguinhos como se não tivessem feito nada :roll:
:lol: :lol: Cá em casa o filme é igualzinho :lol: :lol:
dianasousa
Membro Veterano
Mensagens: 983
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça jan 10, 2012 11:25 am

MiCas2011 Escreveu:Só uma pergunta: Você costuma brincar com elas? As duas ao mesmo tempo? é que pode ser uma reacção de ciumes...

E não me parece viável ter esse difusor ligado semanas ou meses a fio... :?

Eu acredito nas consultas de comportamento animal, mas apenas em cães. Eu não acredito que um gato seja moldável através das consultas de psicologia animal! Um gato é um animal que não se doma...ele faz o que quer e de acordo com a sua personalidade, a não ser que ande sempre drogado...

A meu ver, essas consultas de comportamento animal, são mais dirigidas aos donos dos gatos... a fim de que eles percebam o tipo de animal, (e a sua personalidade) que têm!

Mas esta é apenas a minha opinião... e vale o que vale... e pode não valer nada!
Eu já não acredito em nada!
Por enquanto tenho o difusor ligado quando estou em casa, aquilo é tudo de plástico e não estou para que pegue fogo!
Sim brinco com elas, mas elas mandam-me a mim brincar sozinha.
Só brinco com elas quando elas querem mesmo pois já desisti de andar com bolinhas e ratinhos e canas a brincar sozinha.
no entanto hoje de manha andavam na maior como se nada fosse, ficaram a dormir na cozinha e deixem lá o difusor, não sei se foi disso senão.
Não o queria usar permanentemente mas a vet aconselhou um mês seguido, como a embalagem tb só dá mesmo para esse tempo é o que vou fazer senão não sei. Hoje quando sai de casa nunca tinha visto a minha Amora ( a sossegada) assim. triste, mole, com um olhar de cortar o coração.
Começo a ter pena dela, pois ela quer brincar e dormir juntinha com a Cuca e a Cuca não deixa.

catrules Escreveu:Na minha opinião um simples Pssst não vai fazer nada.

Uma chinelada bem dada é a solução logo no momento em que vir que uma se prepara para atacar a outra.

Os meus dão-se muito bem mas por vezes também se esticam é só agarrar no chinelo nem preciso fazer mais nada foge cada um para seu lado e acalmam logo, daí a uns minutos aparecem todos amiguinhos como se não tivessem feito nada :roll:
Acho que uma chinelada não vai resolver nada, como já aqui disseram são gatos e os gatos "fazem " o que querem.
As minhas também se dava mt bem até ao inicio de dezembro e neste momento atacam-se! bufam, rosnam atiram saltos até meio das portas quando andam armadas em parvas, ainda ontem à noite estava ao telefone e a luta foi de tal maneira que quem estava do outro lado assutou-se! Eu ia-me dando uma coisa má pois estava distraida, o que se passou? nada, cruzaram-se à entrada da sala!
Já não são só brincadeiras.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

terça jan 10, 2012 11:47 am

Mas tem de intervir.
Os gatos não são cães é verdade, mas tb não são selvagens.
Também aprendem a respeitar os donos de tal forma que se começar a ser mais firme e a agir, futuramente basta fazer o tal psssst e elas páram.
Mas agora não as deixe à luta só com pssst, intervenha seja com um chinelo ou com um jornal e palmada nelas, assuste-as para que elas fujam e enquanto estão escondidas elas vão acalmar.
S&oacute;nia
dianasousa
Membro Veterano
Mensagens: 983
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça jan 10, 2012 12:10 pm

catrules Escreveu:Mas tem de intervir.
Os gatos não são cães é verdade, mas tb não são selvagens.
Também aprendem a respeitar os donos de tal forma que se começar a ser mais firme e a agir, futuramente basta fazer o tal psssst e elas páram.
Mas agora não as deixe à luta só com pssst, intervenha seja com um chinelo ou com um jornal e palmada nelas, assuste-as para que elas fujam e enquanto estão escondidas elas vão acalmar.
Sinceramente acho que não será mesmo a melhor solução.
Vou-me por aos berros com elas e bater-lhes e fazer barulho para afugentar as bichas? para ainda ficarem mais assustadas?
Elas os donos respeitam.
parecem cães, nunca pensei que fosse possivel gatos fazerem coisas como cães.Elas ficam de castigo e não saem do lugar, chamo pelo nome e aparece a que foi chamada, atiro bonecos e vão buscar e trazem.
Quando elas se armam em parvas imponho-me o problema é que não posso ficar sentada a olhar para elas à espera de ver quando se vão passar na marmita.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

terça jan 10, 2012 12:24 pm

Deve agir então como achar melhor.

Sempre fui muito firme na educação dos meus animais apesar de todo o mimo que lhes dou.
Para mim é fácil agir, estava a dar-lhe uma sugestão mas não quero que fique com a impressão de que o melhor é espancar os animais.

É raro acontecer mas já aconteceu, eles estarem a brincar mto bem mas de repente começarem a ter entradas mais brutas (ele com ela) e começam a enrolar-se à tareia e começam com aqueles miados e assanham-se.
Tenho normalmente de intervir pq ele parece que fica cego e posso gritar com ele que continua a tentar matá-la :roll: claro que tenho de falar mais alto e normalmente agarro o chinelo, e se conseguir (são rápidos) leva uma chinelada o que acontece? Cada um foge para seu lado, normalmente escolhem um sofá, ficam lá um bocadinho a esfriar os ânimos (da dona) e depois voltam amigos como dantes.


No caso das suas pode ser mais grave não sei acho que fez bem em ter ido ao vet, espero que resulte e que fiquem novamente amigas
S&oacute;nia
dianasousa
Membro Veterano
Mensagens: 983
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça jan 10, 2012 12:32 pm

Já fui à vet e disseram que é normal, para mim isto não é normal.
Elas quando andam à bulha eu vou lá mesmo ao pé delas e intervenho.
Chego e digo Psssst acabou a andar daqui para fora, depois de fazer Pssst elas correm que nem malucas para se esconderem e ficam cheias de medo.
Passado um bocado estão bem e depois à bulha outra vez, já lá vai quase um mês e meio.
Qual é a minha vontade? se calhar espanca-las mesmos mas não posso.
Ainda ontem por três vezes que se engalfenharam, a 1º vez intervi pq foi feio as outras duas olhei para elas e levantei a mão e elas pararam.
Durante o dia não sei como corre mas elas que se entendam pois estão sozinhas e é bom que a minha Amora se imponha senão qualquer dia leva a sério da Cuca.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Mensagens: 1208
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça jan 10, 2012 2:46 pm

Diana, eu não vi o que se passa com as suas gatas, mas pela descrição do que a Diana conta, eu quase que arrisco a afirmar que é normal sim...

Se elas de facto estivessem à bulha, não era com um "pssssttt" que as afastava. Quer-me a mim parecer que é uma brincadeira entre elas! Essas correrias de que fala faz-me lembrar o meu gato.

Ele sempre foi um gato activo, mas como passava o dia sózinho levava o tempo todo a dormir. Depois quando eu chegava a casa, parecia doido... corria que nem um maluco e fazia rappel contra as paredes. Quando eu ainda tinha cá a irmã dele eram os dois... rebolavam no chão e parecia de facto uma luta, chegando ela por vezes a miar de dor, porque ele era muito bruto...

Eu sabia que para eles era uma forma de gastar as energias acumuladas. E nunca fiz disso um problema... por vezes eu tinha que interferir e dava um grito para pararem ou atirava com um pano da loiça :lol: e eles fugiam cada um para seu lado. Se fosse necessario dava também uma chinelada como já disse uma colega aqui... e eles percebiam e paravam... mas depois começava tudo de novo! Agora tenho uma gatinha pequenina e ela também já começou a fazer correrias malucas pelo corredor fora... mas como é só uma, não dá para fazer mais nada!

Eu acredito que é o que se passa com as suas... e a Diana apenas não está habituada a essas brincadeiras. Se elas se dão bem e isso acontece só de vez em quando... eu continuo a dizer que é apenas brincadeira bruta!

No entanto, a Leonilde disse uma coisa que pode ser verdade, por vezes quando algum gato da casa está doente o outro toma atitudes agressivas para ele e não o deixa permanecer junto. Mas se o seu vet já os viu e não achou nada de doenças... :wink:

Relaxe um pouco, brinque com elas e vai ver que a sua calma as vai acalmar também... :)
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

terça jan 10, 2012 2:48 pm

Esteja descansada. Durante o dia, sozinhas elas estão bem, ou encontraria tufos de pêlo pela casa. É a sua presença e a atenção individual que elas exigem quwe gera essas zaragatas. Sugiro que deixe de ralhar com a Cuca, passe a ignorá-la e explico-lhe já porquê: a Cuca age e provoca-lhe uma reacção, obtendo atenção. Só para nós, que temos "moral", é que atenções positivas ou negativas, para os gatos é apenas atenção e qualquer forma de obter é válida. Enquanto alimentar o "jogo", a Cuca dará sovas cada vez maiores à Amora, que ficará cada vez mais infeliz, amedrontada e insegura. Dê atenção à Cuca apenas quando ela está bem e não "pede".

E sugiro também q aprenda a divertir-se a brincar sozinha com os brinquedos deles. Se não conseguir, é porque os brinquedos não são grande coisa. :P
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça jan 10, 2012 2:57 pm

Chamarrita Escreveu:Esteja descansada. Durante o dia, sozinhas elas estão bem, ou encontraria tufos de pêlo pela casa. É a sua presença e a atenção individual que elas exigem quwe gera essas zaragatas. Sugiro que deixe de ralhar com a Cuca, passe a ignorá-la e explico-lhe já porquê: a Cuca age e provoca-lhe uma reacção, obtendo atenção. Só para nós, que temos "moral", é que atenções positivas ou negativas, para os gatos é apenas atenção e qualquer forma de obter é válida. Enquanto alimentar o "jogo", a Cuca dará sovas cada vez maiores à Amora, que ficará cada vez mais infeliz, amedrontada e insegura. Dê atenção à Cuca apenas quando ela está bem e não "pede".

E sugiro também q aprenda a divertir-se a brincar sozinha com os brinquedos deles. Se não conseguir, é porque os brinquedos não são grande coisa. :P
:wink: Eu não o diria melhor :wink: Estou de pleno acordo.

E, já anteriormente escrevi que:
leonildecarvalho Escreveu:(…)demonstrar ansiedade, às suas gatas, pela situação que descreve... mais ansiosas ficam o que, só por si, pode estar estar a agravar toda a situação entre elas...!
E volto a refrisar o mesmo até porque denoto, pelos posts da dianasousa, que está muito patente o factor ansiedade por parte dela. Assim, os felinos, estão a "absorver" toda essa ansiedade e libertam-na da forma que têm demonstrado: da pior forma.
Deixe os gatos serem gatos...! Actue só mesmo em caso de luta renhida...! Fora isso, deixe-os serem gatos sem andar à procura que "piquinhices entre elas"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianasousa
Membro Veterano
Mensagens: 983
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça jan 10, 2012 3:07 pm

Eu acho que não me expliquei bem.
Elas sempre se deram bem até ao inicio de dezembro, desde então lutam pq a brincadeiras brutas estou habituada (cambalhotas, vão contra portas, janelas na brincadeira, caem do sofá) agora realmente eu não mencionei mas os tufos de pelo aparecem pela casa.
A unica vez que vi gatos assim a n ser os da minha rua quando andam à briga por causa das gatas.
Por isso acho mesmo que isto não é brincadeira e temo que isto não passe.
Dai ter comprado o tal difusor com feromonas pois uma coisa que a Cuca gosta de fazer é esfregar-se nos cantos da mesa, sofas, chinelos, livros p a tal libertação de feromonas e desde do inicio de dezembro q so vi isso acontecer ontem (com o difusor ligado já a algumas horas).
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça jan 10, 2012 3:14 pm

dianasousa Escreveu:Eu acho que não me expliquei bem.
Elas sempre se deram bem até ao inicio de dezembro, desde então lutam pq a brincadeiras brutas estou habituada (cambalhotas, vão contra portas, janelas na brincadeira, caem do sofá) agora realmente eu não mencionei mas os tufos de pelo aparecem pela casa.
A unica vez que vi gatos assim a n ser os da minha rua quando andam à briga por causa das gatas.
Por isso acho mesmo que isto não é brincadeira e temo que isto não passe.
Dai ter comprado o tal difusor com feromonas pois uma coisa que a Cuca gosta de fazer é esfregar-se nos cantos da mesa, sofas, chinelos, livros p a tal libertação de feromonas e desde do inicio de dezembro q so vi isso acontecer ontem (com o difusor ligado já a algumas horas).
Ninguém consegue entrar na cabecinha dum felino... e algo se passou entre elas para começarem com essa situação... mas, continuo a dizer: Não demonstre ansiedade...actue só mesmo em caso de luta renhida, que se aperceba, e na hora!!! Se não há ferimentos nelas, apesar dos tufos pela casa... deixe que continuem soltas... e se, na eventualidade, um dia apareça uma delas com um ferimento notável... então aí sim, terá que as separar de cada vez que se ausentar de casa. Fora isso, deixe-as interagir da forma que melhor lhes aprouver, com tufos ou sem eles! :wink: Solte-se dessa ideia receosa... :wink: e vai ver as coisas a andarem melhor :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”