Boa noite,
Tenho dois gatinhos (Tomás e o Gaspar), um com um ano e meio e outro com nove meses. Estão os dois castrados e vivem comigo num apartamento.
São ambos muito ativos e passam muito tempo a correr pela casa ou a brincar comigo.
Desde que foram castrados que lhes dou Royal Canin cat neutered young male SO. A questão é que segundo as instruções da embalagem, cada um deles deve comer cerca de 70 g por dia. Todos os dias de manhã peso a quantidade total e vou dando ao longo do dia.
A sensação que me dá é que eles ficam com fome com essa quantidade. Miam insistentemente por mais comida, tentam arranjar comida na banca, etc. A veterinária disse que não devo dar muito mais que a dose diária porque é de facto o que eles necessitam e, se acrescentar muito, eles podem engordar bastante e terem várias consequências negativas. Atualmente, o Tomás pesa 5 kg e tem um porte mais redondinho e o Gaspar pesa cerca 4 kg mas é bastante mais delgado e pequeno.
Tenho tentado seguir a quantidade, mas tenho tendência para dar mais uma mãozinha no final do dia quando a dose acaba. Mas vejo-os sempre a comer tão sofregamente e a desatar a correr para a cozinha sempre que vou para lá que me questiono se os estou a alimentar devidamente. No fim-de-semana passado fiz um teste. Dei-lhes comida quase sempre que me pediram, e eles comeram os dois 300 g. No dia seguinte voltei à dose habitual. 3 vezes por semana também lhes dou uma latinha (meia a cada).
Têm alguma sugestão? Algum dos vossos felinos tem este apetite?
Obrigada.
Será que lhes dou comida suficiente?
Moderador: mcerqueira
Há gatos que precisam de mais quantidade de alimento que outros, mas 150 gr. para cada um parece-me um pouco de mais, se na embalagem diz apenas 70..
Quando eu dava Acana à minha gata ela também estava sempre com apetite, porque adorava a ração, a minha avó tinha pena dela e enchia-lhe a taça sempre que ela queria, resultado, ela era uma bolinha autêntica. Quando ela veio efectivamente morar comigo, eu pedi conselho ao veterinário em relação à quantidade diária (na embalagem dizia 60 gr.) e ele disse que lhe podia dar no máximo mais 30% do que dizia na embalagem, ou seja passei a dar 78 gr. repartidos ao longo do dia.
Ela pedia sempre mais, mas eu não dava, porque sabia que aquilo era gulodice
Agora dou Arden Grange e embora pese a quantidade deixo-lhe sempre à disposição, e ela não come mais do que aquilo que precisa.
A minha opinião é que aumente um pouco a dose diária, ou seja não dar só as 70 gr., mas se vir que eles estão a engordar diminua novamente a dose.
Há muitos gatinhos gulosos, e Royal Canin é uma ração muito saborosa
Quando eu dava Acana à minha gata ela também estava sempre com apetite, porque adorava a ração, a minha avó tinha pena dela e enchia-lhe a taça sempre que ela queria, resultado, ela era uma bolinha autêntica. Quando ela veio efectivamente morar comigo, eu pedi conselho ao veterinário em relação à quantidade diária (na embalagem dizia 60 gr.) e ele disse que lhe podia dar no máximo mais 30% do que dizia na embalagem, ou seja passei a dar 78 gr. repartidos ao longo do dia.
Ela pedia sempre mais, mas eu não dava, porque sabia que aquilo era gulodice

Agora dou Arden Grange e embora pese a quantidade deixo-lhe sempre à disposição, e ela não come mais do que aquilo que precisa.
A minha opinião é que aumente um pouco a dose diária, ou seja não dar só as 70 gr., mas se vir que eles estão a engordar diminua novamente a dose.
Há muitos gatinhos gulosos, e Royal Canin é uma ração muito saborosa

tenho e sempre tive ração à diposição todo dia!
um gato não é nem um cão nem uma pessoa.
fale com o seu vet sobre a maneira como os alimenta!
e os seus animais ainda não atingiram a "idade adulta" - estão a crescer.
consulte com o vet....
um gato não é nem um cão nem uma pessoa.
fale com o seu vet sobre a maneira como os alimenta!
e os seus animais ainda não atingiram a "idade adulta" - estão a crescer.
consulte com o vet....
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
se não houver contra indicações, do tipo, um precisa de uma ração e outro precisa de outra, deixa comida à disposição. experts aconselham. os gatos vão comendo pouco, várias vezes ao dia.
eu não posso fazer isso porque tenho vários tipos de ração e não podem comer o que lhes apetece. conclusão. quando estou em casa, fico com os cabelos em pé porque andam sempre a pedir comida
eu não posso fazer isso porque tenho vários tipos de ração e não podem comer o que lhes apetece. conclusão. quando estou em casa, fico com os cabelos em pé porque andam sempre a pedir comida

Pois eu já falei com a veterinária e ela disse que a quantidade que vem na embalagem é a que de facto eles precisam para terem a energia suficiente e que não devo dar muito mais, porque estando eles castrados, têm tendência a engordar. Disse-me também que depois é muito difícil conseguir que um gato emagreça.
Confio muito na veterinária mas às vezes questiono-me porque se calhar nem todos os gatos têm as mesmas necessidades tal como vem descrito de forma standard nas embalagens.
Obrigada desde já pelas respostas.
Confio muito na veterinária mas às vezes questiono-me porque se calhar nem todos os gatos têm as mesmas necessidades tal como vem descrito de forma standard nas embalagens.
Obrigada desde já pelas respostas.