Será que lhes dou comida suficiente?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tomkitten
Membro Júnior
Registado: quinta abr 21, 2011 10:18 am

sexta jan 13, 2012 10:11 pm

Boa noite,

Tenho dois gatinhos (Tomás e o Gaspar), um com um ano e meio e outro com nove meses. Estão os dois castrados e vivem comigo num apartamento.

São ambos muito ativos e passam muito tempo a correr pela casa ou a brincar comigo.

Desde que foram castrados que lhes dou Royal Canin cat neutered young male SO. A questão é que segundo as instruções da embalagem, cada um deles deve comer cerca de 70 g por dia. Todos os dias de manhã peso a quantidade total e vou dando ao longo do dia.

A sensação que me dá é que eles ficam com fome com essa quantidade. Miam insistentemente por mais comida, tentam arranjar comida na banca, etc. A veterinária disse que não devo dar muito mais que a dose diária porque é de facto o que eles necessitam e, se acrescentar muito, eles podem engordar bastante e terem várias consequências negativas. Atualmente, o Tomás pesa 5 kg e tem um porte mais redondinho e o Gaspar pesa cerca 4 kg mas é bastante mais delgado e pequeno.

Tenho tentado seguir a quantidade, mas tenho tendência para dar mais uma mãozinha no final do dia quando a dose acaba. Mas vejo-os sempre a comer tão sofregamente e a desatar a correr para a cozinha sempre que vou para lá que me questiono se os estou a alimentar devidamente. No fim-de-semana passado fiz um teste. Dei-lhes comida quase sempre que me pediram, e eles comeram os dois 300 g. No dia seguinte voltei à dose habitual. 3 vezes por semana também lhes dou uma latinha (meia a cada).

Têm alguma sugestão? Algum dos vossos felinos tem este apetite?

Obrigada.
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sábado jan 14, 2012 12:53 pm

Há gatos que precisam de mais quantidade de alimento que outros, mas 150 gr. para cada um parece-me um pouco de mais, se na embalagem diz apenas 70..
Quando eu dava Acana à minha gata ela também estava sempre com apetite, porque adorava a ração, a minha avó tinha pena dela e enchia-lhe a taça sempre que ela queria, resultado, ela era uma bolinha autêntica. Quando ela veio efectivamente morar comigo, eu pedi conselho ao veterinário em relação à quantidade diária (na embalagem dizia 60 gr.) e ele disse que lhe podia dar no máximo mais 30% do que dizia na embalagem, ou seja passei a dar 78 gr. repartidos ao longo do dia.
Ela pedia sempre mais, mas eu não dava, porque sabia que aquilo era gulodice :P

Agora dou Arden Grange e embora pese a quantidade deixo-lhe sempre à disposição, e ela não come mais do que aquilo que precisa.

A minha opinião é que aumente um pouco a dose diária, ou seja não dar só as 70 gr., mas se vir que eles estão a engordar diminua novamente a dose.

Há muitos gatinhos gulosos, e Royal Canin é uma ração muito saborosa :)
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado jan 14, 2012 5:46 pm

tenho e sempre tive ração à diposição todo dia!
um gato não é nem um cão nem uma pessoa.
fale com o seu vet sobre a maneira como os alimenta!
e os seus animais ainda não atingiram a "idade adulta" - estão a crescer.
consulte com o vet....
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 14, 2012 7:26 pm

se não houver contra indicações, do tipo, um precisa de uma ração e outro precisa de outra, deixa comida à disposição. experts aconselham. os gatos vão comendo pouco, várias vezes ao dia.
eu não posso fazer isso porque tenho vários tipos de ração e não podem comer o que lhes apetece. conclusão. quando estou em casa, fico com os cabelos em pé porque andam sempre a pedir comida :roll:
Tomkitten
Membro Júnior
Registado: quinta abr 21, 2011 10:18 am

sábado jan 14, 2012 10:24 pm

Pois eu já falei com a veterinária e ela disse que a quantidade que vem na embalagem é a que de facto eles precisam para terem a energia suficiente e que não devo dar muito mais, porque estando eles castrados, têm tendência a engordar. Disse-me também que depois é muito difícil conseguir que um gato emagreça.

Confio muito na veterinária mas às vezes questiono-me porque se calhar nem todos os gatos têm as mesmas necessidades tal como vem descrito de forma standard nas embalagens.

Obrigada desde já pelas respostas.
Responder

Voltar para “Gatos”