Boa noite a todos
Estou com este problema e tenho esperança que alguém me consiga tranquilizar, ou que pelo menos me pudessem aconselhar.
Desculpem o excesso de informação, mas queria agilizar as vossas opiniões e tentar responder desde já à maioria das perguntas....
Tenho uma gata de 4 anos e meio, arraçada com pêlo tipo persa, que vive dentro de casa desde que tinha poucos meses. Foi laqueada cedo, penso que com 7 meses. Sempre viveu no interior de apartamento/casa (tem medo do exterior).
Uma vez que sou estudante deslocada, nunca tive morada fixa em Lisboa, e, por isso, desde que tenho a gatinha, ela nunca foi acompanhada por um só veterinário. Ao longo da sua vida já foi observada por uns 5 veterinários, e sempre de forma muito esporádica (vacinas e desparasitação), o que me dificulta agora a decidir o que fazer...
Sempre foi uma gata normal, sem problemas de saúde ou sintomas. Desde nova que bebe água e come ração seca. A princípio comia ração misturada, metade Royal Canin e metade continente premium (que tinha sido conselho de um dos primeiros veterinários para não sair tão caro). Isto até Maio de 2010, quando a levei a ser vacinada e pesava quase 6kg. O veterinário a que fui na altura disse-me para ter atenção à obesidade, mas não foi muito alarmista, deu-me a conhecer alguns riscos associados, e aconselhou-me a optar por uma ração de dieta e que desse apenas a Dose Diária Recomendada nas embalagens. Passei a dar da ração Royal Canin light, com a DDR dividida em duas doses (uma de manhã e outra à noite), durante um ano. Estive a verificar e em Dezembro de 2010, pesei-a na Wii Fit (tem alguma margem de erro) e ficou registado 5kg100g.