Boa noite a todos
Estou com este problema e tenho esperança que alguém me consiga tranquilizar, ou que pelo menos me pudessem aconselhar.
Desculpem o excesso de informação, mas queria agilizar as vossas opiniões e tentar responder desde já à maioria das perguntas....
Tenho uma gata de 4 anos e meio, arraçada com pêlo tipo persa, que vive dentro de casa desde que tinha poucos meses. Foi laqueada cedo, penso que com 7 meses. Sempre viveu no interior de apartamento/casa (tem medo do exterior).
Uma vez que sou estudante deslocada, nunca tive morada fixa em Lisboa, e, por isso, desde que tenho a gatinha, ela nunca foi acompanhada por um só veterinário. Ao longo da sua vida já foi observada por uns 5 veterinários, e sempre de forma muito esporádica (vacinas e desparasitação), o que me dificulta agora a decidir o que fazer...
Sempre foi uma gata normal, sem problemas de saúde ou sintomas. Desde nova que bebe água e come ração seca. A princípio comia ração misturada, metade Royal Canin e metade continente premium (que tinha sido conselho de um dos primeiros veterinários para não sair tão caro). Isto até Maio de 2010, quando a levei a ser vacinada e pesava quase 6kg. O veterinário a que fui na altura disse-me para ter atenção à obesidade, mas não foi muito alarmista, deu-me a conhecer alguns riscos associados, e aconselhou-me a optar por uma ração de dieta e que desse apenas a Dose Diária Recomendada nas embalagens. Passei a dar da ração Royal Canin light, com a DDR dividida em duas doses (uma de manhã e outra à noite), durante um ano. Estive a verificar e em Dezembro de 2010, pesei-a na Wii Fit (tem alguma margem de erro) e ficou registado 5kg100g.
Em 2011 saí de Portugal e tive de a deixar com a família do meu namorado, pois não a aceitavam na residência para onde fui. Como eles têm outro gato (macho, castrado, na altura jovem com +- 10 meses), passaram a dar a mesma ração e dose diária a ambos (Royal Canin indoor), dose essa (4/8 diários do copo da Royal Canin) recomendada para o gato pela sua veterinária que concordou que fosse dada dose igual à minha gata. Não consigo garantir se cumpriram sempre este esquema, mas esta foi a informação que tive dos meus sogros sempre que perguntei. Quando estava fora, soube que durante a minha ausência a gata esteve abatida, e algum dos dois gatos urinava as camas e o sofá sempre que não estava ninguém em casa. Mais tarde, a minha gata começou a aproximar-se do meu namorado (agora até o prefere a ele do que a mim) e nunca mais houve xixi por toda a casa enquanto eu estive fora.
Assim que voltei fiquei a viver com eles. Mantivemos a dose de comida que mencionei acima (4/8 diários), sem eu nunca prestar muita atenção aos seus novos hábitos, pois nunca estou muito tempo no quarto onde estão as coisas dos gatos. Há poucos meses, voltou a haver xixi pela casa toda. Eu e o meu namorado estávamos de férias há algumas semanas, pelo que associámos este comportamento à gata, que não gostará de ficar sem a pessoa que considera dono, apesar de não ficar sozinha. A verdade é que ela só é mansinha connosco, morde a todos menos a nós dois e não se deixa tocar nem tem confiança por mais ninguém.
Há uma semana (Quinta-feira, dia 5) levei a gata a uma veterinária diferente (aproveitei que era na zona e faziam tosquias), porque queria vaciná-la (tinha a vacina de 2010 em atraso) e como o pêlo começava a incomodá-la (deixou de se lamber com tanta frequência e os excrementos ficavam agarrados ao pêlo), queria fazer os dois de uma vez só. Na altura pesaram-na e puseram a desparasitação em dia (interna e externa). Tinha 5kg500g (ainda com pêlo). Uma vez que é uma gata muito nervosa e que se porta mal com pessoas desconhecidas, conversei com a veterinária e esta deu-me a opção de usar um sedativo para não ser tão stressante. Agendámos a tosquia e vacinação para Terça-feira seguinte, e combinei com a minha sogra ser ela a levar e ir buscar a gata nesse dia, pois eu tinha exame na faculdade.
Entretanto, na tal terça-feira, dia 10, o meu namorado ligou-me quando eu estava na faculdade a dizer que a veterinária tinha diagnosticado diabetes, e que tinham testado a glicemia no sangue, que estava a 250. Disse-me que a vet achou estranho o efeito do sedativo e que, depois da tosquia feita, duvidaram se não seria diabética por causa de ter patas e pescoço finos, apesar do seu peso. Também disseram que ela estava a andar apoiada na pata completa em vez de andar com a ponta. Desconfiei sobretudo por causa deste ponto, pois tentei avaliar logo que a gata voltou ao "normal" e não achei que estivesse muito diferente do outro gato daqui de casa, que há de ter 2 anos no máximo e não é seguramente obeso. Na verdade, se a vet diagnosticara depois de dado sedativo / feita a tosquia e se a gatinha mal se levantava já depois de chegar a casa por causa do sedativo, achei muito duvidoso mencionarem esse aspecto. Também falaram da cor dos olhos ter um tom verde-acastanhado que, a meu ver, sempre foi assim... se bem que é difícil avaliar isso porque normalmente a gata tem as pupilas em formato de círculo ocupando a parte colorida, já que a vejo quase sempre em contexto de luz artificial.
No dia seguinte a minha sogra foi à tal veterinária comprar comida para gatos diabéticos e disseram-lhe que a gata poderia entrar em coma a qualquer dia (apesar de parecer saudável). Teria de ser internada durante um ou mais dias, para ser fixada uma dose correcta de insulina...
Fiquei alarmada e angustiada, porque estava a passar por uma semana de exames e não podia levá-la logo a outro veterinário para segunda opinião antes do fim-de-semana. Ontem de manhã, dia 14, fui hospital da Faculdade de Medicina Veterinária (Universidade Técnica de Lisboa). Pesaram-na com 5kg300g (tosquiada) e avaliaram o seu corpo. Perguntei logo se tinha indicadores de ser diabética, disseram que não. A gata urinou-se com medo, e a vet aproveitou a urina para testar numa fita indicadora de glicose e corpos cetónicos. O resultado foi negativo para ambos. A custo tiraram uma amostra de sangue e o resultado de glicemia foi de 118, tendo ela tinha comido 1/8 do copo da Royal Canin da ração para felinos diabéticos como pequeno-almoço (fomos atendidos por volta da 1h da tarde), sendo que também tinha comido 3/8 da mesma ração na noite véspera.
Actualmente, a gata tem a barriga proeminente e descaída (esteve quase sempre com bastante pêlo e normalmente não dá para perceber se é gorda ou não por causa de ser tão comprido, e nunca deixou fazer festas na barriga desde que a tenho) mas as patas e pescoço finos (em comparação com o outro gato adulto, macho, castrado, de aproximadamente 2 anos). Apoia-se tal como o outro gato da casa, nas pontas das patas (inclusive na almofada maior).
Pediram-me para observar os hábitos alimentares da gata, para ver se comia ou bebia em excesso, mas é difícil controlar o que cada um dos dois gatos cá em casa comem e bebem ou as necessidades que fazem. As coisas deles (comida, bebida, areia) ficam num quarto só para eles, onde só vamos para limpar a areia e dar comida/mudar a água, sendo que todos tratamos de ambos. Eu e a minha sogra tratamos da areia (os gatos partilham 2 caixas de areia com cobertura), mas toda a gente dá comida e muda a água.
Até esta confusão começar ambos os gatos comiam, repito, Royal Canin indoor misturada com um pouco da continente premium.
Era dada ao mesmo tempo aos dois gatos (têm um comedouro cada) até ao dia do 1º. diagnóstico.
Dávamos 2/8 duas vezes ao dia (uma de manhã e outra à noite) medindo com o copo da Royal Canin (o total é 4/8 para cada gato, por dia).
Todos cá em casa sabemos medir a dose de comida certa, e um de nós dará por iniciativa própria quando começam a ficar mais inquietos ao início da noite (e depois de confirmar com os outros o que os gatos já comeram nesse dia). Sei que às vezes os meus sogros dão extras quando os gatos miam, por acharem que os gatos têm fome, e como me chateio com eles é difícil controlar; dizem sempre "dei só uns grãozinhos". Não acontece frequentemente, mas sei que acontece, sobretudo quando o gato deles pedincha ou quando os acordam de madrugada.
A água (bebedouro com depósito partilhado pelos 2 gatos) é trocada por qualquer um de nós, dependendo da sujidade do bebedouro/água, e enchemos sempre o depósito para o bebedouro ficar mais pesado e impedir que arrastem e molhem o chão. Grande parte da água vai para o chão porque ambos têm o hábito de arrastar o bebedouro, basta ter uma poeira (até andava a pensar comprar um bebedouro eléctrico com filtro...).
Ninguém fica a observar os gatos depois de dar a comida, já apanhámos tanto a minha gata a comer da comida do outro gato depois de acabar a sua, mas também já vimos o gato cheirar o comedouro dela vazio.
Na verdade não sabemos exactamente qual dos gatos come o quê, sabemos mais ou menos a quantidade total de comida dada.
Normalmente, se deitarmos a comida e ficarmos no quarto, comem na nossa presença e comportam-se das diferentes maneiras:
-O gato come bem, mas às vezes deixa parte da comida e sai do quarto. Quando tem fome pedincha comida.
-A gata come quase tudo quando deitamos a comida, deixa alguns grãos e sai (sempre que vemos o comedouro dela abandonado só tem alguns grãos). Nunca pedincha comida.
Quanto à água, estive cá no quarto com o computador hoje todo o dia a tentar ver se bebia muito ou não. Desde as 11h até agora só vi a minha gata vir cá beber uma vez, esteve cerca de um minuto a beber, virou-se e ia-se embora, voltou e deu mais umas lambidelas, voltou-se para sair, voltou a dar mais umas lambidelas e finalmente saiu do quarto. Ainda não a vi ir à caixa de areia.
Conclusão:
No hospital da faculdade disseram-me que, por segurança, deveria levar a gata de novo daqui a umas 3 semanas para deixar urina e sangue para novas análises (pois podem ser feitas com mais precisão). Falaram-me que há muitas razões para o aumento da glicemia, que em princípio não era nada.
Custa-me a crer que a 1ª vet tenha ficado com tantas certezas de que a gata era diabética (ao ponto de vender a comida para gatos diabéticos) sem comprovar, mas tenho receio de a confrontar com o que sei, pois nem faço ideia se com os dados que descrevi é possível ela ser, de facto, diabética. Gostava de saber se é possível uma queda tão acentuada dos níveis de glicemia (já que aparentemente a gata também perdeu peso). Por outro lado, não sei até que ponto o sangue retirado durante o tempo em que ela esteve sedada seria viável para ser analisado... a verdade é que como só lá fui uma vez não confio...
A minha gata está tão stressada que até me morde a mim e ao meu namorado neste momento e já gastei imenso dinheiro - que sendo estudante quase nem tenho - à conta deste possível mal-entendido. Para voltar ao hospital da faculdade terei de fazer a minha gata passar por mais stress, da última vez urinou-se de medo e quase que 3 pessoas a segurá-la não foram suficientes. Temo que seja mesmo preciso voltar a repetir o teste para ficar tranquila, mas sinto-me mal por não poder fazer nada durante estas 3 semanas e ignorar os avisos da primeira veterinária até lá...
Espero que alguém com gato diabético me possa ajudar mais quanto aos sintomas....
Aceito propostas para testar se ela tem sintomas de diabetes (já pensei em separar os gatos e fechar a minha num dos quartos por um dia para ver o que come/bebe/urina)...
Aceito opiniões de pessoas experientes no que diz respeito a gatos, ou que já tenham pedido 2ª opinião no hospital da Faculdade de Medicina Veterinária (Universidade Técnica de Lisboa)...
Aceito conselhos sobre como agir em relação às análises ou em relação à veterinária que diagnosticou diabetes...
Muito obrigada, e mais uma vez lamento a mancha de texto!
Gata com 4 anos e meio com diabetes?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Como já lhe disseram na FMVL, são inúmeros os motivos pelos quais alguém, ou animal, se pode tornar diabético.
Depois, o teste da glicose só com fita, pode dar leitura errada, especialmente por ter sido efectuado após anestesia
A própria anestesia pode ter sido o motivo de tal leitura...
Acho que deve arranjar um bom Vet ou manter-se com quem a examinou na FMVL. A outra é para esquecer...
Ainda, acho que SIM, deve ir ao "follow-up" da situação, na FMVL
Ainda, deve SIM, separar os gatos por 24 horas, para uma melhor observação...!
De qualquer forma, num gato diabético, como normalmente ingerem muita água, também urinam muito. Logo aí dá para ver até na caixa W.C. se contém mais urina do que o que era normal do animal.
A ração mais adequada para gatos castrados é mesmo a "para gatos castrados". A indoor é mais para gatos que façam pouco exercício. A Light é para manutenção do peso (não para emagrecer), para gatos que já tenham atingido o peso ideal, para o manter!
O abdomen "descaído" é apanágio das gatas castradas que tenham uma alimentação rica em gorduras. A ração que mistura, a de supermercado, a meu ver tem demasiada gordura que, em algum lado teve que se depositar, né?
Boa sorte e não sofra por antecipação... vá mesmo ao follow-up... na FMVL, para o bem da gatinha e seu, para tirar de dúvidas existenciais
Leo
Como já lhe disseram na FMVL, são inúmeros os motivos pelos quais alguém, ou animal, se pode tornar diabético.
Depois, o teste da glicose só com fita, pode dar leitura errada, especialmente por ter sido efectuado após anestesia

Acho que deve arranjar um bom Vet ou manter-se com quem a examinou na FMVL. A outra é para esquecer...

De qualquer forma, num gato diabético, como normalmente ingerem muita água, também urinam muito. Logo aí dá para ver até na caixa W.C. se contém mais urina do que o que era normal do animal.
A ração mais adequada para gatos castrados é mesmo a "para gatos castrados". A indoor é mais para gatos que façam pouco exercício. A Light é para manutenção do peso (não para emagrecer), para gatos que já tenham atingido o peso ideal, para o manter!
O abdomen "descaído" é apanágio das gatas castradas que tenham uma alimentação rica em gorduras. A ração que mistura, a de supermercado, a meu ver tem demasiada gordura que, em algum lado teve que se depositar, né?
Boa sorte e não sofra por antecipação... vá mesmo ao follow-up... na FMVL, para o bem da gatinha e seu, para tirar de dúvidas existenciais

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>