Ração para gatos de diferentes idades

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
MariaPaz
Membro
Mensagens: 176
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

sábado jan 21, 2012 10:41 am

Bom dia!
Tenho 1 gato com 12 anos e 3 gatas entre os 2 e os 5 anos. São todos esterilizados e nunca vão à rua. Comem RC para gatos esterilizados.
O gato mais velho teve uma pancreatite há 2 anos e tal. Nessa altura deixou de comer de um dia para o outro, esteve internado 2 dias a soro e só voltou a comer ao 9º ou 10º dia. Depois disso esteve sempre bem embora vomitasse com alguma frequência, ou a ração inteira uma uma espuma esbranquiçada...
Há perto de 1 mês, como andasse a vomitar mais frequentemente, foi ao veterinário (não o mesmo do 1º internamento). Embora desta vez não tivesse deixado de comer, ficou internado para estar um dia a soro, fazer análises e rx. Fui informada que as análises acusaram um valor aumentado no que diz respeito à diabetes, mas nada de grave. Não há vestígios de nada de origem cancerígena.
O vet. aconselhou-me a passar a dar-lhe RC para gatos diabéticos. Durante uma semana ele comeu exclusivamente disso e andou a tomar um xarope de uso humano receitado pelo vet. e de facto não voltou a vomitar.
Há 3 dias atrás voltou a comer um pouco da RC para gatos esterilizados e os vómitos voltaram!
Quando falei ao vet. na alimentação das gatas, ele disse que não há inconveniente em que elas também comam da mesma ração (diabética), mas que passasse a dar-lhes às escondidas do macho, umas latinhas de paté para suprir as necessidades de proteínas ou hidratos de carbono.
Já experimentei separá-los a ver se conseguia dar comidas diferentes a ele e a elas mas é um tormento: passam a vida a miar e a raspar na porta quando estão separados, custa muito a suportar.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo semelhante e como resolveu o problema.
Muito obrigada por qualquer opinião que possam dar.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 21, 2012 2:58 pm

eu tenho de dar 3 tipos diferentes de ração aos gatuxos - renal, urinary e normal.
dois ficam na entrada, um na casa de banho, os outros na cozinha. e já sabem onde se dirigir para a paparoca.
no início, o serafim queria fugir porque não gosta da renal. agora lá se aguenta. nem sei se foi fácil ou não. tem sido assim
MariaPaz
Membro
Mensagens: 176
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

sábado jan 21, 2012 3:03 pm

anja-azul Escreveu:eu tenho de dar 3 tipos diferentes de ração aos gatuxos - renal, urinary e normal.
dois ficam na entrada, um na casa de banho, os outros na cozinha. e já sabem onde se dirigir para a paparoca.
no início, o serafim queria fugir porque não gosta da renal. agora lá se aguenta. nem sei se foi fácil ou não. tem sido assim
Anja-azul, muito obrigada pela sua opinião. Só não percebi é se eles estão sempre fechados nesses compartimentos e não convivem entre si. A Anja quis dizer que eles estão isolados uns dos outros e têm sempre comida á disposição?
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jan 21, 2012 3:08 pm

coitadinhos. ia lá te-los fechados no wc ou entrada. só os fecho para comer. não podem, absolutamente, ter comida à disposição por causa dos doentinhos.
com o pantufa e pinóquio era igual. separava-os para a paparoca deles. é tudo uma questão de hábito e insistência
MariaPaz
Membro
Mensagens: 176
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

sábado jan 21, 2012 3:12 pm

anja-azul Escreveu:coitadinhos. ia lá te-los fechados no wc ou entrada. só os fecho para comer. não podem, absolutamente, ter comida à disposição por causa dos doentinhos.
com o pantufa e pinóquio era igual. separava-os para a paparoca deles. é tudo uma questão de hábito e insistência
Anja, desculpe tê-la interpretado mal. Quantas vezes ao dia lhes dá de comer? O problema é que os meus gatos estão habituados desde sempre a ter comida à disposição. Acha que os consigo habituar a comerem só uma ou duas vezes/dia?
Chamarrita
Membro Veterano
Mensagens: 3988
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado jan 21, 2012 8:01 pm

Maria Paz, só um esclarecimento: os gatos só precisam da proteína, não precisam de hidratos de carbono para nada. Eles convertem a proteína em glucose. :) Incrível mas é verdade! :D
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MariaPaz
Membro
Mensagens: 176
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

domingo jan 22, 2012 8:01 am

Chamarrita Escreveu:Maria Paz, só um esclarecimento: os gatos só precisam da proteína, não precisam de hidratos de carbono para nada. Eles convertem a proteína em glucose. :) Incrível mas é verdade! :D
Obrigada Chamarrita. Admito que o vet. dos meus gatos possa nem ter falado em hidratos de carbono. É capaz de ser confusão minha e ele ter falado apenas em proteínas.
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda jan 23, 2012 10:02 pm

Os meus gatos tinham ração à disposição 24 horas por dia. Há já alguns anos por necessidade de alguns deles comerem ração especial por motivos de saúde, e ainda por querer dar aos outros ração própria para as suas idades passei a dividir a dose diária de cada um por cinco refeições.
No início estranharam a alteração mas com o tempo habituaram-se, os meninos que vieram depois adaptaram-se também a esta rotina.
Tenho seis gatos, dou cinco rações diferentes, até há um mês atrás tinha sete e as rações eram seis e nunca houve problema em comerem juntos e cada um o seu.
No momento da refeição correm todos para o local habitual e ficam à espera, eu vou distribuindo e dando a cada um a sua tacinha de ração e eles comem sem problema. Claro que tenho que ficar vigilante, caso contrário dois deles trocam entre si a ração renal e a urinary o que não é nada aconselhável e ainda há os que se querem encarregar de comer os restos deixados por outros, para que isso não aconteça conforme vão terminando vou retirando as raças, dá trabalho este método mas no meu ver tem a vantagem de estarem juntos durante a hora da alimentação, de comerem só o que devem e ainda de quando começam a comer menos ou deixam de comer poder mais atempadamente leva-los ao veterinário já que quando deixam de comer é porque estão doentes.
Maria Paz, o seu gatinho que teve a pancreatite fez alguma ecografia para despiste de alguma doença intestinal? Faço esta pergunta porque os sintomas do seu gatinho são semelhantes aos de um dos meus. Um dia de manhã ele não comeu, de seguida vomitou e fez diarreia, fui com ele de imediato para um hospital veterinário, foram feitas análises e ecografia que mostrou grande inflamação no intestino e pâncreas. Ficou internado a fazer soro e antibiótico. Voltou para casa com mais medicação, melhorou mas não a 100%, continuou sempre com acompanhamento veterinário mas acabou por piorar. A ecografia mostrava pancreatite (confirmada na análise como severa) e um espessamento no intestino compatível com linfoma ou com IBD (inflamação crónica do intestino), só se teria a certeza com biopsia cirúrgica ao intestino que acabou por fazer. O resultado da biopsia felizmente foi o menos mau, IBD de origem alimentar. Não pode comer de tudo, tem que fazer ração específica, com o tempo por exclusão de partes saberemos a que componentes ele é alérgico. Com a dieta alimentar os valores do pâncreas deram normais.
MariaPaz
Membro
Mensagens: 176
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

terça jan 24, 2012 7:56 am

MiausRafa, o meu gato fez ecografias: há cerca de 3 semanas quando esteve internado dois dias e há 2 anos e tal atrás quando também esteve internado dois dias. De ambas as vezes não se detectou nada de anormal. As análises é que revelaram um valor ligeiramente aumentado no que se refere à diabetes (cujo nome "técnico" não me ocorre agora).
Desta última vez também esteve a tomar durante 5 dias 2 ml. de um xarope de uso humano cujo nome começa por P......
O método que a MiausRaufa usa para alimentar os seus gatos é aquele que por acaso eu estava a pensar adoptar para os meus. Talvez no meu caso seja mais "fácil" pois é um rapaz com ração diabética e 3 raparigas com ração p/ gatos esterilizados :)
Obrigada por ter partilhado a sua experiência.
Responder

Voltar para “Gatos”