Mais perguntas de novato!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

jonniboy
Membro Veterano
Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

quinta out 30, 2003 10:26 am

Boas!
Pois é! Tava eu a acabar de escrever o texto e vem a minha gata e puff!! apagou tudo o que eu tinha escrito... :evil:
Ela já não vomita :), está muito mais activa e brincalhona :D e corre pela casa toda (leia-se toda como toda, incluindo cantos inacessíveis, traseiras de móveis... :o enfim...). :lol:
Como ela comia muito pouco de cada vez eu deixava a tigela sempre com comida e ela até já engordou desde que está cá em casa!
Agora a pergunta é :lol:: já que ela já come bem qual é a melhor maneira pra lhe dar comida?
E outra coisinha... :oops: :roll: Qual o melhor areão pra eles? Quando comprei foi do Continente, porque era do mais barato (já que tinha de comprar tudo)... Mas sei que há melhores...
Obrigado pela paciência... :oops: :roll: :oops:
Sei que são dúvidas meio básicas, mas nenhum dos meus colegas se preocupam tanto... Pra eles é só whiskas e comida caseira e 'tá a andar!' e não é isso que quero fazer com a minha gatinha. ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta out 30, 2003 10:40 am

Olá.

Se gatinha anda pela casa toda e é activa, é mt bom que assim seja...sinal de que é cusca ( normal dos felinos ) e se é activa tb é bom sinal...é prq é saudável ;) :D .

Qnt a dar-lhe comida, não percebi mt bem onde quer chegar, mas deduzo que seja para saber sobre uma boa ração... será ? É que dentro da gama de vet e Pet-Shops, há várias e a que dou ( ou pelo menos tento dar ) á Leo, é a Júnior da R.C.

Qnt ao areão, eu uso marcas de preços baixos prq tenho 5 gatos, mas se só tivésse 1, claro que usaria uma perfumada, esterilizada, etc... ;) , apesar que as que uso, dou-me mt bem com elas ( ou por outra : elas dão-se bem com ...) ;) :lol: .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jonniboy
Membro Veterano

quinta out 30, 2003 10:44 am

Olá!
Pois, por acaso depois de ter lido o texto vi que não me tinha explicado bem! :oops: Mas obrigado pela resposta!
O que eu quero saber é se a comida deve ser tirada ao fim de algum tempo depois de a termos posto na tigela. É que por enquanto não tenho a noção daquilo que ela come de cada vez, portanto é provável que sobre sempre um bocado! :)
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

quinta out 30, 2003 10:52 am

Oi Jonniboy,

É assim, em relação ao litter eu tb uso marca continente pois acho que é perfeita.Para além de ser mais barata é eficaz e não prejudica em nada os nossos amiguinhos. ;) Claro que há melhores, com melhor aspecto e tal, mas acho que não tem problema algum a do Continente. :lol:
Em relação à ração, aí o caso muda de figura.As marcas vendidas nos supermercados não são as melhores e é mais aconselhável ires a uma pet shop pois tem marcas melhores (Purina Pro Plan, Royal Canine, Hills, etc.)
Que bom que a sua peludinha já está boa.

Beijinho ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 30, 2003 11:00 am

Olá

Que marca de ração estás a usar? Cada marca diz a quantidade diária e tem um copo para medires. O vet da Amélia recomendou que eu dividisse em 3 refeições (pequeno almoço, almoço e jantar) a dose diária. Pois, assim ela tem horários para comer e quando for crescendo não está sempre a pedir comida e o que a impede de engordar demasiado.
Claro que ela não come tudo a correr, nunca lhe tiro a ração, mas normalmente a meio da manhã e a meio da tarde já não tem comida e antes de se deitar acaba o jantar ;)
Mas, há vets que dizem para se ter sempre a comida á disposição. Mas dá só a dose recomendada.
para além disso deves lavar sempre as tacinhas da água e da comida, pois eles quando comem deixam odores nas taças dos quais depois não gostam e não comem.

Quanto à areia eu uso uma aglomerante, que acho excelente. É um bocadito cara, mas dura 1 mês, tudo o que eles fazem fica aglomerado e é só recolher com uma pá e deitar fora, a areia restante está sempre limpinha.

Beijokas
kathleen
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quinta out 30, 2003 11:04 am

Ola Jonniboy

Quanto a tua pergunsta sobre a periodicidade da ração eu deixo-a disponivel o tempo inteiro ... tambem tenho uma pequenina que come pouco de cada vez, dou-lhe Royal Canin Junior, os outros comem Royal Canin Indoor ...
Como não tenho tempo para dar comida a horas certas optei por ter sempre ração seca e muita agua frequentemente mudada ... nunca tive um gato a precisar de ração especial por alguma doença por isso não me preocupo ...
Quanto ao areão uso marca Carrefour perfumado, é muito bom e barato e como tenho 5 gatos so em periodos de férias ou quando algums foi esterilizado uso cristais de silica pois no meu caso sai mais caro ...

Jokas
ChinaBlue
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

quinta out 30, 2003 11:07 am

Olá!

Em relação à comida, normalmente tento não pôr muito de cada vez, porque sei que se elas não comerem tudo em principio já não comem e ficam à espera que eu ponha mais (e não estou a falar de muito tempo depois). Penso que também tem a ver com o facto das rações terem um cheiro muito intenso que elas gostam. Vario bastante.

Em relação à areia, uso a do dia%. É boa e barata! :D ;)

Bjs,
Rita
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

quinta out 30, 2003 11:18 am

Olá,

Em relação à comida, eu deixo o prato sempre cheio. Mal não lhe faz, e o Gizmo até precisa de engordar! :D

Os meus gatos até têm daqueles comedouros destribuidores para a ração seca que está sempre cheio, basta eles mexerem com a patinha que a comida sai.

Quanto à areia, eu prefiro a de sílica, além de durar mais tempo, não tem pó, nem é perfumada, o que pode causar certas alergias a médio prazo. Mas é só a minha opinião.

Beijokitas,
Filipa

PS pergunte tudo o que quiser, é sinal que se interessa pelo bem estar da sua menina!! ;)
bea_72
Membro
Registado: quinta jul 18, 2002 3:34 pm
Localização: 1 cão (pequines) o baltinha, 3 gatas (srd): mélinha, serafina e forrest.

quinta out 30, 2003 11:43 am

Bom dia Jonniboy,

qt à areia eu uso a everclean. Vende-se em Vets e lojas de animais, é mais cara que a dos hipers mas é bastante boa e uma caixa de 10Kg dura 3 semanas (no meu caso). É aglomerante, só tiras o que eles fazem e deitas um pouco + de areia para repor a que se retirou.

No que diz respeito à ração, como se trata de um gato em crescimento, o conselho que a minha vet costuma dar, para estes casos, é deixar à disposição a quantidade diária recomendada ( ou se quiseres, um pouqinho mais).
Com as minhas gatas, que já são adultas, o que faço é repartir a quantidade diária em 2 vezes , de manha e à noite. Assim, habituei-as a comer a uma dada hora, e não comem + do que devem. Além disso, como foram retiradas da rua e não estavam sociabilizadas esta rotina serviu para alguma aproximação entre nós, pois àquela hora vêm ter comigo, andam atrás de mim na cozinha enquanto preparo os pratos (costumo demorar algum tempo nesta parte, propositadamente), e vou falando com elas
Outra coisa importante, tenho sempre àgua disposição, e os pratos são lavados todos os dias.

Bea
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

quinta out 30, 2003 12:04 pm

Olá,

Ultimamente e porque o vet é da opinião que os meus gatos estão gordos (apesar de dar-lhes apenas a dose recomendada em 2 refeições), quando acabam de comer retiro-lhes o prato. Agora acho que é precisamente por lhes tirar o prato que andam sempre loucos atras de mim a pedinchar comida! Tadinhos...agora dou-lhes menos um bocadinho, e acho que eles ficam com fome! Quando acabar este saco vou comprar ração light.

Quanto à areia normalmente uso uma vegetal que tem um grande inconveniente: a medida que se vai desfazendo (quando está gasta fica tipo serrim) os gatos sujam os tapetes e o chão com areia pelo que é necessário estar sempre a varrer! Também opto muitas vezes pela de silica, mas confesso que faz-me confusão quando fica amarela :roll:

Aqui há dias enquanto fazia compras reparei numa areia nova. Não me recordo o nome, mas era uma caixa super leve, com bolinhas brancas tipo cal ou giz. Comprei e digo-vos aquilo é super absorvente e mantêm-se sempre branquinha :o , no entanto liberta um pó asfixiante e os meus gatos ficaram com o pelo todo àspero pelo que desisti de utilizar esta areia.

Acho que as normais de gravilha não têm grande capacidade de absorção e para além disso libertam cheiros desagradaveis.

Já agora queria congratular o Jonniboy pelo cuidado que demonstra ter com a sua gatita! Assim é que é! :D

Picola
CatarinaJ
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 2:03 pm
Localização: 2 gatas: Emilia e Maga (Europeu Comum)e um cão: Klaus (rafeiro...muito rafeiro)

quinta out 30, 2003 12:36 pm

Pois é...tu és mesmo um dono fantástico... a tua Pantufa deve ter orgulho em ti!
As tuas questões são sempre importantes: mais vale perguntares, do que fazeres mal!
As minhas meninas como só têm 4 meses têm sempre comida à "discrição"... quanto à areia...eu (elas! :oops: ) já experimentei do LIDL, do Continente, e esta última é do Carrefour...e na minha opinião é a melhor (dentro destas marcas brancas, é claro!)...
Espero ter ajudado.

Beijinhos!
jonniboy
Membro Veterano

quinta out 30, 2003 1:09 pm

Xiii!!! Corei!! :oops: :oops:
Obrigado!
Por enquanto ainda tou a dar as amostras de Eukanuba que a vet me ofereceu. São embalagens de 60g. Misturo-as com um pouco da comida da whiskas que já tinha aberto e não quis deitar fora. As outras coisas da whiskas que ainda não tinha aberto dei a uma colega minha que diz que os gatos gostam muito (a Pantufa não comia praticamente nada das latas).
A areia aglomerante funciona bem com os cócós? Não deixa cheiro?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 30, 2003 2:26 pm

Olá

Deves passar a dar-çhe apenas de uma ração e a dose diária recomendada, nada mais. Só se ela não aumentar o peso e a vet a achar magra é que lhe deves dar mais. Senão mais tarde pode-se tornar uma gata demasiado comilona.

A areia aglomerante não deita cheiro nenhum e funciona bem com os cocos sim.

Beijokas
Kathleen
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quinta out 30, 2003 2:43 pm

Olá jonniboy
Embora tudo já tenha sido dito, aqui vai a minha opinião:
Em relação às pedrinhas eu uso ou a do lidl ou a do carrefour, são mais baratas e para mim fazem o mesmo efeito, já usei daquelas aglomerantes, mas o tigrinho não achou muita graça, o que a mim me deu imenso jeito pois é relamente carota :oops: :o
Em relação à comida a única coisa que eu lhe dou do supermercado são aquelas embalagens de comida mole , que ele adora mas é como mimo, ou seja só lhe dou um bocado ao fim de semana, de resto come ração comprada no vet ou numa loja, sinceramente não me lembro da marca, pis quando comprei a 1ª vez deram-me uma caixa grande com tampa e eu deito tudo lá para dentro e deito a embalagem fora. O vet disse-me que até o Tigrinho fazer um ano de idade que devia ter sempre comida à disposição, e eu assim fiz, mas agora como foi castrado e eu não quero que ele engorde tenho estado a reduzir gradualmente, e faço como a Katheleen disse, divido em 3 refições diárias, mas a Pantufa ainda é bébé não é? Precisa ainda de comer bastante.
Depois por vezes e como o Tigrinho é muito guloso petisca um bocadinho de outras coisas, um quadradinho de fiambre, uma lambidela na sopa de cenoura e quando como atum deixo-lhe um bocadinho para ele. ele fica doido, mas este tipo de coisas é uma vez de vez em quando, só mesmo como petisco.
Parabéns pela maneira como está a tratar a Pantufa
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

quinta out 30, 2003 5:55 pm

Kathleen Escreveu:
para além disso deves lavar sempre as tacinhas da água e da comida, pois eles quando comem deixam odores nas taças dos quais depois não gostam e não comem.
Sempre a aprender, obrigada Kathleen...não sabia disso
Olá jonniboy, parabéns pelo empenho, a pantufa tem muita sorte...
Eu também me sinto novata, o Merlin é o meu primeiro gato e o fórum tem-me ajudado muito... neste tópico já aprendi mais uma coisa... ;)
Eu uso a areia do Carrefour, acho excelente...
Quanto à comida, deixo sempre à disposição do Merlin e ele não come tudo de uma vez, mas noto que é quando "reforço a dose" que ele vai lá com mais apetite, deve ser porque o cheiro está mais forte por ter saido da embalagem fechada (com uma mola)...Ele come mais à noite do que durante o dia...aliás, antes de ir para a cama ele "ceia" sempre... :D
A água está sempre disponível (em 3 locais diferentes...) mas o que ele gosta mesmo é de uma torneira aberta....e beber directamente da torneira... :o :o :o

Beijinho e ronrons do Merlin
Roxanne
Responder

Voltar para “Gatos”