Dar comer a gatos de rua

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

phalcon
Membro Veterano
Mensagens: 251
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Muitos gatos...e o cão BiKas
Contacto:

sexta out 31, 2003 12:07 am

Preciso da vossa ajuda com o seguinte :
A minha sogra assim como 2 outras senhoras dão há vários anos comida a uma colonia de gatos de rua.
Todos os dias elas alternam entre elas e lá vão colocar comida seca , água fresca e também comida de lata.
Acontece que nestas ultimas semanas um vizinho resolveu embirrar com elas. Começou por lhes dizer que era proibido por lei alimentar os gatos de rua e que se elas não desistissem ia chamar a policia. Despeja os recipientes da água e pontapeia a comida. Passou a estar sempre alerta para ver quando lá vão e já por diversas vezes chamou a policia.
Todas elas já foram abordadas por um agente da policia municipal que lhes disse que ao 3º aviso que lhes faça vai ter de as multar com uma multa no valor de 500 euros. Já vão no 2º aviso.
Será que alguém sabe alguma coisa sobre essa lei ?
O ideal era tirar os gatos dali mas para aonde com as instituições que normalmente os recebem a abarrotar.
Isto passa - se em Lisboa .
Se puderem ajudar digam -me como.
Obrigado.
Fiquem bem
Ana
aflbs
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Localização: Mtos gatos e mtos cães!

sexta out 31, 2003 12:19 am

Quanto a essa lei, não lhe sei dizer nada. Já experimentou consultar o Advogado aqui da Arca? Mas não me parece que a polícia possa multar numa situação destas :?

Quanto aos gatos e a atitude desse...sujeitinho, será que não dará para colocar a comida num local mais afastado, de modo a que não incomode esse...sujeitinho?

Pois, as Associações não são a melhor solução, a não ser que eles sejam apadrinhados. Já pensaram nisso? São muitos gatos?

Beijokitas,
Filipa
phalcon
Membro Veterano
Mensagens: 251
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Muitos gatos...e o cão BiKas
Contacto:

sexta out 31, 2003 12:36 am

Devem ser cerca de 20 gatos.
A comida tem sido mudada de sitio mas sem exito.
E o individuo não deve dormir pois elas já lá foram pôr comer ás 6 da manhã e outras vezes á meia-noite e mesmo assim há problemas.
Fiquem bem
Ana
Grunfas
Membro
Mensagens: 143
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm
Localização: 2 cães (Farrusco e Ziga) 2 gatos (Bubu e Spirou)

sexta out 31, 2003 9:58 am

Concordo com a Filipa, o melhor é perguntar ao advogado cá da Arca... eu também nunca ouvi falar em tal lei... Se existir é completamente ridícula! O estado em vez de ter leis destas devia era preocupar-se em apoiar as instituições que recolhem animais... se ajudassem arranjando veterinários que esterilizassem por exemplo, seria tudo muito mais fácil.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta out 31, 2003 10:16 am

Olá

Não tenho conhecimento dessa lei. mas, é bem possível que exista pois se pensarmos bem ao alimentarem-se animais de rua permitindo que eles continuem na rua, eles vão-se propagar e isso pode constituir um problema de saúde pública. A ideia da lei é sempre que todos os animais abandonados sejam apanhados e levados para o Canil Municipal e ai já sabemos qual vai ser o fim deles...

De qualquer forma, o vizinho que deita fora a água e pontapeteia a comida também deve estar a incorrer em algum tipo de crime. Não sei bem qual.

Será que não há a possibilidade de se recolherem esses gatos para serem esterilizados e se tentarem dar para adopção?

Beijokas
kathleen
mai-mai
Membro Veterano
Mensagens: 732
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

sexta out 31, 2003 10:36 am

Olá,


Por muito que eu não concorde com ela, essa Lei é municipal e existe em várias Câmaras, creio que a de Lisboa foi a pioneira, por exemplo na da Amadora tenha a certeza que existe e as coimas são realmente elevadas, já vi afixado 500€, até para dar de comer aos pombos! Só que, felizmente? ( ? é por que podem existir dúvidas se a solução do problema se resolve assim, conforme a Kathleen diz) as pessoas continuam a dar de comer aos gatos e, pelo menos na minha zona, nunca ninguém pagou nada. Tenho uma vizinha que alimenta os gatos e dá a pílula às gatas para que não nasçam mais infelizes, já adoptou 3 e tenta sempre arranjar donos para os que aparecem, mas o certo é que com o tratamento não têm nascido muitos, os que aparecem são resultado de abandonos criminosos.


Bjs


Mai-mai
phalcon
Membro Veterano
Mensagens: 251
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Muitos gatos...e o cão BiKas
Contacto:

sexta out 31, 2003 11:29 pm

Olá
Pois elas também têm dado a pilula e os nascimentos têm estado mais ou menos controlados.
Todas elas já recolheram alguns , a minha sogra tem 7 gatos em casa as outras senhoras não sei quantos mas também já recolheram alguns.
Eu tenho 2 que vieram de lá e algumas vezes que houve bébés consegui -se arranjar quem ficasse com eles.
Claro está que os que lá estão agora são adultos e sabem da dificuldade em arranjar donos para gatos de rua e adultos para além disso nem todos são muito sociáveis.
Já pus a questão ao advogado da arca , aguardo resposta.
Obrigado
Fiquem bem
Ana
Ninita2
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm
Localização: Kito, Sushi, Ninita, Aleusha

sábado nov 01, 2003 11:08 am

Realmente..... :x é mesmo à portuguesa. Que maneira tão simples de virar as costas ao problema! Vamos lá multar as pessoas que dão de comer aos animais. Realmente..... Fiquei sem palavras. É assim que se ajudam os animais? Bem se diz que o grau de civilização de um povo se mede pela forma como trata os animais. Pobres bichos :(
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 01, 2003 11:20 am

Ninita2 Escreveu: Realmente..... :x é mesmo à portuguesa. Que maneira tão simples de virar as costas ao problema! Vamos lá multar as pessoas que dão de comer aos animais. Realmente..... Fiquei sem palavras. É assim que se ajudam os animais? Bem se diz que o grau de civilização de um povo se mede pela forma como trata os animais. Pobres bichos :(
Vamos pensar por um momento. Sem estar a falar de ninguém, eu quando vivia em Lisboa lembro-me de n pessoas que atiravam todos os dias sacos de plástico ou jornais com comida para os telhados e quintais rés do chão dos prédios para alimentar os gatos. Acha isso correcto ? Ficar com o telhado coberto de comida podre ? E não são tão poucos como isso. A policia faz o que é o correcto.

A pessoa que se queixa por sistema, ao espalhar a comida também está a sujar a via pública pelo que deveria levar um apertão, pode ser uma vendetta dessas ou alguém que tem a sua casa sempre suja do que lhe deixa à porta, não sei.

P que é verdade ´+e que a melhor forma de ajudar os gatos é apanhá-los um a um e castrar/esterilizar a malta toda, porque senãos e fizer isso com toda a gente, apoesar da boa vontade, está-se a potenciar o aumento exponencial de uma colónia.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Ninita2
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm
Localização: Kito, Sushi, Ninita, Aleusha

sábado nov 01, 2003 11:43 am

CasadeAnaval Escreveu: Vamos pensar por um momento. Sem estar a falar de ninguém, eu quando vivia em Lisboa lembro-me de n pessoas que atiravam todos os dias sacos de plástico ou jornais com comida para os telhados e quintais rés do chão dos prédios para alimentar os gatos. Acha isso correcto ? Ficar com o telhado coberto de comida podre ? E não são tão poucos como isso. A policia faz o que é o correcto.

A pessoa que se queixa por sistema, ao espalhar a comida também está a sujar a via pública pelo que deveria levar um apertão, pode ser uma vendetta dessas ou alguém que tem a sua casa sempre suja do que lhe deixa à porta, não sei.

P que é verdade ´+e que a melhor forma de ajudar os gatos é apanhá-los um a um e castrar/esterilizar a malta toda, porque senãos e fizer isso com toda a gente, apoesar da boa vontade, está-se a potenciar o aumento exponencial de uma colónia.
Desculpe, mas para dar de comer aos animais (por acaso onde moro não há nenhuma colónia de gatos, nunca fiz isso) não é necessário fazer essa porcaria toda. Já morei em sítios onde de facto existiam colónias de gatos de rua, e havia quem fizesse as coisas bem, e quem fizesse as coisas mal. Uma coisa é sujar a via pública e a propriedade dos outros, outra coisa é uma pessoa deixar comida numa tigela e depois recolhê-la, sem fazer qualquer porcaria. E de mais a mais, a maioria destas pessoas que têm pena dos bichos não têm condições para agarrar neles todos e levá-los ao veterinário. Isso devia ser tabém uma preocupação das câmaras, em vez de virarem as costas ao problema que são os animais abandonados, e depois esperarem que todos nós fechemos os olhos também, ora essa!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 01, 2003 12:24 pm

Concordo que não é preciso fazer essa porcaria mas muita gente o faz. Daí que estou a dizer a razão da policia municipal multar as pessoas, em Campo de Ourique existia muito o hábito de atirar os restos para os telhados onde os gatos andavam.

É proibido alimentar por sistema alguns animais, como os gatos e pombos devido a eles reproduzirem-se exponencialmente em condiç~eos favoráveis e nesses números são um risco de saúde pública. ( sem falar no sofrimento dos animais quando atingem o ponto máximo de saturação e começam a morrer de fome)

Não estou a dizer que estas pessoas levem os gatos todos ao veterinário elas mas que deve.se tentar procurar uma forma de esterilizar todos os gatos. Por exemplo perguntando à CATUS.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Grunfas
Membro
Mensagens: 143
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm
Localização: 2 cães (Farrusco e Ziga) 2 gatos (Bubu e Spirou)

sábado nov 01, 2003 12:53 pm

Já castrei alguns gatos do meu bolso, mas infelizmente não tenho meios para mais... e é realmente triste que não haja nenhuma entidade que tenha apoio estatal para isso. As câmaras municipais são capazes de gastar dinheiro em coisas que por vezes se revelam inúteis, mas ajudar em casos destes, nada! É que há tanta gente que se prontificaria a ajudar caso houvesse apoio monetário! Eu não me importava nada de andar a apanhar gatos, levá-los onde fosse necessário para os esterilizar e mesmo tratar deles enquanto não pudessem voltar para a rua, bastava que todas entidades que pudessem ajudassem um pouco.
Quanto à CATUS desisti. Há seis meses que disse que tinha uma gata para castrar (uma!) e até agora nada... continuo sempre a insistir e nada. Mas até aqui muito bem, eles dependem também de fundos que são escassos e fazem o melhor que podem, o pior é ver outros gatos/as que aparecem depois dos meus a ser castrados...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 01, 2003 1:19 pm

Grunfas Escreveu: o pior é ver outros gatos/as que aparecem depois dos meus a ser castrados...
Mas está a falar de gatos seus ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 01, 2003 1:19 pm

Grunfas Escreveu: o pior é ver outros gatos/as que aparecem depois dos meus a ser castrados...
Mas está a falar de gatos seus ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

sábado nov 01, 2003 4:43 pm

Olá,

Antes de conseguir apanhar a minha gata Mia, também a alimentei durante 2 meses. A maior parte das vezes ela comia comigo lá, depois retirava a comida e ia-me embora. Mas algumas vezes tive que deixar lá a comida e percebi que a tiravam de lá sem a deixar comer. E não a tiravam para limpar o chão porque o que faziam era atirar a comida toda para valeta de baixo dos carros, espalhando-a toda pela rua. Ficava bastante revoltada com a situação até que uma vez vi a senhora a fazer isso e fui falar com ela.

Depois de conversar percebi que ela fazia aquilo não porque odiasse animais, mas porque tinha medo que acontecesse o mesmo que a uma gata que ali viveu uns anos antes, também alimentada por algumas pessoas que entretanto teve gatinhos, os quais ela não conseguiu dar todos, uns acabaram por morrer e mãe gata também morreu atropelada. Ela não queria reviver esta situação toda outra vez.

Expliquei-lhe que minha intenção era tentar apanhar a gata, mas que ainda não tinha conseguido. No dia em que a apanhámos ela até nos ajudou (facilitando a entrada no local onde a gata estava) e no fim ficou muito contente que tivéssemos ficado com ela.

Não sei se já o fizeram, mas não será melhor falar com o tal senhor com muita calma, dizendo que estão a tratar do assunto, nomeadamente já falaram com algumas instituições para ver se conseguem arranjar outro local para os gatos, que eles já são muitos mas em principio não se desenvolvem mais porque as gatas tomam a pílula, mas que deixar de dar comida não é solução. Não sei, às vezes as pessoas não são tão más como parecem e às vezes falando calmamente elas até podem entender a situação. Não sei...há gente realmente sinistra, mas pode ser uma solução.

Espero que corra tudo para os gatos que não têm culpa nenhuma do que está a acontecer.
Responder

Voltar para “Gatos”