Moderador: mcerqueira
Eu também já pensei nessa situação, até porque depois da esterilização, só iria dá-la depois de totalmente recuperada, e apesar do que aconteceu ontem com a pequenina, não é bem isso que me preocupa, até porque a outra levou logo uma sapatadinha de volta, mas isso eu já estou habituada entre elas todas. O que me preocupa mesmo é a Maria, é mesmo como se fosse um felino a querer atacar a sua presa, um destes dias, numa tentativa de aproximação, só tive tempo de agarrá-la pelo lombo e a outra conseguiu fugir. Eu entro no quarto para tratar da Mel, e quando saio, lá está a Maria logo a jeito para entrar. Ainda não assisti a uma verdadeira briga entre gatos, e confesso que tenho pavor que isso aconteça. Hoje vou ao vet com o gatinho branco da minha tia, o que está cego dum olhinho, ontem reparei que está inchado à volta, e aproveito para questioná-lo de novo. Ando com o coração bem apertadinho, ainda por cima, o meu marido tá farto de me dar nas orelhas...Tassebem Escreveu:AlexPat, tem aí uma situação mesmo complicada. Felizmente, e embora também tenha cá em casa casos de amor-ódio, nunca se chegou a extremos desses. Uma sugestão antes de optar por dar a gatinha: não quer esterilizá-la e ver se os comportamentos se mantêm depois, dando uma margem de tempo razoável?
Está, aí um mês depois de estar lá em casa e que vi que não apareciam os donos, esterilizei-a. Uns dias depois da Mel estar lá em casa, comecei a deixá-la sair aos poucos, e cheguei a ver as 2 em cima da minha cama e debaixo da cama,ao mesmo tempo, que é nada mais, nada menos que o local preferido da Maria, que é pouco sociável e passa o tempo no meu quarto. Deve ser uma questão de territorial, a dada altura, vejo a Maria a correr atrás da Mel direito ao andar de cima, uma grande algazarra e a Mel consegui esconder-se debaixo de um móvel, de onde me vi aflita para a tirar, a partir daí, estragou-se tudo.seal Escreveu:E a outra está esterilizada?
Vai ver que se ambas forem esterilizadas a animosidade diminui
sxmota Escreveu:Alexpat, tive um problema semelhante com um gato jovem, que a Chamarrita, a primeira gata, nunca aceitou. Fazia-lhe a vida negra, pregava-lhe sustos de morte, armava-lhe emboscadas. Ela com um ano, ele com 8 ou 9 meses, ambos esterilizados. O desgraçado só tinha descanso quando eu me fechava com ele no escritório, fora isso passava a vida aterrorizado, ora escondido debaixo do sofá, ora dentro da transportadora (ela por vezes nem o deixava sair...). Ainda por cima era um gato apanhado na rua já com 3 ou 4 meses, era dócil mas tímido e arisco com estranhos. Com os outros 2 gatos nunca houve problemas, foi aceite, mas a gata realmente... era malvada com ele. Era terrivelmente stressante para todos e tive mesmo de o dar, depois de 2 meses infernais.
O facto de a sua mãe dormir na sala com a gata não significa que se esteja a apegar; simplesmente preocupa-se, sente-se responsável pelo bem estar da gata e sacrifica-se em prol da paz doméstica, em vez de sacrificar os gatos... É louvável. No seu lugar, esterilizava a gatucha e tratava de a começar a divulgar. E continuaria a mantê-la separada dos outros, tendo essa possibilidade. Assim, além de dar sossego, poderá ainda ajudar outros casos que lhe mereçam importância.
imagino, sim.Alexpat Escreveu: Sinto uma tristeza que nem imagina, não pensei que as coisas corressem assim, de qual forma é bom poder partilhar com quem nos compreende.
Pois, mas o problema é mesmo dá-la, já esgotei as minhas possibilidades com colegas e amigos. Estou disposta a esterilizá-la, para ficar mais tranquila em relação a futuras ninhadas, mas mesmo sendo linda, ainda não apareceu ninguémleeii Escreveu:Era terrivelmente stressante para todos e tive mesmo de o dar, depois de 2 meses infernais.
É de uma briga dessas que eu tenho pânico, e ainda por cima são as 2 grandonas, mais a Maria, e embora eu já lhes tenha cortado as unhas, ainda continuam bem grandes. E ainda por cima, sou muito maricas, não as podia ver com um arranhãnzinho, quanto mais todas magoadas, caia logo para o ladoBetaPat Escreveu:Já passei por uma situaçãop dessas.
Adotei uma gatinha quase da idade do meu gato. Deram-se tão mal que todas as semanas ia um para o vet com orelhas rasgadas, garras arrancadas, artranhões fundos, etc. Tinha de os manter fechados cada um em seu quarto mas, qd abria a porta e não conseguia fechar tão depressa quanto a fúria deles, pegavam-se com tal força que só despejando água (bastante) conseguia separa-los. Durou quase 3 meses a tentativa de reconcilia-los sempre com um stress enorme.
Com muita pena minha, pq a gata era meiga e gostava dela, tive que a entregar de novo à fat. A culpa foi do meu que não suportava concorrência cá em casa.
Obrigado, mas com a velocidade que ela entra no quarto, nem tinha tempo de cheirar nada, a outra está sempre alerta quando entro no quarto e se se apercebe dela, foge logo para o parapeito da janela que é daqueles baixinhos. O que lhe valeu já por 2 vezes foi o cortinado ser muito grosso, uma das vezes, a Maria ficou mesmo lá pendurada pelas garras...maraya Escreveu:Que situação tão chata
Já lhe deram quase todas as sugestões que conhecia..
A única coisa que nao falaram foi do difusor "Feliway" talvez ajude um pouco...
Se vir que nada resulta, pense em si e nas suas gatinhas que já moravam aí e tente arranjar um dono á altura dessa nova menina
Boa sorte! Vá dando notícias