Não sei o que fazer com a Mel

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

segunda fev 20, 2012 12:35 pm

Como já referi nos petsites criados, a Mel era uma gatinha de rua que já alimentava há algum tempo, e com a aproximação do inverno, e altura dos cios, resolvi acolhê-la, até que já tinha feito o mesmo com a sua filhota, a Fôfinha. De inicio pensei em colocá-la para adopção, mas tinha uma barriga tão redondinha, que pensei que já tivesse à espera de filhotes, o que não se veio a confirmar. Fui-me afeiçoando a ela e por mim ficava, mas a Maria não lhe dá tréguas e ontem, até a Pequenina que é uma meia-leca, apanhou-a a dormir no sofá ao meu lado, pensei que fosse apenas cheirá-la, mas deu-lhe foi uma valente sapatada que até lhe arrancou pêlo. Desde o dia 23 de Dezembro que está fechada no quarto da minha filha, trago-a cá para fora uns bocadinhos quando posso, mas tenho de fechar a Maria, mas ela já tem tanto medo, que assim que pode, passa-se para o quarto para o cantinho dela. Não é solução, e procuro para ela um doninho 5* e estou disposta a pagar a esterilização dela. Eu sei que não está fácil, mas ela é uma gatinha linda e muito meiguinha, todos os outros pequeninos dei a pessoas conhecidas e tenho noticias deles quase todos os dias e vejo fotos. Garanto-vos que para mim não é nada fácil. Até o vet me alertou que as tinha de manter separadas. Agradeço a quem possa ter alguém conhecido e de confiança, que me dê uma mãozinha, ou que simplesmente me dê alguma ideia que eu não tenha já tentado... :( :( :(
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda fev 20, 2012 3:50 pm

AlexPat, tem aí uma situação mesmo complicada. Felizmente, e embora também tenha cá em casa casos de amor-ódio, nunca se chegou a extremos desses. Uma sugestão antes de optar por dar a gatinha: não quer esterilizá-la e ver se os comportamentos se mantêm depois, dando uma margem de tempo razoável?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

segunda fev 20, 2012 4:26 pm

E a outra está esterilizada?
Vai ver que se ambas forem esterilizadas a animosidade diminui
Alexpat
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 4:46 pm

Tassebem Escreveu:AlexPat, tem aí uma situação mesmo complicada. Felizmente, e embora também tenha cá em casa casos de amor-ódio, nunca se chegou a extremos desses. Uma sugestão antes de optar por dar a gatinha: não quer esterilizá-la e ver se os comportamentos se mantêm depois, dando uma margem de tempo razoável?
Eu também já pensei nessa situação, até porque depois da esterilização, só iria dá-la depois de totalmente recuperada, e apesar do que aconteceu ontem com a pequenina, não é bem isso que me preocupa, até porque a outra levou logo uma sapatadinha de volta, mas isso eu já estou habituada entre elas todas. O que me preocupa mesmo é a Maria, é mesmo como se fosse um felino a querer atacar a sua presa, um destes dias, numa tentativa de aproximação, só tive tempo de agarrá-la pelo lombo e a outra conseguiu fugir. Eu entro no quarto para tratar da Mel, e quando saio, lá está a Maria logo a jeito para entrar. Ainda não assisti a uma verdadeira briga entre gatos, e confesso que tenho pavor que isso aconteça. Hoje vou ao vet com o gatinho branco da minha tia, o que está cego dum olhinho, ontem reparei que está inchado à volta, e aproveito para questioná-lo de novo. Ando com o coração bem apertadinho, ainda por cima, o meu marido tá farto de me dar nas orelhas...
Alexpat
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 5:05 pm

seal Escreveu:E a outra está esterilizada?
Vai ver que se ambas forem esterilizadas a animosidade diminui
Está, aí um mês depois de estar lá em casa e que vi que não apareciam os donos, esterilizei-a. Uns dias depois da Mel estar lá em casa, comecei a deixá-la sair aos poucos, e cheguei a ver as 2 em cima da minha cama e debaixo da cama,ao mesmo tempo, que é nada mais, nada menos que o local preferido da Maria, que é pouco sociável e passa o tempo no meu quarto. Deve ser uma questão de territorial, a dada altura, vejo a Maria a correr atrás da Mel direito ao andar de cima, uma grande algazarra e a Mel consegui esconder-se debaixo de um móvel, de onde me vi aflita para a tirar, a partir daí, estragou-se tudo.
Eu tenho muito pouco tempo, e cuidar dos filhos, da casa, e de tanto animal, não é fácil, ainda por cima nenhum deles pediu para ir para lá, ainda assim tento dar-lhes toda a atenção e todo carinho possível, e não consigo fazer nada destas duas :( :( :(
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

segunda fev 20, 2012 7:49 pm

Alexpat, tive um problema semelhante com um gato jovem, que a Chamarrita, a primeira gata, nunca aceitou. Fazia-lhe a vida negra, pregava-lhe sustos de morte, armava-lhe emboscadas. Ela com um ano, ele com 8 ou 9 meses, ambos esterilizados. O desgraçado só tinha descanso quando eu me fechava com ele no escritório, fora isso passava a vida aterrorizado, ora escondido debaixo do sofá, ora dentro da transportadora (ela por vezes nem o deixava sair...). Ainda por cima era um gato apanhado na rua já com 3 ou 4 meses, era dócil mas tímido e arisco com estranhos. Com os outros 2 gatos nunca houve problemas, foi aceite, mas a gata realmente... era malvada com ele. Era terrivelmente stressante para todos e tive mesmo de o dar, depois de 2 meses infernais.

O facto de a sua mãe dormir na sala com a gata não significa que se esteja a apegar; simplesmente preocupa-se, sente-se responsável pelo bem estar da gata e sacrifica-se em prol da paz doméstica, em vez de sacrificar os gatos... É louvável. No seu lugar, esterilizava a gatucha e tratava de a começar a divulgar. E continuaria a mantê-la separada dos outros, tendo essa possibilidade. Assim, além de dar sossego, poderá ainda ajudar outros casos que lhe mereçam importância.
Alexpat
Membro Veterano

segunda fev 20, 2012 8:56 pm

sxmota Escreveu:Alexpat, tive um problema semelhante com um gato jovem, que a Chamarrita, a primeira gata, nunca aceitou. Fazia-lhe a vida negra, pregava-lhe sustos de morte, armava-lhe emboscadas. Ela com um ano, ele com 8 ou 9 meses, ambos esterilizados. O desgraçado só tinha descanso quando eu me fechava com ele no escritório, fora isso passava a vida aterrorizado, ora escondido debaixo do sofá, ora dentro da transportadora (ela por vezes nem o deixava sair...). Ainda por cima era um gato apanhado na rua já com 3 ou 4 meses, era dócil mas tímido e arisco com estranhos. Com os outros 2 gatos nunca houve problemas, foi aceite, mas a gata realmente... era malvada com ele. Era terrivelmente stressante para todos e tive mesmo de o dar, depois de 2 meses infernais.

O facto de a sua mãe dormir na sala com a gata não significa que se esteja a apegar; simplesmente preocupa-se, sente-se responsável pelo bem estar da gata e sacrifica-se em prol da paz doméstica, em vez de sacrificar os gatos... É louvável. No seu lugar, esterilizava a gatucha e tratava de a começar a divulgar. E continuaria a mantê-la separada dos outros, tendo essa possibilidade. Assim, além de dar sossego, poderá ainda ajudar outros casos que lhe mereçam importância.

Vim há pouco do vet com um gatinho da minha tia e falei-le novamente da situação, e se ele achava que a esterilização iria resolver alguma coisa, e ele disse-me logo que achava que não, e para ter o cuidado de não as deixar sózinhas porque certamente a Maria vai atacar a outra. Tenho receio, estou sempre a avisar a minha filhota para ter cuidado com a porta.
Sinto uma tristeza que nem imagina, não pensei que as coisas corressem assim, de qual forma é bom poder partilhar com quem nos compreende.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

segunda fev 20, 2012 9:40 pm

Alexpat Escreveu: Sinto uma tristeza que nem imagina, não pensei que as coisas corressem assim, de qual forma é bom poder partilhar com quem nos compreende.
imagino, sim. :) faça o melhor para todos, não vale a pena estar a forçar a situação. Deitou a mão à gatinha, tratou dela; agora tem de pensar na qualidade de vida de todos os que habitam a casa, que parece estar a degradar-se. Cuide de si e dos seus. :)
Alexpat
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 9:40 am

leeii Escreveu:Era terrivelmente stressante para todos e tive mesmo de o dar, depois de 2 meses infernais. Imagem
Pois, mas o problema é mesmo dá-la, já esgotei as minhas possibilidades com colegas e amigos. Estou disposta a esterilizá-la, para ficar mais tranquila em relação a futuras ninhadas, mas mesmo sendo linda, ainda não apareceu ninguém :( :( :(
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quinta fev 23, 2012 9:43 am

Já passei por uma situaçãop dessas.
Adotei uma gatinha quase da idade do meu gato. Deram-se tão mal que todas as semanas ia um para o vet com orelhas rasgadas, garras arrancadas, artranhões fundos, etc. Tinha de os manter fechados cada um em seu quarto mas, qd abria a porta e não conseguia fechar tão depressa quanto a fúria deles, pegavam-se com tal força que só despejando água (bastante) conseguia separa-los. Durou quase 3 meses a tentativa de reconcilia-los sempre com um stress enorme.
Com muita pena minha, pq a gata era meiga e gostava dela, tive que a entregar de novo à fat. A culpa foi do meu que não suportava concorrência cá em casa.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta fev 23, 2012 10:03 am

Que situação tão chata :(
Já lhe deram quase todas as sugestões que conhecia..
A única coisa que nao falaram foi do difusor "Feliway" talvez ajude um pouco...

Se vir que nada resulta, pense em si e nas suas gatinhas que já moravam aí e tente arranjar um dono á altura dessa nova menina

Boa sorte! Vá dando notícias :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Alexpat
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 10:09 am

BetaPat Escreveu:Já passei por uma situaçãop dessas.
Adotei uma gatinha quase da idade do meu gato. Deram-se tão mal que todas as semanas ia um para o vet com orelhas rasgadas, garras arrancadas, artranhões fundos, etc. Tinha de os manter fechados cada um em seu quarto mas, qd abria a porta e não conseguia fechar tão depressa quanto a fúria deles, pegavam-se com tal força que só despejando água (bastante) conseguia separa-los. Durou quase 3 meses a tentativa de reconcilia-los sempre com um stress enorme.
Com muita pena minha, pq a gata era meiga e gostava dela, tive que a entregar de novo à fat. A culpa foi do meu que não suportava concorrência cá em casa.
É de uma briga dessas que eu tenho pânico, e ainda por cima são as 2 grandonas, mais a Maria, e embora eu já lhes tenha cortado as unhas, ainda continuam bem grandes. E ainda por cima, sou muito maricas, não as podia ver com um arranhãnzinho, quanto mais todas magoadas, caia logo para o lado :oops: :oops: :oops:

Vou mudar o texto nas adopções e dizer que estou disposta a esterilizá-la, pode ser que apareça alguém...
Alexpat
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 10:16 am

maraya Escreveu:Que situação tão chata :(
Já lhe deram quase todas as sugestões que conhecia..
A única coisa que nao falaram foi do difusor "Feliway" talvez ajude um pouco...

Se vir que nada resulta, pense em si e nas suas gatinhas que já moravam aí e tente arranjar um dono á altura dessa nova menina

Boa sorte! Vá dando notícias :wink:
Obrigado, mas com a velocidade que ela entra no quarto, nem tinha tempo de cheirar nada, a outra está sempre alerta quando entro no quarto e se se apercebe dela, foge logo para o parapeito da janela que é daqueles baixinhos. O que lhe valeu já por 2 vezes foi o cortinado ser muito grosso, uma das vezes, a Maria ficou mesmo lá pendurada pelas garras...
Alexpat
Membro Veterano

quarta mar 07, 2012 2:00 pm

Apareceu hoje uma doninha a querer ficar com a Mel, não me pareceu mal, se chegar a ir, vai ser menina unica, o que já é bom, a Sra disse-me que já tinha tido em tempos um gatinho, mas que tinha falecido, e que seria esterilizada porque tem uma sobrinha que é veterinária e que trataria logo disso. Pela conversa da Sra.pareceu-me boa pessoa e que gosta de animais, mas estou muito preocupada e triste então nem se fala, e sei que dificilmente voltarei a vê-la, se bem que é um mal menor, desde que ela seja bem tratada, mas isso nunca vou ter a certeza.
Quem já passou por situações idênticas, que precauções me aconselham a ter, para me certificar de que ela realmente fica bem entregue?
Agradeço a quem me possa dar umas dicas, ficou combinado levá-la no Domingo :cry: :cry: :cry:
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 07, 2012 3:37 pm

Eu começaria por tentar saber que sobrinha veterinária é essa e obter a morada da clínica ou serviço em que ela trabalha. Se existir, iria primeiro falar com ela sobre a tia que se candidata a adoptante.

Mas não descansaria sobre as referências que a sobrinha veterinária possa dar. Arranjaria um pretexto qualquer para ir a casa da tia adoptante, não vá revelar-se uma coleccionadora de gatos ou qualquer outra coisa pior.

Se tudo correr bem e o que vir e ouvir for satisfatório, felicidades para a gatinha.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Gatos”