Os gatos "fartam-se" da sua comida habitual?? Ajudem-me!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta out 31, 2003 12:09 pm

Olá a todos!
Já há muito que não participo no forum por falta de tempo e infelizmente hoje não é por boas notícias... :?
Tal como indico no assunto, os gatos podem fartar-se da comida que comem habitualmente? Desde que começou com a comida seca que a minha gata come Royal Canin, tendo evoluído de acordo com a idade, com as várias versões.
A minha preocupação é esta: há uns dias que não come como comia. Primeiro não me preocupei muito porque como ela sai à rua pensei que andasse a comer o que caçava e além disso continua com as atitutes normais, não lhe noto qualquer dificuldade ou sintoma suspeito. Por outro lado, observei-a a ir ao recipiente da comidinha dela, cheirar de longe e desistir, recuar! :(
A seguir dei-lhe daquelas amostras que nos mandam para casa da Whiskas que por acaso lá tinha e ela comeu algumas... Mas o que me preocupa mesmo é que ela não come com a regularidade e a quantidade que comia!
Outra situação é que até há três semanas eu ia almoçar a casa e agora não. Ou seja, ela passa mais tempo sozinha. Poderá ter alguma coisa a ver? Não sei se é impressão minha mas talvez a note mais carente de miminhos e colo, o que penso seja natural, tendo em conta que não a vejo à hora de almoço.
O que acham disto tudo?
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
picola
Membro Veterano
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

sexta out 31, 2003 12:31 pm

Olá Zirita,

Tanto quanto sei não é normal os gatos fartarem-se de comer a mesma coisa. É até aconselhável manter a mesma alimentação.
Já experimentou outro sabor?

Pode em alternativa mudar-lhe a ração gradualmente. Tente a Eukanuba ou Purina pro plan e misture com a RC.

Também é possivel que a sua Bê se sinta mais sozinha! Porque não lhe arranja uma companhia?

Picola
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta out 31, 2003 3:06 pm

Obrigada pela resposta Picola...
Pois realmente a ideia que eu tenho é essa, mas de qualquer modo hoje levo-lhe outras opções para ver a reacção.
Quanto ao arranjar-lhe companhia é complicado por motivos vários.
A minha preocupação tem mais a ver com hipóteses de qualquer tipo de doença. Vêem-se aqui tantas situações inesperadas e desesperantes!!!
Quem puder contribuir com situações semelhantes e explicações, agradeço! :roll:
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
MicasGirl
Registado: quarta set 17, 2003 9:56 pm

sexta out 31, 2003 4:06 pm

Olá Zirita,

Eu ouvi dizer que a RC mudou recentemente a fórmula das rações e que alguns gatos sentem essa diferença... poderá ser essa a razão? Tenta misturar amostras de outras rações com a actual comida para ver se lhe pega? Ou mistura-lhe petiscos?

A falta de companhia também pode ser uma razão para comer menos...provavelmente passa o dia a dormir e esquece-se de comer ;)

Conheço alguns casos de gatos que começaram a emagrecer e veio-se a descobrir que tinham diabetes. Mas estes gatos geralmente são gordinhos e sempre o foram nas suas vidas. E geralmente já são mais para o velhote... Outros sinais de diabetes é beberem muito, fazerem muito xixi.

Não sei que idade tem a tua gata mas a minha aposta vai mais para a alteração na fórmula da ração por isso não entres em pânico mas vai controlando a bichinha ;) ;)
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta out 31, 2003 4:37 pm

Olá Micas Girl
Ela tem agora 1 ano e 4 meses! Nunca foi gorda, sempre comeu mais ou menos 3 x por dia embora tenha sempre comida à disposição.
Mas vou ficar atenta e levar novos sabores de comidinha. Vamos ver... :roll:
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta out 31, 2003 5:06 pm

Olá

Alguns gatos fartam-se da comida e gostam de variar, mas não são muitos os casos.

No caso da sua gatinha a situação não me parece muito normal, pois ela sempre comeu bem e de repente deixou de comer. Aconselho-a a ir ao vet pois ela pode estar com algum problema.
Ela tem feito fezes normais?

Beijokas
Kathleen
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta out 31, 2003 5:24 pm

Olá Kathleen
Sim, tem feito, embora em menos quantidade. Também a vejo beber água... Enfim, muito esquisito não acha?
E a Amélia? Linda como sempre?
;)
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta out 31, 2003 5:47 pm

Olá

Eu acho o comportamento estranho. Pode estar mesmo com algum tipo de problema... Se fosse comigo levava-a ao vet.

A Amélia está boa e a ficar muito bonita com o pêlo a crescer mais.

Beijokas
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta out 31, 2003 8:25 pm

A seguir dei-lhe daquelas amostras que nos mandam para casa da Whiskas que por acaso lá tinha e ela comeu algumas... Mas o que me preocupa mesmo é que ela não come com a regularidade e a quantidade que comia!
será um problema de ração ou de saúde? também pode acontecer que a comida fique muito tempo no prato e perca o sabor.
zirita
Membro Veterano
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

sexta out 31, 2003 10:19 pm

Anjaazul a comida só fica na taça durante as horas que estou fora, ou seja, sensivelmente até às 18h. Nunca ponho muito para que isso não aconteça, mas nunca está vazio.
Mas tenho boas novidades: trouxe-lhe outra variedade da Royal Canin, da Eukanuba e da Purina e... :oops: mas não foi preciso mais. Cheirou-as e comeu a da Royal Canin! :p Dwcididamente é a que ela prefere. Já comeu razoavelmente, ou seja está a voltar ao normal, mas com outr versão. Enfim, veremos o desenrolar dos acontecimentos. Entretanto se tudo continuar bem ainda experimento a anterior para ver a reacção. Kathleen não cheguei a ir à vet considerando o facto de ela já ter comido e não haver quaisquer outros sinais de alarme, mas vou continuar alerta!
Estou mais descansda agora! Ufa!
<p>&nbsp;</p>
jonniboy
Membro Veterano
Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

sexta out 31, 2003 10:57 pm

Óptimo!
Ainda bem que já começou a petiscar mais!
Eu já tinha vindo a este tópico mas não tinha respondido porque não tenho muita experiência... Mas fiquei feliz por saber que já se começa a resolver tudo... :D
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado nov 01, 2003 1:42 am

zirita Escreveu:Primeiro não me preocupei muito porque como ela sai à rua pensei que andasse a comer o que caçava
Eu acho que a sua primeira preocupaçãp devia ser esta.
Quer dizer que a sua gata anda na rua à vontade? :o

Já pensou o que lhe pode acontecer? Inclusivamente ser "envenenada"?
(já para não falar de outros peirgos) :roll: ....
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Ninita2
Membro Veterano
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm

sábado nov 01, 2003 11:13 am

Miadores Escreveu:
zirita Escreveu:Primeiro não me preocupei muito porque como ela sai à rua pensei que andasse a comer o que caçava
Eu acho que a sua primeira preocupaçãp devia ser esta.
Quer dizer que a sua gata anda na rua à vontade? :o

Já pensou o que lhe pode acontecer? Inclusivamente ser "envenenada"?
(já para não falar de outros peirgos) :roll: ....
Admito que isto foi o que me ocorreu também... :oops: eu não teria coragem de deixar os meus saírem por aí.....

Beijocas
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

sábado nov 01, 2003 1:07 pm

Acho que isso depende um pouco dos gatos... eu tenho um que adora estar em casa. O outro quase que enlouquece quando está muito tempo preso dentro de casa.. mia mia mia, deixar de comer e fica super triste. No entanto tem uma casa grande e tem um para brincar com quem se dá bem. A mim custa-me imenso vê-lo tão triste que o deixo sair... e quando volta é um gato novo, brincalhão e contente. Por vezes nem se afasta, fica só no parapeito da janela ou mesmo no quinta, isso basta para ele se sentir feliz. E vê-lo a chegar todo contente com uma lagartixa na boca paga tudo. Claro que ando sempre com o coração nas mãos, sempre a pensar se ele estará bem, mas assim ao menos sei que é feliz, vale a pena o sacrifício. De que vale saber que ele está saudável e não é atropelado se é um gato infeliz?
Como disse, acho que depende muito do gato e da sua personalidade...[/quote]
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 01, 2003 8:54 pm

E vê-lo a chegar todo contente com uma lagartixa na boca
cuidado com as lagartixas. a sua ingestão não faz muito bem à saúde.

[/quote] Claro que ando sempre com o coração nas mãos, sempre a pensar se ele estará bem, mas assim ao menos sei que é feliz, vale a pena o sacrifício. De que vale saber que ele está saudável e não é atropelado se é um gato infeliz?
[/quote]

e que vale ser feliz se fôr atropelado ou envenenado? :o :o
os meus gatos também gostam de andar por aí. um deles não foi atropelado nem envenenado. caíu para dentro de uma casa , onde não vivia ninguém. o tecto abateu. foi o fim para o tirar de lá. e os gatos que não têm dono ou aqueles que tendo dono, este não liga ou desconhece o sucedido? havia de ficar para lá, a morrer de fome e sede :cry: :cry: todos os imprevistos são possíveis.
Responder

Voltar para “Gatos”