Inicio-Habituação à casa...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ainattania
Registado: segunda mar 12, 2007 6:00 pm

terça fev 28, 2012 9:29 pm

Olá a todos,hoje inicio a minha adopção de um gatinho,tem 6 meses e é um bosque da noruega.Desde que chegou a casa que foi para a despensa,à tarde enquanto me ausentei um pouco,ja comeu e utilizou o wc :) e voltou a esconder-se na despensa...espero que ele saia por ele próprio? ou vou buscá-lo? Preciso da vossa ajuda,para saber como fazer...
Muito Obrigada :oops:
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

terça fev 28, 2012 10:01 pm

Olá :D

Dê tempo ao seu gatinho para se habituar a si a á nova casa, ele acaba por sair da dispensa por ele proprio mal sinta que está em segurança na nova casa.

Os Bosques são gatos muito socáveis e relacionam-se bem com o ser humano e outros animais, admira-me apenas um pouco esse comportamento dele, talvez não tenha sido bem socializado, é só e apenas uma opinião que pode não corresponder à realidade.

Boa sorte e alguma duvida disponha sempre

:wink: :wink:
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

terça fev 28, 2012 10:17 pm

Quando eu fui buscar a minha me disseram o seguinte:

Quando chegar a casa abrir a transportadora e deixar ela sair por ela própria.

Que provavelmente ela se ia esconder numa determinada divisão da casa ou num canto, mas para não a forçar a sair do canto ou da divisão, pois isto é defesa deles.
Que quando ela se sentisse segura ela iria vir a nossa procura e começaria a andar pela casa a cheirar e cuscar tudo.

Caso ela se escondesse era importante verificar se ela comia, bebia e ia ao WC.

Por isso acho que não precisa de preocupar, tenha em atenção se ele continua a comer, beber e utilizar o WC.

Aos poucos vá vendo como ele reage, foi apenas hoje a mudança, amanhã tente interagir com ele, brincar com ele.

Olhe duas experiencias diferentes:

A minha quando chegou passado ai umas três horas, no mesmo dia portanto, já se virava de barriga para cima e me deixava fazer festas na barriga.

A da minha amiga se escondeu debaixo da máquina de lavar louça, num buraco que nem ela sabia existir, e não saiu mais de lá, nem para comer, nem para ir ao WC, teve que se tirar a maquina e a retirar à força. Tinha- se mijado toda, e estava uma lastima (mas também a gata estava num lugar onde tinha medo de tudo e de todos).

Com vê depende muito de gato para gato.

Mas se ele já veio comer acho que é um bom sinal. Tenha paciência.

Vá dando noticias.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça fev 28, 2012 10:35 pm

Dê-lhe tempo para ele habituar-se aos novos cheiros, sons, etc, daqui a pouco já vai andar atrás de si.

Eu nunca tive problemas com os meus, nunca se assustaram por estar numa casa nova, assim que entraram já era tudo deles :roll: :D

Boa sorte
Sónia
pesquebrados
Membro Veterano
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm

terça fev 28, 2012 11:04 pm

ainattania, sem querer repito o que já foi dito: dê tempo ao tempo que não tarda nada já o tem a pedir mimos :D
entretanto cuidado com janelas abertas, se puder mande fazer uma ou duas redes para encaixarem, é um 3 em 1:
o ar circula,
as moscas não entram,
o gatinho está em segurança :D :wink:

que corra tudo bem :D
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quarta fev 29, 2012 9:31 am

Há 5 anos mudei de casa 4 vezes com pequenos intervalos. Em cada casa que chegavamos o meu gato fazia isso que o seu faz... dois dias depois estava familiarizado com a nova casa.
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quarta fev 29, 2012 9:41 am

os meus no primeiro dia lá em casa, vinham os dois juntinhos estavam habituados um ao outro mas as reações foram completamente diferentes,

O Gui saiu da transportadora em segundos cheirou tudo e em menos de nada ja andava em cima de mim a dar turras e a pedir mimos,
a Kika tbm saiu da transportadora em menos de nada, mas foi tão rápida a esconder-se que quase que ninguém a via!!!Eu só vi a gata 3 dias depois até lá tinha comida à disposição, ahhh e estava de férias estivie quase sempre em casa e ela era ( e é) mestre em passar por nós sem ser vista!!

Resumindo : `dê tempo ao tempo, atenção às janelas, os gatos são curiosos e por vezes até demais, e vai ver que daqui a um dia ou dois ele ja se irá sentir melhor e mais confiante!
ainattania
Registado: segunda mar 12, 2007 6:00 pm

terça mar 06, 2012 12:12 am

olá! faz hoje uma semana que trouxe o meu gato para casa e com uma grande tristeza minha ele só sai da despensa ou de tras da maquina da roupa, quando estou a dormir ou quando não estou em casa. consigo dar-lhe festinhas,estou sempre a falar com ele quando estou em casa...mas ele ainda não está à vontade para andar a passear por casa...é normal ao fim de uma semana? onde ele estava tinha a companhia de mais gatos,será que está triste e quer companhia? começo a ficar preocupada se ele não se adapta.
obrigada por a vossa ajuda.
Cokes
Registado: segunda mar 05, 2012 9:24 pm

terça mar 06, 2012 6:47 pm

boa tarde.

eu tenho um gato e uma gata. o gato veio duma loja, está super habituado às pessoas e é muito curioso. a gata apanhei-a da rua e ela é muito desconfiada. demorou mais de um mês para que me conseguisse aproximar dela sem ela desatar a correr e ainda hoje, passado 3 meses de a ter em casa ela não sai da cozinha. acho que é mesmo dela, eventualmente quando for mais crescida há-de sair...
o importante é demonstrar que não lhes queremos mal e acima de tudo que eles podem estar a vontade...a confiança deles vem por si só...
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça mar 06, 2012 9:45 pm

ainattania Escreveu:olá! faz hoje uma semana que trouxe o meu gato para casa e com uma grande tristeza minha ele só sai da despensa ou de tras da maquina da roupa, quando estou a dormir ou quando não estou em casa. consigo dar-lhe festinhas,estou sempre a falar com ele quando estou em casa...mas ele ainda não está à vontade para andar a passear por casa...é normal ao fim de uma semana? onde ele estava tinha a companhia de mais gatos,será que está triste e quer companhia? começo a ficar preocupada se ele não se adapta.
obrigada por a vossa ajuda.
tente brincar com ele - se sabe onde esta use uma cana de pesca (é facil de encontrar) e tente atrai-lo~para brincar consigo.
use ração humida ou goluseimas para o tentar atrair para si.
se deixar pouca ração ele terá mais apetite e virá mais facilmente.
não o tente agarrar à força....
é o seu primeiro gato ???
faz bem ele falar com ele...eu tenho um "tom" para cada um dos meus gatos...é como falar com um bebe, tem mais a ver com ritmo que com conteudo (como é obvio).
sente-se no chão, com a cana de pesca a falar com ele, e agite a cana junto ao chão (tipo serpente).
olhe-o nos olhos e pisque os seus suavemente (é uma saudação em lingua de gato).
veja se ele corresponde (se o fizer está a interajir consigo) - um gato assustado tem os olhos fixos e as pupilas dilatadas.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta mar 07, 2012 11:31 am

homeless Escreveu:...
olhe-o nos olhos e pisque os seus suavemente (é uma saudação em lingua de gato).
veja se ele corresponde (se o fizer está a interajir consigo) ...

:P

Gostei tanto deste seu conselho! É que eu fazia e faço exactamente isso com os meus gatinhos... nunca aconselhei ninguém a fazer, porque sempre me acharam meia tonta por dizer isso... :oops: mas é na verdade uma forma de comunicação muito meiga entre gatos e eles reagem a nós também...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
homeless
Membro Veterano

quarta mar 07, 2012 6:35 pm

8) eu tenho varios gatos e ...prontes...já sou assumidamente chalada, portanto.... :P
mas, os gatos "falam" connosco de varias maneiras...a cauda, os olhos, as orelhas....e, tentei entender o mais possivel pois fiz sociabilização de gatos pouco sociaveis e, aprendi muito com os meus gatos...a postura com que dirigiam ao "visitante", o modo como interagiam com ele e, o modo como o "vistante" observava a relação dos meus gatos comigo.

shhhh...mas, grande parte do trabalho sempre foi feita"entregatos"! 8) eu só representava o humano.... 8)

os gatos tem uma postura e um comportamento absolutamente fascinantes.
homeless
Membro Veterano

quarta mar 07, 2012 6:35 pm

8) eu tenho varios gatos e ...prontes...já sou assumidamente chalada, portanto.... :P
mas, os gatos "falam" connosco de varias maneiras...a cauda, os olhos, as orelhas....e, tentei entender o mais possivel pois fiz sociabilização de gatos pouco sociaveis e, aprendi muito com os meus gatos...a postura com que dirigiam ao "visitante", o modo como interagiam com ele e, o modo como o "vistante" observava a relação dos meus gatos comigo.

shhhh...mas, grande parte do trabalho sempre foi feita"entregatos"! 8) eu só representava o humano.... 8)

os gatos tem uma postura e um comportamento absolutamente fascinantes.
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

quarta mar 07, 2012 7:26 pm

A minha Natassja tardou 2 MESES para se habituar e sentir-se á vontade dentro de casa. Foi precisso muita paciencia da minha parte. Hoje não consigo sair da cama sem ter de tirá-la das minhas costas :lol:
Não acredito que hoje faz 3 aninhos :oops: Os miúdos crescem sem darmos por isso...
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
MmeMorgana
Membro Veterano
Registado: terça ago 24, 2010 10:06 pm
Localização: O amor da minha vida: Parfait Bleu's MADONNA DEL SETTIMOCIELO (Natassja)-PER e 33

quarta mar 07, 2012 7:29 pm

homeless Escreveu: faz bem ele falar com ele...eu tenho um "tom" para cada um dos meus gatos...é como falar com um bebe, tem mais a ver com ritmo que com conteudo (como é obvio).
sente-se no chão, com a cana de pesca a falar com ele, e agite a cana junto ao chão (tipo serpente).
veja se ele corresponde (se o fizer está a interajir consigo) - um gato assustado tem os olhos fixos e as pupilas dilatadas.

True story :lol:
We had to get rid of the kids; the cat was allergic.
Responder

Voltar para “Gatos”