Gata a tremer - ajudem-me por favor!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mar 15, 2012 10:14 pm

Boa noite!

Castrei a minha gata no dia 27 de fevereiro. Entretanto fiz os tratamentos (pensos). Mas apesar da ferida estar praticamente cicatrizada (há lá um ponto que teima em não cicatrizar, mas os vet disseram que há de fechar e que o ponto ou é absorvido pelo corpo ou é expulso), a Marie fez alergia ao penso. Fui ao vet mais uma vez e disse-me para continuar a desinfectar com betadine e aplicar bepanthene plus, como tinha feito, mas não colocar penso.

Tenho feito isso. Só que li que betadine pode provocar queimaduras em gatos e de facto acho que ela faz alguma reacção aquilo. Ontem limpei 2 x, de manha e ah noite, e estava a ficar muito melhor. Mas hoje à noite, quando fui ver, parecia que tinha mais crostas e que estava mais vermelho... mais queimado...

Além disso quando cheguei a casa ela estava diferente... não veio logo ter comigo. Depois quando veio, foi logo para o meu colo e aterrou por completo. Tremeu também um bocadinho.

Agora à noite, estava mesmo apática, via-se pelos olhos, estava com a barriga outra vez para dentro (como quando veio no 1º dia da castração), com um ar debilitado, demorou um bocado a ir comer (e ela mal me vê com a embalagem começa logo a miar), e agora estava com ela ao colo, e ela começou a tremer bastante!!! Já liguei pro meu vet mas ninguém atende (é uma sociedade protectora de animais). Ela agora está deitada no sofá com uma mantinha por cima e está a dormir.

Alguém me pode ajudar? Estive a ler e vi que o tremor pode ser sinónimo de dor... o que hei de fazer?
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta mar 15, 2012 10:19 pm

Não tem um hospital veterinário ou uma clinica que atenda em horário noturno?
Sónia
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta mar 15, 2012 10:23 pm

:( se ninguém atende desse número tente outras clínicas veterinárias que tenham números de urgência, uma pesquisa na net deve dar alguns resultados! coitada da gatinha :(

quanto a isso do betadine, realmente quando a minha foi esterilizada a veterinária frisou bem que eu deveria limpar a ferida com betadine diluído em água, metade betadine, metade água. eu calculei logo que fosse porque o betadine puro fizesse algum mal à pele dela. por isso se precisar de tornar a desinfectar talvez fosse melhor fazer a diluição. no entanto a gatinha, pelo que descreve, parece estar mal, e o único conselho que tenho seria mesmo tentar outros números e continuar também a tentar ligar para esse :(

desejo muita sorte e sobretudo as melhoras!vá dando notícias!
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quinta mar 15, 2012 10:23 pm

entendo que esteja nervosa, mas tente procurar ajuda medica, nem que seja pelo telefone. é de que zona?
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta mar 15, 2012 10:29 pm

Concordo com o que a Keera disse, o betadine normalmente deve ser diluído... estranho a sua vet não ter recomendado... mas agora o mais importante é tentar arranjar um vet que a possa atender.

Deve haver mais vets na sua zona... tente por telefone... ligue para os que puder e peça ajuda. A sua gatinha precisa de ser vista..
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
pesquebrados
Membro Veterano
Registado: segunda jan 30, 2012 12:58 pm

quinta mar 15, 2012 10:50 pm

hmsf, vá com a gatinha a uma clínica ou hospital veterinário com urgência, não deixe passar mais tempo, o que descreveu não é normal num pós-operatório :cry:
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mar 15, 2012 11:05 pm

Muito obrigada!!

Tentei de novo ligar e consegui!!! Atendeu-me um assistente que já estava de saída, mas esperou que fosse lá e atendeu-me! Bem, digo-vos... ainda bem!

Ninguém, de TODAS as vezes que lá fui (que foram pelo menos 4 em 3 semanas) me disse que tinha que diluir o betadine em água...aliás eu disse ao assistente qu tinha lido na net que betadine podia causar queimaduras.. e ele estranhou que niguém mo tivesse dito... disse-me pra diluir em proporçoes iguais de agua... disse-me tb uma data de coisas que os veterinarios nao me tinham dito... saí de lá muito mais segura!!! Também colocou um pó que ajuda a secar/cicatrizar e disse pra continuar com o betadine (mas diluido) e o bepantene... Na 2ª f. ela ja deve estar com as feridas saradas e no final de Março já lhe posso tirar o funil. São boas notícias.

Extra bónus: não me cobrou pela urgência.

Muito obrigada a todos/as pela ajuda. Este forum tem-me ajudado imenso e dado informações que, infelizmente, os veterinários não me souberam dar.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

quinta mar 15, 2012 11:15 pm

hmsf Escreveu:Muito obrigada!!

Tentei de novo ligar e consegui!!! Atendeu-me um assistente que já estava de saída, mas esperou que fosse lá e atendeu-me! Bem, digo-vos... ainda bem!

Ninguém, de TODAS as vezes que lá fui (que foram pelo menos 4 em 3 semanas) me disse que tinha que diluir o betadine em água...aliás eu disse ao assistente qu tinha lido na net que betadine podia causar queimaduras.. e ele estranhou que niguém mo tivesse dito... disse-me pra diluir em proporçoes iguais de agua... disse-me tb uma data de coisas que os veterinarios nao me tinham dito... saí de lá muito mais segura!!! Também colocou um pó que ajuda a secar/cicatrizar e disse pra continuar com o betadine (mas diluido) e o bepantene... Na 2ª f. ela ja deve estar com as feridas saradas e no final de Março já lhe posso tirar o funil. São boas notícias.

Extra bónus: não me cobrou pela urgência.

Muito obrigada a todos/as pela ajuda. Este forum tem-me ajudado imenso e dado informações que, infelizmente, os veterinários não me souberam dar.

boas noticias!
:wink:
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

sexta mar 16, 2012 7:23 am

Boa recuperação para a pequena :)
Um aparte, na clínica onde levo os meus gatuchos os vets estão a optar por não colocar funil, nem penso e nem qualquer tipo de pomada/betadine, as minhas meninas foram operadas as duas e não coloquei nada dava simplesmente um comprimido a cada uma 1x por dia sempre á mesma hora e não tiveram qqr problema, nem sequer tentavam mexer na sutura nem coçar....correu muito bem mesmo...mas cada vet tem a sua maneira de trabalhar...o "nosso" começou a fazer assim e diz que tem corrido sempre tudo bem e que acha que recuperam melhor...mas cada caso é um caso.
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta mar 16, 2012 9:13 am

Lunabloom Escreveu:Boa recuperação para a pequena :)
Um aparte, na clínica onde levo os meus gatuchos os vets estão a optar por não colocar funil, nem penso e nem qualquer tipo de pomada/betadine, as minhas meninas foram operadas as duas e não coloquei nada dava simplesmente um comprimido a cada uma 1x por dia sempre á mesma hora e não tiveram qqr problema, nem sequer tentavam mexer na sutura nem coçar....correu muito bem mesmo...mas cada vet tem a sua maneira de trabalhar...o "nosso" começou a fazer assim e diz que tem corrido sempre tudo bem e que acha que recuperam melhor...mas cada caso é um caso.
Os vets inicialmente também não quiseram por funil... e no início ela não teve. Só que depois começou a tirar os pensos e a lamber... e agora (e por causa da betadine em estado puro) é por isso que está com aquilo naquele estado... :( hoje de manhã lá fui eu limpar aquilo, colocar a pomada cicatrizante... esperemos que daqui a dias melhore... hoje ainda tinha algumas feridas em sangue...
Mas lá está, para gatos bem comportados... é normal não usarem funil :lol:
MiCas2011
Membro Veterano

sexta mar 16, 2012 9:14 am

Ainda bem que conseguiu falar com o vet... ele mandou usar o betadine 2 vezes/dia? Não passou só para 1 vez?

Desejo que a gatinha melhore e quando puder diga-nos alguma coisa.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
MiCas2011
Membro Veterano

sexta mar 16, 2012 9:16 am

hmsf Escreveu:
Lunabloom Escreveu:Boa recuperação para a pequena :)
Os vets inicialmente também não quiseram por funil... e no início ela não teve. Só que depois começou a tirar os pensos e a lamber... e agora (e por causa da betadine em estado puro) é por isso que está com aquilo naquele estado... :( hoje de manhã lá fui eu limpar aquilo, colocar a pomada cicatrizante... esperemos que daqui a dias melhore... hoje ainda tinha algumas feridas em sangue...
Mas lá está, para gatos bem comportados... é normal não usarem funil :lol:

Oh... desculpe não tinha visto este seu post... foi quase ao mesmo tempo que o meu... :)

Agora vai ficar boa num instante, vai ver!

O funil stressa bastante os animais, foi o mesmo com a minha Micas... mas é muito importante para eles não estragarem o que se quer recuperar :lol:

As melhoras da gatinha.
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta mar 16, 2012 9:17 am

Obrigada! :D

Sim, ele disse para continuar como estava a fazer, para mudar unicamente na parte da betadine, i.e, usa-la de forma diluída.

Coitada da Marie... anda com um azar... ainda por cima também está a ser tratada para duas otites que apanhou (uma em cada orelha)... já ando a colocar-lhe uma bisnagazinha com um produto liquido em cada orelha já há 12 dias (ainda tenho que continuar mais alguns)... por isso só lhe devo tirar o funil daqui a 1/2 semanas... já estou farta de a ver com o pêlo todo empastado atrás das orelhas... coitadinha :\
MiCas2011
Membro Veterano

sexta mar 16, 2012 9:21 am

Ora bolas... :) Tadinha da Marie! Ela é linda, fui ver o petsite :)
hmsf
Membro Veterano
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta mar 16, 2012 9:25 am

Obrigada!! :D é a minha pequenina... gosto tanto dela... acho-lhe tanta piada, então agora ela lembrou-se de que de manhã a primeira coisa que quer são festinhas (dantes era só comer). Depois vai comer, mas antes de comer tudo, olha pra trás e vai ter comigo numa de "tu vê lá, eu só vou comer isto aqui num instante, não te vás embora que ainda temos de «conversar»" loooooool e eu digo-lhe sempre "anda lá Marie, eu fico aqui, come lá isso" :lol: depois de tudo comido, pimbas, sessão de festinhas (e ultimamente, sessão de desinfectação, pomada, etc).

É muito brincalhona, dá sprints pela casa toda, do nada, é de rir!! E é uma mimalha de primeira, mas eu não me importo, pelo contrário, adoro estar no sofá com ela no meu colo a dormir. Aliás ontem à tarde cheguei do trabalho exausta, deitei-me no sofá, ela veio ter comigo, e dormimos as duas, cobertas por uma mantinha... :D
Responder

Voltar para “Gatos”