Até quando é que eles crescem?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
vcruz
Membro Veterano
Mensagens: 558
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm
Localização: Gata - Lolita

segunda nov 03, 2003 11:16 am

Bom dia :)
Já procurei nos meus livrinhos mas não vejo nada que me indique até que idade os gatos crescem.
A minha dúvida prende-se com o facto da Lolita nunca ter sido uma gata gorda (é mais para o estrelicado". Tem 1 ano e pesa 4.8 kg.
Come com a mesma vontade, brinca, ou seja, faz as actividades diárias normais, mas parece que está mais fininha. Por outro lado, dá-me a ideia que está mais compridota.
Será possível que a rapariguinha tenha dado um "salto" no comprimento e se note que lhe falta na largura?
Foi à vet o mês passado e a médica achou-a óptima e com algumas reservas (vulgo gordurinhas), mas agora, como digo, parece-me mais fininha...
Ajudas...?
Muito obrigada,
v.
picola
Membro Veterano
Mensagens: 333
Registado: quinta mar 06, 2003 5:39 pm
Localização: 3 Gatinhos Europeus Comum: Patinhas, Noddy e Cascão

segunda nov 03, 2003 11:29 am

Olá,

Bem, até que tamanho crescem exactamente não sei!

Sei é que a minha mãe teve um gato que permaneceu com o mesmo tamanho (pequeno) durante muitos meses! :o Não estava a desenvolver correctamente, julgo eu! No entanto, e de um momento para o outro ficou ENORME!!!! Isto aconteceu quando tinha à volta de 1 ano, 1 ano e 3 meses (até então tinha o comprimento de um gato de 6 meses!)
Agora quando por vezes vem dormir para cima de mim não cabe desde a barriga até ao pescoço! :o Está mesmo grande e também fininho, embora não esteja magro!

Desculpe não ser de mais ajuda! :|

Picola
AngelaMonte
Membro
Mensagens: 68
Registado: sexta out 03, 2003 12:02 pm
Localização: peta 19/04/1993 - oil 01/01/1999 - tigre 01/01/2001

segunda nov 03, 2003 11:31 am

há pouco tempo eu fiz esta pergunta para a veterinária! achei estranho porque o tigre está quase com 3 anos e até pouco tempo eu posso afirmar que ele ainda estava crescendo! nestes últimos meses não notei diferença, mas mesmo assim eu pensei que um gato com mais de 2 anos já tivesse crescido tudo o que tinha para crescer! a veterinária me explicou que isto é normal e que a idade em que eles param de crescer pode variar muito entre os gatos, principalmente entre os vira-latas em função deste mix genético que eles tem!
vcruz
Membro Veterano
Mensagens: 558
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm
Localização: Gata - Lolita

segunda nov 03, 2003 12:06 pm

Pois, então ela ainda deve estar a crescer, pois eu acho que ela está mais compridita :lol:
Está é finita, se não começar a encher, vai ficar um "pau de virar tripas" :roll:
Obrigada pelas respostas,
V.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 03, 2003 12:10 pm

Olá

Em gatos SRD é dificil responder a essa questão. Pois a herança genética deles pode levar a muitas coisas diferentes.
Por exemplo os Bosques da Noruega se não estou em erro, só atingem a maturidade aos 4 anos de idade e até ai estão sempre a crescer.
O normal julgo que é eles crecerem até um ano e meio mais ou menos. Há gatos com tendência a engordarem mais do que outros, o exercicio fisico que fazem também conta muito. Há gatos que são sempre pequeninos, por isso é dificil de responder.
Se a vet acha que tudo está bem com ela então não há motivos para preocupações.

Beijokas
kathleen
vcruz
Membro Veterano
Mensagens: 558
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm
Localização: Gata - Lolita

segunda nov 03, 2003 12:21 pm

Olá Kat,
pois, eu notei o "estrelicamento" depois de ir à vet.
Possivelmente, mais dia menos dia, virá o arredondamento ;)
Eu acho é que ela não irá arredondar muito, porque ela come sempre a mesma quantidade, não é de alambazamentos.
E depois pratica muito afincadamente o desporto favorito da maioria dos bichanosos - ou seja, repousar ;) , mas tem frequentemente lapsos de memória e pensa ou que é um tigre, ou um míssil : vai desarvorada pela casa toda a voar, a fazer GRRRRRRRRRRRRAAAAURRRRRR, aos pinotes, aos pulos na cama ... :roll:
Acho que vao ficar sempre trinca-espinhas e desmiolada, coitadita :lol:
V.
sregina
Membro Veterano
Mensagens: 626
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm
Localização: 3 peixes e 2 gatos

segunda nov 03, 2003 1:26 pm

Olá

A constituiçaõ dos gatos SRD pode variar muito. Há os que são "lontras"
;) e aqueles esguios. de qualquer modo, 4,8 kg é um peso perfeitamente aceitável.Não me parece que tenha razão para se preocupar.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

segunda nov 03, 2003 1:42 pm

Está é finita, se não começar a encher, vai ficar um "pau de virar tripas
eu dizia isso da kitty e agora penso o contrário. de pele e osso, passou a texuga. mesmo agora que comem menos, o que os levou a emegrecer um bocado, ela continua "goda". tudo depende do que comem, do exercício e do facto de estarem ou não operadas.
AngelaMonte
Membro
Mensagens: 68
Registado: sexta out 03, 2003 12:02 pm
Localização: peta 19/04/1993 - oil 01/01/1999 - tigre 01/01/2001

segunda nov 03, 2003 5:30 pm

ha ha ha! este fórum está muito giro, como dizem vocês queridos colegas portugueses!
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

segunda nov 03, 2003 6:39 pm

A minha gata é uma Europeu comum...Com 10 anos, e tem 4 Kg, é muito magrinha, e n é muito comprida,mas tb n é pequena! Mas ela come que se farta...às vezes farta-se tanto de comer (pk come muito depressa) e depois anda pelos cantos da casa a vomitar... De 6 em 6 meses dou-lhe um desparasitante!
MartaF
Membro
Mensagens: 60
Registado: terça jul 15, 2003 4:17 pm
Localização: Três gatas e um cão

segunda nov 03, 2003 7:10 pm

A Nina sempre foi muito pequenina, aliás por isso é que eu acabei por ficar com ela...
Era a mais pequenina da ninhada e era muito frágil...

Ainda hoje com um ano é minúscula e magricela quando comparada aos irmãos...
E o vet diz que é normal, ele lá sabe... :o

Cumprimentos
____________
MartaF
vcruz
Membro Veterano
Mensagens: 558
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm
Localização: Gata - Lolita

terça nov 04, 2003 8:55 am

Obrigada pelas respostas :)
Eu só achei curioso porque comparei com as crianças (que ninguém me leve a mal por isso), quando crescem de repente e ficam magricelas.
Como ela está esterilizada e acabando agora a ração de dieta que comia desde os 5 meses, vai passar a comer da "normal", se assim se pode chamar, é provável que encha um bocadinho.
Se bem que eu não esteja interessada em que ela fique redonda como eu :oops: , fez-me impressão é que ela assim de repente esticou, percebem?
Mais uma vez muito obrigada,
V.
Responder

Voltar para “Gatos”