Como fazer um gato gostar/confiar em nós.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sexta mar 23, 2012 7:41 pm

Olá.

Como alguns talvez se lembrem, em dezembro passado perdi a minha Jackie durante uma cirurgia...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=94297

Numa tentativa de acalmar a dor, adotei outra gatinha, faz hoje precisamente 3 meses, a Jessie.

Acontece que a Jessie não gosta de nós.

Quando ligámos pra adotar, foi-nos dito que era uma gatinha de 3 meses, de uma ternura extrema, que adorava miminhos, ronronar e amassar.
Bem, não é nada disso. Ela vinha de uma situação de resgate de rua, e já teria pelo menos 6 meses, e era muito, muito arisca.

Claro que fomos em frente com a adoção, mesmo assim - Afinal, todos os animais merecem uma oportunidade de amor. E pensámos "é uma questão de tempo, não nos conhece".

Mas não. A Jessie nunca amassou nem ronronou connosco. Para a agarrar, só se for com uma emboscada. Festas? Só se tiver distraída e é só enquanto não consegue fugir. Chega a soprar-nos e arranha para fugir.

Ela não gosta de nós! Adora o Billy de paixão, mas não gosta de nós...
Tratamo-la tão bem, nunca levou sequer uma palmada que fosse! Come do bom e do melhor, só se aproxima de nós para pedir comida! Está linda linda linda, gordinha e de pêlo brilhante...

Mas não gosta de nós! Não conseguimos conquistar a confiança dela de maneira nenhuma! Alguém já passou pelo mesmo pode-me ajudar? Não tenho a mínima experiência com animais com um passado como o dela, a única coisa que faço é deixá-la no canto dela e esperar, esperar, esperar..

É frustrante, eu gosto muito dela - entenda-se! Nem me passa nem nunca passaria pela cabeça devolve-la! Ela é minha, é linda, eu adoro-a - ela é que não nos adora de volta!

É que a Jackie era tão meiguinha, tão meiguinha... Que assim em vez de termos este "buraco" deixado por ela preenchido... Cada vez sinto mais falta dela. Faz hoje 3 meses e 11 dias que a perdi...

Que posso eu fazer para a Jessie gostar de nós?
Última edição por kelinhapbl em domingo mar 25, 2012 11:06 pm, editado 1 vez no total.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta mar 23, 2012 8:46 pm

Kelinha, não faça nada... continue a tratá-la com respeito e consideração, aceite-a como ela é. Nem todos os gatos manifestam afecto da mesma forma. É muito bom que ela adore o seu outro gatinho, provavelmente isso basta-lhe, mas também pode ser uma questão de tempo. É verdade que eu falo de "barriga cheia", com tantos gatos posso afirmar que apenas um "não gosta de de mim" - ele não gosta de pessoas e eu não sou excepção, mesmo tendo sido criado comigo desde os 5 meses (está com 3 anos e meio). Se porventura o apanhava à socapa e lhe fazia uma festa, imediatamente dava um salto de 2 metros e ficava a lamber o local da festa, com ar "enojado". :lol: Foi trazido de um quintal com uma irmã, que ficou meiguinha (embora deteste colo), e nunca se habituou a casa. Agora vive na rua, com outros, tem o seu grande e inseparável amigo, um gato muito meigo que escolheu também viver na rua, embora venha a casa todos os dias, tem a sua irmã, dá-se lindamente com outros gatos - mas não quer saber de gente. No entanto, quando adoeceu, confiou em mim para o agarrar e levar ao vet...

Agora que tenho mais experiência com felinos, especialmente com gatos de "mau feitio", reconheço que errei ao tentar "amansá-lo". Devia-o ter deixado em paz, como fiz com outros, adultos ferais que agora me saltam para o colo - só porque não lhes liguei nenhuma, nunca tentei uma aproximação, esta partiu deles, limitei-me a aceitar. Não há muito mais a fazer. :)
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta mar 23, 2012 9:28 pm

um animal com um passado de rua, que já passou por outros humanos a quem provavelmente se afeiçou e de quem se viu separado bruscamente vai precisar de tempo e estabilidade para restabelecer um ligaçaõ com novos humanos.

calma, estabilidade, barriga cheia (sim...os gatos são muito pragmaticos) e uma relação amigavel (tente brincar com ela e desenvolva um tom de voz para ela) farão com que se sinta segura e possa, ou não, vir a desenvolver uma relação mais afecyiva consigo.
nem todos os gatos são afectivos com os humanos da mesma maneira e, em animais adoptados mais tarde, com passados às vezes complicados as coisas levam mais tempo...têm outros timmings...

e, nem todos os gatos, como nem todos os humanos saõ iguais...cada gato tem a sua personalidade e desevolve connosco um tipo de relação diferente.
tenho umgato que não amassa, não ronrona, não faz nada dessas coisas.
kelinhapbl
Membro Veterano

sexta mar 23, 2012 9:42 pm

Eu tenho feito isso tudo... Brinco muito com ela, com as canas de pesca, ela adora... Falo baixinho para ela, aproximo-me sempre devagarinho... A ideia que dá é que ela tem mesmo medo! Quando consigo agarrá-la, ela mete as orelhas todas para trás!

Segundo me disseram ela veio de uma colónia, numa casa abandonada, isolada perto do mar. A ideia que dava é que nunca sequer tinha visto humanos! Daí até ter querido dar-lhe esta oportunidade, mas já se passaram 3 meses, e a rapariga não parece virada para nós...

Se calhar tenho de me mentalizar que se calhar é mesmo esta a personalidade dela...
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

sexta mar 23, 2012 9:46 pm

Os gatos são muito desconfiados por natureza e tem aquele feitio especial...
Penso que o melhor é não tentar fazer festas e dar-lhe tempo...

A minha Baixinha era muito arisca e agora com o passar do tempo está a tornar-se uma gatinha mais meiguinha, embora com um feitio especial :twisted: :twisted: :twisted: (que eu adoro :D )
kelinhapbl
Membro Veterano

sábado mar 24, 2012 10:42 am

O meu problema não é de ela não ronronar comigo ou não me amassar!
Apenas tenho pena que ela não confie em nós, foge, sopra, arranha, morre de medo!

A única coisa mesmo que perguntei se tinham dicas, foi: há alguns truques que possa fazer para fazer com que a Jessie confie em nós?
sxmota
Membro Veterano

sábado mar 24, 2012 12:30 pm

é como lhe disse antes, Kelinha: está a fazer tudo bem, basta respeitá-la e aceitá-la como é, sem forçar nada. Brinque com ela, já q ela gosta, mas se não quer festas nem ser agarrada, não faça festas nem agarre. E como disse a Homeless, a comidinha ajuda... :) Demorará o seu tempo, mas vai acabar por confiar em si. Um dia, quando menos esperar... salta-lhe para o colo! :D
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado mar 24, 2012 5:24 pm

kelinhapbl Escreveu:O meu problema não é de ela não ronronar comigo ou não me amassar!
Apenas tenho pena que ela não confie em nós, foge, sopra, arranha, morre de medo!

A única coisa mesmo que perguntei se tinham dicas, foi: há alguns truques que possa fazer para fazer com que a Jessie confie em nós?
e foi o que tentei dar-lhe...e tentei ainda explicar-lhe que nem todos os gatos manifestam o seu bem estar da mesma maneira...se nós humanos nos manifestamos de formas diferentes ...os gatos tambem.
nem todos amassam, nem todos fazem patinhas , nem todos são "gatinhos" "fofinhos" e "potinhos de mel" e afins!
são animais...não são peluches.

tenha paciencia, interaja com o animal e respeite tantos os timmings como a personalidade da sua gata.
o animal não está consigo assim à tanto tempo e já passou por outros humanos...tempo é um grande mestre!

tenho uma gata que levou 9 meses a que eu conseguisse pegar-lhe sem ficar esgatanhada....esteve 5 anos num gatil!
se calhar...até não demorou muito.... :lol:
sxmota
Membro Veterano

sábado mar 24, 2012 11:33 pm

Eu tenho comigo uma gata - achamos que é gata! :P - com muitíssimo "mau feitio". É idosa, viveu toda a sua vida em apartamento, até ser atirada epla janela do 2º andar pelo namorado da dona... duas vezes! A gata foi entregue numa associação e, por estar toda a gente cheia de gatinhos e mamãs em FAT, só teve lugar no gatil. Chegou muito revoltada, não comeu durante uma semana, depois lá começou a pegar em latinhas mas sempre dentro de um esconderijo. Demorou mais dois meses a pôr a cabeça de fora para comer e nunca ia ao caixote na presença de pessoas. Chegou a Julho, o gatil teve de fechar e a Madonna não tinha para onde ir, já que era "gata má". Arrisquei e veio para aqui. Fez o mesmo, escondeu-se, passou quase uma semana sem comer, eu já desesperada... lá consegui saber q ela só comia patês. Mais especificamente, patê de atum. Sempre que lhe punha a tacinha com o seu patê, só ouvia bufadelas e rosnadelas, e tinha de me mexer depressa, senão levava garfada. Fui sempre conversando com ela, comecei a colocar a tacinha de forma a que ela tivesse de se expôr cada vez mais, deixava ficar a mão e, apesar das rosnadelas e algumas ameaças, nunca chegou a arranhar-me. Tadita, ela tinha muito mais medo q eu... aos poucos começou a sentir-se segura e dois meses depois já dormia em cima do sofá. Durante todo este tempo fui-lhe tocando, sempre na hora da refeição, de forma a que ela associasse o toque a algo positivo; também fui introduzindo lentamente a comida seca, que já come com gosto... e há um mês, aproveitando a sua sonolência à lareira, "ousei" acariciá-la, a fazer-me distraída. Primeiro surpreendeu-se, depois fechou os olhinhos, consolada... :) Quando parei, ficou à espera de mais, mas deiei para o dia seguinte. E agora já lhe faço festas sempre que quero... por vezes assusta-se e bufa, mas eu ignoro e ela acalma-se (dou-lhe uns toquezinhos com o dedo na testa, uma técnica de reiki que me ensinaram). Já anda pela casa, embora prefira passar o tempo na sua alcofa, numa estante. Tem as suas tacinhas junto à alcofa, mas já vai comer e beber nas outras taças distribuidas pela casa. Falo sempre com ela, cumprimento-a, trato-a de modo afável e ela já corresponde. E um dia destes vou poder levantar-lhe a cauda e confirmar que é gata (ou não! :P), sem a estar a "invadir" (a dona deu-a como fêmea, e parece estar esterilizada, já que nunca teve manifestações de cio...). Estamos a falar de uma gata sénior e traumatizada... por isso é mesmo uma questão de paciência e de tempo!

Já agora, a sua gata está esterilizada? isso pode ajudar... :)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo mar 25, 2012 11:10 am

há animais assim. basta ver o tópico do amigo do óscar. mesmo o meu isaias já cá está há 8 anos e não é nada simpático. foge quando lhe faço festas. agarrá-lo nem pensar. para espanto. deita-se em cima de mim, ou antes, do cobertor se eu estiver tapada.
a rita era um bocado assim. quando foi para velha, tornou-se uma chatinha. feitios. :P
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo mar 25, 2012 11:32 am

Uma das gatas que tenho cá em casa, chegou bastante maltratada, e bufava, assanhava-se e ia dando comigo em doida. Já está em minha casa faz dois anos e embora tenha as suas "birras", posso dizer que acalmou bastante. Curiosamente desde o início gostou sempre de ir para o colo ou para cima de mim quando estava deitada no sofá. Festas é que não é muito com ela, ou seja qb. Continua a ser um pouco má com as outras duas que cá tenho, mas de resto acalmou.

Esta minha gata deve ter sido atacada por cães, pq já vi ela ficar nervosa quando ouve cães a ladrar. Mas já distingue dos cães da vizinhança de outros cães. Agora só se mostra nervosa quando ouve algum ladrar de algum cão desconhecido.

Uma situação engraçada aconteceu quando ela estava no meu colo. Tinha o portátil ligado e quando abri um programa, este emitiu um ladrar de cão e não é que ela pensou que era um cão a sério que andava pelas redondezas? :) Até "rosnou".

O processo pode ser mais curto ou mais longo. Depende do gato e dos traumas que ele possa ter apanhado.

Cada animal é único. Se nos habituarmos a estar com eles todos os dias, notaremos que têm comportamentos diferentes, temperamentos diferentes, tal como o ser humano. Se fossem todos iguais, seriam cópias uns dos outros. E isso na natureza não acontece.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo mar 25, 2012 12:08 pm

Deve ser complicado ter um animal assim.

Os gatos querem-se diferentes dos cães, mais independentes, porém assim também é demasiado.

A Jessie ainda é muito novinha, ao contrário dos outros gatos que aqui outros foristas contaram, não tem um historial de maus tratos no passado.

Espero sinceramente que a situação mude e que vejam um lado meigo e carente da Jessie.

Já agora, os gatos não gostam de "desprezo" falem com ela de forma meiga, mas não insistam muito, nem muitas vezes, pode ser que estando ao pé dela mas sem lhe "ligar" se aproxime de voces :wink:

Boa sorte
Sónia
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

domingo mar 25, 2012 12:40 pm

É da personalidade do gato, são todos diferentes.
Penso que muitas vezes nem tem nada a ver com a educação, pode ter a ver com os traumas que passou na rua que façam dela uma gata mais desconfiada.
É mesmo dar tempo ao tempo.

Olhe eu tenho um que é um medricas (o Raviolli) ! Se lhe toco para dar festinhas e ele está distraído, dá um salto. :lol: Às vezes estou a andar em direcção a ele, o pequeno lembra-se e corre pela casa fora como se não houvesse amanhã.
Foi educado da mesma forma que o irmão, têm os dois a mesma idade e até as mesmas cores! O Alfredo já é muito mais relaxado, deixa fazer tudo.

Se calhar a sua gatinha precisa de mais uns meses (ou talvez anos) para perceber que realmente gostam dela e que não há perigo.
kelinhapbl
Membro Veterano

domingo mar 25, 2012 9:22 pm

homeless Escreveu: e foi o que tentei dar-lhe...e tentei ainda explicar-lhe que nem todos os gatos manifestam o seu bem estar da mesma maneira...se nós humanos nos manifestamos de formas diferentes ...os gatos tambem.
nem todos amassam, nem todos fazem patinhas , nem todos são "gatinhos" "fofinhos" e "potinhos de mel" e afins!
são animais...não são peluches.

tenha paciencia, interaja com o animal e respeite tantos os timmings como a personalidade da sua gata.
o animal não está consigo assim à tanto tempo e já passou por outros humanos...tempo é um grande mestre!

tenho uma gata que levou 9 meses a que eu conseguisse pegar-lhe sem ficar esgatanhada....esteve 5 anos num gatil!
se calhar...até não demorou muito.... :lol:
Homeless, sim, sim, eu sei que me deu ótimos conselhos, agradeço-lhe!
Estou cá precisamente para aprender com pessoas com mais experiência do que eu nestas lides felinas! Viver e aprender! :)

Tenho seguido as dicas que me deu...
Não vou desistir de conquistar a Jessie, e tenho tido toda a compreensão possível, porque dizem que ela veio daquela casa, mas digamos a verdade, quem garante que ela não foi "escorraçada" por pessoas que lá passassem? Há gente tão má... Quero mesmo é conseguir provar-lhe que ela pode confiar em nós...

Vou continuar a seguir as dicas que me foram dadas, e todas as que possam dar, e dar tempo ao tempo... Tendo confiança que com o tempo ela vai acabar por se mentalizar que aqui ninguem lhe faz mal :)

Se mesmo com o tempo ela continuar assim, aceitamo-la como é e pronto. Um animal é ser vivo e como tal tem a sua personalidade! :)

Todas as dicas são bem vindas! Assim como críticas, caso achem que estou a fazer algo errado! :) Estou cá para aprender! :)
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo mar 25, 2012 9:46 pm

Vendo e lendo bem este tópico.... Eu tive uma gata assim durante quase 17 anos. Veio cá para casa muito pequena, tivemos que tira-la da mãe, porque vivia na rua, numa colónia, e antes que ficasse arisca, decidiram tira-la da mãe... até porque dos irmãos todos, foi a única que sobreviveu.

No entanto quem é que a agarrava e dava festinhas ? ninguém! Eu como era pequena quando ela veio cá para casa, agarrava nela, mas saia de cena a chorar e toda arranhada. No veterinário era de luvas e toalhas, tanto é que a partir dos 2 anos nunca mais a levamos a vacinas nem algo do género.

Às vezes é mesmo deles.
Neste momento tenho 2 gatos adultos, que só miam, fazem ronrom, esfregam-se em nós, deitam-se em cima de mim, pequenas pernas e costas abaixo, e uma gata com 8 meses que é meiga também, mas sendo tartaruga, tem um bocado mais de mau feitio, é muito dona do seu nariz.... Mas que eu sinto falta daquela agressividade toda da Bianca, lá isso sinto. Tenho 3 gatos que não fazem... NADAAAA de mal. LOL
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Responder

Voltar para “Gatos”