Os vossos gatos comem pêlo?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 03, 2003 6:02 pm

Olá

Já há algum tempo que eu observo um comportamento na Amélia que não sei se é natural ou não. Eu sei que quando os gatos se lavam comem o próprio pêlo. Mas a Amélia, quando eu a escovo, se for tirando o pêlo da escova e colocando de lado, se me distrair ela rouba esse pêlo e come-o. Isto é normal? Será algum tipo de comportamento que os gatos têm para afastar possiveis predadores?

Beijokas
kathleen
Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda nov 03, 2003 6:10 pm

Não será a brincar? A Mikinhas adora brincar com a escova do meu cabelo e quando tiro os cabelos fica louca. Com os pêlos deles ninca notei nada, mas os nossos gatos tem umas caracteristivcas tão particulares que nada é de estranhar.

Miau
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

segunda nov 03, 2003 6:31 pm

Kathleen:

A minha gata tb já fez isso...Como é o pêlo dela, tem a tendência para o lamber, e não para o comer...Como os pêlos que estão na escova não estão presos, quando os gatos lambem a escova (os pêlos) é normal que os engulam... Mas é melhor ter cuidado com isso!!
Eu acho que é isto!! Pelo menos é o que acontece com a minha gata!

Beijinhos
Ninita2
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: domingo out 19, 2003 1:55 pm
Localização: Kito, Sushi, Ninita, Aleusha

segunda nov 03, 2003 7:51 pm

Bom pêlo os meus não comem, mas o Sushi, por exemplo, gosta de comer a espuma do banho!! ;) Quando me apanha a tomar banho de imersão senta-se na borda da banheira, e se eu o deixar vai apanhando bocados de espuma com a pata e come!! :lol: Vá-se lá etender!

Beijocas
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda nov 03, 2003 9:08 pm

Olá

Ela não faz por brincadeira, se eu lhe tirar o pêlo ela faz tudo para o engolir rapidamente. Aos cabelos ela não faz isso...
É mesmo estranho, ando eu a escova-la para que ela não forme bolas de pêlo no estomago e a seguir vai ela e se eu não noto come o p~elo que eu lhe estou a tirar :roll:

beijokas
kathleen
mai-mai
Membro Veterano
Mensagens: 732
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

segunda nov 03, 2003 9:25 pm

Olá,


Nunca vi os meus gatos comerem o pê-lo que lhes tiro, brincar com ele sim, já vi, mas comer... no entanto, já apanhei bebés bom bocados de pêlo na boca, será que o estavam a comer?

Pergunte ao vet, talvez saiba.


Bjs



mai-mai
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

segunda nov 03, 2003 9:39 pm

Deve ser do cheiro...Sentem que o cheiro é deles...Por isso o pêlo também é..."Pensam" que vão lamber-se a eles proprias....Mas são apenas os pêlos que estão na escova...Ao lamber engolem...Acho que não os comem, por querer comer mesmo!! Quanto aos cabelos, a minha gata mastiga os meus quando aproximo a minha cabeça da boca dela!!Claro que tiro rapidamente, para não se engasgar!

Acho eu,né?

Bjinhos para Todos!
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

segunda nov 03, 2003 11:25 pm

Olá

Quando escovo os meus gatos, costumo fazer uma bolinha com o pêlo que vou tirando e quando acabo, dou a bolinha ao Tchinho, a fingir que é um rato, e ele pega com as patas da frente na bola, leva à boca e vai arrancando os pêlos até os espalhar todos, como se tivesse a arrancar pêlo dum rato.... depois recolho o pêlo todo e deito fora ;)

Comer, ele não o come.... só brinca

Tchinho
Rochamar
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm
Localização: Gatos, porquinhos-da-Índia, coelho

terça nov 04, 2003 11:01 am

Olá! :D

Quando estou a pentear a minha persa, se vou pondo os pêlos ao lado, tanto ela como os outros – sobretudo o mais pequenino – ao vê-los, correm a apanhá-los com a boca. Tiro-lhos imediatamente; caso contrário, é bem possível que os comessem… ;)

Beijinhos.
Marta
Rochamar
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm
Localização: Gatos, porquinhos-da-Índia, coelho

sexta nov 07, 2003 2:53 pm

Olá!

Ontem, quando penteei e escovei a Circe, o Simba logo acorreu, como sempre faz – não sei porquê, adora provocá-la nestas ocasiões. E ela não acha graça nenhuma. :x Ontem, estranhamente, também não gostou de ser penteada; parecia dorida. :( Por isso nem ligou aos pêlos que ficaram no pente. :| Mas ele ligou, ávido. Retirados do pente, começou por abocanhá-los todos, depois ficou só com uns poucos na boca. Decidi esperar, a ver o que acontecia. Mastigou, mastigou e… sim, Kathleen, engoliu-os! :o
Procurei explicação nos meus livros sobre gatos, mas não encontrei nada. Do que mais parecido se falava era um gato que comia bocados das camisolas da dona. :p

Beijinhos.
Marta
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta nov 07, 2003 3:04 pm

Olá

Pois eu também acho esquisito. Mas sempre achei que tinha algo a ver com o instinto de preservação dos gatos. Da mesma forma que vivendo numa casa continuam a enterrar as fezes para não deixar rasto, devem comer o pêlo também... Parece-me lógico, mas não sei se será a explicação.

Beijokas
kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta nov 07, 2003 3:25 pm

Boas.

Nunca vi gatos a comerem pêlo... ainda só vi a mastigarem os cabelos dos donos, mas penso que para um chamar de atenção ou por brincadeira... ;) . Agora essa de comerem pêlo... é novidade, para mim, bem como mt estranho... Sei que ingerem pêlo prq a lingua deles é áspera e por cada lambidela, lá vai uma " tonelada " dele... ;) :roll: .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rochamar
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm
Localização: Gatos, porquinhos-da-Índia, coelho

sexta nov 07, 2003 3:48 pm

Olá, Kathleen! :D

Penso que essa poderia ser uma explicação plausível se fosse a própria Circe a comer os seus pêlos. Mas quem os comeu foi o Simba, como se de um petisco se tratasse. :lol:
No tal livro em que alguém procura explicação para o facto de o seu gato comer tecidos, respondem-lhe que ainda não foi identificada uma causa precisa. Tem-se investigado diversas causas potenciais: neurológicas, hereditárias e ambientais (stresse causado pela mudança de lar, pela chegada de mais um gato, pela separação do dono ou por um período de doença). Fazem também uma aproximação deste comportamento ao do gato que não conseguiu atingir a maturidade plena e que continua, por conseguinte, a ter um comportamento infantil para com o dono. O livro intitula-se Why does my cat…? e é da autoria de Sarah Heath.
Mas nada disto se aplica aos nossos meninos, pois não? Os pelinhos devem ser gostosos mesmo… ;)

Beijinhos.
Marta
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta nov 07, 2003 3:50 pm

Olá

Não nenhuma dessa situações acontece com a Amélia...
Ela quando veio para minha casa também me "lavava" o cabelo :roll: , agora raramente o faz.

Beijokas
kathleen
Rochamar
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda out 28, 2002 2:30 pm
Localização: Gatos, porquinhos-da-Índia, coelho

sexta nov 07, 2003 3:54 pm

Leonilde:

Os pêlos em questão são de persas. São mais macios. Tabém devem ser mais gostosos. ;)

Beijinhos.
Marta
Responder

Voltar para “Gatos”