Gatos castrados VS Gata no cio.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

terça mar 27, 2012 11:27 pm

Olá pessoal...

Preciso tirar uma duvida em relação aos bichitos que habitam aqui a casa.

A minha gata tem cerca de 8 meses, e veio agora o primeiro cio, à uns 2 dias mais ou menos. Como ela é mais pequena que o normal, eu estava com receio que em relação a órgãos fosse um pouco atrasada... Não sei se me faço entender. Até o miado dela é de gato de 2 meses, parece mais um piar.
Com a chegada do cio, até o miado mudou... Ela vai ser esterilizada e nunca tive duvidas disso, estava era à espera que ela crescesse mais um bocado, e até pode ser que agora, com as hormonas aos saltos, ela propria dê um pulo no tamanho!!
Os meus dois gatos, CASTRADOS, já têm mais de 1 anos, ambos, decidiram agora fazer a festa. Passam o tempo todo montados na gata e a morder-lhe o pescoço.... Pensei que sendo castrados, não teriam essas vontades malucas. Pelos vistos enganei-me...

A questão é, devo ficar preocupada? Não vá a miúda começar a criar leite e ter uma gravidez psicológica com tanto pinocanço . Eu de noite mantenho a malta separada. A minha mãe hoje estava preocupada, a pensar que a gata vai engravidar mesmo, separou a bichinha durante o dia todo.
Com tanta maluqueira, magoaram a gata num olho, tá com uma conjuntivite, a ser tratada com gotas. A gata é tão pequena, que se perde debaixo deles... mas é uma oferecida. Faz um género de "prrrr" quando os vê, e rebola-se toda no chão. É engraçado de se ver.

Mas o que é que eu faço?

A minha vontade é separar os bichos também, enquanto isto não passa. E claro, quando a maluqueira passar, mandar esterilizar e acaba-se a festa!!
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta mar 28, 2012 1:01 am

Ai Catarina, já me fez rir altíssimo! :lol: Se os gatos foram castrados há menos de 2 meses, esse comportamento é normalíssimo, por causa das hormonas que ainda possam estar em circulação. Se estão castrados há mais tempo, bom... não é MUITO normal, mas acontece! Sendo a gatucha pequenina e frágil convém realmente protegê-la das "investidas". Aposto em como tem os pescoço todo mordidinho...

Por aqui os bichanos são muitos e por isso posso observar alguns comportamentos menos usuais. Tenho, por exemplo, o Kyikoo, gatão de 7 quilos (é enorme mesmo, não é gordo) e 5 ou 6 anos de idade, castrado desde os 2, que tenta montar o seu melhor amigo quando sente gatas no cio aqui nas redondezas. O Charlie não gosta e não quer, amizade tem limites, não é? Mas também já andou com uma unhada na testa por não consentir a devassidão... :lol: E também tenho um casalinho maravilha que de vez em quando se lembra... Tudo começou quando o Joca tinha 10 meses e chegou a Natalinha, com 3 mesitos mal feitos e, evidentemente, nem sinal de cio. Até então, o Joca nunca tinha manifestado qualquer comportamento que indicasse ter chegado à maturidade sexual... mas perdeu-se de amores pela pequena Natália! Andava sempre a carregá-la para todo o lado, ela protestava mas sendo tão bebé nem tentava defender-se. Ela também não o largava e até mamava nele, mas não gostava muito das "brincadeiras" ousadas. Um dia apanhei-o em flagrante, a tentar montar a meia leca... foi castrado no dia a seguir! O entusiasmo lá passou, a Natalinha cresceu, foi esterilizada aos 7 meses, antes do 1º cio. Certa vez fiz uma "catnip party" e, enquanto se rebolavam pelo chão e perdiam a compostura, voltou-lhes a paixão antiga... paixão que se reacende sempre que cheiram catnip! São muito amigos, praticamente inseparáveis e quando se "drogam" dá-lhes para isso, que fazer? eu deixo, são os dois adultos e esterilizados há quase 3 anos, ela tem arcaboiço, entendem-se sem danos. 8) Mas no caso da sua minorquinha convém realmente vigiar para não a magoarem. E esterilize-a logo que possa. Agora se a paixoneta vai passar de vez ou não... quem sabe? :twisted: :P
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quarta mar 28, 2012 1:35 am

Olá sxmota.
Agradeço-lhe a resposta e peço desculpa se a fiz acordar alguém aí em casa. :lol:

Os gatos já foram castrados à mais de 2 meses. Aliás o mais velho que tem 2 anos e meio, foi castrado à 2 anos. Esse ficou gordinho, o outro que agora mais parece um coelho, foi castrado à uns 6 meses também. Esse então foi castrado já com 1 ano, e fazia xixi em tudo quanto era sitio. E ficou com peso normal, farta-se de comer e não engorda.
A gata sendo pequena decidi esperar para ver se aumentava o tamanho, e por ser pequena não sabia se estaria preparada para ser esterilizada. Isto pensamento de uma mãe, claro!

Mas vou seguir o conselho. Vou deixar a malta separada, e só se ver em pequenos períodos de tempo durante o dia. Em relação ao pescoço mordido, a sorte dela é que tem ali um traço de Bosques da Noruega e pêlo não lhe falta. Mas ás vezes, quando um dos gatos tá em cima dela, ela começa com um rosnar muita estranho... Parece que realmente está acontecer uma tragédia na vida dela... lol Mas vocês percebem, quando está no fim do acasalamento, têm a mania de rosnar.
Já não percebo nada disto! A gente castra os bichos para não ter problemas e eles tratam de arranjar outros.


edit:

Imagem

Quase que ela vê pornografia na net, como não vai ser tarada!?
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta mar 28, 2012 10:02 am

ahaha, não, não acordei ninguém, os gatos é que olharam para mim com ar de censura :P

Bem, isso devem ser os "genes nórdicos", porque a minha Natália também tem traços de Bosques! A desgraçada andava com o pescoço cheio de crostinhas. :lol: Felizmente o Joca foi o único "apaixonado". 8)

Também tenho uma gatinha minorca, mas essa é mesmo imatura. Acho que vai ficar bebé para sempre. Tem tamanhito de 4 ou 5 meses, embora já tenha um ano e meio, e foi esterilizada só em Fevereiro. O útero era de uma gatinha bebé, nunca chegou a ter nenhum cio... a partir dos 6/7 meses começou a ficar "miona", tanto eu como o vet achámos que era o cio, mas fora a miação não havia nenhum comportamento sexual. Como era pequenita e sempre foi muito frágil (otites e rinites crónicas) a esterilização foi sendo adiada até reunir condições para a intervenção. Conseguiu pregar-me o susto da vida, quando, no 5º dia após a cirurgia, rasgou o músculo junto à sutura interna... :o :? claro que tinha de ser de domingo para segunda feira, à uma e tal da manhã, felizmente eu ainda estava acordada. Ia caindo pro lado quando vi um bocadinho de gordura abdominal a sair pela costura externa - por sorte fez de "rolha" e lá corri para as urgências com ela. Foi cosida novamente, costura reforçada, e teve de fazer o pós operatório em jaula, para estar sossegada. É tão doidinha... tantas esterilizações que já "fiz", tinha de acontecer com esta croma apesar dos cuidados redobrados! Mas está catita, continua "miona", desata a berrar quando acorda, brinca imenso, morde sem noção da força que faz... é mesmo uma bebezona! :D
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quarta mar 28, 2012 11:47 am

Pois é, em relação ao tamanho, também acho que seja tamanho de 4/5 meses. Já vi gatos mais novos que ela maiores!!
Ela anda sempre com o rabo empinado, e rebola-se toda e faz "prrrr" aos dois gatos a ver quem lhe salta pra espinha. Vou deixar isto passar, pode ser que entretanto ela cresça um bocadinho. Tenho sempre receio das operações e dos dias que se seguem. Você agora falou da gordura abdominal e a bichinha tem uma barriguinha assim meio caída na zona onde costumam abrir. Espero que não seja problemático.

Agradeço as suas respostas, sxmota.
Quem quiser opinar, faça o favor. :)
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta mar 28, 2012 3:33 pm

[quote="Catarina1" Vou deixar isto passar, pode ser que entretanto ela cresça um bocadinho. Tenho sempre receio das operações e dos dias que se seguem. Você agora falou da gordura abdominal e a bichinha tem uma barriguinha assim meio caída na zona onde costumam abrir. Espero que não seja problemático.

[/quote]

o problema não foi da gordurinha, ela até é magrita, embora rija. O problema é que, além de bebezola e das suas doenças crónicas, é assim para o hiperactivo e não tem "noção". Só para ilustrar, andava de funil a fazer bullying aos outros gatos (o dobro ou triplo dela!), aproveitando-se ter estar de "capacete"! A par com a energia, nesses dias ela fartou-se de espirrar, e foi justamente após uma sessão de espirros que aconteceu o acidente. Provavelmente a zona já estaria fragilizada e a força dos espirros foi a "gota de água" (neste caso, de gordura), porque não foi a sutura que abriu, foi mesmo o tecido muscular que rasgou ao lado dos pontos (já reforçados porque o vet conhece bem o calibre da garota). São acidentes improváveis, até porque as gatas ficam (habitualmente) um bocadinho combalidas depois da operação, com algumas dores e evitam mexer-se muito. A esta "pitgata", pelos vistos, não lhe doía nada... 8)
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quarta mar 28, 2012 4:55 pm

Ok. Já fiquei mais esclarecida.

Mas fico com receio na mesma. A Bianca, que morreu à 2 anos e meio, no dia seguinte a ter sido operada a 3 tumores, pulava para cima do roupeiro, como se fosse a coisa mais normal do mundo, e nem medicamentos estava a tomar. Por isso... Esta também é irrequieta, mas vou ter que deixar tudo separado para não haver acidentes.

Obrigada :)
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Responder

Voltar para “Gatos”