cor dos olhos dos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

fmoniz
Membro Veterano
Mensagens: 729
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sexta abr 06, 2012 10:00 pm

Olá!
Sou novo por aqui, mas tenho consultado a Arca de Noé nos últimos tempos pois estou a pensar em adotar o meu primeiro gato.
Tenho uma dúvida para a qual não encontrei uma resposta que me esclareça.

Gatos que nasçam com olhos azuis, podem sofrer uma modificação na cor ao longo do seu crescimento?
Se sim, a que é que isso se deve?

Obrigado.
fmoniz
Membro Veterano
Mensagens: 729
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

sábado abr 07, 2012 1:53 pm

Boas, como o tópico está mais abaixo vou subi-lo.

Quanto a esta questão até posso estar a fazer confusão, mas sempre tive a ideia que por vezes os gatos que nasciam com olhos azuis mudavam de cor.

Obrigado. :)
Keera
Membro Veterano
Mensagens: 290
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sábado abr 07, 2012 4:09 pm

todos os gatinhos nascem com os olhos azuis,depois penso que por volta das 6 semanas (ou será mais tarde?), mudam de cor. ou podem manter-se azuis a vida toda. não sei o motivo, só sei que assim é, a cor dos olhos quando nascem é sempre azul e não se prevê a cor que terão em adultos!
Blackheart9
Membro
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 17, 2010 10:44 pm
Localização: Gatos: Nico, Ronnie, Mafalda, Chica, Luna
Cães: Jardel, Jomi
Hamster: Íris

sábado abr 07, 2012 4:21 pm

A cor dos olhos também é influenciada pela cor do pêlo! Ou seja, gatos tricolor nunca poderão ter olhos azuis... e etc.
Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado abr 07, 2012 8:11 pm

todos os gatos nascem com olhos azuis (ou azulados) e mantem-nos enquanto bébés.
depois lá pelas 4/5 semanas surge a cor definitiva.
como nos bébés humanos....

http://en.wikipedia.org/wiki/Cat_senses
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

sábado abr 07, 2012 9:32 pm

Blackheart9 Escreveu:A cor dos olhos também é influenciada pela cor do pêlo! Ou seja, gatos tricolor nunca poderão ter olhos azuis... e etc.
Não sabia disso! Já sabia que as tricolores são todas fêmeas (ou é raro encontrar machos), mas isso da cor dos olhos não sabia!

O meu avô tem uma gatinha tricolor que tem um olho verde e outro azul, mas curiosamente ela é cega do olhito azul. Deverá ter algo a ver com isso, então!

:)
Yesi
Membro
Mensagens: 185
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
Localização: Shuffle
BillieJean

sábado abr 07, 2012 9:34 pm

Tricolor tipo o que? O meu Shuffle tem preto, castanho e branco. É um caso raro? :lol:
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

sábado abr 07, 2012 9:40 pm

Yesi Escreveu:Tricolor tipo o que? O meu Shuffle tem preto, castanho e branco. É um caso raro? :lol:
O seu Shuffle é tigrado, com manchas brancas.

Aqui tem um exemplo de uma tricolor, da minha Jessie:

http://arcadenoe.sapo.pt/img/album/87/456187__img.jpg

Pelo que li, acho que os machos tricolores, para além de serem raríssimos, são estéreis. Aliás, há um tópico recente aqui na arca, sobre as cores dos animais, que a NessieG postou, e fala precisamente sobre isso :)
Blackheart9
Membro
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 17, 2010 10:44 pm
Localização: Gatos: Nico, Ronnie, Mafalda, Chica, Luna
Cães: Jardel, Jomi
Hamster: Íris

domingo abr 08, 2012 12:13 am

Yesi Escreveu:Tricolor tipo o que? O meu Shuffle tem preto, castanho e branco. É um caso raro? :lol:
Tricolor é um gatinho com 3 ou mais cores...
Mas como já disseram em baixo, é raríssimo um gatinho macho ser tricolor, só mesmo fêmeas... A minha Chica é tricolor :D
Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
Blackheart9
Membro
Mensagens: 53
Registado: quarta nov 17, 2010 10:44 pm
Localização: Gatos: Nico, Ronnie, Mafalda, Chica, Luna
Cães: Jardel, Jomi
Hamster: Íris

domingo abr 08, 2012 12:15 am

kelinhapbl Escreveu:
Blackheart9 Escreveu:A cor dos olhos também é influenciada pela cor do pêlo! Ou seja, gatos tricolor nunca poderão ter olhos azuis... e etc.
Não sabia disso! Já sabia que as tricolores são todas fêmeas (ou é raro encontrar machos), mas isso da cor dos olhos não sabia!

O meu avô tem uma gatinha tricolor que tem um olho verde e outro azul, mas curiosamente ela é cega do olhito azul. Deverá ter algo a ver com isso, então!

:)
Já me disseram que quando um animal cega, o olho fica azul... secalhar é por isso que a gatinha do seu avô tem um olho verde e azul e é tricolor.
Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
fmoniz
Membro Veterano
Mensagens: 729
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

domingo abr 08, 2012 1:04 am

Mas nos humanos os bebés já nascem com a cor dos olhos definitiva, não é verdade? pelo menos nunca me apercebi de mudanças na sua cor ao longo adas primeiras semanas de vida.

Bom como nunca lidei com gatos, não fazia a mínima ideia de que nasciam azuis e depois mudavam para a cor definitiva.

É, de facto, curioso.

Obrigada a todos pela vossa ajuda

Boa Páscoa :wink:
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo abr 08, 2012 1:42 am

Lembro-me que quando conheci o meu irmão, um dia depois dele nascer, ele já tinha olhos castanhos. No entanto penso que geralmente os bebés nascem com os olhos acinzentados e só mais tarde ficam com a cor definitiva.

E sinceramente, voltando aos gatos, já vi muitos gatos recém-nascidos e não me lembro de alguma vez ver algum a nascer com olhos azuis. Vi-os sim, com olhos acinzentados (quase azulados, é verdade, mas não deixam de ser cinzentos). Depois mais tarde é que ficam com a cor definitiva, que pode, claro, ser a azul. Mas tal como nos humanos, hão-de haver excepções.
Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

domingo abr 08, 2012 2:00 am

Yesi Escreveu:Tricolor tipo o que? O meu Shuffle tem preto, castanho e branco. É um caso raro? :lol:
Tricolor "tipo" com cores que nao "descendem" entre elas, por exemplo um gato preto branco e cinzento nao é um tricolor porque as cores em si sao da mesma "família" por assim dizer, o preto dilui para o cinza.
Mas se for um gato com branco, amarelo e preto já é um tricolor porque as cores sao distintas entre elas.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
kelinhapbl
Membro Veterano
Mensagens: 846
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Localização: Londres, UK

domingo abr 08, 2012 2:57 am

Eu devo dizer que tenho um "crush" por tricolores e tigrados... Deve ser por isso que tenho um de cada! :roll:
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

domingo abr 08, 2012 7:28 am

O meu gato amarelo, até quase 1 mês de idade sempre teve os olhos azuis, tanto é que o nome dele é Micky Blue Eyes (coisas da minha mae) e depois os olhos mudaram para verdes amarelados, por sinal lindos.
Imagem



Tenho também uma tricolor mais bebezoca que teve olhos azuis só enquanto era mesmo pequenina, rapidamente perdeu essa cor, e veio o amarelo forte.
Imagem

E tenho um gato branco e beje/cinzento) que tem os olhos azuis actualmente, mas quando era bebe tinha a mesma cor do micky e até ele realmente começar a crescer, nem sabiamos se a cor ia ficar... Mas ficou.
Imagem


:)
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Responder

Voltar para “Gatos”