Como (tentar) lidar com uma gata aterrorizada... help!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta mai 17, 2012 4:24 pm

Eu sei que há vários tópicos mais ou menos parecidos com este, e que as respostas são sempre mais ou menos as mesmas, mas não resisti a vir desabafar/procurar alguma opinião, porque não sei mesmo o que fazer :oops:

Ontem chegou cá a casa uma gatinha, para eu a acolher como FAT. É a segunda gata que acolho nestas condições (a outra que cá tive entretanto já foi adoptada), mas não podia ser mais diferente de todos os gatos com que já lidei (que não foram muitos ao longo da minha vida, mas vá :oops: ).

É o seguinte, a bichana aparentemente veio de uma casa com poucas condições onde era atacada pelos machos que também lá viviam, pelo que eu calculei que realmente ela chegasse aqui um pouco assustada. Mas assustada é pouco para descrever, o bicho está completamente aterrorizado. A minha gata até tem sido bem meiguinha e não se foi meter com ela, o que me surpreendeu, mas o tal gatinha está num estado que até me dá dó.

Desde que cá chegou que ainda não saiu debaixo da minha cama. Fica toda encolhida a um canto sem se mexer. Ainda não comeu nem bebeu nada nem usou a caixa de areia, se bem que eu tenho quase a certeza que ela já fez xixi, porque há bocado arrastei um bocado a cama para a desencostar da parede e reparei que o chão ao pé de onde ela estava deitada está molhado, ou seja, ela fez xixi mas ficou deitada em cima do próprio xixi sabe-se lá por quanto tempo.

Esta manhã quando tentei mexer-lhe (burrice minha, mas eu tinha boas intenções :oops: ) levei uma mordidela de tal maneira que tive de ir às urgências, ferrou fundo e já estou a antibiótico que tenho a mão toda inflamada :(

Não sei o que fazer, não sei mesmo. Já a tentei aliciar com petiscos, foi-me dito que ela adora peixe mas nem isso quer, deixei-lhe a comida debaixo da cama mesmo em frente ao focinho dela para ela poder comer sem ter de se mexer do sítio mas não toca em nada. Bem sei que ainda só se passou um dia, mas é normal um gato ferrar assim quando lhe mexem, e passar um dia INTEIRO no mesmo sítio não se mexendo sequer quando faz um xixi? E que faço se os dias passarem e ela continuar assim? Não pode ficar tanto tempo sem comer ou beber e sinceramente não queria inundar o quarto com xixi de gato, uma vez que ela se recusa a sair para usar a caixa (que eu mesmo assim já deixei logo ao lado da cama para estar bem visível e próxima, mas ela não cede).

Enfim estou preocupada e um bocado perdida, porque apesar de se ter passado só um dia são muitas horas a ver a bichana naquele estado de terror, e não sei que faça!
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta mai 17, 2012 4:56 pm

:? Ui....

Keera, fez uma coisa mal... não devia ter deixado a gatinha solta logo no primeiro dia, tendo mais gatos em casa... mas isso agora já está feito e tem que dar a volta na situação...

Não lhe tente mexer mais... gatos assustados/aterrorrizados são obra!!! E atiram-se sim... e mordem mesmo, como aliás já viu.

Na minha opinião, e como ela está no seu quarto, desista de dormir nele por uns dias... feche a porta e coloque lá o caixote da areia e a tacinha com comida e água... deixe a gatinha acalmar e sossegar... pode levar uns dias!

Vá entrando no quarto e falando com ela para ela reconhecer a sua voz...
Ela terá tendência para vir inspeccionar o quarto e comer e beber, mas só o fará se se sentir segura...

Se nada disto resolver até 2 dias... arranje quem a ajude e tente capturá-la para uma transportadora com ajuda de uma latinha bem aromatica... se não resultar arranje uma manta e atire-lhe para cima, mas cuidado com as patas e com as unhas...

Isto em ultimo caso, claro..
:|

De momento é o que me lembro... mas acredito que aparecerá mais alguém com mais ideias...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Keera
Membro Veterano

quinta mai 17, 2012 5:03 pm

pois é, eu sei que não a devia ter deixado solta, aliás, quando tive cá a outra gata o que fiz logo foi mantê-la um tempo na transportadora para deixar a minha gata cheirá-la, depois mantive-as separadas durante os primeiros tempos, e depois já se davam lindamente.

mas com esta não deu para isso porque ela se enfiou logo debaixo da cama!foi literalmente chegar a casa, abrir a transportadora onde ela vinha (foi outra pessoa que a trouxe e tinha de levar a transportadora de volta), que ela correu a esconder-se. daí esta situação, porque eu sabia que não devia ter sido assim, mas doutra maneira não deu :( e quando tentei mexer-lhe foi o que se viu, uma ferradela de todo tamanho.

tenho mantido as bichanas separadas, e tenho entrado no quarto tipo de 2 em 2 horitas (tenho estado na sala) para falar com ela num tom meiguinho e calmo e ela se ir habituando à voz, pelo menos.

e o facto de eu viver numa casa mesmo pequenina (tenho wc e quarto pequeninos e uma sala-cozinha também pequena) complica tudo, não dá para 'fazer vida' só numa divisão, e na sala-cozinha acredite que não tenho espaço para dormir.

ai que estou a ver a situação toda a andar para trás :cry:
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

quinta mai 17, 2012 5:19 pm

OLá Keera!

Pois, de facto penso mesmo que o ideal será a gatinha ficar sozinha numa divisão até por ela própria acalmar. Deixe-lhe apenas uma caixinha com a areia, comida e água e deixe-a acalmar sozinha. Ela quando se sentir mais segura, a curiosidade acredito que falará e ela iniciará a exploração do espaço e a adaptação aos novos cheiros e novas situações. Pelo que disse ela vem de uma situação bem complicada tadinha, precisa de tempo para perceber que aí em sua casa está segura. Será uma realidade nova para ela.

Dê-lhe tempo e espaço (não é fácil quando sei que quer ajudar e mimar :)
Vá dando notícias e espero mesmo que ela arrebite :)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mai 17, 2012 5:49 pm

Para um gato assustado e escondido o melhor que pode, uma mão a aproximar-se muito é uma mão que lhe pode fazer mal. A gatinha defendeu-se como pôde e soube, e já vi pelas suas palavras que compreende e não lhe leva a mal.

Pois também já sabe o que correu mal. Pode acontecer um gato nessas condições estar bastante tempo sem sair do sítio e sem se alimentar, mas o meu conselho é que a deixe sossegadinha e, sim, vá falando com ela em tom tranquilizador. O mais certo é que ela vá começando a comer e beber quando tudo estiver sossegado (pela calada da noite, por exemplo, ou quando se sentir sozinha em casa).

Eu não dormiria fora da cama, até para ela sentir que está bastante próxima e que não lhe faz mal, e para se habituar à sua presença.

Muita sorte para os próximos dias e as melhoras da sua mão. Com o antibiótico, agora é uma questão de um dia ou dois.
:)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mai 17, 2012 9:07 pm

lamento mt... até pela ferida que arranjou:| as melhoras!!

concordo com o que as foristas disseram...dê-lhe tempo, espaço e muita paciência. Cm tempo ela vai confiar em si!=)
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Keera
Membro Veterano

quinta mai 17, 2012 9:09 pm

desde já muito obrigada a todos pelas respostas!

estive agora a falar ao telefone com a senhora que é a ex-dona da gata e fiquei desanimada... aparentemente a gata sempre foi assim, foi criada na rua e depois de ter sido trazida para casa nunca confiou muito, nem em humanos nem em outros gatos, a senhora disse-me que ela se escondia sempre dela...

portanto estou sem saber muito bem o que fazer porque nem consigo imaginar como fazer esta gata ganhar confiança comigo quando nunca ganhou confiança com uma pessoa e gatos com os quais viveu tanto tempo.

vamos lá ver...
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta mai 17, 2012 10:12 pm

:?

Pelo que me parece, nunca ninguém lhe deu muita atenção e foi deixada com os seus próprios medos... tadinha! Deve ter-se sentido sempre amedrontada e daí a sua reacção...

Keera, vai ter que ter muita paciência com essa menina, falar com ela com meiguice e tentar cativá-la com brincadeiras e alimento... não forçar nada é a palavra chave, mas também não desistir...

Não demonstre que tem receio... passe uma onda de carinho para essa gatinha, porque eles sentem... eu costumo olhar nos olhos de um gatinho e cerrar os meus devagar como se fosse um mimo e uma caricia... aos poucos eles vão retribuir...

Vou ficar ansiosa por amanhã... principalmente por saber que não tem como fechar portas e isolar essa menina...

Abraço e boa noite.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mai 17, 2012 11:00 pm

Calma, Keera. A gatinha também pode vir a modificar o seu comportamento num ambiente diferente, que ela sinta como menos «hostil», ainda que isso possa levar algum tempo. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta mai 18, 2012 12:51 am

Keera quanto a mim 1 animal que veio doutro lar poderia sim sentir se mas nunca desse modo...olhe sinceramente acredito que apesar do feitio poder não ser muito acessivel ela nunca deve ter sido alvo de atençoes nem de qualquer tipo de carinho pois no dia a dia e com o passar do tempo o animal acabava por confiar.

Resta ir fazendo umas coisitas e aguardar que ela acabe por confiar em si.

Tente deixar 1 caminha dela por perto do sitio onde ela está bem como afinal todo o enxoval e aguarde...desejo boa sorte e lamento o sofrimento em que ela decerto se encontra por culpa possivelmente de alguns humanos mas acredite que ela vai mudar junto de si :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta mai 18, 2012 9:11 am

Não desespere nem desista já. Ainda que essa gatinha tenha uma propensão "natural" para desconfiar dos humanos, acredito que com paciência, carinho, e habituação, que a coisa vai ao sítio e ela até pode não tornar-se mimalha...mas pode conviver normalmente consigo e recuperar um pouco da confiança perdida nos humanos... mas tudo requer tempo... e nisso não mandamos nós. Vai ser provavelmente um processo um bocadinho demorado, mas verá que cada dia será uma pequena vitória, um pequeno progresso...confio que sim. Entretanto aconselho o mesmo que as outras foristas e que já tem feito: colocar as coisas à disposição (a caixinha de areia, caminha, comida, agua, etc), falar com uma voz suave, evitar fazer movimentos bruscos perto dela, etc... eu também costumo fazer o que a Carolina disse... às vezes a Marie está no meu colo, pisca devagarinho os olhos e eu faço-lhes igual...eles ficam relaxados e é como se fosse um cumprimento :)

Boa sorte, vá dando notícias!
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta mai 18, 2012 9:24 am

Ainda em casa dos meus pais, já alguns anos, apanhei da rua, ( muito sem querer) um gatinho pequeno, que bufava mais que uma cascavel!! O rai do bicho parecia o rabudo em gato!

Esteve mais de 2 meses escondido na mesma divisão ( o meu quarto) e nao sara nada, estava lá escondido, tinha comida e agua perto e a caixinha da areia, acho que esteve 2 dias sem comer e beber, mas depois o cheirinho da comida falou mais alto e de noite eu sentia que ele vinha comer e usar a caixinha! Foi dificil e ainda por cima o meu cão não parava de forçar a entrada no quarto!
Fiz sempre a minha vida normal, deixei o cão habituar-se ao cheiro do gato e pouco tempo depois o cão já não ligava nenhum e a pouco e pouco ele deixou de bufar! Um dia parecia milagre, cheguei a casa e a minha mae disse vai ao teu quarto muito devagarinho, e lá estava a bola de pelo a dormir na minha cama!!! depois de descobriu o bem bom não quis outra coisa!! Nunca foi um gato de muitos mimos, só mesmo quando lhe apetecia, estranhamente era o melhor amigo do meu Babar( cão) eram inseparaveis!!

Paciência keera, pode demorar muito ou pouco , mas vai ver que o gato vai ceder!

Boa sorte!
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

sexta mai 18, 2012 9:31 am

Olá Keera,
Se calhar era melhor colocar no seu quarto uma transportadora sem porta, com resguardos, para se ela quiser ficar lá dentro "escondida", os gatinhos gostam de "tocas" e uma transportadora é uma boa imitação, o meu Kiko, embora seja bebé, quando veio cá oara casa nos 1ª dia não saiu da transportadora e ficava lá dentro s bufar mas sentia-se protegido por não estar exposto..não sei que mais lhe diga a não ser muita paciência e fale baixinho com ela como se fosse um bebé deixe a comidinha e liteira perto da transportadora que se se assustar consegue entrar mais rápidos e aos poucos comece a afastar as coisas para ela se ir habituando e ficar mais á vontade..não sei..
Boa sorte
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mai 18, 2012 1:06 pm

Olá Keera.

Que idade, mais ou menos, terá a gatinha? Tem a certeza de que veio de um Lar, ou veio da rua mas que alguém, desse tal "lar" a alimentava?
Convinha saber quais eram mesmo as condições em que vivia... se com mais gatos, se em semi-liberdade/rua e casa, se convivia também com cães.
Se era gata de casa, se andava pela casa toda ou se não estaria confinada a uma só divisão, fosse sózinha ou com mais animais?
Para além do "destrato" de que foi vítima, era bom saber se lhe conseguiam tocar, fosse para festinhas ou para lhe pegar ao colo?

Era bom tentar saber para fazer uma ideia, mais ou menos, de como era a vida desse animal?! Para então actuar de acordo a ajudá-la a confiar em si.
Sou da mesma opinião que a Tassebem: não saia do seu quarto. E, sou da opinião de quem lhe recomendou colocar a transportadora, aberta, com uma mantinha lá dentro, para ela se sentir mais segura. Até lhe recomendo que tape o exterior da transportadora com uma manta para assim parecer mesmo uma toca :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Keera
Membro Veterano

sexta mai 18, 2012 7:27 pm

Olá a todos :) Agradeço novamente todas as respostas, muito obrigada mesmo pela atenção que estão a dar a este caso bicudo.

Leonilde, em resposta às suas perguntas, pelo que sei da vida desta gatinha ela já será adulta porque foi-me dito que tinha tido uma ninhada. Basicamente o pouco que sei da história da bichana é o seguinte: ela nasceu meio como 'gata de rua', mas pelo que percebi alguém se encarregava de alimentar aquele grupo de gatos. Acontece que quando uma das gatas teve uma ninhada, mal viram que era fêmeas começam a enxotá-las dali para fora, pelo que a gata provavelmente desde muito nova que foi muito «enxotada».

Penso que depois então uma senhora a acolheu por pena, pois descobriu que entretanto a gata tinha tido uma ninhada e lhe tinham morto os filhotes à nascença (penso que só sobreviveu um).

A casa da senhora que a acolheu pelo que me foi dito tinha más condições, vários gatos e cães, que apesar de serem todos bem tratados (esterilizados e castrados, por exemplo), não estavam no melhor dos sítios. Os gatos eram vários e estavam sempre fechados num sótão sem luz. Também me disseram que a gata era muito atacada pelos gatos machos e que como tal nunca gostou da companhia de outros animais e que também se escondia da senhora quando ela ia ao sótão.

Foi a própria senhora que contactou a associação por achar que o sótão não tinha condições para lá ter os gatos, isto ao fim de os ter por lá durante um ano. Disse que queria arranjar donos novos para eles e começou por nos dar a gatinha, por causa de ela ser maltratada pelos outros gatos, pelo que quis tirá-la de lá rapidamente.

É tudo o que sei :(

Hoje a situação mantém-se, está escondida atrás do roupeiro, ainda não usou a caixa de areia mas comeu meia dúzia de grãozitos de ração apenas... estive fora o dia todo e deixei-a fechada no quarto, pelo que ela lá deve ter saído da 'toca' um bocado...

Vou tentar a dica da transportadora, aliás, já tinha pensado nisso mas ainda não tinha posto em prática, mas agora já o vou fazer...
Responder

Voltar para “Gatos”