AJUDA! O q fazer com o meu gato?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Ruby40
Registado: quinta mai 31, 2012 10:04 am

quinta mai 31, 2012 11:22 am

Olá a todos,

inscrevi-me neste fórum precisamente pq necessito da ajuda de alguém e pelo seguinte:

Adoptei há uma semana atrás um gatinho (mais gatão) com 8 anos de idade q foi abandonado pela própria dona dentro de casa, ou seja, a senhora saiu e durante 1 mês não pôs os pés na casa. Ligou para uma associação de ajuda a animais a dizer q tinha 2 gatos ferozes dentro de casa e q fossem lá buscá-los!
A associação lá foi preparada para se deparar com 2 gatos "horríveis" e dá de caras com 2 gatos (menino e menina) assustadíssimos, carenciados de tdo pois apenas lá iam por comida de 3 em 3 dias mais ou menos e lá salvaram as "feras"!
Desde já grata à Entregatos uma associação incansável na ajuda aos animais! Bem-hajam!
Eu mal vi o anúncio não resisti e fui buscá-lo pois para os novinhos há sempre candidatos mas qdo crescem perdem a graça.....enfim...um animal com 8 anos tratado assim, seja q idade for mas é como deixar idosos nos hospitais...isto dava pano para mangas...pelo menos não os pôs na rua!
Ele é um doce, doce mesmo, melga de doce! Uma "fera" amorosa!
Bem pelos vistos a antiga dona dava-lhe latas gourmet (até ter o surto!) como quem muda de camisa e ele ficou viciado nisso, hoje qdo decide q quer latinhas não pára de miar mas miar mesmo, tipo quase desespero seja a q horas for, chegamos a acordar às 5 da manhã para lhe dar um pouco pq n aceita um não e nós precisamos de descansar e os vizinhos também!
Já experimentei n dar e dizer firmemente NÃO! Mas qual quê....n liga nenhuma e vai de andar atrás de nós até conseguir o q quer e nós pela exaustão cedemos, POR FAVOR O QUE FAZER?! Além de q não sou rica e ele n aceita outras marcas, já para n falar no mal q lhe faz!
Outra coisa e provavelmente devido ao abandono a q esteve sujeito, n pode estar sozinho, começa aos miados estridentes e a arranhar as portas, nem sequer posso ter a porta da casa-de-banho fechada qdo necessito pois fica logo em pânico, tenho q o chamar ou abrir a porta para acalmar!
Eu estou em casa com ele mas tenho q sair não é? o meu problema é o barulho para os vizinhos e a casa q é alugada e não quero ter problemas nem com vizinhos nem com senhoria q não é boa bisca! :evil:
Por favor ideias precisam-se :( , e desde já o meu muito obrigada a todos!
:)
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quinta mai 31, 2012 11:27 am

Olá

Em relação ás latinha se calhar é melhor juntar ração ás latinha e ir aumentando a dose de ração e diminuindo a latinha.

Já pensou que os miados podem ser de sentir a falta da companhia felina que tinha?! Pode estar habituado a estar com ela e agora ficar só e chama por ela?!
Não sei..
Ruby40

quinta mai 31, 2012 12:10 pm

Olá Luna e obrigada pela resposta,

mas devo explicar o seguinte, ele apenas mia qdo não nos vê ao pé dele, se fosse saudades da gatinha penso q miaria sempre à procura dela mas n é o caso.

Qto a misturar a ração, eu esqueci-me de dizer q ele come ração tem um pratinho dela cheio para ir comendo e come mas qdo lhe dá na cabeça q quer latinhas é qdo começa com esse comportamento, mas ele come perfeitamente a ração!
N se trata de comer apenas comida de lata e n querer ração, ele come bem a ração mas como lhe era dado (pelo q me foi dito) latinhas como guloseima mas mais do q deveria ser, ele habituou-se e agora qdo lhe apetece comer não nos larga e não pára de miar. Vê-se mesmo q é manha....tipo dá-me aquilo q tu sabes ou eu faço-te a vida negra! :lol:
Lunabloom
Membro Veterano

quinta mai 31, 2012 12:18 pm

LOL, então é bem manhoso esse rapazola 8) :D ,
eu aos meus costumava dar 1 latinha a cada 2 dias, mas começei a diminuir para 1x semana, acho que o se pode fazer é no fim-de-semana se tiver disponibilidade, quando ele começar a miar é afastar-se e não lhe ligar nenhuma :roll: , pois se ele vir que não vai em cantigas pode, pode ser que se começe a habituar... :roll: 8) Não sei os meus gatuchos não são muito faladores :lol: , a única que fala é a Marie qdo não nos vê :lol: (como é surda grita até nos ver :roll: )

Parabéns por ter ajudado este menino. :D
Ruby40

quinta mai 31, 2012 12:44 pm

Luna só fiz o q o meu coração mandava, custa-me mto ver como se vê agora animais com 5, 6 e mais anos (custa em todas as idades mas vê-se sempre pessoas a querer gatos bébés!) dados para adopção pq ou ganham alergias, ou vão emigrar, eu sei q estamos numa crise mto grande, eu própria estou desempregada e por mais q custe (e custa) dentro do q me for possível dar-lhe-ei o q puder nem q para isso tenha q tirar da minha boca mas n podemos culpar a crise para abandonarmos animais, n se pode dar ração da mais cara dá-se uma mais barata mas acho q é preferível a vê-los na rua ou nas associações a abarrotar de tantos animais!
N sei...mas este é o meu ponto de vista!

Pois ele é manhoso e muito, vê-se mesmo q é manha pois se lhe dizemos não ele cada vez q nos levantamos mete-se nos nossos pés, vai a correr para a cozinha :wink: e mesmo se nos sentamos n pára de se pôr ao nosso colo e miar se for preciso mesmo ao pé da nossa cara e não pára....qdo lhe damos o que quer vai para cima de uma das camas ou assim e pronto paz e sossego! :roll:

Enfim...
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta mai 31, 2012 1:18 pm

Ruby40 Escreveu:Olá Luna e obrigada pela resposta,

mas devo explicar o seguinte, ele apenas mia qdo não nos vê ao pé dele, se fosse saudades da gatinha penso q miaria sempre à procura dela mas n é o caso.

Qto a misturar a ração, eu esqueci-me de dizer q ele come ração tem um pratinho dela cheio para ir comendo e come mas qdo lhe dá na cabeça q quer latinhas é qdo começa com esse comportamento, mas ele come perfeitamente a ração!
N se trata de comer apenas comida de lata e n querer ração, ele come bem a ração mas como lhe era dado (pelo q me foi dito) latinhas como guloseima mas mais do q deveria ser, ele habituou-se e agora qdo lhe apetece comer não nos larga e não pára de miar. Vê-se mesmo q é manha....tipo dá-me aquilo q tu sabes ou eu faço-te a vida negra! :lol:
Olá!

Há gatinhos que são mais dependentes das pessoas do que outros... eu penso que pelo facto de se ter sentido já abandonado ele tenha essa atitude de "desespero" que comenta... e também o facto sim, de não ter a outra companhia felina. Vai ter que ter muita paciência e muito mimo para dar a esse gatinho, para que ele não se sinta "abandonado". Brinque com ele e faça com que ele se interesse por bolinhas ou brinquedos... senão vai ter que lhe arranjar uma companhia... :lol:

Quanto às latinhas, não lhe farão mal com toda a certeza... o mal que pode fazer é à sua carteira... uma vez que tem sempre ração à disposição ele fome não tem. Mas quando lhe apetece a tal latinha, que já se terá tornado um vicio, comece por ir diminuindo a quantidade que lhe dá... assim como também as vezes em que cede... :wink:

aos poucos ele vai percebendo que quem manda é a dona.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

quinta mai 31, 2012 1:34 pm

Olá!

as minhas gatas (9 e 3 anos) também pedincham IMENSO por latinhas!! mesmo que já estejam habituadas à rotina (umas colherzinhas à noite) não perdem a oportunidade de tentar obter mais....lol
mas é mesmo isso, ser firme e construir novas regras e rotinas. os gatos necessitam de rotina para se sentirem seguros....esse gatinho sofreu mudanças na sua vida e pela negativa, há-de demorar um pouco a habituar-se.....mas acabará por o fazer.
Custa mas terá de ser firme com ele. Tal como já foi dito, talvez sinta falta de uma companhia sim....mas felina, não? :)

Miminhos e despertar a brincadeira foram bons conselhos já dados :)

Paciência a palavra de ordem!

Parabéns pela sua adopção, bem-haja a essas associações como referiu e também a pessoas que como você que estão atentas às necessidades dos animais! :):):)

Boa sorte!
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mai 31, 2012 1:37 pm

penso que já foi bem aconselhada pelas foristas :)

Deixo-lhe os meus votos de boa sorte e os meus parabéns e admiração pelo seu gesto. Tenho pena desse gatinho ter passado pelo trauma de ter sido abandonado na propria casa pela dona... é horrível, e concordo consigo: a crise não é desculpa para abandonar os animais. Só que a actual crise económica e financeira oculta uma outra crise: a de valores!
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Ruby40

quinta mai 31, 2012 3:32 pm

Obrigada a todos mais uma vez pelos conselhos dados e quanto à adopção não foi nada de mais, quem me dera ter uns pózinhos mágicos para não ver animais a sofrer, pessoas também como é óbvio mas os animais não falam, nunca se queixam, n têm voz neste País onde os valores cada vez mais se perdem como já foi dito anteriormente e se se abandonam pessoas o q n se fará a animais.

Ele tem me dado mto mais a mim do q lhe dou a ele, acreditem, há sempre uma lição a tirar e os animais são óptimos professores! :wink:
Estes sim por mais q lhe façam dão sempre a outra face! É essa pureza q me encanta, essa lealdade e amor incondicional q têm por nós sejamos bons ou maus donos.....enfim todos nós q amamos animais sabemos do q estou a falar! :)

Pois vou tentar restringir a quantidade, dando-lhe menos de cada vez. Qto a mimo esse terá sempre muito, gostava mto de lhe arranjar uma companhia felina mas n posso mesmo, isso já seria imprudência da minha parte levando em conta as circunstâncias. Tem a minha companhia e mimo assim como do marido, o problema é mais qdo saimos e o deixamos só....
Ainda hoje andava nas limpezas e fechei a porta do quarto para limpar e qdo voltei a abrir (ele estava deitado qdo fechei e a dormitar) já estava sentado e alerta para ver para onde tinha ido! :( é aflitivo vê-lo assim e vê-se q ficou mesmo traumatizado...enfim obrigada mais uma vez e vou dar tal como aconselhado doses industriais de mimo e dar tempo ao tempo e tenho a certeza q todos os medos q ele hoje possa ter se dissiparão!

É verdade quero criar um petsite para ele mas não consigo pôr a foto, alguém pode explicar porquê?!
Vou buscar a foto mas n aceita, n percebo :?
Lunabloom
Membro Veterano

quinta mai 31, 2012 9:06 pm

Em relação ás fotos pode ser o tamanho, podem ser grandes e não dá para colocar tem que as diminuir :wink:

O gatito vai acabar por saber que quando sai de casa acaba por voltar, é lógico que para ele ainda é tudo muito recente e o medo também, por isso acho que com carinho e tempo ele vai-se habituar :wink:

E já agora como se chama o menino :wink:
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jun 01, 2012 7:00 am

Parabéns pela adopção.
Aparentemente não é a única pessoa a sofrer do mesmo mal... visto que hoje de manhã ao andar pelos meus sites humorísticos normais encontrei isto
Imagem

Só queria dar um pouco de humor à coisa :)
Vá dando novidades a ver se consegue "enganar" o bichano :)
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta jun 01, 2012 8:15 am

MiMoo Escreveu:Parabéns pela adopção.
Aparentemente não é a única pessoa a sofrer do mesmo mal... visto que hoje de manhã ao andar pelos meus sites humorísticos normais encontrei isto
Imagem

Só queria dar um pouco de humor à coisa :)
Vá dando novidades a ver se consegue "enganar" o bichano :)

ahahhhahahha lindo!!!! :lol:
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Ruby40

sexta jun 01, 2012 10:03 am

Ele chama-se Ruby lol!

Isso realmente está demais, acho q é o q ele deve ter pensado na altura! ahahah

Pois já tentei diminuir mas n aceita na mesma, pelos vistos a naba sou eu pois as máquinas tem sempre razão!

Eu também acho q ele com o tempo vai acabar por perceber q voltamos sempre e depois passa.
O mais chato é os miados, principalmente qdo quer patés!!! Hoje às 6 da manhã lá estava ele :D
É um manhas!Vai lá vai! :lol:
Bem gostava q fosse eu q mandasse aqui mas acho q é mais ele!! :lol:
[img]http://C:\Users\Sandra\Pictures\RUBIImagem

Isto era eu a tentar colocar uma foto.....lol!
Ruby40

sexta jun 01, 2012 10:31 am

Bem, n consegui colocar aqui fotos, ainda..... :evil:

Mas já lhe criei um petsite, está em Ruby!
Digam lá q ele não é lindão!

E eu vou dando notícias de vez em qdo para dizer como ele está a progredir....

Obrigada e até breve! :D
Lunabloom
Membro Veterano

sexta jun 01, 2012 10:35 am

Imagem

é mesmo um lindão
Responder

Voltar para “Gatos”