Preocupação com a Zazá

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda jun 18, 2012 9:20 am

Olá. A minha gata Zazá, de há um tempo para cá, está com um comportamento estranho; afia as unhas na turfa dos vasos e come-a. Além disso, está a comer menos e por isso está mais magra. Quando começou com este comportamento, fez análises e uma ecografia (estavam boas) e foi-lhe receitado um comprimido de vitaminas Senior por dia. E também está a comer a RC Intestinal, por ser uma ração bem mais rica. Mas o comportamento permanece e por isso evito que ela venha passear no quintal sem vigilância. Hoje desparasitei-a e já decidi esperar 3 dias e ir novamente repetir os exames. Alguém já se deparou com este comportamento?

Imagem
Zazá, 16 anos
Maria João
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

segunda jun 18, 2012 9:37 am

Isso é estranho :| Mas bem, o meu gato roi as unhas, e está saudável... É só mania! Mas faz isto desde pequeno. O que é estranho é a sua ter desenvolvido esse comportamento agora! Pode ser que apareça aqui alguém com algo mais decente para dizer, já que eu não fui grande ajuda! :P

PS: A Zazá... É lindaaaaaa! :o
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

segunda jun 18, 2012 9:49 am

nunca me aconteceu :\

a sua gata é linda!!=)
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

segunda jun 18, 2012 2:27 pm

olá :)

antes de mais que gatinha liiiiiiiiinda!!!

quanto a este comportamento....normalmente poderá estar associado a mudanças na rotina, alterações no meio dela....às vezes obras nos vizinhos do lado ou um novo animal vizinho pode ser suficiente para alteração de comportamento (dito pela veterinária quando a minha Farruca começou com comportamentos estranhos e a somatizar - cistites! e tinha sido despoletado pela estadia em minha casa de um primo meu, imagine!!!)...

não havendo alteração nenhuma, de facto também não sei, visto não acusar nada nos exames...

vá dando notícias! e as melhoras da sua gatinha linda linda linda!!!
mjoaomarques
Membro Veterano

segunda jun 18, 2012 5:26 pm

Obrigada pelos piropos à minha gata. Embora esta fotografia tenha já alguns anos ela, em termos de pelagem e vivacidade, está mais ou menos na mesma. Está com 16 anos feitos em Março mas ainda muito brincalhona e mimalha e felizmente, em Abril pelo menos, estava tudo óptimo com ela. Eu não sei se me expliquei bem mas o que ela come não são as unhas e sim a turfa e raízes das próprias plantas. A seguir, claro, vomita e fica com as fezes moles e por isso, visto as análises estarem normais e a ecografia abdominal não apresentar anomalias, deduzimos que lhe faria falta qualquer substância e foi-lhe receitado as vitaminas, aliadas à ração RC intestinal. Mas já passaram 2 meses e ela assim que se apanha cá fora vai direitinha aos vasos para comer a terra. Não é normal! Mas vou com ela repetir os exames. Pode ser que na altura ainda fosse cedo demais para detectar alguma doença. Mas estou com o coração nas mãos. Adoro esta gata! É surda de ambos os ouvidos mas conhece montes de gestos e é muito obediente, para gato :wink:
Maria João
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 18, 2012 5:35 pm

Olá Maria João.

A Zazá já tem 16 anos? :o Beeeeeeeeeeeem, ninguém o diria. É lindíssima.

O que vou dizer a Maria João já o sabe mas, a verdade é que quando passa a haver um comportamento diferente, algo estará a perturbar... e se esse "algo" não passa por alterações do quotidiano, então pode mesmo ser "fisiológico" e aí só mesmo o Vet. observando. Apesar que, não é de excluir a hipotese de "manias felinas..." :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano

segunda jun 18, 2012 5:47 pm

leonildecarvalho Escreveu:Olá Maria João.

A Zazá já tem 16 anos? :o Beeeeeeeeeeeem, ninguém o diria. É lindíssima.

O que vou dizer a Maria João já o sabe mas, a verdade é que quando passa a haver um comportamento diferente, algo estará a perturbar... e se esse "algo" não passa por alterações do quotidiano, então pode mesmo ser "fisiológico" e aí só mesmo o Vet. observando. Apesar que, não é de excluir a hipotese de "manias felinas..." :wink:

Leo
Posso estar a ser piegas, mas sinto que não é comportamental. A Leonilde sabe aquela sensação de quando vemos um filho e antes mesmo de ele se queixar sentimos que não está bem (febre ou mal disposto, etc). É essa sensação que tenho quando olho para ela. Mas estou a seguir as indicações do vet e hoje foi desparasitada e na quinta já se repete os exames. Só quero que a ter alguma coisa, não seja nada de grave.
Maria Jo&atilde;o
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jun 18, 2012 5:57 pm

Como a entendo...sim! Passa-se o mesmo comigo em relação ao Tai-Chi, por ele ser tão niquento (não era), ser demasiado sossegado (não era) e por se engasgar ao beber água. Há algo, a tal sensação que descreve... que me põe de orelha no ar... mas que segundo mais que um Vet, e até análises, está tudo bem com ele (assim espero)
Quando existe suspeitas, pela nossa parte, geralmente o nosso 6º sentido não nos deixa ficar mal... :| Oxalá nos enganemos... :wink:

Vá dando notícias da Zazá lindona. Está super bem tratada :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”