Opiniões sobre gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Housedog
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quarta jan 21, 2009 12:02 am
Localização: Miky Manel e Tuca Maria de Ludvo Borges

sexta jun 22, 2012 10:21 pm

Perto de mim vive uma gatinha na rua que me parece muito meiga, e doi-me o coração ver uma coisinha assim sem uma casinha. Acontece que eu tenho 2 cães que sempre me pareceram não se dar com gatos, mas para minha surpresa ontem quando fui passeá-los estava a gatinha a apanhar sol, ela não foge mas fica muito atenta e só deixa aproximar os cães até uma certa distância. Eles ladraram, mas por fim deitaram-se perto dela, acabaram por ficar todos deitados a curta distância uns dos outros, a gata acabou por se deitar de costas para eles, o que me pareceu um momento mágico e inesperado.
Quando vou sozinha, dár-lhe latinhas de comida e bolinhas de ração, encosta-se a mim, deita-se, deixa fazer festinas na barriguinha, já lhe dei bolinhas á boca e até deixou pegar-lhe ao colo( por pouco tempo,mas deixou), faço-lhe festinhas no focinhito, nunca me deitou as garras de fora, isto tudo logo nos 2 primeiros dias.
Agora pergunto a quem tenha experiência, pois de gatos não tenho nenhuma, acham com estes comportamentos de parte a parte será possível adoptá-la e darem-se todos bem, cães e gata? O meu Miky só quer cheirá-la e a Tuca parece que vai atacá-la mas depois baixa a parte da frente do corpo e dá ao rabito como os cachorros a desafiar para brincar, enfim não sei que pensar, e tenho medo das reacções deles. Não sei se é possivel, mas alguém com experiencia nestas situações me pode dar uma dica? Obrigado desde já.
<p>" Os c&atilde;es s&atilde;o anjos que Deus colocou na Terra para aperfei&ccedil;oar o car&aacute;cter humano, ensinar&nbsp;a amar, a ser sincero e humilde"</p>
nandaalmeida
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sexta jun 22, 2012 10:36 pm

Eu sei que com a minha cadela é me completamente impossível adoptar um gatito, e olhe que a minha vizinha tem uma ninhada de persas mais lindos e pergunta-me constantemente quando é que eu levo um para casa...Vontade não me falta 8) 8).Já tentei e o resultado não foi o melhor...Mesmo.
Quanto aos seus só mesmo experimentando, se tiver quintal apanhava a gata e punha-a lá com os seus cães (mas estando sempre presente pois lembre-se que as reacções em casa e na rua são completamente diferentes)e via o que acontecia,a seguir passava para o interior da casa e etc,etc...
Boa Sorte em pelo menos pensar em fazer um gesto tão nobre.
Vá dando noticias.
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta jun 22, 2012 10:44 pm

Housedog Escreveu:Perto de mim vive uma gatinha na rua que me parece muito meiga, e doi-me o coração ver uma coisinha assim sem uma casinha. Acontece que eu tenho 2 cães que sempre me pareceram não se dar com gatos, mas para minha surpresa ontem quando fui passeá-los estava a gatinha a apanhar sol, ela não foge mas fica muito atenta e só deixa aproximar os cães até uma certa distância. Eles ladraram, mas por fim deitaram-se perto dela, acabaram por ficar todos deitados a curta distância uns dos outros, a gata acabou por se deitar de costas para eles, o que me pareceu um momento mágico e inesperado.
Quando vou sozinha, dár-lhe latinhas de comida e bolinhas de ração, encosta-se a mim, deita-se, deixa fazer festinas na barriguinha, já lhe dei bolinhas á boca e até deixou pegar-lhe ao colo( por pouco tempo,mas deixou), faço-lhe festinhas no focinhito, nunca me deitou as garras de fora, isto tudo logo nos 2 primeiros dias.
Agora pergunto a quem tenha experiência, pois de gatos não tenho nenhuma, acham com estes comportamentos de parte a parte será possível adoptá-la e darem-se todos bem, cães e gata? O meu Miky só quer cheirá-la e a Tuca parece que vai atacá-la mas depois baixa a parte da frente do corpo e dá ao rabito como os cachorros a desafiar para brincar, enfim não sei que pensar, e tenho medo das reacções deles. Não sei se é possivel, mas alguém com experiencia nestas situações me pode dar uma dica? Obrigado desde já.
Possível é, se o gato estiver habituado a cães e estes a gatos. Para já, pelo que li do seu relato está a fazer bem, não forçar a relação entre a gata e os seus cães. Qualquer relação entre animais, sejam da mesma espécie ou de espécies diferentes, nunca pode ser forçada. Deve respeitar-se sempre que cada animal tem o seu timing, e deixar que se aproximem. Não deve deixar aproximar muito os seus cães em relação à gata, uma vez que esta pode achar que estes estão a atacá-la. Deve haver muita paciência e perseverança, porque tanto pode levar pouco tempo como muito e por vezes nada se consegue.

Como não tenho muita experiência de lidar com cães, não posso adiantar muito mais. Há pessoas na arca que lhe podem dar umas dicas sobre o assunto. E já agora boa sorte, se a adopção da gatita for avante.
Housedog
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quarta jan 21, 2009 12:02 am
Localização: Miky Manel e Tuca Maria de Ludvo Borges

sexta jun 22, 2012 11:13 pm

Obrigado nandalmeida e ambv, pelas dicas e pelo apoio.
Eu não tenho quintal, só posso ver qual a reacção deles na rua, assim no dia em que os passeei junto da gata, fiquei 1.º a uma certa distância, parada , com os cães bem seguros, durante algum tempo, até ficarem todos calmos, depois aproximei-me mais um bocadinho, e acabaram, como disse, por se deitarem todos relativamente perto, numa de apreciarem o momento, que eu adorei, pois achei que não seria possível, claro que estavam bem seguros. Cheguei a sentar-me num banquinho de jardim com eles ao meu lado, eu no meio e a gata a roçar-se no banco do lado contrário deles, o que lhes despertava curiosidade, mas nada de agressividade.
Acho é que apesar da gatinha ser muito meiguinha, se eles se aproximarem mais, ela levanta a pata, e fico com receio, principalmete dos olhos do meu Miky, que é pouco mais alto que a gatinha.
Mas vou tentar repetir mais vezes esta situação, para perceber até que ponto eles se conseguem dár e estar juntos.
Vamos ver se consigo que com que eles se entendam, pois adoraria adoptar a gatinha. Até já andei a pensar num nome para lhe dar mais o meu filho, sei que para já não deveria fazê-lo, mas é superior a mim. Deus queira que eu consiga, custa-me muito vê-la na rua, e por agora vem aí o verão, mas já só penso no Inverno!
<p>" Os c&atilde;es s&atilde;o anjos que Deus colocou na Terra para aperfei&ccedil;oar o car&aacute;cter humano, ensinar&nbsp;a amar, a ser sincero e humilde"</p>
Yesi
Membro
Mensagens: 185
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
Localização: Shuffle
BillieJean

sexta jun 22, 2012 11:21 pm

Ai muita sorte! Desejo-lhe mesmo muito sorte! Espero que consiga adoptar a bichaninha!
Dê notícias :D
Housedog
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quarta jan 21, 2009 12:02 am
Localização: Miky Manel e Tuca Maria de Ludvo Borges

sexta jun 22, 2012 11:32 pm

Yesi Escreveu:Ai muita sorte! Desejo-lhe mesmo muito sorte! Espero que consiga adoptar a bichaninha!
Dê notícias :D
Muito obrigado :D
Vou dando notícias, assim que houver mais alguma novidade!
<p>" Os c&atilde;es s&atilde;o anjos que Deus colocou na Terra para aperfei&ccedil;oar o car&aacute;cter humano, ensinar&nbsp;a amar, a ser sincero e humilde"</p>
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado jun 23, 2012 12:03 am

Como disse a Nandaalmeida e muito bem, a reação fora de casa é diferente da reação dentro de casa. Pode-se considerar que fora de casa é um terreno neutro, enquanto dentro de casa o seus cães consideram como território seu. Levar a gata para casa sem passar por um terreno intermédio, pode ser complicado. Se a tiver que a levar para casa, aconselho-a a tê-la fechada durante os primeiros dias fechada numa divisão, tanto para ela se habituar ao novo ambiente, tanto para que os seus cães se habituem ao cheiro e à presença de um animal que eles vão considerar um intruso. E as apresentações devem ser sempre supervisionadas e se houver algum comportamento agressivo devem sempre separá-los.

Mas acho que a levar a gata para sua casa deve ser um assunto bem ponderado. É que vai causar stress tanto à gata como aos seus cães. E as coisas podem não correm como queremos.
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Mensagens: 1756
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Localização: Rafaela tanta saudade... no coração sempre...

sábado jun 23, 2012 2:51 am

Housedog se tem essa vontade avaneçe pois os primeiros dias teem mesmo de ser de apresentaçoes e adaptações aos poucos depois de todos se reconhecerem pelos cheiros, entenderem que tudo partilham nada demais vai acontecer.

A primeira reacção pode não ser a que gostava a gatuxa bufar ou coisa assim mas lembre se que ela vem com o instinto de rua (defesa)depois entenderá que tem 1 lar com donos amigos e 4 patinhas tambem prontos para a acolherem.

Se ela ficar em ambiente calmo adapata-se a essa calma pois os gatos são pacificos e cães com gatos tive já dentro de casa nunca se deram mal, a minha gatuxa Bibinha ia deitar-se junto da Daisy na caminha dela e dormiam juntas.

boa sorte :arrow:
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
PESTE1
Membro
Mensagens: 122
Registado: sexta out 02, 2009 5:05 pm

sábado jun 23, 2012 6:34 am

Já tive cães com gatos e sempre se deram bem,os seus cães já adoptaram a gatinha, agora só falta a forista. :D :D :D :D
sasquatch
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado jun 23, 2012 11:33 am

Atenção que vai meter a gata no território dos cães.
Na rua é diferente além de que se ela se sentir ameaçada, foge.
Em casa está num local que não conhece, e onde não pode fugir e com 2 potenciais predadores que se sentem dominantes porque estão na casa deles.

Não tenha pressa e deixe-os habituarem-se bem uns aos outros na rua.
Housedog
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quarta jan 21, 2009 12:02 am
Localização: Miky Manel e Tuca Maria de Ludvo Borges

segunda jun 25, 2012 9:05 pm

Obrigado a todos os que ajudaram com a experiência,ou com algumas dicas, mas hoje soube que a gatinha foi adoptada, por um senhor que tem uma loja aqui na rua e que já tem um gato.
Desde ontem procurei a gatinha por todo o lado e nem sinal dela, comecei a ficar um pouco preocupada, hoje quando cheguei do trabalho andei de novo á procura e nada.
Depois perguntei a um outro senhor de uma firma que por vezes também lhe dava latinhas de patê, e foi então que ele me disse que a gatinha tinha sido adoptada.
Por um lado fiquei feliz por ela ter um lar, por outro já me estava a ver com ela cá em casa. Mas só desejo que tenha sido bem adoptada, para um bom lar, pois ela é uma fofura de meiga.
Mais uma vez obrigado a todos os que me ajudaram com sugestões.
<p>" Os c&atilde;es s&atilde;o anjos que Deus colocou na Terra para aperfei&ccedil;oar o car&aacute;cter humano, ensinar&nbsp;a amar, a ser sincero e humilde"</p>
Responder

Voltar para “Gatos”