Panleucopenia felina... numa petshop?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

sábado jul 07, 2012 6:35 pm

Olá a todos.

Ontem à noite uma amiga contou-me, desgostosa, que há cerca de 2 semanas adoptou um gatinho numa petshop, e q em 3 dias este morreu com panleucopenia felina. Eu cheguei a conhecer o gatinho e os irmãos ainda na loja.

A veterinária avisou q é altamente contagiosa, e como veio de uma petshop para avisar, pq todo o espaço teria de ser desinfectado e que não deviam colocar lá gatos num período aproximado de 4 meses.
A minha amiga ligou para a loja a avisar q o gatinho tinha morrido, e a responsável da loja disse q todos os gatinhos dessa ninhada tinham morrido do mesmo mal.

Ora ontem eu fui a essa mesma petshop, e tinha lá uma nova ninhada de 3 gatinhos! Eu estive a brincar com eles! Por acaso foi antes de almoço, e lavei as mãos várias vezes depois disso antes de ir mexer nos meus gatos, ao final do dia!

Mas não existe perigo em terem lá gatos, num ambiente que poderá estar contaminado, na mesma jaula onde estavam os outros?! Não estão a expor os animais ao perigo? As pessoas levam um para casa, que podem transmitir aos seus, eu sei lá!

O virus dispersa-se do ambiente em apenas 2 semanas?!
RS
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado jul 07, 2012 7:14 pm

Não... a não ser que peguem fogo à loja. De outro modo terão de proceder a vazio sanitário durante, pelo menos 6 meses, MESMO depois d tudo limpo e desinfectado com lixívia.

Tenta averiguar d onde vêm esses gatinhos. Se for um daqueles casos de "ou ficam com eles ou morrem", bem... nem sei. Mas se os outros morreram todos, é uma estirpe bem virulenta, estão a condená-los à morte...
sxmota
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 7:28 pm

Já agora, Kelinha, não basta lavar as mãos. É dar uma volta ao ar livre, arejar bem, entrar em casa, tirar a roupa e sapatos no hall e correr para a banheira. A roupa e sapatos devem ficar a arejar na varanda, a roupa deve ser lavada a quente e os sapatos bem limpos com água quente e lixívia. Mas se tens os gatos vacinados, não há problema, a vacina é bastante eficaz. No caso de serem gatos adultos, também não apanham facilmente, só se tiverem algum comprometimento do sistema imunitário - mas por vezes acontece, embora sejam casos raros. A manifestação da doença costuma sr mais branda nestes casos e a taxa de sobrevivência elevada.
kelinhapbl
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 8:41 pm

sxmota, os meus gatos estão vacinados, sim! E por acaso quando cheguei a casa fui logo tomar banho e mudar de roupa, porque ia ter um jantar.

A minha amiga disse que ia fazer uns contactos e por-se a mexer, pois ficou bastante indignada por estarem ali a condenar animais à morte, e a expor outros ao perigo! Ela só não sabia bem a quem fazer a denúncia - ia começar por falar com uma conhecida que pertence a uma associação para saber melhor como proceder.

Vou esperar que ela me diga algo e me reporte novidades!
RS
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

domingo jul 08, 2012 12:07 am

Kelinha apenas lhe deixo aqui isto:havendo provas doa a quem doer esse Petshop DEVE ser denunciado pelos meios legais mas tente saber qual a proveniencia dos gatuxos antes disso, havendo provas a ASAE tem mesmo de lhes encerrar a loja ou então vão andar em cima deles.

é 1 atitude descabida,sem coração e sem pensarem friamente a grande maldade que estão a fazer, então mais vale adormecer os animais do que sujeita los a morte em sofrimento e lenta.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
kelinhapbl
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 1:43 am

Pelo que a minha amiga averiguou, os gatinhos vieram todos da mesma pessoa, e a loja está a "dá-los", na compra de liteira, areia, comida e coleira. Ou seja, estão a fazer negócios com gatos possivelmente doentes! Ela voltou a falar com a rapariga que estava responsável por essa ninhada, e o que ela disse foi que "não havia muito a fazer, que nos canis se passa o mesmo e q eles desinfectaram tudo"!

Quer dizer.. os canis não têm outra hipótese! Aqui trata-se de uma loja que está a enganar as pessoas, a sujeitar aqueles gatinhos e os gatos dos clientes a uma doença terrível, e que ainda está a fazer negócio com isso! Portanto a minha amiga quer avançar e fazer uma denúncia, a questão é a quem? SEPNA? ASAE? Qual é a autoridade competente neste caso? Nós temos prova que o gato veio de lá doente - ela é testemunha viva disso! Ela e todos os que adoptaram um gato daquela ninhada, pois morreram TODOS!
RS
DanBru
Membro
Registado: sexta jul 06, 2012 7:58 pm

domingo jul 08, 2012 2:25 am

Essa loja é em coimbr?
CarlotaSMAR
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 3:56 am

Kelinha neste caso é ASAE porque interfere com o funcionamento da loja assim falta de higiene ,que coloca em perigo muito mais animais pois quem lá entra algo pode levar e contaminar algum que tenha já em casa.

Creio que quase todas as Pets fazem essa trafulhice pois "dão" o gatinho mas o valor que a pessoa lá gasta fica o gatuxo mais que pago e de seguida ainda a maioria adoeçem e morrem, esse modo de ajir tem de ser comunicado na ASAE porque isso é ilegal eles ou dão ou não agora nunca podem obrigar a gastar 1 nota preta em artigos que sabemos lá são muito mais caros alem de que por vezes as pessoas até já teem algumas coisas..
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo jul 08, 2012 12:16 pm

esta gente não tem cuidado nenhum. nem os donos dos animais nem os das lojas. leva-se e os animais e acabou.
qualquer animal está sujeito a contrair essa doença que é muito contagiosa. se alguém os adotar, vai ter uma carga de trabalho e despesa. ou então, despacha-o logo. devia haver forte fiscalização nas lojas.
kelinhapbl
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 12:16 pm

DanBru sim, a loja é em Coimbra...
RS
kelinhapbl
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 11:39 pm

A minha amiga falou com uma dona de um hotel de animais que já tinha tido conhecimento da mesma situação, e que também quer agir. Como essa pessoa conhece os donos da loja, vai tentar resolver as coisas conversando com eles primeiro. Se a situação não se alterar, vai ser feita uma denúncia brevemente...
RS
kelinhapbl
Membro Veterano

domingo jul 08, 2012 11:46 pm

CarlotaSMAR Escreveu:Creio que quase todas as Pets fazem essa trafulhice pois "dão" o gatinho mas o valor que a pessoa lá gasta fica o gatuxo mais que pago e de seguida ainda a maioria adoeçem e morrem, esse modo de ajir tem de ser comunicado na ASAE porque isso é ilegal eles ou dão ou não agora nunca podem obrigar a gastar 1 nota preta em artigos que sabemos lá são muito mais caros alem de que por vezes as pessoas até já teem algumas coisas..
Carlota, posso dizer-lhe que quando a minha amiga foi buscar o gatinho, como já andava a dar outra marca de ração que não vendiam na loja, não quis comprar a ração e preferiu comprar mais areia. O dono da loja ficou de trombas "pronto, se não quer levar uma boa ração, você é que sabe, os gatos são seus!!"

PS: Esqueci-me de referir, a minha amiga tem outra gata, já com 11 anos, que está neste momento de quarentena por causa da gatinha que morreu com panleucopenia. Apesar de vacinada, como já é velhota, o vet disse que corria na mesma um certo risco...
RS
sxmota
Membro Veterano

segunda jul 09, 2012 12:21 am

é verdade, os cotinhas têm o sistema imunitário mais fragilizado. Também tenho duas dessa idade e uma delas descobrimos há pouco tempo que é FIV+. Está a fazer um tratamento para reforçar a imunidade e será vacinada logo que possa![/code]
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

segunda jul 09, 2012 12:55 am

Esse procedimento numa loja é muito grave, uma coisa é adoptarmos um gatinho abandonado ou de rua e este ter doenças (que temos de ter cuidados), agora duma loja devia ser fiável....
Devemos ajudar sempre os animais
CarlotaSMAR
Membro Veterano

segunda jul 09, 2012 1:15 am

Kelinha desejo que a gatuxa da sua amiga consiga, como tem já alguma idade e se foi sempre vacinada o organismo tambem ganhou já anticorpos ,assim ela poderá em nada lhe afectar mas apenas resta mesmo o desespero de deixar passar os dias.

Posso dizer-lhe que nisso não seria nada branda pois a conversa é muito bonita de momento e eles talvez receosos parem por agora mas...no proximo ano e antes disso mais gatuxos haverá...deveriam mesmo pagar á face da lei para talvez assim não repetirem,repare quantos animais afinal eles mataram que seriam saudaveis?
<strong> </strong>
<strong> </strong>
<strong> </strong>
Responder

Voltar para “Gatos”