Gatos têm depressão?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta jul 12, 2012 6:57 pm

Ok, confesso que sou "mae" galinha com os meus patudos e este ano o meu casalinho vai ficar pela 1ª vez sozinhos durante 1 semana lá em casa enquanto vamos para fora de férias.
Eles são tão mimados e fico com receio que eles deixem de comer ou fiquem depressivos por sentirem a nossa falta ou por sentirem fechados no espaço deles (apesar de terem um quarto com marquise só para os 2).
Vai uma familiar todos os dias lá a casa dar de comer e mudar a agua e limpar a caixinha e ver se está tudo bem com eles.
Mas como qualquer mãe galinha os receios de ficarem doentes pela nossa ausencia começam a sobrepor-se ao que é racional... :roll: :oops:

ps: em 3 anos nunca ficaram sozinhos em casa por mais de 24h
Última edição por 99smiles em quinta jul 12, 2012 7:08 pm, editado 1 vez no total.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta jul 12, 2012 7:04 pm

sofrem de depressão, mas não me parece que por esse motivo. isso acontece mais com os cães
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 12, 2012 8:19 pm

m princípio, estando no ambiente deles, não vão deprimir. Mas vão ficar bestialmnte chateados consigo... ou muiiiito mimalhos e carentes com o regresso! Tente começar a habituá-los deixando-os sozinhos por mais tempo. arranje diversões para os tempos de ausência. Uns tronquinhos, uns caixotes d papelão com aberturas coisas misteriosas lá dentro (bolinhas d papel, rolhas, grãos de ração...), um ou dois rolos d papel higiénico (dpois apanha os destroços, é lixo "limpo") e, claro, rádio ou tv ligados.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jul 12, 2012 9:53 pm

Todos os gatos que tive foram problemáticos em relação a ausências dos donos.
Muito problemáticos, porque apesar de serem tratados por pessoas conhecidas e que eles gostavam, nos 1ºs dias pura e simplesmente não comiam. Ficavam nitidamente deprimidos.
Era sempre um grande problema.
Conheço mais donos com esse problema. Talvez o facto de ser gato único agrave, por outro lado conheço gatos de quem até já tratei que não ligam a mínima.
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta jul 13, 2012 8:27 am

Em um fim de semana que estive fora, durante os dois dias os meus não tocaram na ração! a minha sogra foi lá para ver se estava tudo bem e eles nao tinham comido, quando cheguei, estavam de beicinho, completamente amuados, só cerca de uma hora depois é que vieram ter connosco para as festas.

Depois disso estive 4 dias fora, e que remedio tiveram eles de comer mas quando chegamos.....os amuos foram os mesmos!!!

São 2! ficam os dia sozinhos e estao habituados a que as vezes saimos de manha cedo e só chegamos muito arde à noite, nao é sempre mas por questoes profissionais acontece! Mas as raves acontecem à mesma!!!!
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta jul 13, 2012 9:50 am

Gatos têm depressão sim, mas não vai ser por ficarem uma semana sózinhos, ainda mais se tem alguém da sua confiança que vá cuidar deles.

Acho que neste caso, as saudades são mais da nossa parte, há 2 anos quando fui de férias, não levei nenhuma, nessa altura tinha 3, e a meio da quinzena, fiz mais de 600 Kms de autocarro só para poder vê-las, dando a desculpa que tinha de vir tratar da matricula do meu filho
:) :) :)
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

sexta jul 13, 2012 9:53 am

Deprimidos não...mas amuados ui!

A minha foi no sábado ao veterinário andou 2 dias amuada.
Depois quando já lhe estava a passar vai que cheguei dois dias tardíssimo a casa.

E hoje chega o Simão...

Tadinha!
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sexta jul 13, 2012 10:38 am

Esses amuos, também conheço, mas normalmente passam depressa :P
Craycats
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 10:45 am

Alexpat Escreveu:Esses amuos, também conheço, mas normalmente passam depressa :P
Coitadinha esta semana anda mesmo amuada porque foi tudo ao mesmo tempo :)

Mas agora no fim de semana já lhe dou atenção como deve ser

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
99smiles
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 2:56 pm

Se a suri não comer mt eu tb não me preocupo mt porque ela bem que precisa de emagrecer :lol: Mas o Jimmy já é pior, ele é um pisco e mt elegante se deixa de comer fica cadaverico e eu não queria isso. Mas já dei indicação que se ele não comer a ração seca para lhe darem dia sim dia não da humida que essa ele devora sem pensar 2 vezes :twisted:
E qd eu chegar vlta a rotina normal.
Só não quero que ele adoeça por fraqueza
Craycats
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 3:12 pm

99smiles Escreveu:Se a suri não comer mt eu tb não me preocupo mt porque ela bem que precisa de emagrecer :lol: Mas o Jimmy já é pior, ele é um pisco e mt elegante se deixa de comer fica cadaverico e eu não queria isso. Mas já dei indicação que se ele não comer a ração seca para lhe darem dia sim dia não da humida que essa ele devora sem pensar 2 vezes :twisted:
E qd eu chegar vlta a rotina normal.
Só não quero que ele adoeça por fraqueza
a minha amua mas come a mesma :) mas quando ninguém está a ver LOL

99smiles
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 3:21 pm

sxmota Escreveu:m princípio, estando no ambiente deles, não vão deprimir. Mas vão ficar bestialmnte chateados consigo... ou muiiiito mimalhos e carentes com o regresso! Tente começar a habituá-los deixando-os sozinhos por mais tempo. arranje diversões para os tempos de ausência. Uns tronquinhos, uns caixotes d papelão com aberturas coisas misteriosas lá dentro (bolinhas d papel, rolhas, grãos de ração...), um ou dois rolos d papel higiénico (dpois apanha os destroços, é lixo "limpo") e, claro, rádio ou tv ligados.
O que não lhe falta é coisas para brincar :D Têm um quarto deles com 4 arranhadores, bolas, peixes, ratos e afins e uma marquise com outro arranhador grande para poderem estar a janela a olha pra rua e a apanhar solinho, onde está a comida, agua e wc
Brinquedos e espaço não lhes falta, nisso são uns privilegiados.
sxmota
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 4:19 pm

Mas esses brinquedos eles já conhecem... uma novidade como um caixote em cartão irá mantê-los entretidos a explorar as mim e uma utilidades, e sempre se "esquecem" da ausência dos donos!
99smiles
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 4:31 pm

sxmota Escreveu:Mas esses brinquedos eles já conhecem... uma novidade como um caixote em cartão irá mantê-los entretidos a explorar as mim e uma utilidades, e sempre se "esquecem" da ausência dos donos!
A 1ª e unica vez que os deixei uma noite com uma caixa de cartão no quarto com eles, cheguei a casa com o cartão todo roido e esfarelado no chão :evil:
Não é uma brincadeira a repetir com eles....
sxmota
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 5:02 pm

99smiles Escreveu:
sxmota Escreveu:Mas esses brinquedos eles já conhecem... uma novidade como um caixote em cartão irá mantê-los entretidos a explorar as mim e uma utilidades, e sempre se "esquecem" da ausência dos donos!
A 1ª e unica vez que os deixei uma noite com uma caixa de cartão no quarto com eles, cheguei a casa com o cartão todo roido e esfarelado no chão :evil:
Não é uma brincadeira a repetir com eles....
LOL, divertiram-se à brava! :lol: stá a vr como o caixote é antidepressivo para os gatos? :P (já para nós... grrrrr.... :twisted: )
Responder

Voltar para “Gatos”