Esterilização de gata: dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

NadiaB
Membro Júnior
Registado: quarta jul 18, 2012 10:38 pm

quinta jul 19, 2012 7:10 pm

Olá a todos.

Tenho uma gata com quase 2 anos que tem a operação de esterilização marcada para a próxima segunda-feira. Ela mora num apartamento e não tem contacto com outros gatos. Optei pela operação para não lhe dar a pílula, uma vez que quando está com o cio já me urinou em vários locais da casa.

Contudo, ando muito ansiosa pois tenho muito medo de que algo corra mal. Nem consigo imaginar ficar sem a minha gatinha :(

Queria pedir a quem tem gatas esterilizadas a opinião se realmente compensa ou não a esterilização e como correu a operação e o período pós-operatório.

Obrigada pela vossa ajuda, ando mesmo muito indecisa se hei de ir para a frente com a operação.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta jul 19, 2012 7:21 pm

todas as minhas gatas, gatos, cadelas e cães foram castrados. só tive mais problemas com uma velhota. nesta idade é mais complicada a recuperação. mas não foi por ter sido esterelizada com 10 anos que não durou quase mais seis.
para tudo correr bem, é preciso encontrar um bom vet e ter o animal em boas condições de saúde. e quanto mais novo, melhor.
não estou nada arrependida de os ter operado. com alguns destes animais, o problema foi começarem a comer muito e a engordarem. é preciso cuidado com a alimentação.
NadiaB
Membro Júnior
Registado: quarta jul 18, 2012 10:38 pm

quinta jul 19, 2012 7:53 pm

anja-azul Escreveu:todas as minhas gatas, gatos, cadelas e cães foram castrados. só tive mais problemas com uma velhota. nesta idade é mais complicada a recuperação. mas não foi por ter sido esterelizada com 10 anos que não durou quase mais seis.
para tudo correr bem, é preciso encontrar um bom vet e ter o animal em boas condições de saúde. e quanto mais novo, melhor.
não estou nada arrependida de os ter operado. com alguns destes animais, o problema foi começarem a comer muito e a engordarem. é preciso cuidado com a alimentação.
Agradeço muito a tua resposta, nem sabes como tenho andado preocupada. Ainda bem que a tua gatinha ainda durou esses anos todos :)
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta jul 19, 2012 9:20 pm

teno 3 femeas esterilizadas e ando há varios anos por gatis....não há nada a temer!
é uma operação comum! :lol:
Dicam
Membro Júnior
Registado: quarta set 29, 2010 2:53 pm

quinta jul 19, 2012 11:45 pm

Olá, boa noite!

Nos dias antes de a Maya ser esterilizada passei horas infindáveis a pesquisar na internet sobre este assunto e a ansiedade era mais que muita...por isso deixo aqui o meu testemunho.

A Maya foi esterilizada com cerca de sete meses, para evitar o primeiro cio (a conselho da veterinária) e para garantir que tinha acompanhamento nos primeiros dias de recuperação. Foi uma decisão muito ponderada e aconselhada: para além de evitar as chatices para nós (miados e marcações) evitava problemas à gata, o que para nós era sem dúvida o mais importante: pelo que nos disseram, diminui a probabilidade de uma série de problemas de saúde.

Por tudo isto, assim fizemos. Tivemos uma consulta pré-cirurgia, onde fiz todas as perguntas de que me consegui lembrar, e ficou tudo combinado.

Levamo-la de manhã cedo à clínica e fomos buscá-la a meio da tarde. Pedimos que nos ligassem quando terminasse a cirurgia (e até aí, que aperto no estômago! assim fizeram, e tudo tinha corrido bem) Trazia um penso a tapar a sutura e vinha meia zonza da anestesia. Ficou sossegada no quarto dela, que preparámos para ter o mínimo de obstáculos, para evitar que andasse aos saltos e abrisse algum ponto. Durante penso que uma semana tomou um anti-inflamatório e um antibiótico, mas já li que por vezes esta medicação é feita de outra maneira, na própria clínica, com medicamentos que têm uma maior durabilidade.

Quanto à recuperação, foi relativamente simples e rápida. No dia seguinte comeu e fez as necessidades como normal (lembro-me que lhe demos uma latinha de comida húmida para aguçar o apetite); uns dias depois fomos novamente à clínica para tirar o penso e avaliar o estado da sutura, tudo ok. Depois disso desinfectávamos a sutura duas vezes por dia.

A recuperação decorreu sem incidentes. Desenvolveu apenas uma ligeira alergia ao adesivo (ficou um pouco vermelho, mas nada de mais), que passou em poucos dias.

Relativamente à alimentação, alterámos para ração específicas para gatos esterilizados, e ela não engordou, mas a quantidade que come é a adequada para o peso, e pesada todos os dias. Continua completamente louca e igual a si mesma. Mas isto acho que depende de gato para gato...

E pronto, peço desculpa pelo testamento...

Muito boa sorte com a sua gatinha!
Blackheart9
Membro
Registado: quarta nov 17, 2010 10:44 pm
Cães: Jardel, Jomi
Hamster: Íris

sexta jul 20, 2012 5:43 am

Olá! A esterilização de gatas é uma operação simples... E a recuperação é muito rápida!

Eu também andava muito ansiosa com a esterilização da minha Chica mas aqui na arca aconselharam-me e o vet também me ajudou muito.
A minha Chica foi esterilizada aos 3 anos (no dia 4 de Maio desde ano), fui levá-la à clínica pelas 18h do dia 4 e fui buscá-la na tarde do dia a seguir. Se quiser pode optar pela bichana ir para casa no mesmo dia. Como já disse é muito rápida a recuperação... Algumas gatas nas primeiras horas após a operação ficam sem apetite, mas a minha Chica mal chegou a casa foi o tal comer!
Os pontos cicatrizaram em apróximadamente 8/9 dias e tive que lhe dar um antibiótico dado pelo vet duas vezes ao dia durante 5 dias.

Boa sorte com a sua gatinha e depois conte como correu. Beijinhos*
Há pessoas que nem dos seus animais sabem tratar... depois há aqueles que tratam de todos os animais como se fossem seus.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta jul 20, 2012 9:03 am

O testemunho do dicam é basicamente o que deve contar ;) ;)

Conselhos:

- peça ao seu vet que lhe coloque um fatinho. Se não tiver, que seja um colar. Vejo que em grande parte dos casos os gatinhos vêm pra casa sem o colar porque o vet acha que não é necessário e depois lá estão os gatinhos a lamber ou arrancar os pontos e lá vão os donos a correr à procura de 1 colar por todas as lojas de animais... em regra já por volta das 23h!

- Se tiver que substituir pensos em casa NUNCA use daqueles pensos grandes castanhos, tipo hansaplast. Use gaze! A grande maioria dos gatos faz alergia aos pensos castanhos.

- Se lhe disserem pra desinfectar com betadine saiba que tem que ser betadine diluída em água. MAs o ideial MESMO é um antiséptico (os vet's têm nas clinicas à venda).

Tudo isto falo derivado da experiência que já tive.

É um procedimento muito praticado nas clínicas, costuma correr sempre tudo muito bem :) De certeza que com a sua gatinha também vai correr.

Parabéns pela decisão de esterilizar, estará assim a reduzir em larga escala a possibilidade de contrair determinadas doenças, p.ex. tumores mamários.

Se tiver mais alguma questão, aconselho esta leitura:

http://www.esteriliza-me.org/questoes_frequentes#10

Boa sorte para a sua gatinha :)
Não se esqueça que quando ela voltar deverá coloca-la num quartinho onde preferencialmente não haja móveis onde ela costume saltar, cadeiras, camas, etc, para que ela não salte e não provoque algum dano nos pontos.
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sexta jul 20, 2012 11:06 am

A minha foi mais chato ter de usar o colar, pois nao conseguia andar, nem comer, mas nunca tive de fazer curativo, pois os pontos eram internos e nem tinha penso, uma semana depois tirei o funil e estava pronta para as brincadeiras...
Devemos ajudar sempre os animais
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

sexta jul 20, 2012 11:31 am

Nos machos é mais fácil não é?
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
paulacris2
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 11:45 am

Muito mais, nem colar, nem medicação, que grande diferença, normal mal chegou a casa.... e mais barato também....
enlatado
Membro
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

sexta jul 20, 2012 12:15 pm

O meu devo castrar quando tiver perto dos 10meses...
Liguei para uma clínica e para castra-lo pediram 60€+10€(6€ colar e 4€ medicação)
Outra (na habitual) pedem 55€+20€(medicação) + X€(colar)

vai-se lá perceber os vets...
Craycats
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 12:20 pm

paulacris2 Escreveu:Muito mais, nem colar, nem medicação, que grande diferença, normal mal chegou a casa.... e mais barato também....
Ainda bem!
Porque tou tão em pânico por ter de castrar o meu Simão e ainda falta imenso tempo...
Opá não aguento ver os bichos a sofrer...

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
paulacris2
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 12:22 pm

Craycats Escreveu:
paulacris2 Escreveu:Muito mais, nem colar, nem medicação, que grande diferença, normal mal chegou a casa.... e mais barato também....
Ainda bem!
Porque tou tão em pânico por ter de castrar o meu Simão e ainda falta imenso tempo...
O meu foi castrado na terça e mal chegou a casa tava normal, só a gata é que não o reconheceu, talvez cheiro diferente, brinca, corre feito doido (a minha foi 50)....
Craycats
Membro Veterano

sexta jul 20, 2012 12:30 pm

paulacris2 Escreveu:
Craycats Escreveu:
Ainda bem!
O meu foi castrado na terça e mal chegou a casa tava normal, só a gata é que não o reconheceu, talvez cheiro diferente, brinca, corre feito doido (a minha foi 50)....
Nem estou preocupada com o preço.
É mesmo de pensar que ele pode vir com dores ou assim.
Tadinhos pá.
As gatas devem sofrer bastante :(

Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sexta jul 20, 2012 12:58 pm

a minha gata recuperou tão bem da esterilização que sempre que leio outras histórias me sinto com sorte. acho que a recuperação dela não podia ter sido melhor!

deixei-a na clínica de manhã, à hora de almoço ligaram-me a dizer que estava tudo bem e que ela já estava acordada, e ao fim da tarde lá fui buscar a menina. mal chegou a casa já corria por todo o lado como se nada tivesse acontecido!!

veio com um fatinho muito giro vestido para não lamber a ferida :lol: durante uma semana tive de lhe dar antibiótico (2x por dia) e anti inflamatório (1x por dia). durante 10 dias tive de limpar a ferida com betadine diluído em água e passar uma pomada cicatrizante. a costura era intradérmica e foi curando sozinha, não tive de a levar a tirar pontos nenhuns.

ela nunca se queixou, começou logo a comer, a brincar, a fazer as necessidades como se nada fosse. durante os primeiros 2 ou 3 dias ficava um bocado chateada de eu lhe limpar a ferida, provavelmente porque estava sensível nessa zona, mas depois deixou de se queixar e a ferida cicatrizou lindamente.

tirei-lhe o fatinho ao fim dos 10 dias e ali estava ela pronta para outra :lol:

agora está um bocadinho mais gordinha, mas quase nada. de qualquer maneira já lhe estou a dar ração light com doses controladas e terei todo o cuidado para não deixar a bichana engordar. em termos de personalidade continua a mesma doida de sempre, às vezes até penso «mas quando é que esta maluca vai começar a gostar mais do sofá em vez de fazer tanta asneira?» :lol:

e pronto, esta é a minha experiência :D (peço desculpa pelo testamento!!)
Responder

Voltar para “Gatos”