Gato adulto novo + casa nova

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quarta jul 25, 2012 10:28 pm

Olá!!

Quem me conhece, sabe que tenho três gatos (2 machos e 1 fêmea) e uma cadela... No entanto um dos machos anda stressado á uns largos meses, aliás, começou com uma suposta tinha desde que a gata mais nova, agora com 1 ano, se juntou a eles, à cerca de 6 meses. SIM, 6 MESES DE QUARENTENA. Depois de supostos testes negativos mas reactivos ao FELV, teve 2 meses a tomar uns comprimidos que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento da imunidade e o teste ao FELV acabou por dar negativo. Só aos 6 meses é que a juntei aos outros gatos da casa. Como eu estava a dizer, um dos machos começou a coçar-se, fez testes e acusou tinha, mas passados meses de tratamentos caros e outros baratos, chego á conclusão que só pode ser stress desde que a outra chegou. Arranca o pêlo e já vi que mais pessoal aqui do forum tem gatos nessas situações. Sugeri ao vet mudar-lhe a ração (ele come da VIRBAC de gatos castrados.. aliás, todos comem), e então está a comer RC Calm... Estou a ver algum efeito, já não mia tanto e desalmadamente, e as coçadelas estão mais calmas, embora ainda se coce!

A questão é, e desculpem a introdução, mas julgo ser necessária:
Vou mudar de casa, o meu irmão vem viver comigo e tem um gato (macho) já adulto. Eu nunca juntei gatos adultos, muito menos onde os 'dois' vão estar num sitio estranho... Poderia adoptar o mesmo sistema de os ir apresentando, mas o espaço é estranho a todos os gatos, e à minha cadela, não sei muito bem como proceder... Se solto tudo e salve-se quem puder, ou meto as transportadoras umas viradas pas outras pra eles se olharem todos e soprarem uns pros outros. Ou vou soltando o gato 'novo' com cada um dos outros gatos. Os 3 machos estão castrados, só a femea é que ainda não foi. Como ela é pequenina, eu tentei ver se com o cio ela dava um pulo e ficava com tamanho de gato adulto, mas não. Parece um gato de 7/8 meses, só que como tem muito pêlo (arraçada de bosques da Noruega com caixote do lixo, que era onde estava) ainda disfarça.

Com a cadela acredito que o processo seja menos demorado, ela respeita muito o espaço dos gatos, só o meu gato mais stressado, é que se esfrega todo nela, e ela nem sabe como reagir. Embora seja de raça (estupidamente classificada de) potencialmente perigosa é um mimo.

Agradeço respostas que me possam ajudar nesta nova etapa.

Catarina
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 26, 2012 1:11 am

Tudo depende do temperamento dos gatos. Eu apresento uns de imediato, outros esperam mais tempo. A minha "primogénita", a Chamarrita, tem de os conhecer logo, senão fica-lhes "com pó" e faz-lhes a vida negra (não com violência física, mas psicológica, consegue aterrorizá-los sem lhe tocar... tem cá um feitiozinho... :twisted: ).

Arrancar pêlo é tipico de stress, mas veja se não haverá por aí pulguita. Muitos gatos são alérgicos à picada da pulga. Existe um Floral de Bach, o Rescue, que ajuda bastante em casos de stress agudo. Pesoalmente, prefiro umas "catnip parties" mas valeriana também serve e encontra-se com mais facilidade.

Considero, no entanto, que a atitude dos donos é essencial. Tranquilidade, calma, "easy going" são altamente contagiantes. Uma pessoa tranquila tem animais tranquilos, uma pessoa ansiosa tem animais ansiosos... então gatos, que têm um radar eficiente para detectar emoções!

Já agora: a gatita não vai crescer com o cio, mas a esterilização pode fazer com que cresça um bocadito. Sabe, os gatos parecem muito zen mas são um bocado stressadinhos, e o stress pode impedir o crescimento. Ora, cio = stress. Tenho uma gatinha "bonsai" que, devido a diversos problemas de saúde (otites, que chegaram a originar uma meningite bacteriana...) e antibioterapia, tinha um tamanhito de 4 ou 5 meses. Quando esteve internada com meningite, miava imenso e o vet achou que era cio. Mas quando, finalmente, teve uma "pausa" nos probelmas de saúde, com um ano e meio, foi esterilizada e... pasme-se, o seu útero era do tamanho de uma gatita de 3 ou 4 meses e nunca tinha tido um cio na vida! Desde então deu um pulinho e já está com tamanho de uma gata de 7 meses, aumentou meio quilo sem engordar - cresceu - e até as otites e rinite crónicas se atenuaram. E um gato macho, mesmo castrado, mostra sempre algum interesse por uma fêmea inteira, o que também as aborrece...

que tudo corra bem, é o que desejo. E desculpe o "testamento". 8)
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quinta jul 26, 2012 9:53 am

Ora, não peça desculpa pelo testamento. É tudo importante. :D
Eu já tinha a esterilização marcada para esta sexta feira, mas por causa da mudança, achei que até pra mim ia ser complicado gerir o horário. Eu vou morar com a minha familia, toda... lool tio, tia, avó, mae e irmão. E de sexta até dia 31, terça, vou ter mudanças de varias casas para a casa nova. Mas a gatinha, não digo que seja bonsai, mas realmente ela tem 2kg, e para um gato com 1 ano acho pouco. Mas ela realmente não se desenvolveu, quando a fui buscar a uma associação, ela supostamente tinha quaseeee 2 meses, e tinha tamanho de gatinho de 4/5 semanas, era realmente tao pequena que eu até tive medo de ficar com ela.
Quem conseguir ver, essa foi a 1ª foto que vi dela, depois é seguir algumas fotos para a frente, pra ver a evolução: http://www.facebook.com/photo.php?fbid= ... permPage=1

Vou deixar pra uma semana ou assim, depois.
Os machos em relação à gata, já que ela teve de quarentena durante 6 meses, até foi facil eles ficarem todos juntos sem se matarem, aliás, nem nunca o fizeram. Mas o gato do meu irmão, eu não o conheço bem, sei que ele é tresloucado, atira-se às mãos das pessoas quando acendemos a luz no interruptor... Mas sei que tenho que contar com bufadelas, mas como o espaço é novo para todos, não sei quem soltar primeiro, ou meto-os todos a olhar uns pos outros nas transportadoras ou não sei.

Em relação a essas coisas que me falou, que desconheço o que sejam, vou pesquisar sobre isso.

Muito Obrigada!
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Responder

Voltar para “Gatos”