Reação dos gatos após viagem do dono

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

domingo jul 29, 2012 2:04 pm

Olá!

Estive em viagem nestes últimos 7 dias de forma que não tive nenhum contacto com a minha gata. Ela permaneceu durante este tempo aos cuidados dos meus pais.

Nos primeiros 2 dias disseram-me que estranhou, que foi ter ao meu quarto e como não me via miava. Depois começou a habituar-se.

Cheguei ontem e quando a reencontrei o mínimo que esperava era que miasse (uma espécie de reconhecimento), ou que não se afastasse de mim como se de uma estranha me tratasse. Estou a tentar neste momento reconquistar a confiança dela com festas, com as mesmas brincadeiras que antes fazíamos (como brincar às escondidas). Dorme também de novo comigo no meu quarto.

Dá-se muito melhor com a minha mãe coisa que antes não acontecia. Pelo contrário, afastava-se dela. A minha ausência deve ter contribúído para esta aproximação.

Aquilo que gostaria de saber é se se passou o mesmo convosco?
Será possível esquecerem-se de nós? Será possível que "escolham" um novo dono?

Obrigada pelas respostas! :wink:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jul 29, 2012 3:28 pm

Os meus mesmo após ausências de um mês nunca fizeram isso mas há gatos que reagem de outra forma e passam a apegar-se mais à pessoa que os cuidou.

Da mesma maneira há gatos que se se soltam, a partir de uma determinada distância, passam a ignorar o dono e se tornam muito difíceis de apanhar e aparentemente já não reconhecem o dono.
Outros, podem andar klm para voltar a casa e ao dono como também já vi.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo jul 29, 2012 3:34 pm

todos os meus gatos ficam na boa menos o Homeless- fica danado comigo quando regresso!
já me "atacou" - fica mesmo "lixado" comigo!
das 2 vezes rosnou, assumiu uma atitude de ataque e arranhou-me na cara.
depois...passa-lhe. leva cerca de 48 a encaixar que eu voltei.

ah...é o mais ligado a mim dos meus gatos e o que menos interage com a minha mãe que é quem fica com eles na minha ausência.
DanBru
Membro
Registado: sexta jul 06, 2012 7:58 pm

domingo jul 29, 2012 5:10 pm

acho que te enjeitou :P fazem isso aos filhotes também!

Estou a brincar, logo logo vais ver que vai voltar ao normal!
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo jul 29, 2012 5:18 pm

48 horas depois estavamos como dantes!
o gajo é possessivo! 8)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jul 29, 2012 6:42 pm

A pessoa vem com cheiros diferentes, isso perturba os gatos.
A domesticidade deles também é diferente da dos cães.
Os meus nunca estranharam, também conheço quem levasse o seu gato de férias, com toda a liberdade na casa de férias e ele portava-se como um cão, e com um terreno exterior enorme.
Não aconselho isto a ninguém mas que vi muitas vezes vi. O dono viajava imenso e o gato tinha uma ligação fortíssima com ele.

Pelo contrário a dona de uma pseudo siamesa cujo marido era da marinha, teve um problema enorme porque a gata não podia com um estranho dentro de casa!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo jul 29, 2012 11:54 pm

acho que depende dos gatos, tenho uns que ficam felizes por me ver voltar, outros que amuam e andam zangados e a evitar-me dois ou 3 dias. Depois passa-lhes.
Responder

Voltar para “Gatos”