Mais um pedido de ajuda :D

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
debspepper
Registado: quinta ago 02, 2012 3:49 am

quinta ago 02, 2012 4:26 am

Ah, bem, desculpa fazer um post novo pedindo ajuda, mas eu sou nova e estou de uma certa maneira desesperada.
Eu não entendo NADA sobre gatos, mas eu adotei um - foi uma adoção linda, quase roteiro de filme.
Eu tenho duas cachorrinhas, dois poodles, SUPER tranquilas. A mais velhinha já tem 12 anos quase 13 e em uma madrugada ela estava convulsionando e corremos para um hospital veterinário, quando estavamos voltando para casa paramos em um supermercado para comprar ração porque estava no final e eu fiquei dentro do carro com a cadelinha enquanto meu pai ia comprar a ração.
Foi quando eu avistei uma caixa de papelão miando no estacionamento.
Alguém havia abandonado o Vitamina e eu fui buscar, eu abri a caixa e o bicho saiu correndo e eu correndo atrás dele. Quando eu vi já tinha umas 15 pessoas gritando pelo estacionamento do supermercado "PEGA O GATO, É DA MENINA", alguém conseguiu pegar e eu adotei.
Eis o que acontece, eu adotei o Vitamina, ha um mês e eu tenho CERTEZA que ele chegou em casa com menos de dois meses e não tinha sido desmamado direito. E nesse primeiro mês de adaptação estava tudo correndo "bem" e ele tá crescendo bonitinho. Já tomou as vacinas e vermifugos e bla bla bla. Eu faço medicina veterinária e tenho MAIS que obrigação cuidar dos meus animais muito bem! Enfim, o primeiro mês foi interessante. A minha cachorrinha, a Lili, dorme comigo já faz uns 9 anos e eu achei que não seria problema o Vitamina dormir conosco e realmente no início não foi - ele dormia na minha cabeça e tava tudo legal.
Aconteceram fatos estranhos como ele tentar mamar a minha Lili Algodão mas ela nem tetinhas tem mais, por conta de vários tumores que ela já teve, então ele mamava a perna dela e ela menosprezando ele as vezes. Ha mais ou menos uma semana eu acordava e a minha cachorra já não estava dormindo comigo e estava no quarto onde a gente guarda quinquilharias, no escuro com cara de abandonada.
A minha cachorra é MUITO parecida comigo e eu achei que ela estivesse fazendo um drama bonito como eu faria, mas eu percebi hoje que não é isso, ela tá com medo do Vitamina... quando ele entra no meu quarto ela sai e vai para o quarto escuro.
Eu tenho um vício de montar quebra-cabeças e esses dias eu estava montando um que chegou essa semana e eu virei para fazer carinho na Lili e o Vitamina simplesmente DESTRUIU o quebra-cabeças. E eu SEI que foi ciúmes e pirraça. Quer dizer, eu não sei se foi pirraça, mas nenhum dos meus animais costumam mexer nos quebra-cabeças e foi eu fazer carinho na Lili e ele simplesmente destruiu o trabalho de alguns DIAS. Eu fiquei MUITO irada e deu uma super bronca nele. Depois de algumas horas o quebra-cabeça estava normal e o Vitamina bricando com alguns brinquedos dele atrás de mim e ele vinha como se não quisesse nada e bricando com os brinquedos CRAVAVA as unhas nas minhas costas.
Só para deixar BEM claro que eu não quero me desfazer do Vitamina mas eu não sei NADA sobre gatos eu queria a ajuda de pessoas que aqui parece que são experientes
Eu queria saber como eu posso fazer para que haja um melhor convívio entre a Lili Algodão e o Vitamina para que a Lili possa continuar dormindo junto comigo e o Vitamina aquiete esse fogo terrorista que ele tem.
Os meus planos pelo que eu andei lendo são de comprar um borrifador para tentar repreender algumas atitudes dele, já que gritar NÃO adianta e deixar que ele não seja mais o líder da minha cama comprando uma casinha para ele. Claro que o problema é que ele não é o líder da minha cama e sim o líder do meu quarto e eu quero que a Lili Algodão continue sendo bem-vinda sem ter medo do Vitamina e se escondendo no quarto escuro. :(
Eu peço ajuda
obrigado a todos que tiveram a paciência de ler.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 02, 2012 9:44 am

Bom dia debspepper.

Quando se tem gatos tem que se ter a percepção, mínima que seja, que se tem algo idêntico a "macaco" :lol: . O gatinho não lhe estragou o "jogo" por pirraça mas sim por pura brincadeira. Achou aquilo interessante, foi mexer e "estragou" :wink:ó que é mais que normal num gato. Pressupondo que fez, ou faz, o "quebra cabeças numa mesa, por lógica está fora do alcance das cadelas mas, não dum gato :wink:
Quanto ao facto da cadelinha se excluir do grupo... é uma manifestação de que sentiu invadido o seu espaço.
Treinos para que se "adorem", é complicado entre duas espécies diferentes mas nada que não se consiga. Só que, com a cadelinha já a ser sénior é forçá-la a gostar do que lhe desagradou e isso não é justo! De qualquer forma, toleram-se sob o mesmo tecto (casa) o que já não é mau. Se não quer ver a cadelinha a isolar-se... passe a tê-la no seu quarto durante a noite, sem o gato e com a porta fechada para que ele não "invada o espaço dela".
É muito importante manter as unhas do gato aparadas (só as pontinhas para que fiquem rombas".

Qualquer gato, a partir do momento que entra num Lar, passa a ser "o rei do pedaço" :wink: :lol:

Quem tem gatos, tem que estar, constantemente, com o raciocíneo a 300Km/hora para arranjar estratagemas que diminuam possíveis perigos ao alcance deles e salvaguardar a decoração da casa :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”