Estrelizar gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

sábado ago 18, 2012 8:27 pm

Olá a todos,
A minha gatinha tinha um topico por ai mas ficou muito cheio e começou a perder visibilidade.
Bom, a ração está escolhida (pelo menos por agora) Royal canin para gatos estrelizados.
Agora a questão é... quando estrelizar!?
Tenho-a à cerca de 1 mês, ela tinha quase 4 meses quando veio.
Qual a melhor altura para estrelizar? Já falei com a vet e ela disse-me para estrelizar agora em Setembro pouco antes de fazer os 6 meses por causa do primeiro cio, mas aqui na arca disseram-me que era mau, para a deixar crescer a vontade, e a verdade é que fiquei na duvida.
O que me aconselham?

Obrigada
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado ago 18, 2012 8:36 pm

Eu sou apologista de esterilizar antes do primeiro cio, perto dos 6 meses.
Há quem opte por deixar passar o 1º cio. Pessoalmente, prefiro não chegar a isso, até para minimizar os riscos de tumores mamários.
Obviamente se for um animal com o desenvolvimento atrasado (por privações ou doença no inicio de vida) ou algumas raças que desenvolvem mais tarde, 6 meses poderá ser cedo.

Mas se a vet disse isso, não vejo porque valorizar mais opiniões de foristas, cujo background não conhece. Sim, isso inclui a minha :D

Se tem duvidas e não tem confiança na vet, consulte outro veterinário a pedir opinião.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado ago 18, 2012 8:38 pm

talqual! 8)
xocada
Registado: quinta ago 16, 2012 3:59 pm

sábado ago 18, 2012 8:39 pm

Bingley Escreveu: Pessoalmente, prefiro não chegar a isso, até para minimizar os riscos de tumores mamários.
Esterilizei a minha gata com aproximadamente 5 meses, exatamente para prevenção de tumores mamários, tudo aconselhado pelo meu vet.

Boa sorte!
Saracocas
Membro Veterano
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

sábado ago 18, 2012 8:44 pm

Ela teve coriza com 2 meses...
Mas já está curada.
Ela quando for estrelizada terá 5 meses perto dos 6, será prejudicial para ela? Poderão haver problemas de crescimento?
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado ago 18, 2012 8:51 pm

Sara, aconselhava entre os 6-8meses. Antes não. Se só faz 6meses no fim de Setembro marca a esterilização para essa altura ou para princípios de Agosto.
Saracocas
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 9:01 pm

Outubro lol
Então mas porque? E que alguns dizem isso mas ninguem me explica porque...
A vet disse que não havia problema nenhum em ser aos 5 meses
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sábado ago 18, 2012 9:21 pm

gatas...6 meses
gatos...10 meses

o meu Choco perde os tintins pelo Natal como prenda ..tadito .. :lol:
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado ago 18, 2012 9:30 pm

Saracocas Escreveu:Outubro lol
Então mas porque? E que alguns dizem isso mas ninguem me explica porque...
A vet disse que não havia problema nenhum em ser aos 5 meses
Para a gatinha se encontrar totalmente desenvolvida!
mfranca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 04, 2012 10:56 pm
Napoleão

sábado ago 18, 2012 9:50 pm

LordNagash Escreveu:gatas...6 meses
gatos...10 meses

Gatos aos 10meses :o .. a mim disseram-me que o Napo teria que perder os tintins aos 6meses..antes que começasse a marcar território :?
Saracocas
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 9:57 pm

Sim os gatos tambem me disseram o mesmo, mas disseram-me que aos 5 meses já podia estrelizar a minha...
Estrelizando com 5 meses terá problemas de crescimento? fica mais pequena que o normal?
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sábado ago 18, 2012 10:11 pm

mfranca Escreveu:
LordNagash Escreveu:gatas...6 meses
gatos...10 meses

Gatos aos 10meses :o .. a mim disseram-me que o Napo teria que perder os tintins aos 6meses..antes que começasse a marcar território :?
o que li e me disseram andava pelos 8-10 meses pra gatos
Demodex
Registado: quinta fev 23, 2012 11:26 pm

sábado ago 18, 2012 10:14 pm

Saracocas Escreveu:Olá a todos,
A minha gatinha tinha um topico por ai mas ficou muito cheio e começou a perder visibilidade.
Bom, a ração está escolhida (pelo menos por agora) Royal canin para gatos estrelizados.
Agora a questão é... quando estrelizar!?
Tenho-a à cerca de 1 mês, ela tinha quase 4 meses quando veio.
Qual a melhor altura para estrelizar? Já falei com a vet e ela disse-me para estrelizar agora em Setembro pouco antes de fazer os 6 meses por causa do primeiro cio, mas aqui na arca disseram-me que era mau, para a deixar crescer a vontade, e a verdade é que fiquei na duvida.
O que me aconselham?

Obrigada
Acho sinceramente que deveria procurar a sua ajuda e esclarecer as suas dúvidas com o veterinário(a) que a assiste. Aqui só vai encontrar bitaites muito pouco científicos para uma decisão que tem a sua importância. É seguro e aconselhado a esterilização precoce antes do primeiro cio, uma vez que diminui para quase zero a possibilidade de tumor mamário no futuro. Siga os concelhos do seu veterinário e não de um forum de curiosos.
Cumprimentos
Saracocas
Membro Veterano

sábado ago 18, 2012 10:15 pm

Olá!
Sim eu fiz isso, o problema foi que a vet com quem falei aconselhou-me aos 5meses mas por aqui todos dizem que é cedo, e como não procuro so uma opinião.
Alias até apanhei uma vet que me disse para deixar ter o primeiro cio... :roll:
Demodex
Registado: quinta fev 23, 2012 11:26 pm

sábado ago 18, 2012 10:22 pm

Saracocas Escreveu:Olá!
Sim eu fiz isso, o problema foi que a vet com quem falei aconselhou-me aos 5meses mas por aqui todos dizem que é cedo, e como não procuro so uma opinião.
Alias até apanhei uma vet que me disse para deixar ter o primeiro cio... :roll:
A verdade é que não existe um consenso e não está completamente definido qual a idade ideal, existem muitos estudos realizados que são contraditórios. No momento é recomendado por grande parte da comunidade cientifica a realização antes do primeiro cio, isto porque avaliando todos os prós e contras acaba por pender para a realização precoce porque a questão dos tumores mamários é a mais relevante. Deixo aqui uns links para ler se tiver interesse.

http://www.akcchf.org/canine-health/you ... ge-at.html

http://www.fabcats.org/cat_group/policy ... /neut.html

http://catvets.com/uploads/PDF/EarlySpa ... 010NEW.pdf

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Gatos”