Transporte de gatos em autocarros - podem ir connosco?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

segunda ago 20, 2012 10:00 pm

Olá!

Já viajei umas 2/3 vezes com a minha gatinha em autocarros, viagens de cerca de 3 horas, e nunca me foi permitido levar a miúda comigo lá para cima, tive de a deixar juntamente com as malas na bagageira. Também falei com outras pessoas que conheço que já viajaram com os seus gatos e disseram-me o mesmo, nunca lhes foi permitido levar os gatuchos para a zona dos bancos.

No entanto esta semana um amigo meu referiu que numa viagem pela rede expressos viu uma pessoa viajar com um gato na zona dos passageiros, e quando lhe perguntou a pessoa referiu que tinha pago 6 euros por um bilhete especial de modo a transportar o gato.

Fiquei confusa, será que a lei/regras mudaram? Isso do bilhete para animais não se aplicava só em comboios, e para cães? Alguém que saiba mais que eu, que já andei a pesquisar e não encontro nada de conclusivo :lol:
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

segunda ago 20, 2012 10:07 pm

Melhor se informar junto com essa empresa sobre as regras. Mas eu nao percebo como o gato aguenta 3 horas dentro da caixa...o meu vet fica a 5 minutos de carro e qdo la chego ele ja esta numa miadeira do caneco pra sair :o
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda ago 20, 2012 10:11 pm

Presumo que deve depender das regras da empresa que faz o transporte! Mas atenção à viagem na bagageira na altura do calor, tive conhecimento de um caso de um animal que não resistiu à viagem há bem pouco tempo...
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça ago 21, 2012 12:03 am

LordNagash Escreveu:Melhor se informar junto com essa empresa sobre as regras. Mas eu nao percebo como o gato aguenta 3 horas dentro da caixa...o meu vet fica a 5 minutos de carro e qdo la chego ele ja esta numa miadeira do caneco pra sair :o

experimente deixar a transportadora acessivel e por uma cama ou manta dele lá dentro- ao deixar de ser "bicho raro" o gato habitua-se à transportadora que deixa de ser equivalente a "visita ao vet"!
LordNagash
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 5:50 am

homeless Escreveu:experimente deixar a transportadora acessivel e por uma cama ou manta dele lá dentro- ao deixar de ser "bicho raro" o gato habitua-se à transportadora que deixa de ser equivalente a "visita ao vet"!
Ele veio pra mim em junho....ele nao tem mantas...ainda... :roll:

e dormir...ele dorme na minha cama qse todas as noites...e de dia geralmente dorme na ninha mesa de computador ou na minha cadeira...
Ele não reclama qdo esta no vet...ele reclama é de entrar na caixa mm.Qdo o fui adoptar, fez uma viagem de 50 km pelo algarve, foi a viagem toda a miar.
É um gato pco convencional... :o
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

terça ago 21, 2012 7:21 am

LordNagash Escreveu:Melhor se informar junto com essa empresa sobre as regras. Mas eu nao percebo como o gato aguenta 3 horas dentro da caixa...o meu vet fica a 5 minutos de carro e qdo la chego ele ja esta numa miadeira do caneco pra sair :o
Subscrevo! Miadeira do caneco e língua de fora!
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Craycats
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 7:23 am

homeless Escreveu:

experimente deixar a transportadora acessivel e por uma cama ou manta dele lá dentro- ao deixar de ser "bicho raro" o gato habitua-se à transportadora que deixa de ser equivalente a "visita ao vet"!
Os meus não têm qualquer problema com a transportadora. Como é obvio não gostam porque estão fechados mas é o menor dos problemas agora assim que o carro começa a andar é fim da macacada...

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
LordNagash
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 7:28 am

Craycats Escreveu:Como é obvio não gostam porque estão fechados mas é o menor dos problemas agora assim que o carro começa a andar é fim da macacada...
Sim. Na minha ultima vez cometi o erro de o soltar dentro do carro enquanto esperava k o vet abrisse. Nunca mais..... :o
Craycats
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 7:35 am

LordNagash Escreveu:
Craycats Escreveu:Como é obvio não gostam porque estão fechados mas é o menor dos problemas agora assim que o carro começa a andar é fim da macacada...
Sim. Na minha ultima vez cometi o erro de o soltar dentro do carro enquanto esperava k o vet abrisse. Nunca mais..... :o
Isso nunca me passou pela cabeça LOL
O que eu faço é parar o carro e depois falar com eles e fazer festinhas para se acalmarem e depois é que entro.

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça ago 21, 2012 1:31 pm

Garantidamente nenhum animal meu alguma vez viajará no porão das bagagens de um autocarro nem que seja por 10m.
O porão NÃO tem entrada e saida de ar; Não tem luz; Não tem oxigenio suficiente uma vez que toda o dioxido de carbono do escape do autocarro se infiltra no porão; No compartimento das bagagens a temperatura é sempre mais elevado devido ao calor do motor juntando isso ao calor que se faz no verão.
Não é a 1ª vez que há animais em viagens mais longas que não aguentam e morrem asfixiados e os donos têm um desgosto no destino.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça ago 21, 2012 1:33 pm

99smiles Escreveu:Garantidamente nenhum animal meu alguma vez viajará no porão das bagagens de um autocarro nem que seja por 10m.
O porão NÃO tem entrada e saida de ar; Não tem luz; Não tem oxigenio suficiente uma vez que toda o dioxido de carbono do escape do autocarro se infiltra no porão; No compartimento das bagagens a temperatura é sempre mais elevado devido ao calor do motor juntando isso ao calor que se faz no verão.
Não é a 1ª vez que há animais em viagens mais longas que não aguentam e morrem asfixiados e os donos têm um desgosto no destino.
x2
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Keera
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 6:06 pm

tentarei informar-me então junto das empresas em questão, se bem que duvido que dê nalguma coisa :( parece-me bom demais para ser verdade...

e sim, a minha gata também mia, mas já reparei que mia mais quando me vê/ouve, isto é, se vamos numa viagem de carro e ela está na transportadora ao meu lado, mia que se farta (apesar de ela não ter medo nenhuma da transportadora pois é a caminha dela) até que tenho a de a tirar e meter ao colo; no autocarro oiço-a miar, mas depois fica mais calada e uma das vezes quando a fui buscar ao porão estava a dormir.

eu sei que está longe de ser uma boa solução, mas é fácil dizer «gato meu nunca viaja no porão», difícil para mim é arranjar alternativas. não tenho carro nem boleias, a não ser uma ou outra vez sem exemplo, e não tenho ninguém a quem confiar a bichinha durante 2 semanas quando tenho de estar fora. uma vez até arranjei uma pessoa que poderia ficar, mas na altura em que eu ia embora ia ela embora também logo não me podia ajudar - é no que dá ser estudante, vamos todos de férias ao mesmo tempo.

e também não posso ir de comboio, que me demora mais do dobro do tempo e ainda tenho de mudar de comboio a meio da viagem, não sei o que é pior, pois não imagino a gatucha +6 horas metida na caixinha e sem comer ou fazer xixi.

resta-me o autocarro, é algo que não gosto nada e odeio ouvi-la miar, mas é o que posso fazer. duas semanas sozinha ela obviamente não fica...
99smiles
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 6:13 pm

eu não sei se é permitido, mas e se pagar um outro bilhete normal?? Está a reservar uma cadeira e a caixa vai ao seu lado. Será que assim as empresas permitem? Financeiramente sai mais dispendioso, mas as condições do animal melhoram 100%
99smiles
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 6:55 pm

Keera
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 2:05 am

99smiles, muito obrigada pelo link.

e realmente, se desse para fazer essa opção (comprar um lugar no autocarro), mesmo sendo mais dispendioso sem dúvida que o fazia!!

quando ela viaja de carro como eu não vou a conduzir o que faço é meter-lhe trela e peitoral e deixo-a no meu colo, e se ela quiser andar pode andar um bocadinho mas sempre sem incomodar uma vez que eu tenho a trela enrolada na minha mão...

bom bom era ter um carrinho e fazer sempre a viagem com a miúda sentadinha ao pé... :)
Responder

Voltar para “Gatos”