Duvidas em relação ao banho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Caty01
Membro
Registado: quarta ago 08, 2012 3:29 pm

sexta ago 24, 2012 11:34 am

Dentro de alguns dias vou ter uma gatinha em casa com cerca de 10 meses que adoptei numa associação.
Sei que muitos são apologistas de não se dar banho aos gatos, mas a gata em questão vem de uma associação em que convive com dezenas de gatos e por muito cuidado que se tenha com a higiene nestes casos é dificil.
Tenho intenções de lhe dar pelo menos um banho assim que esteja na minha casa e a partir daí ela cuidará de si.
Não queria estar a gastar 10 ou 15 € num champô para a gata e depois nem o banho conseguir dar devido à hipotese de ela não gostar de água.
Agora a minha duvida é a seguinte:
Sei que posso passar com toalhitas na gata, mas que outros produtos que usamos diáriamente na nossa higiene posso utilizar na gata?
Será que lhe posso dar banho com sabonete de glicerina?
Última edição por Caty01 em sexta ago 24, 2012 4:07 pm, editado 1 vez no total.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sexta ago 24, 2012 11:47 am

Caty01 Escreveu:Dentro de alguns dias vou ter uma gatinha em casa com cerca de 10 meses que adoptei numa associação.
Sei que muitos são apologistas de não se dar banho aos gatos, mas a gata em questão vem de uma associação em que convive com dezenas de gatos e por muito cuidado que se tenha com a higiene nestes casos é dificil.
Tenho intenções de lhe dar pelo menos um banho assim que esteja na minha casa e a partir daí ela cuidará de si.
Não queria estar a gastar 10 ou 15 € num champô para a gata e depois nem o banho conseguir dar devido à hipotese de ela não gostar de água.
Sei que posso passar com toalhitas na gata, mas que outros produtos que que usamos diáriamente na nossa higiene posso utilizar na gata?
Sainda da associaçãod eve de imediato ir a um veterinario. Ele depois lhe dirá se é preciso desparasitar e que tipo de banho dar..
Caty01
Membro
Registado: quarta ago 08, 2012 3:29 pm

sexta ago 24, 2012 12:32 pm

A gatinha já está a ser acompanhada à cerca de 1 mês por um veterinário que eu escolhi. Já foi vacinada, desparasitada interna e externamente e vai ser exterilizada no dia 4 de Setembro (oferta da associação). Só passado uma semana após a exterilização vem comigo para casa.
É claro que a resposta do veterinário é ... tenho aqui uns optimos champôs por apenas 15 €... :D
E é isso precisamente que eu não quero, gastar cerca de 15 € num champô, usar uma vez e não o voltar a usar porque a gata poderá eventualmente ter aversão à água. :?
zizaz
Membro Júnior
Registado: sexta ago 03, 2012 8:22 am
Hobbes

sexta ago 24, 2012 12:35 pm

Caty01 Escreveu:A gatinha já está a ser acompanhada à cerca de 1 mês por um veterinário que eu escolhi. Já foi vacinada, desparasitada interna e externamente e vai ser exterilizada no dia 4 de Setembro (oferta da associação). Só passado uma semana após a exterilização vem comigo para casa.
É claro que a resposta do veterinário é ... tenho aqui uns optimos champôs por apenas 15 €... :D
E é isso precisamente que eu não quero, gastar cerca de 15 € num champô, usar uma vez e não o voltar a usar porque a gata poderá eventualmente ter aversão à água. :?
Eu comprei um numa loja de animais por cerca de 5€/6€, obviamente que não é dos melhores, mas se será só para experimentar não vejo mal (na minha opinião pessoal).
No meu caso a experiência foi desastrosa, devia tê-lo habituado a tomar banho desde novo, agora já não vou lá. Só consegui lavar a cauda e foi com ele fora da banheira.
Vou experimentar o champô seco e ver se resulta.
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

sexta ago 24, 2012 12:40 pm

Se está a pensar gastar 15€ num shampoo para usar uma vez não vale a pena.
No vet onde eu vou por esse preço eles dão um banho e como é obvio têm outra experiência.
Eu optaria por dar banho no veterinário se tivesse no seu lugar.

Agora se pensa dar banho por regra já será diferente.
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta ago 24, 2012 1:16 pm

Sim, numa clínica ou noutro local específico costumam dar banho por volta desse preço. Se calhar era o melhor.

Mas se quiser ser você a dar banho, compre um champô de bébé e experimente a reação dele, se se ser bem compra então um bom champô, esses tais de 15euros(conheço um bom da Artero que lhe fica entre8-9euros)
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

sexta ago 24, 2012 2:33 pm

Gatos de pelo curto só em condiçoes excepcionais precisam de tomar 1 banho assim não será decerto 1 habito como a forista menciona.

Boa sorte com a sua adopção, pelo que se lê bastante ponderada e tranquila e para a gatuxa tambem.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 24, 2012 10:21 pm

Caty01 Escreveu:Dentro de alguns dias vou ter uma gatinha em casa com cerca de 10 meses que adoptei numa associação.
Sei que posso passar com toalhitas na gata, mas que outros produtos que usamos diáriamente na nossa higiene posso utilizar na gata?
O facto de vir de uma Associação, não quer dizer que o animal precise de banho! :wink: Os gatos de pelagem curta, fazem a sua própria higiene. Portanto, mesmo vindo da Associação, aposto que mesmo lá ele faria a ´higiene pessoal.
O que deve, SIM, é levar o animal ao Vet, para um check-up geral, antes de entrar em sua casa. Uma vez no Vet, já vêm se há pulgas e se as houverem, é desparasitarem-no interna e externamente :wink:
Não convém estar a massacrar o animal com um banho porque já por si, a alteração de ambiente, de onde estava e para onde vai, é o suficiente para algum "stress"... e um gato com stress, normalmente baixam-lhe as defesas... ao forçar a um banho pode estar a ditar uma sentença, escusada, ao animal, que lhe pode sair caro... :wink: .

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado ago 25, 2012 8:27 am

subscrevo totalmente.....
o gato por vir de um gatil não vem sujo! e já estará suficentemente nervoso por se encontrar num ambiente estranho, com gente que não conhece de lado nenhum e stress num gato é de evitar a todo o custo.

deixe o animal adaptar-se ao novo ambiente, às novas pessoas ao seu proprio ritmo.
deixe-o estar à vontade dele, deixe-o esconder-se, deixe-o aproximar-se de vós ao seu ritmo.
Responder

Voltar para “Gatos”