Dicas Sobre Cuidados a Ter Com o Seu Bichano

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quinta ago 30, 2012 1:55 pm

Vi esta informação hoje na net e achei importante partilhar com todos aqueles que são ou pensam vir a ser donos de um gato. Portanto, aqui vai! :wink:

É DONO(A) RECENTE DE UM GATINHO? EIS ALGUMAS DICAS SOBRE CUIDADOS A TER COM O SEU BICHANO

Os gatos são animais que zelam muito pela sua segurança. São cuidadosos e cautelosos, olham com cautela para o que é novo e diferente, mas possuem uma curiosidade que leva a que esqueçam todos os cuidados, o que frequentemente os coloca em situações de perigo para as quais temos que estar muito atentos.

PERIGO DE QUEIMADURAS

-Evite deixar líquidos e alimentos quentes ao alcance do gato;

-Quando estiver a cozinhar mantenha o gato fora da cozinha. Mesmo após desligar a placa, cuidado com a superfície que ficou quente: podem queimar as patinhas ou o focinho. Gatos mais peludos podem facilmente “pegar fogo”, ao pularem sobre o fogão quando estiver aceso;

PERIGO DE ESTRANGULAMENTO, ASFIXIA OU ENGOLIR OBJECTOS

-Enforcamento – as coleiras para os gatos são diferentes das dos cães, pois possuem uma parte elástica. Mas, mesmo assim, ao sair, retire a coleira do gato – ele pode pular, ficar preso e se enforcar;

-Gatos gostam de entrar em gavetas, armários, etc. Se ficar trancado, o animal pode sufocar.

-Cuidado com sacos plásticos – gatos “gostam” de mastigar e engolir pedaços do saco, o que pode ser fatal. Além de que podem se esconder dentro do saco, podendo sufocar;

-Mantenha linhas, cordéis, fios de lã e fio dental longe do alcance dos gatos. Se engolidos podem afetar o intestino e o bichano necessitar de uma cirurgia de emergência;

-Mantenha alfinetes e agulhas longe do alcance dos gatos – eles podem engolir e ser fatal.

PERIGO DOS ELECTRODOMÉSTICOS

-Deixe as máquinas de lavar e outros aparelhos fechados;

-Nunca ligue a máquina da roupa ou o secador sem confirmar que o gato não se meteu no meio das peças;

Cuidado também com frigoríficos e arcas;

PERIGO DE ENVENENAMENTO

-Mantenha os produtos de limpeza longe do alcance dos animais;

-Jamais dê medicamentos ao gato sem consultar o veterinário (obs.: muitos remédios humanos são tóxicos para eles);

-Atenção à aplicação incorrecta de produto para eliminar parasitas;

-Atenção a algumas plantas;

ALERGIA RESPIRATÓRIAS

-Não utilize produtos em spray (perfumes, desodorizantes, inseticidas etc.) perto do gato – podem causar alergias respiratórias no bichinho. Nunca aplicar perto do lugar onde ele costuma comer, andar e deitar.
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Craycats
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2012 2:56 pm

quinta ago 30, 2012 2:26 pm

Muito interessante :)

Mas já tou aqui farta de rir :D

Obrigada
Isa :P

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Sasha9
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 2:32 pm

Então? :D
Já ouvi falar de vários acidentes com gatinhos que se tinham enfiado na máquina de lavar roupa, achei que nunca era demais lembrar... :oops:
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Craycats
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 2:38 pm

Eu sei que é a serio.

Mas pronto

-Quando estiver a cozinhar mantenha o gato fora da cozinha.

:D sim porque senão não consegue cozinhar nadaaaaaaa porque ele vai estar sempre a subir pelas pernas a acima ou enfiado dentro lava loiça...

-Mantenha linhas, cordéis, fios de lã e fio dental longe do alcance dos gatos. Se engolidos podem afetar o intestino e o bichano necessitar de uma cirurgia de emergência;

Eu deixo. Mas eles às vezes descobrem coisas que eu nem sabia que existiam...

:o

E agora falando a serio tenho imenso medo destas coisas!!

Vamos Ligar para o número solidário da Associação Animais de Rua 760 300 161 (0,60€ + IVA)
Sasha9
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 2:44 pm

Enfiado dentro do lava-louça essa nunca tinha ouvido... :o
Não me parece assim um sítio muito confortável!

Mas aquela do frigorífico, tenho uma colega que se queixa disso, o gato mete-se lá dentro na sua busca por fiambre!! 8)
Craycats
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 2:51 pm

Sasha9 Escreveu:Enfiado dentro do lava-louça essa nunca tinha ouvido... :o
Não me parece assim um sítio muito confortável!

Mas aquela do frigorífico, tenho uma colega que se queixa disso, o gato mete-se lá dentro na sua busca por fiambre!! 8)
Dentro lava loiças.

Esteja cheio ou vazio a torneira aberta ou fechada...
Como não consegue subir pelas pernas para espreitar salta para o lava loiça.

ai ai o meu Simão dá cabo de mim.

A Prada não. Senta-se em cima da maquina da roupa a olhar mas quieta.

No frigorífico óbvio. é só abrir a porta.
E sono deles é entrar dentro da maquina da loiça.

:)

LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quinta ago 30, 2012 2:51 pm

Há coisas ai que me preocupam mto mais que outras ...o fogao é uma delas. Sei lá eu se um dia nao da na vineta ao gato de pular pra cima justamente qdo esta alguma coisa ao fogo.

Outra é os plasticos.... ele desfaz os sacos que apanha....

E sim...o gato tb entra no frigorifico à procura sempre de comida...

:roll:
Craycats
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 2:56 pm

LordNagash Escreveu:Há coisas ai que me preocupam mto mais que outras ...o fogao é uma delas. Sei lá eu se um dia nao da na vineta ao gato de pular pra cima justamente qdo esta alguma coisa ao fogo.

Outra é os plasticos.... ele desfaz os sacos que apanha....

E sim...o gato tb entra no frigorifico à procura sempre de comida...

:roll:
O lava loiças não me preocupa mas chateia-me :roll:

eu os plásticos e fios e ronhonhos é o que me assusta mais...

:o

Sasha9
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 2:57 pm

O Simão é o terror das cozinhas, já estou a ver! 8)
Agora com a torneira aberta deixa-me surpreendida...

Pois, o fogão é um perigo LordNagash, principlamente panelas a ferver!
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta ago 30, 2012 3:06 pm

essa do gato a pegar fogo lembrou-me de um incidente que aconteceu há uns meses :oops: é assim a minha gata quando eu estou a cozinhar mia que se farta, eu acho que é mesmo porque ela é uma mimada do caraças que só quer atenção e não suporta que eu só esteja a olhar para os tachos :lol: porque basta falar-lhe ou fazer uma festa que ela cala-se!

vai daí um dia ela estava particularmente carente, miava que se fartava e eu já nem a podia ouvir, então como já estava a comida toda no fogão resolvi pegar-lhe ao colo com uma mão... e ir mexendo o esparguete com a outra...

a certa altura olho-lhe para a cauda e lá estavam uns pelos a encaracolar e a queimar porque tinham chegado muito perto da chama :oops: ela nem deu conta porque só queimou mesmo alguns pelinhos, eu é que fiquei histérica e levei-a a correr até à torneira e toca de lhe molhar o rabo todo, apesar de nem estar a arder :lol: acho que ela ficou extremamente confusa com aquilo... moral da história, nunca mais me armar em parva e levar a gata para ao pé do fogão!!!que desta vez a culpa foi toda minha!!
Sasha9
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 3:09 pm

Espero que com o trauma do banho a tenha deixado de chatear quando está no fogão! :D
Craycats
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 3:09 pm

Sasha9 Escreveu:O Simão é o terror das cozinhas, já estou a ver! 8)

é destemido o rapaz!

Sasha9
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 3:14 pm

Craycats Escreveu:

é destemido o rapaz!
É a maluqueira da juventude! :D :D
Se calhar gosta de água, não é muito comum num gato mas...
Craycats
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 3:35 pm

Sasha9 Escreveu:
Craycats Escreveu:

é destemido o rapaz!
É a maluqueira da juventude! :D :D
Se calhar gosta de água, não é muito comum num gato mas...
Agora quando eu o molho com o spray da borboleta ele já tem mais medo porque sabe que estou a ralhar.
Mas ele não se chateia muito com a agua não senão não se enfiaria dentro do prato da agua quando está com a birra...

Os meus bichos têm uma personalidade que ninguém merece...mas há quem diga cá se fazem cá se pagam e eu estou a pagar LOL

Sasha9
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 3:45 pm

Craycats Escreveu: Agora quando eu o molho com o spray da borboleta ele já tem mais medo porque sabe que estou a ralhar.
Mas ele não se chateia muito com a agua não senão não se enfiaria dentro do prato da agua quando está com a birra...

Os meus bichos têm uma personalidade que ninguém merece...mas há quem diga cá se fazem cá se pagam e eu estou a pagar LOL
:D :D :D
Sõ uma coisa, o que é o spray da borboleta? :o
Responder

Voltar para “Gatos”