Caturra magoada

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ssxana
Registado: sábado jul 25, 2009 9:44 am

sábado jul 25, 2009 9:47 am

Bom dia a todos, sou nova aqui no forum mas gostaria desde já pedir a vossa ajuda. A minha caturra(macho) magoou-se na gaiola durante a noite e partiu umas 6/7 penas da asa esquerda, sangrou um bocado, visto que de manhã era tudo salpicado. Gostava de saber o que fazer visto que a acho um pouco abatida e não sei o que hei-de fazer. Obrigado e aguardo a vossa ajuda... :cry:
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

sábado jul 25, 2009 9:58 am

Onde está a gaiola?
Existem outros animais por perto?

Não é muito normal um animal dentro da sua casa magoar-se durante a noite...
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. Pêlos e penas. Pele, escamas e carapaças. Enfim... todos!!
ssxana

sábado jul 25, 2009 10:04 am

Bebelly Escreveu:Onde está a gaiola?
Existem outros animais por perto?

Não é muito normal um animal dentro da sua casa magoar-se durante a noite...
Não..n tenho mais animais...A gaiola está perto duma janela..na cozinha..queria lipar-lhe a asa mas n sei como, sem o magoar..
Bebelly
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 10:15 am

Sem experiência o melhor será não mexer, eles acabam por se limpar.

No meu caso, acabaria por oferecer banho mas só amanhã ou depois e se não voltasse a aparecer sangue vivo.

A gaiola de noite fica tapada do lado da janela?
A caturra pode ter-se assustado com algo lá fora ou até com alguém que foi a casa-de-banho ou a cozinha durante a noite.

Tente nos próximos dias ter a gaiola abrigada e vá-a incentivando com conversa e mimos, sempre mantendo-se atenta ao comportamento da ave.

Mas espero que podem aparecer mais conselhos e melhores que o meu.
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. Pêlos e penas. Pele, escamas e carapaças. Enfim... todos!!
ssxana

sábado jul 25, 2009 10:32 am

Obrigado pelos conselhos...Vou deixá-las sossegadinhas...a ver se ela melhora.
Mais uma vez obrigado ;)
Bebelly
Membro Veterano

sábado jul 25, 2009 10:48 am

Mas é só uma caturra ou duas?

Se sim, há quanto tempo estão juntas?

Pensei que era só uma caturra, um macho. :roll: :roll:
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado jul 25, 2009 11:17 am

Se a caturra é amarela, essa mutação tem esse "defeito", de se assustarem facilmente à noite... Terá mesmo de tapar a gaiola com um pano escuro à noite de forma que o ar circule na mesma. Quanto aos danos, agora só mesmo o tempo pode ajudar a recuperar, de qualquer forma eu dava umas vitaminas de suplemento, não aquelas que se misturam na agua pois são muito pouco absorvidas, sem querer publicitar, o anima straht que se compra em qualquer farmácia é muito bom, terá de lhe dar directamente no bico, não sei até que ponto é mansa suficiente para lhe dar através das grades da gaiola com uma seringa ou se terá mesmo de a segurar e por a seringa no bico mas deve dar directo no bico para ter a certea que as toma, um reforço vitaminico vai ajudar a combater qualquer fraqueza que o ter partido as penas possa estar a causar e ajudar a criar as novas penas. Só mesmo o tempo remediará esse acidente, boa sorte
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

sábado jul 25, 2009 5:58 pm

Se consegue tocar nela, pode limpar a ferida com um algodão molhado (ou cotonete) e aplicar bepanthene, desinfecta e acelera o processo de cicatrização da ferida, utilizo sempre que alguma das minhas aves se magoa e resulta muito bem, além de ser indolor... As caturras são animais que stressam com facilidade, em especial as lutinas como foi falado, e quando se "enervam" é natural que, durante esse dia e às vezes até no seguinte, fiquem paradas, comam menos e durmam mais durante o dia. Se continuar assim mais do que 24 horas é que é caso para alarme.

Quanto às vitaminas, concordo. Não concordo com o Anima Strath porque não é o mais conselhável para aves, existem vitaminas específicas mais eficazes, e acho perigoso aplicar directamente no bico, pode causar uma avitaminose. Não percebo porque diz que os produtos aplicados na água são menos absorvidos, pelo contrário, aplicados de forma correcta, funcionam muito bem já que, as aves têm sempre de beber. É a primeira vez que leio sobre a aplicação directa no bico, pesquiso bastante, conheço muita gente (criadores inclusivé) e nunca tal "ouvi". Os próprios produtos aconselham a sua aplicação dissolvidos em água, logo...

Mas cada um procede como entender.

Boa sorte!
Cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sábado jul 25, 2009 9:44 pm

A aplicação directa no bico é de solução de vitaminas já dissolvidas em agua, quando se enche a seringa deve ser 30% vitaminas e 70% agua, peço desculpa não ter especificado... Quanto a avitaminose, se for dado desta forma não se corre esse risco pois os psitacideos são animais de tracto directo, logo o que está a mais não tem tempo de ser absorvido, é dejectado do organismo. Quanto às vitaminas soluveis na agua de beber, não digo que não funcione, mas prefiro desta forma pois sei exactamente quanto toma cada ave, pois as aves nem todos os dias bebem o mesmo e tendo mais que uma, pode acontecer uma beber mais e a outra quase não beber, daí não haver controlo das quantidades ingeridas. Mas é como diz, são opiniões e formas de fazer, cada um tem a sua e não pode dizer que a do outra não funciona enquanto tudo correr muito bem...
ssxana

segunda jul 27, 2009 2:31 pm

Imagem

Estes são os meus meninos (menino e menina respectivamente).
O gaspar hpje já estava quase normal, resmungão e atrevido...Pus.lhe Betadine 2 vezes..e levei 2 bicadas...mas a asa dele não me parece mal ou infectada, o que era o meu medo... :cry:
Não se hei-de continuar com o Betadine...Ele mexe bem a asa e trepa a gaiola com naturalidade..Obrigado pela ajuda a todos!!
Bebelly
Membro Veterano

segunda jul 27, 2009 2:37 pm

Tão lindoooosss.... :o :o :o :o

Se ele não se queixa e a asa não tem mau aspecto penso que deve deixar e dar tempo ao tempo para que as penas voltem a crescer... :wink: :wink:
ssxana

segunda jul 27, 2009 4:55 pm

Obrigado pelos conselhos e ajuda!!!
Bebelly
Membro Veterano

segunda jul 27, 2009 5:00 pm

De nada... :wink: :wink:
Responder

Voltar para “Aves”