Boa tarde
O meu vizinho veio-me entregar uma pomba bebé que envontrou debaixo de um carro sem saber o que fazer...
Acolhi o animal, mas não tenho noção como se lida com os pombos, apesar de ja ter criado á mão outras aves.
As minhas duvidas são as seguintes:
- o animal é novo, não voa, no entanto é encorpado e tem muitas penas, ha alguma maneira de saber a idade ao carto?
- o mais importante, a alimentação: o animal ainda não come por si nem bebe água, para comer tenho que fazer alguma pressão a abrir o bico,mas não acho um metodo muito amistoso...
o que devo dar-lhe de comer?
há alguma maneira especial de o alimentar?
- é normal estar constantemente a picar as mãos como se procurasse algo?
- o que fazer quando o pombo se tornar autónomo?
Agradeço a vossa preciosa ajuda.
Ajuda Pomba Bebé
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 09, 2006 7:26 pm
- Localização: Cao, casal piriquitos, casal pardais de java, canário, bico de lacre, rola, peixes , iguana.
<p>Susana</p>
<p>Seja lá para onde for que os cães vão quando morrem...eu quero ir com eles!!</p>
<p>Seja lá para onde for que os cães vão quando morrem...eu quero ir com eles!!</p>
Boa tarde,
Para o alimentar pode comprar farinha ou granulado para pintos e fazer uma papa não muito espessa nem muito líquida. O ideal para lhe dar a papa seria com uma colher própria, com os lados dobrados.
Muito importante, vá dando a papa sempre que o papo estiver complemente vazio, para não haver o perigo da papa azedar no papo da ave.
Se achar que o pombo tem sede, pode dar alguma água com uma seringa, mas em pouca quantidade pois a maior parte da água que necessita ele vai buscar à papa.
Quando estiver capaz de voar e se alimentar sozinho, se houverem pombos na zona pode solta-lo, mas o ideal seria entregar a alguém que possua um pombal. Para não correr o risco dele voltar à sua casa.
Quanto ao comportamento, provavelmente é ele em busca de comida. Não sei ao certo.
Boa sorte.

Para o alimentar pode comprar farinha ou granulado para pintos e fazer uma papa não muito espessa nem muito líquida. O ideal para lhe dar a papa seria com uma colher própria, com os lados dobrados.
Muito importante, vá dando a papa sempre que o papo estiver complemente vazio, para não haver o perigo da papa azedar no papo da ave.
Se achar que o pombo tem sede, pode dar alguma água com uma seringa, mas em pouca quantidade pois a maior parte da água que necessita ele vai buscar à papa.
Quando estiver capaz de voar e se alimentar sozinho, se houverem pombos na zona pode solta-lo, mas o ideal seria entregar a alguém que possua um pombal. Para não correr o risco dele voltar à sua casa.
Quanto ao comportamento, provavelmente é ele em busca de comida. Não sei ao certo.
Boa sorte.

Tudo o que o forista anterior escreveu está correcto e é a forma mais eficaz de criar o pombo, a unica coisa que eu alteraria era na alimentação, não ficar pela papa de farinha para pintos, acrescentava sementes demolhadas, a mistura para pombos demolhada 24h é mais facil dar e vai habituando a ave logo aquilo que será a sua alimentação definitiva. Se der as semnetes demolhadas deve dar um bocadinho de agua depois de maneira a que não seque o papo da ave. Quando crescer e começar a voar, ou fica com ele ou liberte numa zona onde hajam mais pombos, se vive em lisboa pode deixá-lo num dos parques da cidade onde ha muitos pombos e alimento para eles ou então e isso é o ideal dar a alguem que tenha um pombal, mas isso é mais dificil pois os columbofilos costumam ser muito selectivos nos pombos que têm, se não são correios e não servem para as provas....
Boa sorte
Boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 09, 2006 7:26 pm
- Localização: Cao, casal piriquitos, casal pardais de java, canário, bico de lacre, rola, peixes , iguana.
Desde já muito obrigada pela ajuda, fiquei apenas com algumas duvidas:

Onde de pode adquirir? Tendo em conta que o animal nao come sozinho, devo forçar a abertura do bico?não ficar pela papa de farinha para pintos, acrescentava sementes demolhadas, a mistura para pombos demolhada 24h é mais facil dar e vai habituando a ave logo aquilo que será a sua alimentação definitiva
Como verifico se o papo esta vazio?papa sempre que o papo estiver complemente vazio

<p>Susana</p>
Num parque da cidade em Lisboa não é boa ideia, pois a Câmara recolhe-os para abate.
Se não te desenrascares eu posso-te criar o borracho.
Caso contrário, as sementes (mistura para pombo) demolhadas é o ideal e a àgua dá à seringa ou mostra-lhe o recipiente com a àgua que ele acabará por beber sózinho.
Se não te desenrascares eu posso-te criar o borracho.
Caso contrário, as sementes (mistura para pombo) demolhadas é o ideal e a àgua dá à seringa ou mostra-lhe o recipiente com a àgua que ele acabará por beber sózinho.
Claro. Não tem outra solução. Faça-o de forma que não magoe a ave.Suricata Escreveu:Desde já muito obrigada pela ajuda, fiquei apenas com algumas duvidas:
Onde de pode adquirir? Tendo em conta que o animal nao come sozinho, devo forçar a abertura do bico?não ficar pela papa de farinha para pintos, acrescentava sementes demolhadas, a mistura para pombos demolhada 24h é mais facil dar e vai habituando a ave logo aquilo que será a sua alimentação definitiva
Apalpe-o.Suricata Escreveu:Como verifico se o papo esta vazio?papa sempre que o papo estiver complemente vazio