domingo ago 31, 2003 7:56 am
Não entendo, se os querias domesticar porque é que esperaste tanto tempo?
Quer dizer, condenaste-os a uma prisão permanente durante um ano e agora decider ser bonzinho... . Tu não falas de um viveiro onde poderiam ter conforto e espaço para voar, mas sim de uma gaiola.
... de que tamanho é a gaiola?
Se os queres domesticar ... não sabias que a melhor altura é quando são ainda jovens?
Bem se queres tentar agora vamos a isso, mas com um só periquito era mais facil.
Começa primeiro a tentar tocar-lhes dentro da gaiola, usa a ponta do dedo e se eles recuarem recua também, é preciso que aprendam a confiar em ti, se eles reagirem por vezes mal e te bicarem paciência... aguenta a dor e continua em frente. Tenta tocar-lhes no peito e não na cabeça!
Quando te deixarem tocar no peito começa a tentar pôr o dedo em frente das suas patas, com o tempo vão tentar subir para ele..., só a partir da altura em que te forem para o dedo é que os podes deixar sair para fora da gaiola.
Escolhe uma divisão da casa e fecha-a completamente para que estes não possam fugir e depois solta-os. Se calhar é melhor um de cada vez.
Quando quiserem pousar vão procurar o que lhes é familiar, isto é, a ti ou ao topo da gaiola.
Se ficarem desnorteados podes sempre apanha-los à mão ou utilizar uma rede, como aquelas que existem para a pesca ou para apanhar borboletas.
Tenho um periquito com cerca de 6 meses que sai periodicamente para fora da gaiola e que é docil e obediente, este foi o sistema utilizado,mas nunca usei uma rede, isso foi uma coisa que li na internet. Ele veio para casa com quase 3 meses e menos de duas semanas depois já voava livremente numa marquise fechada, onde cantava com alegria e pousava em cima das nossas cabeças.
Nita