Piriquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
cabledevice
Registado: sexta ago 29, 2003 9:42 pm

sexta ago 29, 2003 11:25 pm

Tenho dois piriquitos macho há cerca de um ano, mas eles estão sempre fechados na gaiola e ja pensei em pegar num deles, mas tenho um pouco de receio de estes fujam ou me deem uma bicada... :P O que acham que devo fazer?

Cumps,

André
Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

sábado ago 30, 2003 10:10 am

Boas

Se não tentares, nada feito. No meu ponto de vista, podem acontecer 2 coisas. Se tiverem medo de ti, o mais provável é que fujam, e que voem espavoridos dentro da gaiola. Se forem agressivos, podem tentar bicar-te.

Mas se queres domesticá-los, acho que deves ir tentando tocar-lhes e dar-lhes a comer da tua mão. Tenta com algo que eles gostem muito, como alface, pão ou um tipo de fruta.

Mas cuidado, alface em demasia provoca-lhes diarreia. E lava sempre tudo muito bem.

Espero ter ajudado. ;)
Nita3000
Membro
Registado: domingo jun 29, 2003 7:50 pm

domingo ago 31, 2003 7:56 am

Não entendo, se os querias domesticar porque é que esperaste tanto tempo?

Quer dizer, condenaste-os a uma prisão permanente durante um ano e agora decider ser bonzinho... . Tu não falas de um viveiro onde poderiam ter conforto e espaço para voar, mas sim de uma gaiola.
... de que tamanho é a gaiola?

Se os queres domesticar ... não sabias que a melhor altura é quando são ainda jovens?

Bem se queres tentar agora vamos a isso, mas com um só periquito era mais facil.

Começa primeiro a tentar tocar-lhes dentro da gaiola, usa a ponta do dedo e se eles recuarem recua também, é preciso que aprendam a confiar em ti, se eles reagirem por vezes mal e te bicarem paciência... aguenta a dor e continua em frente. Tenta tocar-lhes no peito e não na cabeça!

Quando te deixarem tocar no peito começa a tentar pôr o dedo em frente das suas patas, com o tempo vão tentar subir para ele..., só a partir da altura em que te forem para o dedo é que os podes deixar sair para fora da gaiola.

Escolhe uma divisão da casa e fecha-a completamente para que estes não possam fugir e depois solta-os. Se calhar é melhor um de cada vez.
Quando quiserem pousar vão procurar o que lhes é familiar, isto é, a ti ou ao topo da gaiola.

Se ficarem desnorteados podes sempre apanha-los à mão ou utilizar uma rede, como aquelas que existem para a pesca ou para apanhar borboletas.

Tenho um periquito com cerca de 6 meses que sai periodicamente para fora da gaiola e que é docil e obediente, este foi o sistema utilizado,mas nunca usei uma rede, isso foi uma coisa que li na internet. Ele veio para casa com quase 3 meses e menos de duas semanas depois já voava livremente numa marquise fechada, onde cantava com alegria e pousava em cima das nossas cabeças.

Nita
cabledevice
Registado: sexta ago 29, 2003 9:42 pm

domingo ago 31, 2003 8:28 pm

Nita3000, eu pensava que era uma reacção normal dos piriquitos, por isso nunca os domestiquei. A Gaiola é grande, dá perfeitamente para eles voarem dum lado pó outro. Obrigado pelos conselhos, vou tentar fazer isso e dps vou dando noticias por aki...

Cumps

André costa
Responder

Voltar para “Aves”