dúvida varias aves numa gaiola

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

quarta set 09, 2009 7:50 pm

Zahn como disse a lei suposta nova não está em vigor portanto todas as pessoas que tem aves para criação da fauna europeia (no qual não me incluo) anilhada está legal, quer se queira quer não é assim. Não está na lei, está legal. Agora estar mal ou bem já e de cada pessoa. A coisas bem piores que deviam de ser regulamentadas e ninguem faz nada em relaçãoa isso (não interessa as pessaos com poder, mas não interessa agora). Na minha opinião se forem anilhadas as pessoas podem ter as aves da fauna europeia que quiserem pois são criadas em cativeiro não teriam hipotese de viver na natureza.

Mas como disse vai da cabeça de cada um.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta set 09, 2009 8:03 pm

Eman33 Escreveu:Zahn como disse a lei suposta nova não está em vigor portanto todas as pessoas que tem aves para criação da fauna europeia (no qual não me incluo) anilhada está legal, quer se queira quer não é assim. Não está na lei, está legal. Agora estar mal ou bem já e de cada pessoa. A coisas bem piores que deviam de ser regulamentadas e ninguem faz nada em relaçãoa isso (não interessa as pessaos com poder, mas não interessa agora). Na minha opinião se forem anilhadas as pessoas podem ter as aves da fauna europeia que quiserem pois são criadas em cativeiro não teriam hipotese de viver na natureza.

Você leu o link que lhe deixei??
Parece que não... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta set 09, 2009 8:06 pm

Eman33 Escreveu:Zahn como disse a lei suposta nova não está em vigor portanto todas as pessoas que tem aves para criação da fauna europeia (no qual não me incluo) anilhada está legal, quer se queira quer não é assim. Não está na lei, está legal. Agora estar mal ou bem já e de cada pessoa. A coisas bem piores que deviam de ser regulamentadas e ninguem faz nada em relaçãoa isso (não interessa as pessaos com poder, mas não interessa agora). Na minha opinião se forem anilhadas as pessoas podem ter as aves da fauna europeia que quiserem pois são criadas em cativeiro não teriam hipotese de viver na natureza.

O Amigo está equivocado, e fazia muito bem ler o tópico que o Fang colocou.
A tal nova lei de que se fala e que ainda não saiu é precisamente para permitir a detenção de aves da nossa fauna em determinadas condições (que é exactamente o que a tal Lei vai definir). Até lá, de acordo com a Lei actualmente em vigor, há muitos anos ;), simplesmente nao se pode deter em cativeiro aves da nossa fauna, e isto quer sejam de cativeiro ou não. Aliás, nem quem tenha mutações destas aves, as pode ter LEGALMENTE, actualmente. ;)
Mas é ler o tópico que o Fang colocou ;)
Eman33
Membro Veterano
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

quarta set 09, 2009 10:07 pm

Seja como for, possam ter ou não, nunca vi niguem ser preso por ter aves destas em casa, melhor nem estas nem de nenhumas (corvos, gralhas, gaios,...). Por isso não vejo sentido para continuar com isto.
A verdade é esta ninguem é punido por ter aves destas em casa. Só é punido quem tem especies em vias de extinção ou raras, de resto as autoridades não ligam a nada disso. Estes são os factos... E para além disso a manutenção das espécies em cativeiro pode vir a ser benéfico no futuro.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta set 09, 2009 10:51 pm

Eman33 Escreveu:Seja como for, possam ter ou não, nunca vi niguem ser preso por ter aves destas em casa, melhor nem estas nem de nenhumas (corvos, gralhas, gaios,...). Por isso não vejo sentido para continuar com isto.
A verdade é esta ninguem é punido por ter aves destas em casa. Só é punido quem tem especies em vias de extinção ou raras, de resto as autoridades não ligam a nada disso. Estes são os factos... E para além disso a manutenção das espécies em cativeiro pode vir a ser benéfico no futuro.
Você sabe o que diz?? :roll:

Olhe que já vi bastante gente a ser condenada em tribunal por isso, pagar elevadas coimas (as previstas na lei), ficar sem material, carro apreendido, etc. Basta ser apanhado com a boca na botija ou ser denunciado.

Vou comunicar ao SEPNA da GNR de Santarém para estar mais atento... 8)
Talvez tenha azar...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quinta set 10, 2009 12:24 am

Eman33, já viu agora quem está a mandar as pedras?

Tenha em atenção e em consideração o que o fang disse, que ele está bem dentro deste tema e sabe bem do que fala. Não foi por acaso que lhe pedi para passar por aqui.
;)
Eman33
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 8:38 am

Se quiseres até te dou a minha morada, podes cá vir a vontade, como já disse anteriormente apenas tenho um passaro desses e foi porque a minha gata o apanhou e ia matando, como era bebé fui eu que acabei de o criar e por milagre não morreu. Se quiseres tás a vontade, mas a verdade é que conheço bastante gente com, aves da fauna europeia e nenhum deles ainda foi punida. E ainda te digo mais se as autoridades realmente tivessem interessadas era so chegarem ai aos anuncios e irem atrás deles, para saberes no outro dia vi um tipo a vender rede especial que apanha montes desses passaros, não acho mesmo nada bem, mas não é contra a lei ou é vender a rede? Ontem fui ler rápidamente o que enviou para o outro tópico, e por acaso vi num artigo que estava isento quem prova-se que as aves não eram da fauna, ou seja, são criadas em cativeiro, anilhadas... Ou será que estou errado?
Zahn
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 12:15 pm

Continua equivocado e sem perceber o que quer dizer "fauna".
O caso mais comum, o pintassilgo. Seja ele de gaiola ou selvagem, é uma espécie da nossa fauna. Assim como o Papagaio Cinzento é uma ave da fauna Africana, ou as Araras da fauna Sul Americana.

Segundo a nossa lei, se tiver em sua posse uma ave de espécie da nossa fauna nativa, não interessa a sua proveniência pois está a ir contra a lei. Até pode mandar vir de fora, de países onde são permitidas, que cá continuarão a ser ilegais.

Se tem consigo uma ave nesta situação, quando a encontrou deveria ter entregue às entidades competentes. Eles cuidam dela até estar novamente apta a ser libertada.
E não pense que todos passam impunes. A sua zona talvez não tenha merecido a atenção necessária. Até agora...
Eman33
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 12:36 pm

Por mim se o vierem buscar na tenho qualquer problema em entrga-lo, a ave só esta mesmo aqui porque na encontrei maneira de a entregar a ninguem, e como esta habituada a estar com as minhas aves dúvido muito que se dê na natureza selvagem. Já agora vê no decreto, o artigo 11, alinea 6 e diz-me o que entendes de lá.
Zahn
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 12:43 pm

O que entendo é que essa lei é a que está para sair, mas que ainda não saiu...
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

quinta set 10, 2009 10:26 pm

Boas Fang, Paulo C1 e Zahn

Concordo com tudo. Pois sou da opinião que as aves da nossa fauna não deve ser mantida em cativeiro legalmente ou não porque merecem a liberdade!! :D :P E eu próprio já impedi uns ladrões de roubarem uma ninhada de pintassilgos , quer dizer, eu não impedi , só soltei um dos meus cães que queria brincar mas eles não pensaram o mesmo :twisted: ! Penso que se fosse o meu outro cão ficavam sem as mãos para não mexerem mais em ninhos de aves da nossa fauna!

Cumprimentos,
Ricardo

Visitem o meu blog:

Http://passarosecompanhia.blogspot.com
Responder

Voltar para “Aves”