Ajuda com canário

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Dany4k
Registado: segunda set 14, 2009 5:28 pm

segunda set 14, 2009 5:45 pm

Boa tarde,

Sou novo aqui no forum como ja devem ter reparado. Ja ha algum tempo que andava no forum, mas só a "ler" e hoje surgiu uma duvida e resolvi registar.me.
Tenho um canário vermelho ( não sei a raça, foi me dado por um amigo tratador) e tenho andado a dar-lhe papa de coloração vermelha desde Julho/Agosto. Tenho reparado que nestes últimos dias tem perdido muitas penas ( tenho a casa cheia de penas espalhadas) e disseram-me que esta papa faz mal por isso na altura que ja estiverem a nascer as outras deve-se parar. Agora acham que ja está na altura de parar ou devo continuar mais umas semanas.Pergunto porque sei que há uma altura no ano em que se deve parar e julgo ser em setembro. Espero que me possam esclarecer.
Outra questão que tenho alguma curiosidade é que desde que o tenho (3/4 anos) era vermelho como nas fotos em anexo e agora ta a acastanhar meio alaranjado esbatido. Tem pouca cor. Do que será? Tenho lhe dado papa desta desde que o tenho. :roll:
Tambem tenho reparado que tem as unhas muito grandes.É necessário fazer algo quanto a isto? Causa desconforto ao animal?
Obrigado

Fotos:
Imagem
Imagem
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda set 14, 2009 6:48 pm

A papa onde se mistura o corante vermelho, deve ser papa sem ovo, se essa papa é uma que se compra já vermelha é normal que o seu canário esteja a perder cor. O facto de ter a casa cheia de penas quer dizer que ele está a mudar as penas e esta é a época em que esta papa deve ser dada, para que as novas penas que aí vêm fiquem vermelhas.
O que aconselho é que se dirija a uma loja de animais (das antigas de preferencia) onde encontra alguém que além de querer vender também sabe o que diz e compre uma saqueta de corante e 1kg de papa, depois em casa faz a mistura e assim o seu canário vai ficar vermelho intenso como quando o recebeu.
Já fiz imensa criação de canários, tinha 6 casais e tirava uma média de 90 passarinhos por época, mas dedicava-me a sério, tratava-os diariamente com as vitaminas todas e a fruta e as verduras que devem comer nas diferentes épocas, etc.
E sempre usei esse método do corante, dava a papa com corante depois da criação, assim que retirava os ninhos até meio de outubro mais ou menos que era o que durava 1kg de papa com corante.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda set 14, 2009 7:14 pm

Joaoejoca, o seu comentário deixou-me confuso.

Há tempos abri um tópico com um tema semelhante. Tenho um canário que era vermelho, mas mal iniciou a muda comecei a dar-lhe papa vermelha pois as novas penas estavam a nascer num tom amarelo/verde. Passadas 3 semanas e de vermelho só lhe resta a cabeça...

Já lhe dava papa vermelha antes da muda, como expus no tópico foi-me aconselhado a mudar de papa, assim o fiz e de nada serviu. Além disso ele apenas come a papa se lhe retirar a mistura de sementes.

Parece-me entendido em canários e no seguimento do tema do tópico pode então explicar detalhadamente o que devo fazer para ele recuperar a cor? E para evitar que isto aconteça na próxima muda?

Sou mais entendido em psitacideos, agora ao falar em corante e papa deixou-me confuso. Pensava que a papa vermelha continha tudo o que era necessário para ele manter a cor.
Joaoejoca
Membro Veterano

segunda set 14, 2009 8:29 pm

A papa que se vende já papa vermelha é papa de ovo onde foi misturado o corante vermelho que faz com que as penas fiquem vermelhas, mas ´um processo feito a granel, em que são misturados muitos kilos de papa com muito corante, o que "pinta" a papa toda mas não é eficaz o suficiente.
O que eu sempre usei e aprendi com um velhote criador de canários, foi a comprar o corante à parte que se vende numas saquetas que cada saqueta é para misturar em 1 kg de papa, e a papa não deve ser de ovo pois o ovo corta o efeito corante. Espero ter sido explicito, qualquer duvida contacte novamente.
De resto, a papa deve ser fornecida em pequenas quantidades e mexida diariamente de forma a que não fique demasiados dias no comedouro para que não perca qualidades.
Tenho a sorte de haver aqui perto uma loja especializada em aves, em que o marido da dona da loja também é criador de aves e assim ela tem lá sempre os melhores produtos.
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda set 14, 2009 9:12 pm

Desde já muito obrigado pelas dicas.

As saquetas sei quais são, mas fiquei com dúvidas na papa. Deve ser uma papa qualquer, desde que não tenha ovo, ou tem de ser uma papa específica?
Tirando aquelas papas de frutos, não estou a ver outras sem ovo.
Joaoejoca
Membro Veterano

segunda set 14, 2009 11:25 pm

eu usava ou a de frutos ou uma branca que agora não me lembro do que era, mas que há nas lojas especializadas, e muitas vezes fazia misturas, um bocadinho de papa de ovo(250gr), papa branca(750gr) e misturava aí o corante, porque a papa de ovo é-lhes mais apetecivel.
Mas sim, qualquer papa que não tenha ovo serve desde que eles gostem dela.

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
tente
Membro
Registado: sábado abr 11, 2009 11:51 am

terça set 15, 2009 8:24 am

Bom dia ,o seu canário parece-me pela foto .um bronze vermelho intensivo ,quanto á forma de coloração ,existe as tais saquetas (já aqui divulgado )de catanxantina e sugiro que trabalhe com a agua de beber ,ou seja é dado de manhã ,a ave fica sem água de noite e o amanhecer e aí prás 8,30 ou 9 horas ponha a agua com o corante ,não pode põr a agua pró banho e fica com essa água com corante cerca de seis horas ,o qual é retirada e reposta água normal ,isto é feito no processo de muda (inicio e acabamento cerca de 15 dias ) para que a muda fique mais tonificada convém dar cenoura cozida ,pimento vermelho,amoras ou tomate ,pois contem melaminas vermelhas ,o doseamento vem inscrito na saqueta ,na água é muito mais eficaz.aNote tem que reparar nas fezes se estão normais ,claro que vão sair avermelhadas ,mas não se assuste que não é sangue :D
Agora permita-me que lhe diga uma situação ,o senhor mete jornal na gaiola em que ele anda a depenicar ,sugiro que retire o jornal (os canários não leem ,cantam :D ) pois contem quimicos derivado das tintas de impressão gráfica que lhe fazem bastante mal ,diarreias ,mucuses etc ,coloque casca de ostra ou areia branca (existe com sabores devido ao cheiro dos excrementos )
Evite dar maçã pois é muito ácida ,melhor pêra ,agriôes ,grelos ,espinafres ,tb não aconselho a dar alface cria diarreia nas aves
Espero ter ajudado
Bom dia
Última edição por tente em terça set 15, 2009 8:31 am, editado 1 vez no total.
tente
Membro
Registado: sábado abr 11, 2009 11:51 am

terça set 15, 2009 8:27 am

Se pretender saber como criar a sua própria papa pra esse pássaro de factor vermelho ,é só dizer (tb a faço )
Quebre tb a mistura ou seja 1 kg de mistura e 3 de alpista simples ,compre á parte semente de nabo (250 gramas ) e misture tudo ,evite dar muita coisa á ave ,se pretender dar vitamina eu costumo dar protovit tb na mesma água onde está o corante 3 gotas chegam ,dê tb gritt pra pássaros num comedouro á parte ,pois ajuda a limpar interiormente a ave
bom dia

Imagem

Aconselho este de criança
Dany4k
Registado: segunda set 14, 2009 5:28 pm

terça set 15, 2009 6:18 pm

Obrigado pelas respostas.
Essas fotos são de quando o canário chegou. Actualmente não tem essa cor e mesmo pondo o jornal que facilita a limpeza ponho bastante areia que tem cheiro e contem casca de ostra e ele não depenica o papel. Aproveita para dizer que cada vez perde mais penas. Nota-se que está depenado. Será normal ficar assim? Não me lembro de nos outros anos ficar assim.
Quanto á questão que coloquei sobre as unhas, ninguem tem opinião?

Obrigado

Daniel
zeze970
Membro
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
1 cão
1 gato

quinta set 17, 2009 11:17 am

so eu sei porque ñ fico em casa
Responder

Voltar para “Aves”