Boa tarde
Tenho criado vários canários, e um dos problemas que tenho é que ficam com problemas nos pulmões, têm uma respiração como bronquite, já comprei antibióticos, umas gotas para a respiração.
Um dos casos foi uma femea que estava a criar.
Agradecia que me ajudassem com este problema .
obrigada
doença canarios
Normalmente esse problema aparece quando há pouca limpeza das gaiolas, pois as bactérias desenvolvem-se mais e atacam as aves, o que aconselho é maior regularidade na limpeza das gaiolas e caniaves (pó insecticida, antiparasitario) que se coloca no fundo da gaiola em especial nos cantos. Pode também estar relacionado com a comida, atenção por exemplo às ervas que apanha na rua, podem ter piolho e isso mata as aves, pois entra para dentro dos pulmões e come-os por dentro.
Obrigada antes de mais, mas na limpeza sou bastante exigente e desinfecto os tabuleiros com lixivia, tenho por hábito a colocação de areias no fundo das mesmas para ajudar a fazer a digestão das aves e nas ervas não tenho reparado nessa situação do pilho. Mas como posso eu tentar resolver este problema ou elas ficam sem cura será mesmo esperar pelo pior...
Fico mesmo agradecido pelo conselho...
Se precisares de ajuda numa outra situação e souber dispõem...
Fico mesmo agradecido pelo conselho...
Se precisares de ajuda numa outra situação e souber dispõem...
Por norma nao aconselho medicação aqui na arca, até porque sintomas semelhantes podem ser causados por doenças diferentes. No entanto desde já lhe digo que o melhor é atacar em todas as frentes, ou seja em todas as possiveis causas dessa 'piadeira' no respirar. Antes de mais deixe-me que lhe pergunte se costuma desparasitar as suas aves com algum produto à base de ivermictina. É que estes produtos, entre outras coisas, também ajudam a combater acaros, que por vezes se alojam na traqueia e sao causadores de alguns destes problemas. Se costuma usar estes produtos, entao poderemos estar perante um problema respiratório . Como lhe digo, nome de remédios não lhe vou dizer, mas existem vários produtos (uns melhores e outros piores) para esse efeito. É uma questao de procurar em lojas de animais .
Lamento não poder ser mais claro e directo, mas as regras da Arca e o bom senso, a isso obrigam.
Lamento não poder ser mais claro e directo, mas as regras da Arca e o bom senso, a isso obrigam.