Criar em colónia

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
tiago26
Membro
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

quarta set 16, 2009 11:15 pm

eu sei que pode parecer uma pergunta mesmo muito estupida mas a minha dúvida é se é possivel criar canarios em colónia, eu até hoje criei sempre em gaiolas de criaçao...peço desculpa pela pergunta mas foi uma ideia que me surgio...
Cumps
Tiago Ferreira
Magalhaes25
Membro
Registado: quinta set 04, 2008 11:48 pm

quinta set 17, 2009 6:25 am

tiago26 Escreveu:eu sei que pode parecer uma pergunta mesmo muito estupida mas a minha dúvida é se é possivel criar canarios em colónia, eu até hoje criei sempre em gaiolas de criaçao...peço desculpa pela pergunta mas foi uma ideia que me surgio...

Nunca é uma pergunta estúpida, pois eu ja vi um criador a fazer isso, e até tinha bastante sucesso, mas tem de ter muitos cuidados, para nao fazer posturas a mais, etc
Mas tem de ser uma colonia ate grandinha se não, nao é facil.
tiago26
Membro

quinta set 17, 2009 12:54 pm

eu tenho um viveiro com 120,90,60 (A,C,L) isso dará para quantos casais? É que assim cada qual escolhe o seu par e nao corro o risco de ter femeas que nao aceitam o macho e machos que nao aceitam femeas.
Cumps
Tiago Ferreira
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta set 17, 2009 1:47 pm

Essas medidas não dão para muitos casais, se fosse 120c de comprimento seria bem melhor pois os canários (como a maioria das aves) prefere comprimento em detrimento da altura, e sempre vão querer estar no ponto mais alto da gaiola. Com 90x60 não podes pôr muitos ninhos pois tens de afasta-los no minimo uns 40cm uns dos outros para não haver brigar e morte de crias. Nesse viveiro colocavano máximo 4 casais para que possam ter 2 ninhos cada casal para poderem fazer nova postura enquanto o pai acaba de criar a primeira. Atenção à colocação do ninhos, o melhor é que estejam todos ao mesmo nivel de altura, para evitar disputas.
Se possivel, colocar canários jovens deste ano para que criem no próximo, assim habituam-se desde cedo a vicer em colónia e mais facilmente criarão depois.
tiago26
Membro

quinta set 17, 2009 2:06 pm

Eles são colocados todos juntos desde que nascem...e agora também já pus os pais ai, no fim da criação até fevereiro tem tds juntos e depois é que os separo para perto de março começarem a criar mas tava a pensar e surgio mesmo essa ideia que pareceu mais ou menos viavel...e já agora, senhor joao e se eu puser o viveiro na horizontal?ai já acha que de para quantos?
Cumps
Tiago Ferreira
zeze970
Membro
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
1 cão
1 gato

quinta set 17, 2009 2:25 pm

ola
eu fiz uma gaiola com 1.80mx0.40mx2m :twisted: que é a minha voadeira ou o meu canaril
é la que estão as aves todas
este canaril tem a particularidade de poder ser transformada em 4,3,2 ou 1 gaiola mas ainda ñ tinha pensado em pôr la tudo ao molho e acho que ñ deve ser muito viavel devido as guerras que iriam haver entre machos que tivessem interesse na mesma femea
so eu sei porque ñ fico em casa
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 5:07 pm

Bem, eu acho que mesmo virando essa gaiola ao contrário que mais de 4 casais não é boa ideia, até porque se o objectivo é que criem, depois tens de pensar no espaço que precisam para as crias, se não as femeas depois arrancam as penas às crias dos outros para fazerem os ninhos...
Quanto às guerras de machos, o que faria é colocar duas femeas por macho, colocar mais femeas e esperar para ver quem acasala com quem, depois retirar as femeas que estão a mais ou deixá-las ficar que um macho consegue criar com mais que uma femea.
Eu apesar de já ter feito isso, criarem em colónia, acho que o melhor é mesmo em gaiola individual, cada casal na sua gaiola, é mais fácil para controlar tudo, o que comem, há quanto tempo puseram os ovos, etc, etc.
A colónia é boa para os casais se "casarem". Se colocares todos em colónia quando começar a chegar a época os casais formam-se e depois separas os casais já acasalados e não há o problema de os casais não se entenderem pois só são separados quando já estão acasalados.
tiago26
Membro

quinta set 17, 2009 5:41 pm

eu pensei nisto porque a minha intensao nunca foi criar para ter aves de concurso, logo nao tenho que acasalar os passaros para ter determinada caracteristica, crio so pelo gosto, e quanto aos filhos posso sempre tirar do viveiro e por numa voadeira...
Cumps
Tiago Ferreira
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta set 17, 2009 9:30 pm

Não sei o que chamas uma voadeira, mas se queres ter uma colónia de canários que se sustente e mantenha, o ideal é fazeres um viveiro de jardim, com uns 3x2x2(cxaxl), e assim podias lá colocar as crias de um ano, todas juntas, proteger no inverno e os que se aguentarem e criarem no ano seguinte estão aptos a manter a espécie pois já se ambientaram ao nosso clima a 100%.
Em principio, todos os jovens se irão safar, e como tal no ano seguinte quase todos criarão, e assim os que nascerem ali, já não terão quaisquer problemas em viver no exterior. Dentro de uma voadeira dessas deve colocar "árvores" onde possas colocar os ninhos e deve ter uma barra junto ao topo com uns 50 cm para abrigar nos dias de vento. De resto é decorar como mais gostares tendo em conta que os canários gostam de voar e excesso de poleiros não é bom. Mas isto é uma ideia....
Responder

Voltar para “Aves”