Boas,
Eu tenho 2 crias no ninho, uma com 11 e outra com 9 dias de vida. A mais velha tem os canudos das penas que estam a nascer nas asas amarelos e a mais nova estão brancos. Os progenitores são ambos amarelos com um pouco de verde no peito e entre asas, na parte de trás. Será que o mais velho tem alguma caracteristica especial, como ser lutino, ou o mais novo é que é diferente?
Desculpem a minha ignorancia, mas é a primeira vez que tenho crias.
Obrigado.
Periquitos bebés
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes
Se calhar o melhor é esperar que as penas cresçam mais um pouco. Pelo que sei e pelas experiências que já tive, as crias podem sair de várias cores, que nada têm a ver, aparentemente, com os pais. O código genético deve extender-se a várias gerações anteriores. Já tive lutinos e albinos de casais verdes e azuis mais "comuns" e neste momento tenho um azul com asas cinzas rendadas, cuja mãe é amarela clarinha e o pai verde...
Boa sorte com as crias, vai ver que é maravilhoso vê-los crescer!
Boa sorte com as crias, vai ver que é maravilhoso vê-los crescer!
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
-
- Membro
- Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am
As leis da genética aplicam-se a todas as espécies e os periquitos não são diferentes. Realmente pode ter crias lutinas ou albinas de pais de olhos pretos. O factor olhos vermelhos é recessivo e está ligado ligado ao cromossoma X.
As crias olhos vermelhos distinguem-se logo à nascença das de olhos escuros, mesmo com os olhos ainda fechados. É possível distinguir duas manchas escuras (que correspondem aos olhos) ou duas manchas rosa-avermelhadas (que se distinguem mal, porque se confundem com a cor da cria) que permitem logo desde o 1º dia de vida saber o tipo de periquito. Em relação à cor, vai ter de esperar até a plumagem estar mais definida (a não ser que a cria seja de olhos vermelhos, e com esses canudos amarelos que fala, permite antever um lutino).
Boa sorte para a criação
As crias olhos vermelhos distinguem-se logo à nascença das de olhos escuros, mesmo com os olhos ainda fechados. É possível distinguir duas manchas escuras (que correspondem aos olhos) ou duas manchas rosa-avermelhadas (que se distinguem mal, porque se confundem com a cor da cria) que permitem logo desde o 1º dia de vida saber o tipo de periquito. Em relação à cor, vai ter de esperar até a plumagem estar mais definida (a não ser que a cria seja de olhos vermelhos, e com esses canudos amarelos que fala, permite antever um lutino).
Boa sorte para a criação