Caturra domesticada e não domesticada

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
zucaah
Membro Júnior
Registado: quinta jul 16, 2009 1:52 pm

quinta out 01, 2009 4:40 pm

Olá, o assunto é o seguinte:
Eu tenho uma caturra, que já sobe para a mão, para o ombro e deixa fazer festinhas. Mas quando vê uma gaiola, voa logo para lá, sem hesitar. Pelos vistos ela ainda não tem muita confiança em mim, por isso gostava que alguém me pudesse dar umas dicas, para ela não voar para a gaiola e ter mais confiança em mim, até porque de vez em quando ela morde.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta out 01, 2009 9:16 pm

O que tem de fazer, é perceber quais os alimentos que mais gosta e retirar da alimentação no comedouro e passar a dar apenas pela mão. As caturras são aves super dóceis, num instante percebe que não lhe quer fazer mal.
O ideal é mesmo que coma o mais possivel da sua mão, se tiver disponibilidade para a alimentar várias vezes por dia, quase não quererá comer na gaiola e assim rapidamente prefere a sua mão à gaiola.

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
zucaah
Membro Júnior

sábado out 03, 2009 8:51 pm

Boas joaoejoca,

Experimentei fazer o que você me disse, mas a minha caturra não quer comer nada na minha mão. Quando eu lhe dou algo, ela pega e manda para o chão :roll:
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo out 04, 2009 7:42 pm

Provavelmente ofereceu-lhe comida quando ela não tinha fome, ou ofereceu-lhe alguma coisa que para ela não é especial...
Se me explicar melhor, a alimentação que ela tem, os hábitos em termos de onde vive, quando sai da gaiola, quantas horas tem de atenção diária, etc. Posso delinear um esquema para que o processo acelere, e ensiná-lo a domesticá-la.
Antes de mais lembre-se, calma, persistência e muita dedicação, são fundamentais.

zucaah
Membro Júnior

domingo out 04, 2009 8:00 pm

Joaoejoca Escreveu:Provavelmente ofereceu-lhe comida quando ela não tinha fome, ou ofereceu-lhe alguma coisa que para ela não é especial...
Se me explicar melhor, a alimentação que ela tem, os hábitos em termos de onde vive, quando sai da gaiola, quantas horas tem de atenção diária, etc. Posso delinear um esquema para que o processo acelere, e ensiná-lo a domesticá-la.
Antes de mais lembre-se, calma, persistência e muita dedicação, são fundamentais.

Boas,
A alimentação dela é a normal, comida própria para caturras e eu normalmente tiro-a da gaiola, porque ela não quer sair sozinha uma vez por dia, mais ou menos durante os 30 minutos. Ela só fica mais "mansa" quando ela não está perto de gaiolas, aí já me deixa fazer festinhas e sobe para a mão e para o ombro, se bem que às vezes ainda bica :|
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo out 04, 2009 8:58 pm

Quando me fala de comida própria para caturras, fala de ração ou mistura de sementes? Porque há imensas misturas ditas para caturras que não são própriamente o ideal para elas. Muitas misturas são à base de girassol e têm mais girassol do que outras sementes e isso é péssimo para elas. Há misturas com baixo teor de girassol e essas misturas são bastante melhores para elas, apesar de o melhor ser mesmo a ração extrusada.
Use o girassol para lhe dar pela mão.
Há que entender uma coisa, se a ave tem o comedouro cheio de girassol, porque achará interessante come-lo da sua mão? Girassol ou outra coisa qualquer, se tem disponivel sempre e está de papo cheio, porquê aceitar da mão? Pelo que diz, a mão ainda é um local onde a caturra não se sente 100% segura, logo, comer da mão e na mão, fica dificil.
O girassol é algo que apesar de não ser muito saudável, é dos alimentos favoritos, se não lhe der girassol na alimentação diaria, vai valorizar imenso o girassol e em troca dele, pode ensinar imensas coisas.
Comece por retirar a comida à noite antes de ir dormir e de manhã, em vez de a tirar da gaiola, abra a porta e dê-lhe comida, como ainda não comeu nada, está com fome e vai aceitar o que lhe deres, aí, podes dar girassol, meia duzia pela mão. Depois de comer meia dúzia de sementes da tua mão, recolocas o comedouro com a comida dela. Quando começar a comer bem pela mão, começas a abrir a porta e a mostrar a semente de girassol, e esperas que venha à porta comer, depois é pedir que suba para a mão, ainda dentro da gaiola, nunca empurres o peito para que suba, isso é obrigar a subir e não é positivo, ela deve subir porque quer, nao porque a forças. Se fizeres desta forma, deixa de te morder em 3 tempos e a vossa relação evolui para um nivel muito mais agradável para AMBOS.
boa sorte para os dois

Responder

Voltar para “Aves”