Os meus pássaros

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

sábado out 03, 2009 8:23 pm

Boa noite a todos

Tenho uma dúvida que gostava que me ajudassem: no dia 20 de Fevereiro deste ano e no mês seguinte (Março), a minha caturra fêmea colocou 2 ovos (sempre) em que o 1º corria muito bem, mas o 2º dava sempre imensos problemas (ela ficava embolada, não comia, não bebia, não defecava) mas graças a Deus conseguiu sobreviver :D Ora, nesse mesmo mês de Fevereiro ela completou 1 ano, por isso não estranhei a postura e também tinha um macho, mas não estavam juntos (alias, os ovos nunca galaram), mas eu ouvia-a a fazer os barulhinhos de acasalamento com um poleiro de madeira que eu tinha :o Eu já estava farta dos 2ºs ovos correrem mal e mal vi que era disso tirei-lhe o poleiro e pus na outra gaiola do macho e a partir daí ela nunca mais colocou um ovo até agora (e ainda bem) pois não se "acasalava" com ele..

Porque será que nunca mais colocou um ovo?

E tenho uma outra dúvida: eu dou semana sim semana não, a todos os meus pássaros (canários, bicos-de-lacre e caturras) cálcio colina da Avizoon. Faço bem?

Muito obrigada pela paciência de lerem o meu tópico e espero que me ajudem :D
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo out 04, 2009 7:48 pm

Se o casal não está junto, é impossivel que os ovos saiam galados....
Se já os juntou, dê-lhes tempo para que se "casem" e depois então farão criação.
O cálcio é bom terem sempre disponivel, eu uso casca de choco que vão bicando conforme querem.
Dê-lhes serralhas frescas todos os dias, vai estimular a criação.
Boa sorte,
Catih
Membro Veterano

domingo out 04, 2009 8:25 pm

Pois, é claro que não iriam galar, mas eu também não queria nem quero criação, porque elas são domesticadas e só nos "querem" a nós, já nem penso nisso :)

A serralha é só para a criação? O que é serralha?

Ah, ainda bem que faço bem, também lhes dou grit.

Obrigada pela resposta!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
jorge009
Membro Júnior
Registado: sexta out 02, 2009 3:10 pm

domingo out 04, 2009 8:52 pm

so uma duvida....o que é o grit e onde se compra???

desculpem a ignorancia :oops:, mas nunca ouvi falar nisso
Catih
Membro Veterano

domingo out 04, 2009 9:04 pm

Olá!

Não tem mal não saber, eu vou-lhe dizer: grit é uma mistura de casca de ostra, tijolo, carvão, tudo triturado e lavado com vitaminas ou minerais indispensáveis, e também bom para a digestão. Eu vou-lhe explicar mais ou menos, pois também não sou muito boa na matéria, mas não sei se já ouviu falar, que as galinhas comem areia, para na moela conseguirem ajudar a triturar o milho, com estes pássaros é igual :D
Aconselho 100% a comprar, nem é caro e é óptimo :D

Compra-se em lojas de animais, eu comprei numa feira dos pássaros, mas encontra-se facilmente :D
Aconselho também a dar-lhes osso de choco, também é muito bom para eles e evita muitos "maus estares" e até doenças, como o grit :D

Cumps!
<p>
<p>
<p>
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo out 04, 2009 9:06 pm

Se são domesticadas, porque não criarem, depois as crias serão mansas pois irão aprender com os pais e de certeza que se não as quiserem, alguém perto quererá. E assim deixam que a sua vida seja mais "natural", pois se têm boas condições como parece, o desejo de criar vai aparecer forte mais cedo u mais tarde.
As serralhas são umas ervas que nascem pelos jardins e campos, e são excelentes para as aves, não apenas na criação. são umas ervas que eles adoram e que lhes faz muito bem à saude, daí estimular a criação...
O grit, são umas pedrinhas avermelhadas que fazem bem pois ajudam na digestão...Compram-se nas lojas de animais.
Catih
Membro Veterano

domingo out 04, 2009 9:14 pm

Ah, muito obrigada pela ajuda :) Depois vou vendo como se desenrola mais para a frente :D

E essas serralhas, é só colher e lavar, ou é necessário algo mais?

Obrigada!
<p>
<p>
<p>
jorge009
Membro Júnior

segunda out 05, 2009 9:50 am

obrigado pelas informações sobre o grit... :lol:
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

segunda out 05, 2009 11:52 am

Boas
Catih Escreveu:Ah, muito obrigada pela ajuda :) Depois vou vendo como se desenrola mais para a frente :D

E essas serralhas, é só colher e lavar, ou é necessário algo mais?

Obrigada!
Sim . É só colher e lavar bem lavado! :wink: Mas com tantas ervas que há em jardins como vai saber o que são serralhas? Eu ainda não vi por cá mas vou dar umas voltas e se achar tiro uma foto para saber o que é!

Cumprimentos,
Ricardo

Visitem o meu blog:

http://passarosecompanhia.blogspot.com

Em breve vou melhorar o meu blog! Passem sempre por lá para verem as actualizações! :P
Catih
Membro Veterano

terça out 06, 2009 6:25 pm

Sim, certo, isso é verdade, por isso só lhes ia dar com a certeza absoluta, mas por isso é que tive a ver na Internet e como sei que pode não ser correcto, também vou perguntar á família e amigos.
<p>
<p>
<p>
Joaoejoca
Membro Veterano

terça out 06, 2009 7:44 pm

Se perguntarem a qualquer idoso, ele sabe de certeza pois ou deu ou viu dar aos coelhos.
De qualquer forma deixo aqui um link do google onde há varias fotos de serralhas e assim acredito que tirem todas as duvidas. http://images.google.pt/images?rlz=1C1C ... -PT&tab=wi
Pekeka, se ainda não encontraste serralhas é porque não procuraste bem, mas deixa lá chover mais uns dias e elas abundam em qualquer esquina.
Estas ervas são muito mas mesmo muito boas para serem fornecidas aos passaros, seja qual for a espécie, desde que comam ervas...
Devem ser muito bem lavadas, podem ter micro insectos que são prejudiciais à saude das aves, mas se bem lavadas não há problema.
Espero que com as fotos consigam perceber o que são as serralhas e assim começar a dar às vossas aves, depois comentem.

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
jorge009
Membro Júnior

quarta out 07, 2009 9:36 am

vou ja dar algumas serralhas as minhas caturras :lol: , mas a flor não se da, so se da a parte das folhas? certo....

obrigado
Responder

Voltar para “Aves”