Hibridos viaveis!?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

segunda nov 09, 2009 12:26 am

Estive a ler na net e reparei que alguns mencionam que existem híbridos viáveis, como por exemplo o de canária e verdelhão!
Por acaso alguém conhece mais géneros de híbridos viavés em aves? E já agora quem com quem?
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

segunda nov 09, 2009 10:02 am

Boas,

Eu penso, mas não tenho a certeza, que o cruzamento do personata com o negrigenis é um mestiço (viavel), pois ambas as aves são da subespécie personata, sendo que também penso que o mesmo acontece com o fisher.
Mas a verdade é que este tipo de criação não interessa, pois apenas se vai "danificar" duas espécies puras.

Cps
sayers
Membro Júnior
Registado: sábado nov 07, 2009 8:05 pm

segunda nov 09, 2009 10:27 am

isso por acaso e uma questao bastante interessante.. com os nigrigenis nao sabia.. mas personata com fishers sei que e viavel.. uma x que ate acontece na natureza.. uma vez que esta especie por vezes se cruza no habitat natural.. existem imensas especies de papagaios amazona que se podem cruzar gerando hibridos viaveis.. mas a mula.. ja nao e.. sinceramente nao sei porque acontece.. mas secalhar tera algo a ver.. com repressoes de genes.. em especies mais afastadas geneticamente..
rjjm
Membro Júnior
Registado: terça jun 21, 2005 8:49 pm

segunda nov 09, 2009 5:43 pm

boas
negrito da bolivia x cardinalito da venezuela machos e femeas 100% ferteis
negrito da bolivia x xanthogastra machos e femeas 100% ferteis
negrito da bolivia x lugre machos100% femeas 50%
negrito da bilivia x canario todos esteris
cardinalito da venezuela x xanthogastra machos 100% femeas 90%
cardinalito da venezuela x verdilhão machos 50% femeas esteris
cardinalito da venezuela x ointassilgo machos e femeas esteris
canario x verdilhão machos 100% femeas 10%
canario x pintassilgo machos e femeas esteris
Silvius
Membro

segunda nov 09, 2009 6:38 pm

Quanto ao dano não sei! A verdade é que na natureza por vezes isso é o que salva certas famílias de aves da extinção! Infelizmente nada dura para sempre, e as mutações estão sempre a acontecer, desenvolvendo novas raças, melhores para a sobrevivência! Terminando com o desaparecimento com a raça original. E também sei que em raros casos, pode acontecer que um "mula" consegue criar uma nova raça que por sua vez já é 100% viável! Mas atenção! Este caso deve-se apenas ao factor de erro genético na formação dos espermatozóides, em que a célula que o iria dar origem não se dividiu-se mantendo a informação genética intacta, e o mesmo pode acontecer com o óvulos, e resumidamente se isto acontecer durante o acasalamento de duas "mulas", eles conseguem produzir uma nova espécie 100% viável! Mas repito! É só em casos muito raros em animais complexos, mas até bastante comum em plantas!
Porém eu realmente acho este tema, e género de trabalho interessante, desde que ninguém se ponha a libertar os híbridos para juntos dos seus contemporaneos originais!
Já no passado foi cometido um erro absurdo desse tipo, há 50 anos atras ou mais, no Brasil, e ainda hoje o Brasileiros, os americanos estão a pagar por isso!
Estou a falar da abelha assassina! que não só causa dano as pessoas, como tem estado a infectar geneticamente as espécies de abelhas indígenas suas semelhantes.
Dai eu ser a favor deste género de criações híbridas, desde que seja feito com cuidado para não afectar a fauna natural! Por que se lembrarem o Bengalim do Japão teve origem através deste género de criações híbridas, há muitos anos taras! E digam o que disserem! A espécie em si tem se tornado quase essencial para todos os criadores, devido ao seu ímpeto para criar! Algo que os criadores de Diamante Ghould tem aproveitado ao máximo!
Mas resumidamente os híbridos de certa forma tem o seu lugar no cativeiro, e também na natureza!
E já agora alguém tem mais listas de cruzamentos viáveis?
Silvius
Membro

terça nov 10, 2009 6:03 pm

Já alguém vi o que acontece quando se mistura um híbrido de Canário x Verdelihão com um híbrido de Canário x Chamariz?
Sei que estes híbridos são ambos férteis!
Responder

Voltar para “Aves”