Trabalhos em Hibridismo!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

terça nov 10, 2009 9:42 pm

Actualmente tenho muito pensado sobre o hibridismo, e tem aparecido muito na minha cabeça fazer uma experiencia!

Cruzar dois hibridos!

Canario x Verdilhão (Macho 100% Fertil) + Canario x chamariz (Femea 100% fertil) Na realidade os hibridos com chamariz ambos os sexos sao viavéis!

E ver qual o resultado!
O que acham da ideia? Já agora alguem sabe se alguma vez foi praticada?
sayers
Membro Júnior
Registado: sábado nov 07, 2009 8:05 pm

terça nov 10, 2009 9:49 pm

boas.. eu sinceramente.. nao sou muito a favor disso.. acho que issoe brincar demasiado ja com a genetica destes animais.. porque.. quase de certo que essas aves nao terao grande valor comercial ou ate mesmo de colecionador.. e de facto e assim que se perdem estirpes raras e naturais que na minha opiniao, sao as que devem ser mantidas e criadas com avinco em vista um stock
Silvius
Membro

terça nov 10, 2009 9:53 pm

Se veres bem o Bengalim do Japão apareceu dessa forma! e actualmente tem bastante valor!
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

quarta nov 11, 2009 12:14 am

Boas,

Também não sou nada a favor de cruzamentos entre espécies!
Estragar o que está bem não se deve fazer e penso que geralmente não é praticado pelos criadores que gostam de aves puras ( não estou a criticar o forista, pois cada um tem as suas ideias).
Conheço na minha terra um criador de agaponis que tem dezenas de aves entre roseicolis (long feather tb), fisher, personata, liliane, cana, taranta, negrigenis, e ele não cruza aves de especes diferentes e diga-se de passagem tem aves espétaculares...
O uso de aves da nossa fauna para cruzamentos com canários apenas é permitido se as aves estiverem devidamente anilhadas, caso contrário está se a cometer uma contra ordenação as nossa interminaveis leis (mas este é outro capitulo) :)

Cps
sayers
Membro Júnior
Registado: sábado nov 07, 2009 8:05 pm

quarta nov 11, 2009 10:53 am

exacto e sim, sei que o bengalim do japao resulta de trabalhos na area de cruzamentos mas mesmo assim nao concordo com o livre arbitrio relativo a hibridagem de aves. existem especies onde sou acerrimamente contra, especialmente em aves ameacadas. por exemplo, todos nos sabemos que os canarios, nas suas mais variadas racas proveem de seleccao artifical do canario da terra, especie indigena e bastante comum aqui na Madeira que por sua vez resume-se como a evolucao natural (seleccao natural) de lugres trazidos para ca por ventos fortes ou isso aquando do surgimento da ilha.

acho que neste caso, as coisas resumem-se a situacoes naturais.

nao tenho qualquer problema em que queiras cruzar qualquer ave que desejes, mas e preciso ter em atencao que podes, possivelmente, estar a desperdicar uma ninhada importante para a criacao de uma linha genetica pura para a conservacao das aves.
Silvius
Membro

quarta nov 11, 2009 3:31 pm

Não sou estúpido a esse ponto! Claro se for adquiri mesmo raças indígenas vou procurar em criadores!

Quanto ao canário! A minha resposta é simples! Existem actualmente tantos criadores de canários que sinceramente acho que não estaria a fazer nada de novo nessa área!

Em contra partida adoro sinceramente o aspecto majestoso do verdilhão, só lamento mesmo o facto de nao cantar bem! Por sua vez adoro o canto do chamariz, e lamento imenso que tenha aquele ar de tão frágil! O canário! Gosto muito apenas das varias combinações de cores! O canto perde para o chamariz, e porte perde para o verdelhão!

Para não falar que o mercado está saturado de canários! a unica coisa que lhes permite manter ainda um bom preço, é o facto de não criarem o ano inteiro! Se não seria uma coisa banal, como os periquitos!

E já agora muitos canários que vé-se hoje em dia! São mestiços! Mais propriamente os canários vermelhos!

Além disso eu gosto de fazer coisas diferentes! Gosto de inovar e experimentar! Que piada tem fazer algo que milhões fazem igual? Como é se consegue uma pessoa destacar assim?

Talvez tenha sorte e consiga fazer uma coisa nova e inovadora assim!
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quarta nov 11, 2009 7:28 pm

aquilo que tas a tentar fazer ja os nossos vizinhos alemães, holandeses etc, ja fizeram
Silvius
Membro

quarta nov 11, 2009 8:45 pm

Já foi feito esta experiência antes? Onde posso ver os resultados?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça nov 17, 2009 9:18 pm

Silvius Escreveu:Já foi feito esta experiência antes? Onde posso ver os resultados?
Fale com belgas e holandeses (sobretudo) acerca destas combinações genéticas. Apenas como intercambio de informação. Por cá não pode deter nem verdilhões nem chamarizes, portanto não se poderá dar ao luxo dessas experiencias.

Não se ponha a capturar aves da natureza para esse tipo experiencias por cá, sob o risco de ser autoado, com coimas avultadas e apreensão das aves...

PS: Mas porque é que o pessoal só pensa em criar hibridos???... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Silvius
Membro

terça nov 17, 2009 9:33 pm

Não se ponha a capturar aves da natureza para esse tipo experiencias por cá, sob o risco de ser autoado, com coimas avultadas e apreensão das aves...
Não pretendo fazer isso! Espero pela actualização da lei! Depois só por criador!
PS: Mas porque é que o pessoal só pensa em criar híbridos???..
É mais interessante! E é constantemente feito com os canários!
Responder

Voltar para “Aves”