Casal de Mandarins dúvida

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
pedronunoribeiro
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 9:32 pm

terça ago 18, 2009 11:22 am

Olá a todos. Já há um ano que tenho uma fêmea de Diamante Mandarim sozinha numa gaiola. Ontem comprei um mandarim macho para lhe fazer companhia e resolvi colocar um ninho daqueles para canário na gaiola para ver a reacção dos pássaros.
Hoje de manhã quando vejo a gaiola, já o ninho estava cheio de fibra de côco ( que coloquei ontem) e de outros materiais que o mandarim macho foi levando para lá. Notei que até a fêmea hoje foi timidamente participando na construção do ninho. A minha dúvida é se é normal eles começarem logo a construir um ninho assim logo no segundo dia?
É sinal que poderão acasalar entretanto?

agradeço toda a ajuda que me for dada.

cumprimentos
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

terça ago 18, 2009 11:28 am

boas :) :)

deve haver aí foristas que percebem melhor,

maas eu axo que nao é normal contruirem logo o ninho mas pronto pode ser uma exeçao..

cumprimentos,

werewolf
:) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :D :D :D :D :D
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça ago 18, 2009 11:45 am

é normal nao te preocupes. agora fica atento se so la vao dormir ou se estao para se reproduzir. quando á femea andar timida é normal quem constroi o ninho é maioritariamente o macho
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

terça ago 18, 2009 3:28 pm

Boas

Um pouco rápido mas não é nada de anormal :wink: Boa sorte para essas futuras criações de mandarins!!

Cumprimentos,
Ricardo

Boas Criações Para Todos!! :P

Visitem o meu blog:

Http://passarosecompanhia.blogspot.com
pedronunoribeiro
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 6:43 pm

Obrigado pelas respostas :)

Espero ter sorte nesta aventura em que me vou lançar. Hoje comprei mais um casal ( que ainda não sei se é casal) de Bengalins do Japão. Espero que que consiga reproduzi-los também em cativeiro. Alguém tem bengalins que me possa ajudar?

cumprimentos,
cris17
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 9:42 pm

pedronunoribeiro Escreveu:Obrigado pelas respostas :)

Espero ter sorte nesta aventura em que me vou lançar. Hoje comprei mais um casal ( que ainda não sei se é casal) de Bengalins do Japão. Espero que que consiga reproduzi-los também em cativeiro. Alguém tem bengalins que me possa ajudar?

cumprimentos,
eu tenho a criaçao e alimentação é igual aos mandarins
pedronunoribeiro
Membro Veterano

terça ago 18, 2009 11:33 pm

Obrigado mais uma vez. A minha questão era mais quanto á sexagem dos Bengalins. Como é que se distingue o macho da fêmea?
pedronunoribeiro
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 7:11 pm

Hoje reparei que o ninho dos Bengalins tinha lá fibra de côco que eu lhes tinha colocado á disposição. Foram eles que fizeram o ninho, logo são um casal certo? Poderá ser esta uma das formas de confirmar se são casal ou não?
cris17
Membro Veterano

quinta ago 27, 2009 11:22 am

pedronunoribeiro Escreveu:Hoje reparei que o ninho dos Bengalins tinha lá fibra de côco que eu lhes tinha colocado á disposição. Foram eles que fizeram o ninho, logo são um casal certo? Poderá ser esta uma das formas de confirmar se são casal ou não?
nao, ate podem ser duas femeas ou dois machos.
e nao ha diformismo sexual, há a tecnica do chumbo sobre a cloaca... mas de resto é complicado... dizem que o rabo dos machos faz leque e o das femeas se mantem todo junto.
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

quinta ago 27, 2009 9:20 pm

Olá!

Para descobrires se os bengalins são um casal, tem uma maneira que é a mais segura de entre as sem custos: Os machos "cantam", ou melhor fazem um barulho e as femeas não. Quanto aos manderins, não sei se entratanto já estão a criar, mas provavelmente a femea já estava mais que pronta para criar, e o macho aproveitou essa boa disposição... lol

Boa sorte na criação.
jmdcl
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 8:24 am

quarta nov 18, 2009 11:12 am

algum truque para ver a diferenca de macho e femea?
ramazoty
Membro Veterano
Registado: terça jul 07, 2009 8:19 pm

quarta nov 18, 2009 7:15 pm

A mim mal pus a fibra de coco logo de seguida começaram logo a fazer o ninho.
Tiro e queda.
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

quarta nov 18, 2009 7:26 pm

Os Bengalins mesmo em casais do mesmo sexo! Levam o material para o ninho! E atenção o homossexualismo entre bengalins é bastante comum!

E eles adoram dormir juntos dentro de um ninho! Se fores ler a ficha deles aqui no site consegues saber um pouco mais sobre o assunto!
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

quarta nov 18, 2009 7:38 pm

Distinguir o sexo das aves com a técnica da cloaca!
Colocando-se o pássaro no palmo da mão, com o ventre para cima veremos conforme o desenho abaixo: o macho apresenta o órgão genital em formo de pequeno gancho, enquanto as fêmeas ficam inchadas como se o ovo fosse sair. Também, nas fêmeas, as penas que circundam, a cloaca tem aparência de leque, enquanto os machos tem a forma de tufo ou espanador, conforme ilustração abaixo.

Imagem

Imagem

Procurei na net! Talvez isto resulte com os Bengalins! Mas pelo que li é valido para quase todas as raças de pássaros de pequeno porte!
Última edição por Silvius em quarta nov 18, 2009 10:36 pm, editado 1 vez no total.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta nov 18, 2009 8:37 pm

Silvius Escreveu:Colocando-se o pássaro no palmo da mão, com o ventre para cima veremos conforme o desenho abaixo: o macho apresenta o órgão genital em formo de pequeno gancho, enquanto as fêmeas ficam inchadas como se o ovo fosse sair. Também, nas fêmeas, as penas que circundam, a cloaca tem aparência de leque, enquanto os machos tem a forma de tufo ou espanador, conforme ilustração abaixo.

Imagem

Imagem

Procurei na net! Talvez isto resulte com os Bengalins! Mas pelo que li é valido para quase todas as raças de pássaros de pequeno porte!

Um gajo quando não sabe, inventa.... é a tal técnica de encher chouriços ;)

A malta dos Bengalins e sobretudo dos Diamantes de Gould, anda sempre às aranhas para conseguir formair casais de Bangalins devido ao facto de não apresentarem dimorfismo sexual, e afinal de contas, bastava ter perguntado ao Silvius e voilá.... aqui está a solução.

E ainda tem a vantagem desta fabulosa técnica que o Silvius encontrou na net, servir para quase todas as aves de pequeno porte... fantástico.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Responder

Voltar para “Aves”