Ajuda - Periquito com comportamento estranho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
angelsc
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:43 pm
Localização: 2 piriquitos; 1 caturra; 1 cão que infelizmente já partiu (Putchy).

terça dez 01, 2009 10:22 am

Bom dia a todos os foristas.

Abri este tópico para pedir uma opinião visto não saber o que se passa com uma das minhas aves. Tenho uma caturra e dois periquitos (fêmea/macho). Todos estão bem de saúde mas hoje o periquito está bastante estranho. Quando acordei dei com o periquito bastante encolhido, com os olhos fechados como se estivesses a dormir. Mas o que me preocupa é que ele não está a dormir, passa o tempo todo encolhido e encostado à periquita que não o larga. Custa-lhe imenso subir os poleiros e está com as penas constantemente eriçadas. Já comeu mas pouquinho e não bebe água. :(
A minha primeira hipótese foi levar para a tese do frio, já que aqui em Penafiel está um frio de rachar. Mas ele já está desde a manhã assim e tanto a periquita como a caturra estão bem. Ontem ele estava bem, é isso que me preocupa.
Peço um conselho ou alguma opinião se pode ser um comportamento normal/anormal, ou alguma doença. Se continuar assim vou levá-lo ao veterinário, mas no Porto, porque cá não atendem aves.

Obrigado.
<strong>angelsc</strong>
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

terça dez 01, 2009 3:47 pm

Esse é o comportamento típico de uma ave doente!
Já que na sua área é lhe difícil arranjar um veterinário, o melhor então é arranjar uma gaiola enfermaria, ou então fazer uma.
E colocar lá o periquito! Entretanto, só mesmo para o caso de tentar evitar contágios, aconselho a que retirar o pássaro doente da gaiola onde está com os outros! E passa-lo para outra, noutra divisão da casa!
angelsc
Membro
Localização: 2 piriquitos; 1 caturra; 1 cão que infelizmente já partiu (Putchy).

terça dez 01, 2009 4:07 pm

Obrigado Silviel!

Vou mudá-lo para outra gaiola, já que tenho uma a mais. Ele só partilha a gaiola com a periquita e não a larga por nada. Ela foge e ele vai atrás para se encostar a ela. Já o pus noutra divisão mais quente mas ele continua na mesma.

Obrigado pelo conselho mais uma vez!
<strong>angelsc</strong>
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

terça dez 01, 2009 5:58 pm

Vai há net e procura como fazer uma gaiola enfermeira(isto acho eu que é o nome que lhe dão).
E agora tem observar melhor os sintomas! Já agora mantém numa divisão quente e sossegada também!
Agora iria te recomendar dares alguma fruta! Mas infelizmente ainda não sei qual o mais indicado agora! O user PaulloSantos é criador de Periquitos tente manda-lo uma mp!
Mas agora veja todos os sintomas ao pormenor e depois coloco os aqui!
Periquita007
Membro
Registado: sexta jan 16, 2009 3:51 pm

terça dez 01, 2009 6:11 pm

Caro Forista

Nesses casos a ave deve estar minimamente com alguma fraqueza ou seja mais concretamente doente..Pois são seres vivos como nós..
É para esses casos que serve as gaiolas de enfermaria..
Pois elas têm o equipamento necessário para aves com esses sintomas ...

Ou então ponha a ave numa parte da sua casa que não apanhe correntes de ar e tente lhe dar uma alimentação mais equilibrada possivel como por exemplo:
o osso de choco ,
os periquitos adoram e é rico em cálcio como também pode usar outro tipo de vitaminas que só fazem bem ao animal ( nas lojas de animais tem isso tudo): )

Espero ter ajudado, Boa SOrte!

sE PODER VAI-A dando noticias :wink:
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

terça dez 01, 2009 7:27 pm

Boas,

Bem as causas para a ave estar assim podem ser muitas... Desde simplesmente frio, parasitas, falta de vitaminas e por ai a diante. Só mesmo um vet especializado lhe pode dar as causas da doença da ave, no entanto muda-a para uma divisão mais quente. Já agora se for comprar alguma coisa á loja de animais pergunta pela luz de aquecimento, isso sim é importante para aves que estão debeis, visto manterem a temperatura corporal constante até ir ao vet...
angelsc
Membro

terça dez 01, 2009 9:10 pm

Desde já agradeço a todos os foristas que responderam!

Já separei o periquito numa gaiola à parte. Ele arrebitou um bocadinho mas continua bastante encolhido.
Os sintomas prendem-se com o facto dele estar sempre encolhido em posição de dormir (todo o dia), treme de vez em quando, penas eriçadas, quando estava na gaiola com a periquita passava o tempo colado a ela, tanto que quando ela fugia ele ia atrás e encostava-se a ela. Ainda não o vi beber, mas já foi comer embora pouquinho.
Quanto à alimentação, dou-lhes a comida normal (alpista com bolacha), vitaminas, osso de choco para o cálcio e só muito de vez em quando aquelas barrinhas de mel e ovo. Quanto a fruta já tentei mil e uma vezes e não há maneira de eles comerem. Só a caturra é que vai na conversa!

Obrigado mais uma vez a todos que ajudaram e vou postando aqui a evolução. Ele está na sala, que é um aposento bastante quente e que ainda por cima tem o aquecimento ligado.
Obrigado!
<strong>angelsc</strong>
angelsc
Membro

quarta dez 02, 2009 11:27 am

Bom dia.

Actualizando o estado do periquito, ele continua na mesma, com apenas duas alterações: já bebe água, mas come demasiado.
Notei que ele embora coma está bastante magrinho e nota-se o osso do peito.
Como tinha que ir buscar comida para os pássaros falei à senhora da loja no estado do periquito e ela disse-me que podia ser a "doença da faca"??? :o
Nunca ouvi falar, mas pelos sintomas que ela descreveu são iguais ao do Kito. Deu-me um produto chamado "Milagrex" que combate as doenças infecciosas nos periquitos.
Como tenho aula da faculdade à tarde vou tentar pesquisar neste tempo sobre a doença e peço para quem saiba mais sobre ela me oriente. Ela disse que não era contagiosa mas mesmo assim continuo com o periquito em "quarentena".

Obrigado
<strong>angelsc</strong>
mendao
Membro Júnior
Registado: quinta nov 26, 2009 11:42 am
Localização: Ringnecks, Red rumped, Bourkes, Caturras, canários malinois, Papagaio Africano, Cães da Serra da Est

quarta dez 02, 2009 2:18 pm

Boa tarde,

A primeira coisa a fazer, e em parte um resultado se tivesse uma gaiola hospital, é meter a ave sob uma fonte de calor. Quando adoecem, a temperatura do corpo da ave desregula, sendo fulcral que esta seja colocada num local quente. O aumento da temperatura ambiente é logo meio caminho andado para a recuperação.

Quanto ao problema em si, pode ser derivado a vários factores, como já aqui foi referido. Como tal, se não tiver oportunidade de ir a um vet, compre um frasquinho de comprimidos zooserine e faça-lhe 3 ou 4 tratamentos. A seguir ao tratamento administre complexo B.

Boa sorte,

Ricardo Mendão Silva

www.psicopata.net
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

quarta dez 02, 2009 2:40 pm

Pelo que sei se for doença da faca é contagiosa e brutal! Acaba com a ave em 48h, portanto não deve de ser isso, ele deve de estar magro por não comer muito, ou então tem parasitas internos... Mas como o pôs num lugar mais quente ele deve de estar a recuperar talvez por isso já começe a comer melhor...
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta dez 02, 2009 2:48 pm

Eman, deve estar a fazer confusão, porque doença da faca não existe. Faca é o que se chama ao peito das aves quando se apresentam extremamente magras e debilitadas por determinado factor.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta dez 02, 2009 4:48 pm

Nem mais. A doença da faca não existe!! Essa é a forma como as pessoas descrevem a maioria das doenças, pois quando estão doentes, as aves emagrecem imenso e o peito delas ganha a forma de uma faca, mas isso pode ter como origem, muitas doenças diferentes.
O zooserine é um bom produto, mas atenção a não dar dose elevada, nem mais que quatro a cinco dias.
É muito forte e pode destruir o figado das aves...
As melhoras para o seu periquito.
angelsc
Membro

quarta dez 02, 2009 8:23 pm

Boa noite.

Actualizando o estado, o Kito está num aposento com um aquecedor. Quando fui à senhora ela deu "Milagrex" e recomendou que pusesse 2 gotinhas na água do bebedouro, durante 5 dias.
Quanto ao zooserine pergunto se se vende nas lojas de animais e se é melhor do que o Milagrex?

Para agora o periquito já não fica parado no mesmo lugar e está mais arrebitado, embora continue com as penas eriçadas. E sente-se melhor sempre que o aquecedor está ligado.
Segundo o que li na net sobre "a doença da faca", que acaba por ser um sintoma, quanto mais cedo é detectada mais hipóteses tem a ave.
Espero que o Kito melhore :(

Obrigado a todos os que responderam e ajudaram!
<strong>angelsc</strong>
mendao
Membro Júnior
Registado: quinta nov 26, 2009 11:42 am
Localização: Ringnecks, Red rumped, Bourkes, Caturras, canários malinois, Papagaio Africano, Cães da Serra da Est

quarta dez 02, 2009 10:20 pm

angelsc Escreveu:Boa noite.

Actualizando o estado, o Kito está num aposento com um aquecedor. Quando fui à senhora ela deu "Milagrex" e recomendou que pusesse 2 gotinhas na água do bebedouro, durante 5 dias.
Quanto ao zooserine pergunto se se vende nas lojas de animais e se é melhor do que o Milagrex?

Para agora o periquito já não fica parado no mesmo lugar e está mais arrebitado, embora continue com as penas eriçadas. E sente-se melhor sempre que o aquecedor está ligado.
Segundo o que li na net sobre "a doença da faca", que acaba por ser um sintoma, quanto mais cedo é detectada mais hipóteses tem a ave.
Espero que o Kito melhore :(

Obrigado a todos os que responderam e ajudaram!
Sim como já foi dito isso da faca é um nome genérico que pode representar qualquer doença. Quanto à temperatura, mantenha-a assim. O zooserine é mais eficaz, mas como também já foi referido não dê mais que o indicado e como eu disse anteriormente forneça complexo B a seguir ao tratamento, protegendo o fígado. Pode adquiri-lo em qualquer loja de animais. Se não tiver melhoras com o zooserine terá de tentar algo mais especifico. O zooserine é um anti-infeccioso polivalente.

As melhoras,

Ricardo Mendão Silva

www.psicopata.net
<strong>www.psicopata.net -</strong> <strong><strong>Ornitologia, Noticias, Software, Blogs e muito mais!!</strong></strong>
angelsc
Membro

quarta dez 02, 2009 10:48 pm

Sim como já foi dito isso da faca é um nome genérico que pode representar qualquer doença. Quanto à temperatura, mantenha-a assim. O zooserine é mais eficaz, mas como também já foi referido não dê mais que o indicado e como eu disse anteriormente forneça complexo B a seguir ao tratamento, protegendo o fígado. Pode adquiri-lo em qualquer loja de animais. Se não tiver melhoras com o zooserine terá de tentar algo mais especifico. O zooserine é um anti-infeccioso polivalente.
Obrigado mendao. :wink:
<strong>angelsc</strong>
Responder

Voltar para “Aves”