Canários de moçambique em chocadeira

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça dez 01, 2009 10:16 pm

Ora viva,
Estamos a passar por uma experiência lá em casa que gostaria de partilhar. Não sei qual será o final da história, mas para já aqui vai ela até ao presente.
Um dos nossos casais de Canários de Moçambique constituído por um macho que comprei, supostamente de 2008, e uma fêmea que um amigo me deu e cuja idade não sei, deu-se bem e fez uma postura de 3 ovos que a fêmea chocou com afinco. Acontece que a poucos dias de nascerem as aves, o macho deu-lhe a “travadinha” para criar outra vez e destruiu o ninho. Demos pela situação e reconstruímos o ninho, pusemos lá os ovos, mas o macho logo começou a destruí-lo novamente. Separámos então o macho da fêmea com uma grade, mas a fêmea não voltou para o ninho. Os ovos já estavam frios, e na eminência de morrerem (e como dois tinham pássaro à vista do miraovos), optámos por colocá-los na chocadeira eléctrica. Não tínhamos nenhuma fêmea mais a chocar (tínhamos outras mas com filhotes) e por isso a alternativa era deitar fora os ovos. Bem…lá pusemos os ovos na chocadeira, estávamos em Domingo dia 22 de Novembro. Os ovos lá foram ficando na chocadeira, e à vista do Mira-ovos, as aves dentro do ovo pareciam estar vivas.
Na Quarta feira, dia 25, nasceram os dois pequenotes. Têm sido alimentados á mão pela minha mulher, desde então, e mantêm-se vivos até ao presente momento em que têm 6 dias. Vamos ver o que isto dá!
Aqui fica um filminho feito aos 4 dias:
http://www.youtube.com/v/DVrlC9O9JQE
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça dez 01, 2009 10:27 pm

Maravilha!
Já tinha tomado conhecimento desta história por outro tópico. Estou a torcer por esses pequenos. :)

Vá dando notícias sobre eles e a sua evolução.
;)
PauloC1
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 10:45 pm

Zahn Escreveu:Maravilha!
Já tinha tomado conhecimento desta história por outro tópico. Estou a torcer por esses pequenos. :)

Vá dando notícias sobre eles e a sua evolução.
;)
Está aqui mais um video, já feito hoje:
http://www.youtube.com/v/n2EwSwc87CU
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

terça dez 01, 2009 11:41 pm

para os criares aconselho babypapex da orniex :wink: depois é ires tendo cuidado com as temperaturas.
bom trabalho
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça dez 01, 2009 11:43 pm

Sim, vi há pouco no seu canal do youtube.
Fico com curiosidade em saber como será a sua relação com os donos em adultos.
PauloC1
Membro Veterano

terça dez 01, 2009 11:51 pm

cris17 Escreveu:para os criares aconselho babypapex da orniex :wink: depois é ires tendo cuidado com as temperaturas.
bom trabalho
Obrigado, mas estes embora sendo os primeiros que criamos desde chocadeira, já criámos vários a partir dos 5, 6 dias. ;) Por isso, com um ou outro erro pelo caminho, lá nos vamos desenrascando a criá-los com algum sucesso. ;)
A marca de papa que referiu é uma das que já usámos e usamos, mas também gostamos muito da Raff, que é um bocadinho melhor ;)
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta dez 02, 2009 2:11 pm

E cá estou eu, a 'mãe' postiça dos crianços, que já têm olhinhos abertos e vão ser anilhados entre hoje e amanhã. Estão gordinhos, vivinhos, e abrem uma goela do tamanho do mundo quando levanto a meia de lã que está sobre eles. Um é mais afoito, sempre comeu mais e foi sempre mais vivaço. O outro é mais preguiçoso.

A vida deles é comer, fazer cocó e dormir. 8)

Bem, eu já criei, este ano, um çambiquinho a partir dos seis dias. É uma fêmea, chama-se Bicquette e é mansinha, mansinha. Gosta de andar no meu ombro, na minha cabeça, e costumamos passar bons momentos, as duas, ela bicando tudo que pode, preferencialmente coisas de ouro no meu pescoço e dedos, e quando é hora de voltar para o viveiro, não quer! Portanto, eles ficam mesmo mansíssimos, se criados assim desde pequeninos. Dão beijinhos, pousam na mão para sair do viveiro, enfim, são cãezinhos em escala muito, muito, muito reduzida. É uma experiência ímpar, pois embora eu já tenha criado aves de outras espécies, esta é a única (para além do pardal) que se apegou assim a mim. :wink:

Os Canários de Moçambique são aves espectaculares a todos os níveis. Adoro-os :D
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
cobrarajs
Membro
Registado: terça jul 28, 2009 10:10 pm

quarta dez 02, 2009 2:22 pm

adorei va dado noticia gostav de ver esses passarios em adultos
Condessa
Membro Veterano

quarta dez 02, 2009 2:47 pm

Olha eles com seis dias (fizeram ontem, 01/12/2009):

Imagem
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta dez 02, 2009 4:38 pm

impressionante!!! Nunca pensei que pudessem safar-se sendo criados desde o primeiro dia... Mas ainda bem que estamos perante mais uma história de sucesso.
Com toda essa experiência, porque não acabam de criar o vosso futuro papagaio? Já deram mais que provas de serem capazes de dar conta do recado, e acreditem que um papagaio é bastante mais fácil de acabar de criar do que os canários de moçambique...
E da mesma forma que essa fêmea já criada, o papagaio terá uma enorme paixão por quem o acabar de criar...
Mas esta é a minha opinião.... boa sorte aos pequenotes.
Condessa
Membro Veterano

quarta dez 02, 2009 5:10 pm

Joaoejoca Escreveu:impressionante!!! Nunca pensei que pudessem safar-se sendo criados desde o primeiro dia... Mas ainda bem que estamos perante mais uma história de sucesso.
Com toda essa experiência, porque não acabam de criar o vosso futuro papagaio? Já deram mais que provas de serem capazes de dar conta do recado, e acreditem que um papagaio é bastante mais fácil de acabar de criar do que os canários de moçambique...
E da mesma forma que essa fêmea já criada, o papagaio terá uma enorme paixão por quem o acabar de criar...
Mas esta é a minha opinião.... boa sorte aos pequenotes.
Pois, eu quero acabar de criá-lo, mas no caso do papagaio, que não pode andar disfarçado numa malinha para tudo que é lado (os çambiquinhos e canários andam comigo para todo o lado), terá de ser quando ele estiver a comer duas ou apenas uma vez por dia. :wink:

Quanto aos pequeninos aí da foto, não há nada garantido. São seres muito frágeis e a qualquer momento pode acontecer uma chatice..... mas esperemos que não. :)
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano

quarta dez 09, 2009 5:44 pm

Bem, cá criam-se çambiquinhos nascidos em chocadeiras, mas também criam-se de forma convencional:

Çambicolândia: :mrgreen:

Çambiquinho Desgraçadinho com 14 dias, na mão da nossa filha (este é um dos dois nascidos na chocadeira. O irmão dele morreu aos sete dias):
Imagem

Filhos do Casal Bigodinho e Manuela:
Imagem
Quantos são?? :P

Filho do Casal Lampião e Maria Bonita:
Imagem

Ovos do Casal Çambicão e Sac Maria II:
Imagem

Os pequeninos nasceram entre os dias 07 e 09/12. Os ovos começaram a ser chocados dia 6. :wink:
Responder

Voltar para “Aves”