Olá a TODOS,
Há aqui várias questões.. vamos ver se não passa nenhuma..
Quero começar por dizer que aqui (como praticamente em tudo)
NÃO há verdades absolutas.. o que é verdade (e bom) para um criador, pode não funcionar para outro..
.. com este à parte.. e segundo a minha experiência,
O ideal é mesmo ter o mesmo número de machos e fêmeas e não ter trios, embora por vezes possa funcionar, e o mesmo macho manter as duas familias (há até casos em que as 2 fêmeas utilizam o mesmo ninho), mas o mais provável é que aja disputa e luta pelo macho..
Eu pessoalmente crio em gaiolas individuais e em colónia.. mas o ideal é sem sombra de dúvidas um casal por gaiola, deste modo conseguimos manter (ou "criar") uma determinada mutação ou linha, coisa que está fora de questão quando se cria em colónia.. pois mesmo em casais formados, há cruzamentos por fora..
Quanto à quantidade de ninhos por fêmea (quando se cria em colónia) não há um número ideal.. o ideal mesmo é ter o máximo de ninhos possível para desse modo minimizar a possibilidade de disputas.. coisa que nem sempre acontece, pois por vezes, mesmo com ninhos disponíveis, 2 fêmeas interessam-se pelo mesmo ninho, podendo haver lutas.. nesse caso, podemos e devemos actuar pois esta situação pode levar à morte de uma das fêmeas.. é por esta razão que devemos colocar os ninhos todos à mesma altura e o mais afastados uns dos outros possível..
Quanto à mutação
Cremino (mencionada acima), é utilizada em periquitos esta denominação por abuso de linguagem.. mas fiquei com dúvidas se se estava a referir a Cremino ou Lutino.. ambos são "amarelos" com olhos vermelhos, a diferença entre eles tem a ver com o tom de amarelo (mais forte nos Lutinos e bastante mais claro nos Creminos) é que um pertence à linha azul (Cremino) e o outro à linha verde (Lutino).. na verdade o "Cremino" é um Albino (Branco Face Amarela- linha azul), deste modo o mais correcto é designá-lo por
Albino Face Amarela tipo II
Espero ter ajudado
Abraços
Carlos Viegas