tamanho das rolas diamante

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

quarta set 24, 2003 10:27 pm

Oi!

Isto não deve ser nada de especial, mas já agora: eu tenho duas rolas diamante (um casal). Foram comprados na mesma loja e tenho ideia que foram criados pelo mesmo criador, relativamente na mesma altura. No entanto, o macho (ou a rola que me foi vendida por macho: tem a marca em torno dos olhos mais avermelhada que a outra rola) é muito mais pequeno que a fêmea (ver foto no meu album..o macho está à esquerda) e a situação não mudou durante os quase 5 meses que passaram em minha casa. Além disso, é raro ver o macho a cantar ou piar ou a fazer qualquer vocalização...a fêmea sim faz muitos wu-hu-hu.....isto é normal? será apenas uma diferença de tamanho como há nos humanos e quando chegar à época de reprodução o macho começa a cortejar a fêmea e aí sim, arrulha, ou terei um macho com algum problema de desenvolvimento?

obrigado
Martin
Membro Júnior
Registado: segunda set 01, 2003 11:53 am

quinta set 25, 2003 1:17 pm

Galendil,

Acho que em relação ao tamanho não se pode defenir como regra. É arbitrário. Não existindo selecção e não se evitando a consanguinidade é natural/possível que se obtenham aves de menor porte. Também um simples problema de alimentação/saúde pode causar o definhamento da ave.

Quanto à sexagem das rolas diamantes, de facto, penso que os olhos são a melhor forma de sexar as rolas, no entanto em aves muito jovens ou muito velhas a probabilidade de engano é maior.

Se de facto tiveres um macho, vais concerteza reparar no ritual de corte, o macho inclina-se e levanta o rabo (fica aberto e na vertical ao corpo) enquanto canta.

Cmts,
R.Martin
gus
Membro
Registado: quarta jun 04, 2003 4:07 pm

quinta set 25, 2003 4:12 pm

eu tambem ja tive um casal e axo k a tua femia e k e grande demais porke os meus eram do tamanho do teu macho!
os olhos e mesmo a melhor maneira, mas o cantar tambem conta, e normalmente os machos cantam mais k as femias. se realmente keres k se reproduzam e melhor as levares a kem twe as vendeu, para confirmar k são um casal 8)
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

quinta set 25, 2003 9:48 pm

obrigado pela ajuda...só espero que não seja nenhuma doença...mas não deve ser...ele não tem piorado nada e eu tenho estado atento ao comportamento dele...ele está normal, é pura e simplesmente pequeno e calado...quando chegar a época de reprodução deve ficar mais falador... :) ou pelo menos espero....
Responder

Voltar para “Aves”