Periquitos!!! Ajuda...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
dogas
Membro
Registado: quinta ago 20, 2009 4:58 pm

domingo dez 27, 2009 7:31 pm

Boas eu sou novo na area das aves e tenho uma duvida... No mes passado a minha avó comprou 2 periquitos. 1 macho e 1 femea... eu tenho numa gaiola com a medida mais apropriada... Queria saber como posso fazer para eles acasalarem????

Cump. Dogas
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

domingo dez 27, 2009 8:42 pm

Boa noite...
Esta ainda não é a altura melhor para eles acasalarem, normalmente começa-se a colocar o ninho lá para fevereiro, março...é mais ou menos no inicio da primavera o mais indicado.

Para os periquitos acasalarem basta colocar à disposição um ninho indicado que facilmente encontra nas lojas de animais (são aqueles de caixa e normalmente são colocados no exterior da gaiola) e colocar papa de criação á disposição do casal. Não é necessário colocar nada no interior do ninho...

Espero ter ajudado e mais alguma duvida diga :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
dogas
Membro
Registado: quinta ago 20, 2009 4:58 pm

domingo dez 27, 2009 8:54 pm

Boas mais uma vez...
Se ajudou...
Obrigado mas por agora nao tenho mais duvidas.

cump.
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

domingo dez 27, 2009 10:42 pm

Olá,

Concordo com tudo o que foi dito, menos uma coisa, os periquitos nos dias de hoje criam todo o ano, tal como outras aves de gaiola, mas por causa do frio é mesmo melhor pôr os ninhos fins de Fevereiro, inicio de Março.
Eu pessoalmente crio periquitos o ano todo, desde Janeiro a Dezembro (nesta altura tnh 3 fêmeas com ovos).
Mas isto é como tudo cada um com a sua... LOL
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

segunda dez 28, 2009 12:19 am

Concordo consigo hoje em dia os periquitos criam todo o ano é verdade, mas eu pessoalmente faço desta forma :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda dez 28, 2009 12:34 am

Os piriquitos, assim como outras aves criam todo o ano, e para que isso aconteça, basta que tenham as condições necessárias:
-espaço na gaiola
- alimento abundante
- papa de criação quando as crias nascerem
- um ninho
- um bom local para a gaiola, evitando locais de muito movimento e correntes de ar.
Pode sempre dar muitas serralhas, que além de serem muito nutritivas, são um "estimulante" sexual. Nesta altura encontram-se em qualquer jardim.
O que recomendo é que possa fazer intervalos entre criações, pois se deixar, os piriquitos criam sem parar, o que cansa muito as fêmeas e acaba por esgotá-las rápidamente.
Boas criações

www.papagaiosinteligentes.com
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda dez 28, 2009 12:42 am

Eman33 Escreveu:Olá,

Concordo com tudo o que foi dito, menos uma coisa, os periquitos nos dias de hoje criam todo o ano, tal como outras aves de gaiola, mas por causa do frio é mesmo melhor pôr os ninhos fins de Fevereiro, inicio de Março.
Eu pessoalmente crio periquitos o ano todo, desde Janeiro a Dezembro (nesta altura tnh 3 fêmeas com ovos).
Mas isto é como tudo cada um com a sua... LOL
Veja lá se os filhotes dessas periquitas não morrem também. O ideal era retirar os ninhos às aves para elas descansarem e também para aguentarem melhor o inverno, sem o desgaste das criações. Mas compreendo que mantendo os periquitos em viveiro seja mais dificil manter o controlo sobre as criações e sobre as aves.
Os periquitos no meio natural criam sempre que têm condições para o efeito, e isso significa ter comida e locais de nidificação à disposição. POdem passar muito tempo sem criar, mas assim que caiem chuvas e as plantas brotam, é vê-los criar que nem ratos. Felizmente, a epoca de bonança não dura para sempre e lá param as criações.
No ambiente artificial, se lhes dermos comida e ninhos, é sempre epoca de criação. Por isso, o melhor, se não queremos perder as aves, é mesmo 'obriga-los' a descansar, retirando-lhes os ninhos e alguns suplementos e 'guloseimas'.
O ideal, em suma, é deixá-los criar lá mais para a primavera ;)

Boa sorte
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

segunda dez 28, 2009 10:31 am

boas

estao se todos a esquecer de 1 pequeno pormenor.

um casal de periquitos são 2 machos e 1 femea.

e o forista dis qe só tem 2 periquitos, dos quais 1 macho e 1 femêa.

mas para eles criarem tem de adquirir mais 1 macho.

acho qe estou correcto, mas como tudo dêem as vossas opiniões.

cumprimentos.

werewolf
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda dez 28, 2009 12:24 pm

werewolf Escreveu:boas

cumprimentos.

werewolf

É o quê ?????

Um casal são 3 ?
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda dez 28, 2009 12:35 pm

PaulloSantos Escreveu:

cumprimentos.

werewolf

É o quê ?????

Um casal são 3 ?
tempos modernos Paulo 8)
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda dez 28, 2009 1:33 pm

zorbita Escreveu:Boa noite...
Esta ainda não é a altura melhor para eles acasalarem, normalmente começa-se a colocar o ninho lá para fevereiro, março...é mais ou menos no inicio da primavera o mais indicado.

Para os periquitos acasalarem basta colocar à disposição um ninho indicado que facilmente encontra nas lojas de animais (são aqueles de caixa e normalmente são colocados no exterior da gaiola) e colocar papa de criação á disposição do casal. Não é necessário colocar nada no interior do ninho...

Espero ter ajudado e mais alguma duvida diga :wink:

Tal como disse a Zorbita, um ninho, papa de criação e uma alimentação adequada, é basicamente tudo que necessita para que um casal de periquitos se reproduza, isto claro, se se encontrarem em bom estado de saúde.

Quanto a criar periquitos durante todo o ano... é como em tudo na criação de aves, uns criam ou limitam-se a multiplicar.

Quem verdadeiramente se preocupa com o bem estar das aves, cria de forma controlada, dando o devido tempo para as aves terem direito ao merecido descanso.

Pessoalmente, não aconselho mais de 2 ou 3 posturas por ano.

Se tudo correr bem, com 3 posturas, facilmente se conseguem "tirar" entre 10 a 15 periquitos, o que é bastante aceitável, para um casal, sem o sobrecarregar desnecessáriamente.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda dez 28, 2009 2:03 pm

cumprimentos.

werewolf
Ó Werewolf, onde é que o amigo ouviu essa???? :roll:
Um casal de piriquitos é UM macho e UMA fêmea, e é bom que assim seja!
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

segunda dez 28, 2009 6:08 pm

Essas dos 2 machos pa uma fêmea é espetaculo... E se assim fosse penso que seria ao contrário, 2 fêmeas pa um macho.
Eu já crio periquitos á mais de 10 anos, sempre fiz assim, agora deixo fazer 4 criações, são postos para uma gaiola á parte "pequena", porque já coloquei casais separados e a fêmea continou a pôr ovos... E tenho sempre casais em criação, quando estes que tenho agora acabarem, são postos para dentro e saem outros para se reproduzirem, assim tenho sempre crias (que é essencial para não perder o interesse pelas aves), a menos que venha uma trovoada e "gole" os ovos, é esse o maior problema do inverno.
Só mais uma coisa, são algumas as aves que criam nesta altura do ano, mas nem todas o devem fazer, penso eu, porque se dão muito mal no inverno. Eu tive más experiencias com os roseicollis e especialmente com as rolas diamante, o rosei não pôs o ovo e tive de andar a fazer vapores (felizmente salvou-se) e as rolas são demasiado frágeis para ter os seus bebés agora.
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

segunda dez 28, 2009 6:54 pm

Actualmente eu tenho apenas 3 casais num viveiro a procriar!
E o formato é assim: 1 macho + 1 fêmea! Este é o meu ideal de casal!

Quanto ao repouso, eu cá retiro os ninhos, no inicio do verão, que se não me engano é também a altura da muda da pena!
Penso estar a agir correctamente assim.
Contudo como tenho um casal de reserva, talvez meta-os a eles nessa altura a procriar! já que passaram o resto do tempo em repouso! E lá para Novembro de 2010, volto a por todos a criar! ( Claro que se deixar o casal de reserva criar no verão, eles passam para reserva outra vez em Novembro)
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

terça dez 29, 2009 4:21 pm

Modernices, Modernices... 8)
Responder

Voltar para “Aves”